WinXP com Win 98 ás costas...

madsociety

Membro
Boas pessoal,

Tou aqui com uma situação... Tenho o meu PC equipado com 2 discos, um de 250Gb onde tenho o XP e outro de 160Gb completamente vazio e formatado em NTFS. Era minha intenção meter o windows 98SE no de 160Gb pra correr sofware mais antigo mas tou com dificuldades... Já tentei ligar só o disco de 160Gb e instalar assim, mas não tenho o controlador do CD-ROM nem sei onde o arranjar ou como o instalar. E já agora, como se faz para criar um menu no arranque para me dar a escolher com qual dos dois SO's prefiro arrancar?

Cumprimentos.
 
boas, pelo que sei, o windows 98 penso que não suporta discos superiores a 80gb (pelo menos o windows xp sp1 não) e penso que só formatados em fat32, esperimenta particionar o disco de 160gb em 2 ou 3 partições (ex. um de 60gb e 2 de 50gb) assim será mais provável que consigas instalar, em relação ao cd-rom ele tem de detectar automaticamente, ades ver na bios se ele é realmente detectado e poes la o cdrom como primeiro dispositivo de boot, em relação ao menu de arranque o proprio windows faz isso quando detecta 2 instalações aparece-te um ecra onde tens 30 secundos para escolher qual o sistema operativo que pretendes.
espero ter ajudado
 
Era mais simples se instalasses o virtual PC 2004 ou o 2007 no teu xp e depois metias o 98... assim nao terias que mexer nas particoes e nao era preciso te preocupares com drivers ou coisas do genero...
 
Era mais simples se instalasses o virtual PC 2004 ou o 2007 no teu xp e depois metias o 98... assim nao terias que mexer nas particoes e nao era preciso te preocupares com drivers ou coisas do genero...

eu fazia isto.. mas com o VMware server..

não vejo a logica de "dar" ao win98 um disco só para ele.. ainda por cima o disco ficaria limitado com o Win98.. pois só com o WinME esta limitação seria removida:
On Windows 95/98, due to the version of Microsoft's ScanDisk utility included with these operating systems being a 16-bit application, the FAT structure is not allowed to grow beyond 4,177,920 (< 222) clusters, placing the volume limit at 127.53 gigabytes.[4]. A limitation in original versions of Windows 98/98SE's Fdisk causes it to incorrectly report disk sizes over 64GB.[5] A corrected version is available from Microsoft. These limitations do not apply to Windows 2000/XP except during Setup, in which there is a 32GB limit.[6] Windows ME supports the FAT32 file system without any limits.[7]
 
eu fazia isto.. mas com o VMware server..

não vejo a logica de "dar" ao win98 um disco só para ele.. ainda por cima o disco ficaria limitado com o Win98.. pois só com o WinME esta limitação seria removida:

Romani48:

podes dar-me o link do artigo da limitação dos discos rigidos vs windows?

obrigado
 
eu fazia isto.. mas com o VMware server..
não vejo a logica de "dar" ao win98 um disco só para ele.. ainda por cima o disco ficaria limitado com o Win98.. pois só com o WinME esta limitação seria removida:

Provavelmente fazendo um bocadito de file swapping de um para o outro resolves o problema. Sabe Deus quantas vezes troquei o Scandisk e o Defrag do W98 pelos do ME :)

E o problema é durante o setup, provavelmente safaste instalando para uma part pequenina e depois "remodelando" com uma tool para o efeito.

Qqr modo sim, se for para apps apenas, go virtual. Só vale a pena ter o OS na box a sério se for para jogos.
 
Brigadão pela ajuda pessoal, consegui instalar o 98 fazendo uma repartição, mas agora bloqueia sempre no ecrã de arranque do 98, e não sei se é por ter ficado no outro disco que tá em slave mas nunca aparece o tal menu a dar a escolha de sistema operativo a iniciar.
 
Eu acho que o mal já está feito... eu faria isso com vmware.
Que eu me lembre o win98 não tem boot manager. O boot manager creio que só "aparece" se fosse o inverso: Instalar XP num computador com win98 sem apagar o win98.

Para saberes onde o 98 está a bloquear faz F8 no boot e seleciona SIM nas perguntas SIM/NAO em todos os passos do boot. Se for no "carregar" controladores entao boota em MS-DOS mode (F8 novamente) e vê o ficheiro do log do boot (esqueçi-me do nome correcto -> bootlog.txt (?))
 
Back
Topo