Windows Xp x64

piton

Power Member
Boas

Comprei um portátil novo ( hp dv7 1030) e ele vem com o Vista.
Devido as aplicações que uso e achar que irá´existir menor consumo de recursos do sistema.
Estava a pensar em colocar o windows XP x64. tive a ler algumas coisas pela net e parece que não é um sistema muito "compativel".

Podiam me aconselhar e explicar, pois não estou muito familiarizado com a plataforma 64.

cumps
 
O XP de 64bits é um produto descontinuado e sem grande suporte por parte dos fabricantes em termos de drivers, software compativel, etc, logo não te aconselho mesmo nada meteres isso no teu pc. Em termos de sistemas operativos de 64bits fiáveis (e windowzianos, sem considerar as alternativas linux) tens o vista de 64bits que tem muito mais suporte e compatibilidade... no entanto, dando uma vista de olhos rápida nas specs do teu portátil, penso que não irás ver grande diferença de velocidades.

A meu ver apenas compensa meteres um SO de 64bits quando tens disponível no sistema 4gb de ram, visto que os SO's de 32bits apenas usam no máximo 3gb de ram e não conseguem usar os 4gb na sua totalidade, torna-se vantajoso ter um giga de ram a mais tal como é o meu caso. Não tendo essa questão da ram em causa visto so teres 3gb, penso que as diferenças de velocidades não justificam, até porque tens sempre a possibilidade de encontrares uma ou outra aplicação que precises de usar (ou até mesmo os drivers do teu portátil) incompatíveis com o vista de 64bits...

Se te quiseres mesmo assim aventurar, vais ao site da hp e sacas os drivers x64 do vista para o teu portátil, felizmente a hp tem bom suporte de drivers ao contrário de alguns fabricantes. Pelo menos n tive problemas nenhuns em migrar de 32bits para 64bits no meu hp dv6799ep ;)


Cumps :003:
 
regredir de vista para XP... pelamor de Deus.

Se eu dizer que tenho o Vista Home Premium com Aero e tudo no Asus 1000H vão achar que é mentira... mas tenho, e bem fluído. E porque o fiz? porque após longos meses de Vista no desktop era, de facto, um retrocesso andar com o XP SP3 no netbook. A própria comunidade Eee disponibilizou drivers (incluso modificados) para ter o Vista no 1000H, o que quer dizer que é rentável e as pessoas gostam.

PS: já agora, o portátil tem 3072 de RAM, para quê 64bits?
 
Boas, podes instalar tudo de raiz, ou seja, instalar o Vista original, não o modificado pela marca do portátil. Mas aí tens de procurar pelos drivers manualmente antes de o formatares.

Para instalares um sistema 64 bits, é aconselhável teres 4Gb de ram ou mais. Resumindo:

  • Até 3GB de RAM: Vista 32 bits;
  • 4GB de RAM ou mais: Vista 64 bits.

Cumps
 
Back
Topo