1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. A secção Microsoft/Windows encontra-se actualmente em processo de reestruturação.
    Remover anúncio

WinXP com Win 98 ás costas...

Discussão em 'Windows Desktop e Surface' iniciada por madsociety, 11 de Outubro de 2007. (Respostas: 9; Visualizações: 1030)

1. Boas pessoal,

Tou aqui com uma situação... Tenho o meu PC equipado com 2 discos, um de 250Gb onde tenho o XP e outro de 160Gb completamente vazio e formatado em NTFS. Era minha intenção meter o windows 98SE no de 160Gb pra correr sofware mais antigo mas tou com dificuldades... Já tentei ligar só o disco de 160Gb e instalar assim, mas não tenho o controlador do CD-ROM nem sei onde o arranjar ou como o instalar. E já agora, como se faz para criar um menu no arranque para me dar a escolher com qual dos dois SO's prefiro arrancar?

Cumprimentos.

2. jpweber

jpweber Power Member

boas, pelo que sei, o windows 98 penso que não suporta discos superiores a 80gb (pelo menos o windows xp sp1 não) e penso que só formatados em fat32, esperimenta particionar o disco de 160gb em 2 ou 3 partições (ex. um de 60gb e 2 de 50gb) assim será mais provável que consigas instalar, em relação ao cd-rom ele tem de detectar automaticamente, ades ver na bios se ele é realmente detectado e poes la o cdrom como primeiro dispositivo de boot, em relação ao menu de arranque o proprio windows faz isso quando detecta 2 instalações aparece-te um ecra onde tens 30 secundos para escolher qual o sistema operativo que pretendes.
    espero ter ajudado

3. wviegas

wviegas Power Member

Era mais simples se instalasses o virtual PC 2004 ou o 2007 no teu xp e depois metias o 98... assim nao terias que mexer nas particoes e nao era preciso te preocupares com drivers ou coisas do genero...

4. Romani48

Romani48 Power Member

eu fazia isto.. mas com o VMware server..

não vejo a logica de "dar" ao win98 um disco só para ele.. ainda por cima o disco ficaria limitado com o Win98.. pois só com o WinME esta limitação seria removida:

5. Gepeto

Gepeto Power Member

Romani48:

podes dar-me o link do artigo da limitação dos discos rigidos vs windows?

obrigado

6. Romani48

Romani48 Power Member

7. abuso

abuso Power Member

8. ShadeX

ShadeX Power Member

Provavelmente fazendo um bocadito de file swapping de um para o outro resolves o problema. Sabe Deus quantas vezes troquei o Scandisk e o Defrag do W98 pelos do ME :)

E o problema é durante o setup, provavelmente safaste instalando para uma part pequenina e depois "remodelando" com uma tool para o efeito.

Qqr modo sim, se for para apps apenas, go virtual. Só vale a pena ter o OS na box a sério se for para jogos.

9. Brigadão pela ajuda pessoal, consegui instalar o 98 fazendo uma repartição, mas agora bloqueia sempre no ecrã de arranque do 98, e não sei se é por ter ficado no outro disco que tá em slave mas nunca aparece o tal menu a dar a escolha de sistema operativo a iniciar.

10. Encarnado

Encarnado [email protected] Member

Eu acho que o mal já está feito... eu faria isso com vmware.
    Que eu me lembre o win98 não tem boot manager. O boot manager creio que só "aparece" se fosse o inverso: Instalar XP num computador com win98 sem apagar o win98.

Para saberes onde o 98 está a bloquear faz F8 no boot e seleciona SIM nas perguntas SIM/NAO em todos os passos do boot. Se for no "carregar" controladores entao boota em MS-DOS mode (F8 novamente) e vê o ficheiro do log do boot (esqueçi-me do nome correcto -> bootlog.txt (?))

Partilhar esta Página