1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. A secção Microsoft/Windows encontra-se actualmente em processo de reestruturação.
    Remover anúncio

Windows XP "Fundamentals"

Discussão em 'Windows Desktop e Surface' iniciada por blastarr, 14 de Julho de 2006. (Respostas: 23; Visualizações: 2361)

1. blastarr

blastarr Power Member

A MS decidiu "apaparicar" os utilizadores que aínda se agarram aos seus Pentium e Pentium II, lançando uma versão "stripped down" do Windows XP, destinada a correr em hardware antigo com os arcaicos Windows 95/98/ME:

http://www.microsoft.com/licensing/programs/sa/benefits/fundamentals.mspx

Para utilizadores finais não faz sentido, mas em empresas com orçamentos apertados e com grande nº de máquinas antigas, admito que tem a sua lógica.
    Mais vale uma versão despida do XP do que o W9x.

2. Cabalo

Cabalo Power Member

muito bom mesmo! acredito que vá ter bastante sucesso, eu pelo menos antevejo tal em países mais periféricos.
    andei a ver no site, mas não encontrei o custo disso.
    sabes alguma coisa acerca disso blastarr?

3. blastarr

blastarr Power Member

Só está disponível num programa qualquer da MS para empresas.
    Acredito que o preço seja negociado caso a caso, consoante o nº de licenças que as empresas pretendem e o tipo de suporte pós-venda requerido (suporte pago, com patches específicos para determinado software legacy, etc).

4. _zZz_

_zZz_ Professional Folder

ate o meu p3 1000 +128sdr que funciona como server deve agradecer nao? quando sai isto?

5. blastarr

blastarr Power Member

Saíu no mês passado, um lançamento low-key :D

6. ShadeX

ShadeX Power Member

Alguma coisa que não faças via nLite á meses e meses? ATM estou a trabalhar num modded XP para um projecto, e já vai nos 40/54MB RAM, dependendo de "matares" ou não o explorer.exe. Comoa box só vai servir para correr um flashplayer non-stop, a morte do dito deve ser facto consumado :D

@_zZz_: Sinceramente, devias meter mais 128MB... Com isso e um XP nLite'ed limpinho (nada de System Restores nem SFC nem Index Service nem Services da treta que não usas...) até pensavas que tinhas uma box nova.

Sheesh, depois de meses com um XP nLited, nem entendo como podem querer o Aero Glass. Anda o povo aqui a querer tudo o que é ciclo de CPU de volta e vão eles meter um GUI ainda mais pesado... Ah well, X é a mema treta, há quem use GNOME e que use Fluxbox :P

7. blastarr

blastarr Power Member

O AERO Glass não é só bling-bling.
    A carga na CPU até é menor do que antes, pois o trabalho agora é feito pelos pixel shaders da placa gráfica.

Além disso, a qualidade é muito melhor, pois não há tearing das janelas (experimenta arrastar uma janela muito rapido e repetidamente de um lado para o outro e conseguirás ver o redraw da mesma; no Windows Vista com o AERO Glass activo isso é impossível por causa do back buffer).

8. ShadeX

ShadeX Power Member

Hmmm, estás a pressupor e mal...

Passas a carga do CPU para o GPU, tens o GPU ocupado. E podes pensar que não mas os GPUs já tem um bocado de offload nas costas atm (vair ver nos driver capabilities e vês quanto o teu GPU já anda a fazer...), logo, é só carregar mais ainda a mula...

Back buffer? Ora, xa ver... From game programming 101. Se desenhas num backbuffer e swapas/flipas depois o desenho completo para o front buffer não tens tearing. Se o fizeres no vblank... Ora, se desligares o vsync tens tearing, pq a placa flipa os buffers mal possa ou precise, se não desligares o vsync não tens e tens a gfx lockada ao refresh do monitor... 60/75fps anyone? Diabo e escolha, prefiro o tearing...

Em termos de janelas, sorry, não posso dizer muito sobre o assunto. Pressuponho que estás a falar de mover janelas com solid window moving... coisa que não tenho, é só mesmo wireframe...

Podes dizer que sou old school, e terias razão. Já na altura do meu velho Amiga havia 2 tipos de desktop. Eye candy para quem queria era bonecos e fullu stripped para quem tinha mais onde gastar recursos...

9. blastarr

blastarr Power Member

Acelerar DirectDraw ou usar Overlays para vídeo, ou o "write combine" não é verdadeira aceleração do desktop no meu dicionário...

