Windows XP SP3 Yields Performance Gains Over Vista SP1

.DX.

Power Member
After a disappointing showing by Windows Vista SP1 (see previous post), we were pleasantly surprised to discover that Windows XP Service Pack 3 (v.3244) delivers a measurable performance boost to this aging desktop OS. Testing with OfficeBench showed an ~10% performance boost vs. the same configuration running under Windows XP w/Service Pack 2.

Since SP3 was supposed to be mostly a bug-fix/patch consolidation release - unlike w/Vista SP1, Microsoft made no promises of improved performance for XP - the unexpected speed boost comes as a nice bonus. In fact, XP SP3 is shaping-up to be a "must have" update for the majority of users who are still running Redmond's not-so-latest and greatest desktop OS.

Of course, none of this bodes well for Vista, which is now more than 2x slower than the most current builds of its older sibling. Suffice to say that performance-minded users will likely choose to stick with the now even speedier Windows XP - at least until more "Windows 7" information becomes publicly available.

2_xpsp3.png

Figure 1 - OfficeBench Completion Times
(In Seconds - Lower is Better)

Note: As with our Vista SP1 testing, we used the identical Dell XPS M1710 test bed with 2GHz Core 2 Duo CPU, 1GB of RAM and discrete nVidia GeForce Go 7900GS video.

Windows Vista = Windows ME "Reloaded?" You be the judge!

http://www.neowin.net/news/main/07/11/24/windows-xp-sp3-yields-performance-gains-over-vista-sp1
 
SP3 Rules! Há dúvidas...

Dá para sacar à borla, mas já li algures na net que a versão beta ainda dá alguns problemas!

Se alguém entretanto instalar e verificar o contrário, é avisar se faxfavori ok?! ;)

Cumps a todos
 
mais uma thread sem jeito nenhum, com a finalidade de criticar mais uma vez o Vista (ME2) e bla, bla, bla...

os SP`s q sairam pro XP sempre foram tirando rendimento e isso notava-se em algumas maquinas antigas.
é d esperar o mesmo do SP3
 
XP (ainda) mais performante que o Vista

mais uma thread sem jeito nenhum, com a finalidade de criticar mais uma vez o Vista (ME2) e bla, bla, bla...

os SP`s q sairam pro XP sempre foram tirando rendimento e isso notava-se em algumas maquinas antigas.
é d esperar o mesmo do SP3

:)..

Se calhar em vez da thread, são certos comentários...

Fechados....
 
:)..

Se calhar em vez da thread, são certos comentários...

Fechados....

só disse o q sei, os sp´s tem vindo a ser mais pesados e menos rápidos.
portanto é de esperar o mesmo do sp3.

qt ao benchmark (do office?!) nunca vi tal coisa, ainda se fosse um jogo ou algum programazito.
 
Sinceramente aquando foi lançado o SP2 do windows XP notava-se algumas diferenças substanciais de performance e sempre para melhor. Para alem de mais rápido o XP tornou-se mais estável. Com a SP3 espero que esta seja realmente uma regra a manter e que advenha daí uma melhoria de performance que já é esperada para este "velho" OS q merece as boas palavras q tem.

Tal como mtas coisas na vida n se pode agradar a gregos e a troianos, sendo que o XP até agora demonstra claramente q é superior ao vista no que toca ao desempenho. Porém é claro que tal e qual como aconteceu quando o XP saiu q nem tudo são rosas. Aliás o XP até à uns tempos atrás era tido como péssimo OS. O vista tem de ter o seu tempo para provar que realmente é o bom OS que a microsoft nos tenta fazer ver.
 
eu por acaso ja uso vista ha bastante tempo e nao gosto de quem diz mal dele ( :D )

mas realmente a confirmar se isto, e muito "estranho" da parte da M$ consegue meter um sistema com 5(?) anos e ja com 2 SPs ainda mais rapido do que ao que ja é, e o Vista que so tem 1 ano vai continuar com a mesma perfomance..
 
Mas existe alguma dúvida que o Vista acaba por ser mais lento que o XP ? Usei Vista desde a saida da RTM até há cerca de 2 semanas, e notei uma diferença de velocidade ainda considerável aquando da reinstalação do XP...
 
Claro que o XP é, e sempre será um grande SO... Com o SP3 vão ser melhoradas algumas coisas...

E claro que o XP é extremamente mais rápido que o Vista...

Mas... O futuro está no Vista... Vai ser o SO do futuro...

Cumprimentos.
 
Isto é tudo muito relativo... Diz-se que o Windows XP SP3 vai ter (até) 10% de aumento de performance mas também é verdade que o SP1 do Vista terá o mesmo aumento... mantendo-se a proporção no geral. E sinceramente do que vi até agora há coisas em que o Vista é superior, gere consideravelmente melhor os processadores multi-core e o SuperFetch é uma benção (excepto em algumas situações que piora em vez de melhorar)... No geral são óptimos sistemas... Na minha opinião XP é melhor para uma máquina mais antiga e/ou para trabalhos mais pesados... cálculo, programação, desenho 3D, etc... Para navegar, processamento de texto, folha de cálculo, ouvir música, ver filmes e mesmo jogar (sem se ser hard-core gamer que tenta expremer a performance até ao último FPS)... Nestes casos o Vista funciona sem problemas e tem na minha opinião uma maneira mais user-friendly de colocar as coisas, tal como estes users pedem...
 
Vienna é o codename se nao me engano, o nome é Windows Seven. (so sai depois de 2011)

não creio que a MS cometa o mesmo erro que fez com o XP, que foi manter demasiado tempo no mercado.
a MS sempre mudou os seus SO a cada 2 ou 3 anos. o XP foi a excepção. e estava claramente desactualizado quando o vista foi introduzido no mercado.
o sucessor do vista deve aparecer por aí em fins de 2009
 
Back
Topo