WinXP Pro como Servidor

peter alien

Power Member
Alguém me pode dizer se posso criar um Servidor c/ o winXP Pro ?

O Servidor serve só para partilha de ficheiros/aplicações e impressoras, porque quem gere a network e a firewall (acesso à net) é o Router.


Obrigadão.
 
Se só queres partilhar pastas/ficheiros e impressoras, a opção "share this folder" não será suficiente?

Escolhes que pastas queres partilhar e pronto. E o mesmo com a impressora, partilhas para a rede. Ou queres alguma coisa mais complexa?

Bom, mas se queres servidor, instala o IIS (Control Panel -> Add/Remove Progs -> Add/Remove Windows Components -> Internet Information Services (IIS)) que já vem com o XP.
 
para o que necessitas, o XP dá e sobra.

Eu apenas utilizo o server 2003 por cauda do servidor de directórios, e pelo servidor DNS. De resto, tudo que necessito no Server está no XP
 
Se quiseres adicionar support a PHP, mySql e assim poderes hospedar páginas de web no teu servidor recomendo o xampp --> http://www.apachefriends.org

Simples, gratuito e rápido de configurar.

--------------

Para partilhares ficheiros estás mesmo limitado a 10 ligações em simultâneo - agradece ao SP2 introduzido pela MS que colocou essa restrição para evitar ligações multiplas criadas pelas redes de P2P e "forçar" as pessoas a comprarem a licença do Windows 2003, em versões do XP sem o SP2 creio que não existem restrições.

---------------

Existe outro modo que não tenho a certeza porque ainda não tentei pessoalmente - mas talvez seja possível usar o servidor de FTP incluído no xampp e assim contrariar esta limitação de 10 utilizadores.

Ao invés de usar as partilhas do Windows passavas a usar o protocolo FTP, que também é suportado pelo explorador, basta digitares algo parecido a

ftp://localhost

Esqueci-me de avisar que isto funciona para acederes à tua máquina depois de instalares o xampp (serviço do filezilla ftp)

---------------

Existem algumas patches que removem esta limitação do SP2 mas por algumas experiências que temos feito aqui não teve muito sucesso e as ligações acima do limite continuam a ser recusadas mas também não sei se existe mais alguma limitação esquisita quando se trabalha em Active Directory - o windows 2003 é muito bom mas por aqui também preferiamos usar o XP para evitar comprar licença desnecessária.

De qualquer modo encontras uma versão trial do Windows 2003 válida por 180 dias aqui: http://www.microsoft.com/windowsserver2003/R2/trial/installinstruct.mspx

Boa sorte.
 
Back
Topo