WINE [Dúvidas]

Para mim... e não só a ver pelas reacções em LANs... acima dos 50/60 é tudo igual.
Agora o que pode variar é a velocidade do jogo... há jogos que andam mais "rápido" com mais frames, por exemplo no SOF2, a partir de certos fps, consegue-se saltar para certos locais que com frames mais baixos não dá... mas isso são bugs dos jogos.

LOL dar o exemplo de placas gráficas de topo... lol wtf?
 
conclusao final

os mods HL1 correram maravilhosamente

os mods HL2 ja notei umas pequenas perdas de desempenho , anda na volta dos 60/70 fps (no counter strike source)

mas nada de mais, ate tou a curtir jogar em linux :)


ainda vou testar os meus mods favouritos , day of defeat source , como os graficos sao melhores e o jogo mais pesado vamos ver como me safo


aos que quiserem testar o steam com wine fica o aviso usem a versao 0.9.37 , com a versao mais recente ( 0.9.38 ) foi so problemas ( desde login ate updates ) , mas ja li que na proxima versao estara tudo melhorado



existe alguma maneira de activar os butoes todos do rato em linux?? é o unico entrave que estou a encontrar de momento ( tenho um rato da logitec )
 
se isso tivesse alguma lógica, gostava de saber para que raio se fabricam gráficas como a 8800Ultra ou 2900XT, só para dar os exemplos mais extremos...
não me venham com a história do olho humano, joguem e acreditem que se nota e bem.

claro, depende do jogo e ao nivel a que o jogas.
Se jogares CS ou CSS acredita que notas mt diferença para baixo das 100 fps
tudo o que seja acima já n faz diferença é vdd, pois o tickrate do server é no max de 100 logo os tiros não vão registar melhor por teres mais. Agora de certeza que registam pior caso os teus fps sejam inferiores ao tickrate do server ( normalmente 100 quando se joga para competições)

Hum? As placas de última geração melhoram a qualidade gráfica dos jogos, os fps são completamente indiferentes. Se sacares 60/70 fps num jogo online tipo Americas Army ou BF2 ou whatever é suficiente.

E já agora, caso não saibas, os fps são "condicionados" pela taxa de refrescamento do monitor. Se tiveres, por exemplo, o refresh rate do teu monitor nos normais 75Hz, nem que a tua placa saque 300 fps num jogo só te vai passar no monitor 75 fps ... Desligar o vertical sync pode ajudar alguma coisa, mas a refresh rate do monitor vai sempre condicionar ...

O olho humano não é para aqui chamado, directamente, senão ficávamos pelas 24 :)

Sim é vdd os fps ficam condicionados por isso é que ainda hj jogo no meu CRT de 19'' que faz 100hz para poder ter os meus 100 fps constantes ( faço 120 mas até tenho o jogo a limitar as 100 com o VSync , e raramente baixa das 90 / 100 que é o que preciso ).
No linux tinha 80 com drops para as 70 fps .

como disse, depende do nivel a que jogas,para quem não compete é =, para quem compete ,tudo conta ;)
 
Yah right.. quer dizer, quem tiver tfts que dão única e exclusivamente 60Hz não conseguem jogar... pff get real
 
aqui vai uma screeshot a jogar counter strike source

o meu nick é "PLAYNG IN LINUX !!!"

nao imaginam as sovas que dei hoje LOL

ninguem acreditou que tava em linux , de repente os nicks da malta eram todos "playng in spectrum" "playng in windows 3.1"


o que é certo é que me deu alto gozo limpar o cebo aos xp users todos


olhem pra este aquecimento de principio de noite score 14-0:




continuo a procura de dicas como ligar ( se possivel ) os butoes extra do rato...
 
