Windows XP x64 Morreu?

Status
Fechado a novas mensagens.

petersaints

Power Member
É impressão minha ou o Windows XP x64 morreu? Quem pensa em x64 em plataforma Windows pensa logo em Vista apesar de em x86 até poder estar a usar XP correntemente... Alguém explica o fenómeno :P
 
o XP de 64 bits nunca foi muito usado/conhecido

só mesmo por aqueles que sabiam o que estavam a fazer/ têm a mania de ter tudo do melhor é que usavam(usam) XP de 64 bits
 
O sistema é de 64bits logo podes usar as aplicações de 64bits. E esta foi a razão que efectivamente matou o XP64 à nascença. Enquanto que em Linux podes meter o Os a 64b e tens as apps recompiladas a 64b e faz diferença, em Win tinhas o OS a 64b, o drivers a 64b (com sorte...) e 90% das apps a 32b em modo "retrocompativel".

Quando comparas um w32+app32 com um w64+app64 tens alguma diferença para melhor. Se comparas w32+app32 com w64+app32 no melhor dos casos tens a mesma coisa, no pior tens degradação de performance.

E aparentemente o Vista não vai ter mais sucesso. E o ponto da questão continua o mesmo, aplicações. Enquanto não tiveres um mercado com um rácio pelo menos de 70/30 de utilizadores 64/32 quase ninguem se vai dar ao trabalho de compilar/testar mais uma variante de uma aplicação.

E isso pode demorar anos... Os primeiros "aderentes" vão ser provavelmente os muito grandes (Adobe e afins) que têm um mercado de ppl que anda +- sempre com boxes actualizadas e os muito pequenos (developers independentes) que não têm nada a perder. O middle layer é que vai andar na cauda, como sempre.

Infelizmente, o mercado que teria mais a ganhar, gamers, é o que não está a ser explorado. Um win64 com drivers 64b e jogos a suportar 64b fazia toda a diferença. Não vês é ninguem a arriscar...
 
pois é, o problema é mesmo o software não ser compilado em 64 bits, no meu caso (tenho o x64) encontrei todos os drivers que preciso, mas em termos de software é outra conversa... mesmo as coisas mais comuns são muito difíceis de encontrar nativas para x64 (por exemplo: firewall, AV, browsers) a maior parte são Betas (e já o são há muito tempo...)

Mas estou à espera que a Adobe se decida pelos 64 bits, o que vai acontecer mais tarde ou mais cedo...
 
tenho o xp64 instalado, mas acabo por usa-lo muito pouco, pois há um programa que me faz falta que nao funciona

mas pelo que vi parece-me rapido e estavel
 
Por acaso tenho-o aqui para instalar, e até ja me tinham dado a referência para um MUI em tuga.....

Mas ainda tenho o 32 fresquinho e a bombar, talvez só daqui m mês......

Estou atento a esta tread...

P.F. continuem a dar as vossas opiniões.
 
Boas,
ja mandei vir um pc por peças e meti lhe 4Gb de RAM e para tirar partido dos 4 Gb preciso de um SO de x64 não é?
É que estou com um bocado de receio visto nao saber bem das diferenças...
e já agora,a perda de performance de um win64 para app32 é muita?

cumpz
 
Boas,
ja mandei vir um pc por peças e meti lhe 4Gb de RAM e para tirar partido dos 4 Gb preciso de um SO de x64 não é?
É que estou com um bocado de receio visto nao saber bem das diferenças...
e já agora,a perda de performance de um win64 para app32 é muita?

cumpz

depende do processador que o pc tiver se o processador for 32 bits esquece SO a 64 bits... se for 64 bits em linux usa distros de 64 em windows e como ja foi explicado em cima nao ganhas muito em ter um sistema 64 bits...
 
E quanto aos 4GB de RAM em x86 (32-bit) só consegues endereçar 3.5GB ;) Para teres 4GB (ou mais, no caso do Windows Vista nas versões Business e Ultimate já dá até 128GB e na Home Premium até 16GB) tens mesmo de ter a versão x64.
 
Por acaso, quando mudei agora o PC todo tinha um x64 no disco.
Acabei por o reutilizar, enqaunto não comprava outro disco, e posso dizer que não tenho queixas.
Não noto quebras, tenho drivers para tudo e corre as coisas rápidamente.
Logo que tenhas o disco, instalo o XP e logo vejo se a diferença é grande, e se é para melhor ou para pior.
 
Eu cá tenho um P4 da última geração destes, que já era x86-64.

Quando usava o Vista tinha a 64 e confesso que notava a diferença no próprio funcionamento do Windows, mas nas aplicações (a maior parte), como são a 32 bits... não tinha vantagens.

Cheguei a instalar o XP a 64 bits mas não me impressionou muito. Quer dizer, a Adobe não compila nada (apps domésticas e semi-professionais) para outras arquitecturas (grande pesadelo em Linux).

Desta forma, sou obrigado a usar, por exemplo, o Internet Explorer a 32 bits se quero ter estabilidade com os plugins, nomeadamente o Flash Player.

As drivers, essas até arranjei todas para 64.

O Autocad 2008 para 64 é uma chatice para cr****r :D.

Voltei para a minha versão CE do XP SP2 pro em PT (32 bits) que tem bom funcionamento garantido (salvo seja, Linux é melhor :007:).

Em Linux, aí sim, uso sempre 64 bits. O que não pode ser compilado em casa por ser closed-source arranja-se para x86-64 (quase) sempre, exceptuando o maldito caso da Adobe.

Cumps (e desculpem a dimensão do post).
 
o XP de 64 bits nunca foi muito usado/conhecido

só mesmo por aqueles que sabiam o que estavam a fazer/ têm a mania de ter tudo do melhor é que usavam(usam) XP de 64 bits


Acho que não se trata de "ter a mania e de ter tudo do melhor" mas sim de pessoas que querem tirar o máximo de proveito da sua máquina, ao contrario do utilizador comum que instala um SO qualquer e desde que a maquina funciona é que o importa.
A tua ideia é a mais errada que vi neste tópico infelizmente.
Eu que tenho 4Gb de ram, vou por um OS de 32bits e fico só a funcionar com 3Gb...:blubomte:
 
E2003_1067.jpg
 
Acho que não se trata de "ter a mania e de ter tudo do melhor" mas sim de pessoas que querem tirar o máximo de proveito da sua máquina, ao contrario do utilizador comum que instala um SO qualquer e desde que a maquina funciona é que o importa.
A tua ideia é a mais errada que vi neste tópico infelizmente.
Eu que tenho 4Gb de ram, vou por um OS de 32bits e fico só a funcionar com 3Gb...:blubomte:
desenterras-te um topico de 03-11-2007 :x2:
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo