Windows xp e 98

_NoDe_

Portugal@Home Member
Tenho dois discos num computador , um deles tem o windows xp, o outro tem o 98, existe algum programa que faça com que eu possa escolher com qual windows eu quero arrancar , sendo que os sistemas operativos estão instalados em discos distintos?
 
Penso que isso deve ser complicado, com esses 2 sistemas operativos, mas sempre podes ir à bios e definir qual o disco master e o disco slave... mas claro para tal tens k predefinir 1 na bios e quando queres o outro.. vais lá e arrancas de novo!
 
Eu sei mas queria que ele fize-se do tipo aparecer uma opção para escolher o windows que eu desejo, para nao ter de recorrer à bios.
 
Usa um boot loader, em linux é facil instalando o grub por exemplo e escolhes que sistema queres arancar, se nao queres ter um sistema operativo espetacular tb no pc, existem opcoes comerciais, utiliza o google e procura por bootloader para windows
 
Também deve dar para criar uma entrada no loader do windows XP pro win98. e Depois metes o disco do windows xp como primário...
Eu lembro-me de que quando se instala o xp com outro OS lá ele pergunta se o queremos manter (e nesse caso cria uma espécie de "loader")...
Na verdade tem a ver com o boot.ini do windows xp... e aqui um artigo de como fazer isso para iniciar o linux a partir do boot.ini do windows xp...

Mais n te posso ajudar, senão ia estar a inventar....
 
trankz disse:
Penso k teras k reinstalar os dois. Primeiro o 98 e dps o xp. O gajo instala logo o boot loader.

Penso que não...

O boot.ini tem uma entrada mais ou menos assim:
"multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(2)\WINDOWS".....

Acho que podes adicionar outra entrada do género mas referenciando o segundo disco... (só é preciso saber o que escrever... :) )
 
ec99031 disse:
Penso que não...

O boot.ini tem uma entrada mais ou menos assim:
"multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(2)\WINDOWS".....

Acho que podes adicionar outra entrada do género mas referenciando o segundo disco... (só é preciso saber o que escrever... :) )

É exactamente isto que tens de fazer, depois só tens de descobrir que zeros trocar pos 1's... nada que seja muito dificil. Uma coisa, nao consegues editar o Boot.ini, tens de fazer uma cópia, mudar o nome do boot.ini para boot.ini.bak por exemplo e mudar o nome do teu novo ficheiro para boot.ini
 
iznougud disse:
Uma coisa, nao consegues editar o Boot.ini, tens de fazer uma cópia, mudar o nome do boot.ini para boot.ini.bak por exemplo e mudar o nome do teu novo ficheiro para boot.ini

Isso só acontece se o ficheiro tiver como atributo "Só de leitura" não?
 
penso que o que tens de escrever na segunda linha(por baixo da outra que lá está parecida) é isto:

multi(1)disk(1)rdisc(1)partition(2)\WINDOWS="Microsoft Windows 98(SE ou EN ou qq coisa)" /noexecute=optin /fastdetect

experimenta, o mais que pode acontecer é ao escolheres para ele fazer o boot pelo 98 nao dar, mas vai sempre dar para fazeres o boot pelo xp e apagares a linha.
 
Pessoal agradeço a ajuda descubri que o codigo no boot.ini é o seguinte:

[boot loader]
timeout=5
default=multi(0)disk(0)rdisk(1)partition(1)\WINNT
[operating systems]
multi(0)disk(0)rdisk(1)partition(1)\WINNT="Microsoft Windows 2000"
d:\="Windows 98"

o problema agora é outro quando aparece o menu e escolho o windows 98 o gaju reinicia em vex de carregar o windows 98 =(
 
Última edição:
em timeout apaga esse 5 e mete 15 ou 20, isso são os segundos para escolheres o OS antes de ele carregar um auto

apaga essa linha que diz d:\windows 98 e escreve outra no sítio dessa com isto:

multi(1)disk(1)rdisk(1)partition(2)\WINNT="Microsoft Windows 98" (o espaço que aparece em microsoft é um bug, escreve tudo colado como é logico)
 
Última edição:
vascorama disse:
...
multi(1)disk(1)rdisk(1)partition(2)\WINNT="Microsoft Windows 98" (o espaço que aparece em microsoft é um bug, escreve tudo colado como é logico)

Até podes escrever entre as aspas: "Se isto não der o computador vai à vida" :lol:
O que está entre aspas é o texto que te aparece no menu de arranque, e por isso podes escrever o que quiseres...
 
ec99031 disse:
Até podes escrever entre as aspas: "Se isto não der o computador vai à vida" :lol:
O que está entre aspas é o texto que te aparece no menu de arranque, e por isso podes escrever o que quiseres...
v~e la´tu que já fiz isto tantas vezes e nunca me tinha dado ao trabalho de pensar para que seria aquilo :lol:
 
Back
Topo