Yah right.. quer dizer, quem tiver tfts que dão única e exclusivamente 60Hz não conseguem jogar... pff get real
Eu n disse que não conseguiam jogar, apenas que se queres tirar o maior rendimento do jogo ( estou a falar dos CS's porque é do que tenho conhecimento) joga a 100hz / 100fps.
Apenas disse que FAZ diferença, não que não se conseguia jogar.
 
aqui vai uma screeshot a jogar counter strike source

o meu nick é "PLAYNG IN LINUX !!!"

nao imaginam as sovas que dei hoje LOL

ninguem acreditou que tava em linux , de repente os nicks da malta eram todos "playng in spectrum" "playng in windows 3.1"


o que é certo é que me deu alto gozo limpar o cebo aos xp users todos


olhem pra este aquecimento de principio de noite score 14-0:




continuo a procura de dicas como ligar ( se possivel ) os butoes extra do rato...

Os botões não será fácil ... Já para os meter a funcionar no nautilus e no browser é um inferno, quanto mais para o wine ... Mas fica aqui -- http://www.linux-gamers.net/modules...HOWTO+Mouse+Buttons&back=HOWTO+INDEX+Hardware

Pode ser que te safes ...
 
Os botões não será fácil ... Já para os meter a funcionar no nautilus e no browser é um inferno, quanto mais para o wine ... Mas fica aqui -- http://www.linux-gamers.net/modules...HOWTO+Mouse+Buttons&back=HOWTO+INDEX+Hardware

Pode ser que te safes ...



ja vi tutoriais faceis , com uma nova aplicaçao , mas os que vi sao para ubuntu , espero que corram em mandriva


"btnx (Button Extension) is a daemon that enables rerouting of mouse button events through uinput as keyboard and other mouse button combinations."


"btnx now supports:
  • Logitech MX Revolution
  • Logitech VX Revolution
  • Logitech G5
  • Logitech MX-510
  • Logitech MX-600
  • Logitech MX-1000 (check the FAQ section first)
  • Microsoft IntelliMouse Explorer 3 USB"
artigo completo aqui:

http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=455656
 
é mesmo esse que tenho :)


podes me explicar como fizeste?

No ubuntu é simples.

Segues estas indicações -- http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=44191

No ponto 2, a secção do xorg, metes assim:
Section "InputDevice"
Identifier "Configured Mouse"
Driver "mouse"
Option "CorePointer"
Option "Device" "/dev/input/mice"
Option "Protocol" "ExplorerPS/2"
Option "ZAxisMapping" "4 5"
Option "Emulate3Buttons" "false"
Option "Buttons" "7"
Option "ButtonMapping" "1 2 3 6 7"
EndSection

No ponto 5, em vez do conteúdo do ficheiro lá indicado, metes assim:
xmodmap -e "pointer = 1 2 3 4 5" &
exec imwheel -k -b "6 7" &
exec $REALSTARTUP

O resto é seguir exactamente os passos, reiniciar o X, e já está :)
 
nao funcionou e perdi o X

aqui ta o log do xorg:



(==) Using config file: "/etc/X11/xorg.conf"
Parse error on line 55 of section InputDevice in file /etc/X11/xorg.conf
"" is not a valid keyword in this section.
(EE) Problem parsing the config file
(EE) Error parsing the config file

Fatal server error:
no screens found
(WW) xf86CloseConsole: KDSETMODE failed: Bad file descriptor
(WW) xf86CloseConsole: VT_GETMODE failed: Bad file descriptor



voltei ao xorg.conf que tinha em backup mas agora fiquei com a roda do mouse marada , em vez de subir e descer paginas , faz back e forward



estou a usar mandriva 2007 o que é que poderei estar a fazer mal?
 
nao funcionou e perdi o X

aqui ta o log do xorg:



(==) Using config file: "/etc/X11/xorg.conf"
Parse error on line 55 of section InputDevice in file /etc/X11/xorg.conf
"" is not a valid keyword in this section.
(EE) Problem parsing the config file
(EE) Error parsing the config file

Fatal server error:
no screens found
(WW) xf86CloseConsole: KDSETMODE failed: Bad file descriptor
(WW) xf86CloseConsole: VT_GETMODE failed: Bad file descriptor



voltei ao xorg.conf que tinha em backup mas agora fiquei com a roda do mouse marada , em vez de subir e descer paginas , faz back e forward



estou a usar mandriva 2007 o que é que poderei estar a fazer mal?

