windows xp OEM

rod@

Membro
Olá Malta!

Gostaria ue me tirassem uma duvida em relação à venda em lojas de informática dos sistemas operativos em versão OEM, neste caso estava interessado em comprar o Windows XP sp2 pt, vejo a versão "oficial" a custar uase 500€ e depois na versão OEM por aproximadamente 150€... a pergunta é: qual a real diferença entre estas duas versões e se comprar a versão mais barata OEM fico bem servido? é genuina, legal e posso instalar num pc novo sem nenhum S.O.?

aguardo resposta

Obrigado

rodrigo:007:
 
Não tenho a certeza, mas acho que legalmente um individual não pode adquirir uma cópia do Windows XP OEM. Isto porque estas versões são para as empresas que fabricam PCs venderem com os próprios PCs e não para individuais as comprarem.

Cumprimentos
 
As versões OEM são só para distribuição na aquisição de PCs novos
Compras um PC e pedes para meter um XP pro, ele vêm-te instalado e com uma licença OEM. são akelas k tem um autocolante da microsoft colado
normalmente na lateral dos PC´s

Cumprimentos
 
A versão OEM do XP pode ser adquirida, por direito, com um (1) qualquer componente não periférico para o computador (upgrade de hardware): processador, motherboard, memória, disco rígido, placa gráfica, etc.
 
Estão todos mais ou menos certos e errados ao mesmo tempo. :D

Uma licença OEM pode ser comprada por utilizadores particulares. E legalmente pode ser vendida juntamente com qualquer "componente" informático (na prática, antes, um rato servia, agora não sei bem).
No entanto, as licenças OEM ficam associadas ao primeiro PC no qual são instaladas. Ou seja, instalas a licença num PC qualquer, e a partir de aí não pode ser instalada em mais lado nenhum; como diz o ShadeX, a licença morre com o PC.
A Microsoft baseia-se na placa-mãe para avaliar uma mudança de PC. Na prática, podes mudar praticamente tudo excepto a placa-mãe, porque será considerado o mesmo PC.
 
Não dá para comprar com ratos, teclados, impressoras, scanners, etc. Só podes comprá-la com qualquer componente não periférico e (obviamente) com um computador novo.
 
Estão todos mais ou menos certos e errados ao mesmo tempo. :D

Uma licença OEM pode ser comprada por utilizadores particulares. E legalmente pode ser vendida juntamente com qualquer "componente" informático (na prática, antes, um rato servia, agora não sei bem).
No entanto, as licenças OEM ficam associadas ao primeiro PC no qual são instaladas. Ou seja, instalas a licença num PC qualquer, e a partir de aí não pode ser instalada em mais lado nenhum; como diz o ShadeX, a licença morre com o PC.
A Microsoft baseia-se na placa-mãe para avaliar uma mudança de PC. Na prática, podes mudar praticamente tudo excepto a placa-mãe, porque será considerado o mesmo PC.

A questão do morre com o pc e muito vaga até porque conheço um caso em particular de uma empresa que faliu a tempos e essa dita empresa tinha uma (1) versão xo pro oem instalada em 4 ou 5 maquinas todas elas diferentes e nunca deu problemas até mesmo na activação do mesmo.

Nao falo claro que questao ilegal da coisa..................
 
Não dá para comprar com ratos, teclados, impressoras, scanners, etc. Só podes comprá-la com qualquer componente não periférico e (obviamente) com um computador novo.
Então as coisas mudaram, porque antes era possível. De qualquer forma, uma boa leitura do CLUF tira logo as dúvidas.

A questão do morre com o pc e muito vaga até porque conheço um caso em particular de uma empresa que faliu a tempos e essa dita empresa tinha uma (1) versão xo pro oem instalada em 4 ou 5 maquinas todas elas diferentes e nunca deu problemas até mesmo na activação do mesmo.

Nao falo claro que questao ilegal da coisa..................
Não é nada vaga. Uma coisa é aquilo que tu podes na prática fazer, legal ou ilegalmente. Outra coisa é aquilo que o contrato te permite. E o que o contrato te permite, é instalar a licença em UM computador, e não mais. Vais poder instalá-lo, a activação vai funcionar, nada nem ninguém te vai impedir. Agora, claro que se quiseres podes instalá-lo em 468 computadores, mas não deixa de ser ilegal. Soluções ilegais, há por aí muitas, obviamente, mas não é isso que está aqui em causa.
 
Back
Topo