WINRAR Benchmark

Ajudem aqui sff:
http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=736009

Troquei porque estava à procura de uma placa-mãe com IDE e VGA integrado para fazer upgrade ao comp dos meus pais. Como a placa-mãe do Intel já tinha as duas coisas e, entretanto aparece-me esta oportunidade de um FX a um preço apelativo, decidimos comprar e transferir tudo o que era meu para este.
 
Ele que não me leve a mal mas não entendo porque é que ele trocou um i5 2500k por esse FX...

O dele é sem "K" logo o FX pode "estica-lo" já o i5 2500 não podia fazer OC.

Ele tem 3 maquinas montadas...

Só não percebi porquê que tem este pc todo se nem OC vai fazer.
 
Tenho um colega estranjeiro com um i5 2500 a 3,8Ghz, penso que a 3,8ghz, já não há nenhum FX que apanhe lol..
 
Última edição pelo moderador:
Depende das aplicações...

Certas ocasiões até um i7 2600k treme um pouco...

Se calhar estou a confundir com as review´s iniciais.
 
Última edição:
Acredito que o 2500k trema em algumas mas isso é mais do que normal, afinal 4 vs 8 cores, o i5 2500k mesmo que perca por pouco já é uma "vitória", e acabando por ganhar em muitas é hilariante. O 2600k penso que não tenha problemas. Vi num fórum um user com um FX 4100 clockado a 4500mhz a ter resultados inferiores ao meu i5 750 quando está a 2800mhz...o 2600k não deve perdoar o fx 8100.
 
Última edição pelo moderador:
Descobri que o WinRAR (e não só) mente nos resultados. Há vários tipos de algoritmos que são utilizados durante a compressão, uns são melhores para texto, outros para áudio, outros para imagens, e assim adiante, mas também há certos algoritmos que não estão optimizados para usar mais que um thread e outros que não usam mais que dois e assim adiante.

O que acontece na realidade é por vezes o FX-8150 ser mais lento que o i5-2500 porque quando um thread está a ser utilizado, os seguintes threads que dependam do resultado daquele primeiro irão ter de esperar que ele termine, e como se sabe, os FX são lentos em single-threaded por natureza, mas neste caso especial, a lentidão é mesmo agravada por ter 7 cores à espera que o outro termine o trabalho. No i5 também acontece, mas a performance single-threaded é vastamente superior e muitas vezes é o suficiente para que acabe de comprimir tudo mais depressa que o FX.

Resumindo, o bench só explora a situação multi-threaded sempre na melhor das hipóteses, porque na realidade, não é sempre assim.
 
Ah, mas o hyperthread é uma maneira mais inteligente de dar a volta ao problema. Acaba por ser mais eficaz, quando 7 threads estão à espera, na realidade são 3 cores à espera enquanto o outro está a fazer o trabalho e não está a meio gás.

EDIT: No caso de 12 threads, 6 cores, serão 11 threads à espera ou 5 cores à espera, mas como eu digo, o desempenho single-threaded na intel é vastamente superior ao do FX.

Se calhar não estou é a explicar bem, mas eu andei a averiguar o funcionamento do WinRAR. Nem todo o trabalho é multi-threaded, mas também nem todo ele é single-threaded. O que o Hyperthread faz é dizer ao WinRAR que existem 8 threads no caso do i7-2600. Quando está em trabalho multi-threaded, esses 8 threads vão é sobrecarregar os 4 cores, essencialmente isto. O 7-zip tem uma certa vantagem neste aspecto, pois mesmo só num processador com 4 threads, como o i5-2500, ainda posso escolher 8 threads, acabando por sobrecarregar os 4 cores, ao fim ao cabo, da mesma maneira que o i7 com hyperthread. O que realmente está a dar vantagem ao i7 é a cache.
 
Última edição:
Sim, mas no caso do Winrar, tanto o i5 2500k, como o i5 750 como o i5 3570k perdem contra um i7 920, ao mesmo clock. Em single thread aí o 3570k teria vantagem.
 
Última edição pelo moderador:
Compara antes o i7 920 com ele próprio no 7-zip:

i7 920 4 threads (HT off) + 7-zip 8 threads
i7 920 8 threads (HT on) + 7-zip 8 threads
 
Última edição:
O que eu acho é que estás a confundir as coisas.
Estás a começar a explicar como funciona cada um dos cpu's no seu interior e não tem nada a ver como os software's usam isso.

Como é evidente, os Intel e AMD tem imensas diferenças no seu interior, na maneira como abordam por exemplo os cálculos e o branch-prediction. Isso reflecte-se em mais ou menos poder de computação por ciclo, vulgo IPC.
O que é certo, é que o Winrar reflecte relativamente bem um software do dia-a-dia onde se usa o máximo de cores/threads disponiveis. Tal como nos jogos, a maioria das pessoas está-se a marimbar como é que cada uma marca chega á meta.

No fundo, e o que é relevante, é..... QUÃO RÁPIDO ELE É EM TAREFAS QUE NOS INTERESSAM :)
E nesse aspecto, estes FX não são um flop como muita gente diz, mas foi um passo para ao lado da AMD e agora olha :)
 
Volta a ler o meu post anterior.
De seguida, vai procurar na NET explicações de como funciona um cpu moderno e depois vais perceber o porque de isso acontecer.
E já começa a ser um offtopic para o tópico em questão.
 
Hmm, vou dar utilizade ao outro tópico, vou renomear para 7-zip Benchmark e reorganizar os resultados dos planos. Também vou remover os outros resultados ou colocá-los noutro lugar.
 
Aqui fica o meu:

TcTR9.jpg
 
Back
Topo