Pfff se tens Mandriva poderá não dar :| ... Para meteres a roda direita apaga os ficheiros que ciras-te no tutorial ...
 
consegui passar esse erro mudando no xorg

/dev/input/mice

por

/dev/mouse <-- é o que trazia no xorg por defeito



mas agora o erro ja é outro:


(==) Using config file: "/etc/X11/xorg.conf"
Data incomplete in file /etc/X11/xorg.conf
Undefined InputDevice "Mouse1" referenced by ServerLayout "layout1".
(EE) Problem parsing the config file
(EE) Error parsing the config file

Fatal server error:
no screens found
(WW) xf86CloseConsole: KDSETMODE failed: Bad file descriptor
(WW) xf86CloseConsole: VT_GETMODE failed: Bad file descriptor



alguem tem ideia do que seja :(

parece que vou ter de jogar sem os butoes extra do rato
 
continuo dando sovas jogando em linux LOL


o pior é que ninguem acredita que estou em linux todos acham impossivel , e quando digo que estou a usar o wine é a risada total



tenho recebido inumeras PM a perguntar como instalei tudo , é bem simples


instalam o wine 0.9.37 , depois na vossa pasta HOME cliquem para ver ficheiros escondidos

vao encontrar uma pasta a dizer WINE , entrem la dentro e procurem uma pasta a dizer FONTS

saquem da net o tipo de letra windows tahoma.ttf


metem dentro dessa pasta FONTS do wine


agora instalam o steaminstall.exe pelo wine , atençao que tem de ser mesmo este ficheiro o mais antigo , a nova versao do steam install é formato MSI e nao funciona bem em wine


agora basta correrem o steam pelo icone que ficou no vosso desktop ;)


-----------------------------------------------------//---------------------------------------------------------------


instalei ontem pela primeira vez o cedega para testar , foi das piores esperiencias que tive em linux ( nao sei como nao desatei a gritar e pontapear tudo )

a versao foi o cedega 6.01 + pack com os ultimos updates , RPM preparado para mandriva 2007.1 que é a que uso ( em principio deveria ser canja meter isto tudo a funcionar )


o problema começou logo no login ( levou cerca de 5 minutos ) depois de seleccionado o jogo a entrar levou outros 5 a entrar

ao mudar as resoluçoes nos jogos , seja em que jogo for , eles crachavam... tinha de fazer reboot ao linux, ou seja so podia jogar a 640x480 16 bit

apos horas de configurar coisas os problemas persistiam ( nao conseguia mudar de resoluçoes nos jogos , logins com tempos fora do comun , problemas a entrar nos jogos steam..)


acabei por testar jogar mesmo com a resoluçao default que era a unica que conseguia 640x480

para meu espanto tinha entre 30/35 fps e cheio de breaks.... ( em wine tinha 60 fps completamente estaveis )


apos este software me ter levado a momentos de quase demencia acabei por desistir do cedega LOL


como vi escrito uma vez num forum , é preferivel comprar uma copia do xp para jogar do que pagar uma assinatura de 2 em 2 meses a um preço elevado pelo cedega que nao nos garante nada e tras muitas dores de cabeça...



conclusao apostem no wine , pelo que tenho testado esta muito a frente , cada vez melhor e é totalmente gratis
 
olha uma coisa, quais sao os jogos que podem se jogados pelo wine?? queria jogar FM07, ja tive a ler aqui no forum sobre isso mas nao sei como fazer, alguem me pode ajudar?

edit: outra coisa, quando jogo css no ubuntu nao consigo ler nada da consola, letras muito maradas, e ja tenho essa fonte!!
e uma pergunta, é normal se numa resoluçao mais elevada (de 800*600 para 1024*768) ao andar com o rato ele nao responda logo na altura e demore um bocado( minimo mas nota-se)?? eu axo ke devem ser os drivers da grafica, mas nao sei como instalar :|



abraço, cumprimentos
 
Última edição:
wellcome to the dark side :)


sobre a lista de jogos suportados tambem nao sei... mas faz um search no google

existem sempre tutoriais sobre o assunto

vi pessoal ultimamente jogar command&conqueror 3 ;)
 
Back
Topo