WinXP Pro não reconhece 160GB

drmad

Folding Member
Eu sei que é preciso um patch qualquer para o windows reconhecer o disco totalmente.. actualmente reconhece 130GB :die:

Tenho um disco Maxtor 160GB 8MB cache (axo que é ATA-133)..

Alguém sabe como colocar a capacidade certa??

Thanks
 
O XP não precisa de patch nenhum...

Se houver alguma coisa que precisa de update, é a BIOS da tua board/controladora...

Qual o(s) sistemas de ficheiros no disco?

Que te mostra diskmgmt.msc ?
 
drmad disse:
Eu sei que é preciso um patch qualquer para o windows reconhecer o disco totalmente.. actualmente reconhece 130GB :die:

Tenho um disco Maxtor 160GB 8MB cache (axo que é ATA-133)..

Alguém sabe como colocar a capacidade certa??

Thanks
Só por curiosidade...
Como é que formataste o disco ?
 
Última edição:
drmad disse:
Presumo que me estejas a perguntar se está em NTFS ou FAT... Formatei em NTFS..



http://www.patrao.org/imagens/diskmanager.JPG

@ Mephisto:

Formatei o disco com NTFS (o sem ser rápido) e criei umas partições do disco..

PS: Não estou interessado em instalar o SP2..

Pois, o problema foi teres formatado o disco com o programa de instalação do WinXp non-SP1.
Usa uma aplicação qualquer para formatar o disco de novo.
Tipo , Partition Magic.
 
isso tem a ver com a BIOS!!! As bios relativamente antigas usam um enderaçmento de 32bits penso o que limita até 137GB..para discos maiores inventaram os 48bits...os bits podem nao ser exactos pois tou a falar de cor :D

das duas uma : ou updatas a bios ou compras uma controladora PCI-IDE que suporte mais que 137GB :)

aqui está um FAQ da Western Digital

la fala nos tais 128GB binários que sao o teu sintoma :D
 
banid0 disse:
isso tem a ver com a BIOS!!! As bios relativamente antigas usam um enderaçmento de 32bits penso o que limita até 137GB..para discos maiores inventaram os 48bits...os bits podem nao ser exactos pois tou a falar de cor :D

das duas uma : ou updatas a bios ou compras uma controladora PCI-IDE que suporte mais que 137GB :)

aqui está um FAQ da Western Digital

la fala nos tais 128GB binários que sao o teu sintoma :D
Banid0 o problema dele foi ter formatado o disco com o cd do Windows Xp sem ter SP1.
O que tu disseste está correcto mas a board dele não é assim tão antiga quanto isso. :)
Ele vai ter que formatar o disco de outra maneira sem ser com o cd do WinXp non Sp1 ou então formata com um cd do WinXp SP1.
Mas vai acabar sempre a ter que formatar...
 
NonSense...

XP pré-SP2 reconhece bem discos > 160Gb...

Para quê tantas partições extendidas? :eek: jazus...

Se bem que não pelos motivos que eles estão para aí a falar, mas esse esquema de particionamento :puke:

Tenta criar só partições primárias (4 máximo)

Dica: Se não quiseres estar a re-instalar o sistema de novo, tens sempre o Ghost ;)
 
kazuza disse:
NonSense...

XP pré-SP2 reconhece bem discos > 160Gb...

Para quê tantas partições extendidas? :eek: jazus...

Se bem que não pelos motivos que eles estão para aí a falar, mas esse esquema de particionamento :puke:

Tenta criar só partições primárias (4 máximo)

Dica: Se não quiseres estar a re-instalar o sistema de novo, tens sempre o Ghost ;)
Kazuza, eu não estou a dizer se o Windows reconhece ou não os discos maiores que 160GB, estou sim a falar da formatação que ele faz no respectivo setup.
Tenta lá formatar um disco >160Gb a partir de um cd do WinXp (non Sp1/2)...
 
Mephisto: O meu cd tem é o windows XP pro (versão corporate) já com o SP1.. tenho cá um com o SP2 mas ao que parece o SP2 dá muitos erros com um programa chamado mula :P Por isso não queria instalar o SP2..

kazuza: As partições são para eu não formatar de uma só vez milhentos MBs... demora um tempão... Agora a sério a 2ª partição era para instalar o win2000 e depois tb instalar o linux (noutra) mas nunca me deu vontade...

Em relação a bios algum cuidado especial a ter quando se faz o update? Poderá acontecer uma desgraça qq e desaparecerem dados..

Eu percebo de informática mas se perco o que tenho no disco, mato-me :P
 
Se voces lessem uma thread do winxp sp2 viam que este limita o sistema operativo apenas a 10 ligacoes simultaneas por causa dos blast's e viroses do genero

so que isso tambem afecta os programas p2p!! por isso aplicase um patch nao oficial para nao limitar mais :D
 
Eu comprei recentemente um de 200Gb para instalar o SO Windows XP pro e o individuo disse-me que se não tivesse o SP1 não iria reconhecer os 200Gb mas sim à volta de 130Gb. Mas tambem disse que se instalasse, depois de formatar, o SP1 ele reconhecia automaticamente os 200Gb, não sei se isto é verdade pois já tinha o SP1 no CD do XP quando formatei.
No meu caso reconheceu automaticamente os 200Gb.
 
Recordo que os discos não são o meio mais seguro para ter as coisas.

Eu percebo de informática mas se perco o que tenho no disco, mato-me

Existem backups para evitar que as pessoas se matem:D

Em relação a bios algum cuidado especial a ter quando se faz o update? Poderá acontecer uma desgraça qq e desaparecerem dados..

Sim deves ter todos os cuidados a mudar a BIOS. Já não me lembro que board tens. Mas tem cuidado com isso.
Mas isso não faz perder os dados do disco.

O XP funciona bem com a mula não te preocupes:)
 
Back
Topo