Hoje uma simples aplicação mal escrita pode bloquear o Windows através do desktop.
    No windows vista, tal como no linux ou no OSX, essa parte é completamente abstracta do kernel do SO, logo, podes reiniciar o desktop sem reiniciar o windows.

10. APLinhares

APLinhares OpenSource Moderator
    Staff Member

bem bem, voltando ao topico :D
    qual deverá ser o preço ??

11. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

lol?

Eu tinha o XP a correr imperavelmente num celeron 466 cm 256 megas de ram, até digo mais, corria melhor, rápido e muito mais estável que o win 98 :D

Era pores + 128 mb, um disco de 7200 rpm e tá feito :D

12. Favas

Favas Power Member

A ideia de um stripped OS nao é nada nova, o home já é uma striped do Pro, muitos de nós "power users" já usa uma versão stripped/lite do XP, outros até já se aventuraram em despir o seu próprio Windows matando os processos que nunca usa, e configurando-o às suas necessidades.

Acho muito bem por parte da Microsoft, podia era ter vindo antes, nao digo logo no lançamento do XP, uns meses depois vá.
    Na minha opinião o hardware acompanha o software, nesta altura já muitas empresas fezeram upgrade às suas maquinas para correr o mesmo software de anos, numa plataforma mais recente e actualizada/segura.
    (o software a nivel empresarial dura anos, anos e anos)

Última edição: 15 de Julho de 2006
  13. ShadeX

ShadeX Power Member

Sem querer continuar o OT por muito, essa afirmação revela profundo desconhecimento de causa. A unica coisa que se pode considerar não acelerada era as placas gráficas primitivas, frame buffers. E como isso foi para ai na altura das ISA, não deves ter visto muitas, se alguma.

Circa windows 3.1 todas as placas gráfica e seus driver suportavam algum offloading, nem que fosse blitting por hw, desenho de linhas e curvas ou cursores por hw. Nem quando usas os modos VESA no XP estás completamente desprovido de aceleração.

Mas se quiseres, e com um molho de tweaks, podes desligar quase tudo. E depois percebes logo que o desgraçado do GPU já anda a fazer que chegue sem ter de levar ainda com mais bling-bling.

14. CR_

CR_ Power Member

cool. O vista também terá um Crtl+alt+F* e fazer daí que quisermos com a consola?
    Se for assim ainda vou experimentar para ver se as qualidades do vista não são só publicidade...

15. int

int Power Member

isso já foi discutido umas 2 vezes...

A Microsoft só vende isso a empresas com um grande números de pc antigos.
    Logo só vende Licença para ex. > de 10 computadores antigos.
    Logo não existe tabela de preços é caso a caso.

Ou seja, não é para nós. O que está mal, mas é compreensivel a posição da Microsoft, o que ela quer é que se comprem mais computadores Modernos para meter o Windows Vista, e não reutilizar os computadores antigos.

No caso das empresas, estas (não todas) andam sempre uns 5/10 anos atrás no mercado. O que também é Compreensivel visto que o SO só fica maduro(Seguro, instavel, compativel) para ele proprio e para os programas que é perciso aplicar, passado uns 2/5 anos. E normalmente só trocam de SO se o leque de programas só corre no novo SO, o que normalmente vem atras um novo PC. (neste caso parece que não. Fixe!)

A Microsoft só tem a ganhar com isto, visto que as empresas não iriam comprar novos computadores para o XP, sabendo que um novo SO está para sair.. Assim vendem mais WindowsXPs(Striped Version). Já que o 9X e o ME, já nao sao suportados pela Microsoft.

Última edição: 19 de Julho de 2006
  16. Cabalo

Cabalo Power Member

Numa busca aí pela net fora, deparei-me com isto, mas não consegui ficar elucidado acerca do que seria.
    alguém me pode explicar se será isto o windows fundamentals?

é o Microsoft Windows XP SP2 RTM OEM preinstallation Kit.

17. Prodigy

Prodigy Suspenso

Queria ver um printscreen com o task manager mas não encontrei, e com o serviços activos também.

18. int

int Power Member

não sei o que te levou a pensar que seria o fundamentals..

isso é o Windows XP, o outro não é (pelo menos nao se chama XP).

Microsoft Windows XP SP2 (Windows XP com o Service Pack 2)
    RTM (Versão Final)
    OEM (Versão disponivel na compra de uma peça de hardware indespensavel no PC)
    preinstallation Kit (pre-instalação, depois apenas falta, serial e activação e nome de utilizador)

19. [knap]

[knap] Power Member

Release To Manufacturers.

Partilhar esta Página