1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Wireless 4965

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - GNU/Linux & *nix' iniciada por Cikaybe, 17 de Dezembro de 2007. (Respostas: 23; Visualizações: 1963)

1. Cikaybe

Cikaybe Power Member

Olá,

Ando aqui ás voltas para por a funcionar a placa Intel PRO/Wireless 4965 AG(N) no portatil (É um Clasus SR-512).

De momento tenho o linux MINT e este deveria detectar a placa logo após a instalação mas não estou a conseguir utilizar a mesma.

Isto é o que me aparece no Network Settings.

Alguém pode dar umas luzes sobre como por a mesma a funcionar?

É necessário algum programa em especial?

Obrigado

Última edição: 17 de Dezembro de 2007
  2. hellaxe

hellaxe Power Member

É suposto o Mint detectar mesmo?
    Pode não haver módulo disponível para essa placa wifi.
    Nesse caso só mesmo com o ndiswrapper.

EDIT:
    Isto pode ajudar

Última edição: 17 de Dezembro de 2007
  3. Cikaybe

Cikaybe Power Member

Supostamente o mint deveria detectar (já instalei o Ubuntu e é a mesma coisa assim como também no opensuse 10.3).

Código:
    [email protected]:~/Desktop/iwlwifi-1.2.22$ make
    Makefile:24: 
    Makefile:25: WARNING: $SHELL not set to bash.
    Makefile:26: If you experience build errors, try
    Makefile:27: 'make SHELL=/bin/bash'.
    Makefile:28: 
    Kernel Makefile not found at '/lib/modules/2.6.22-14-generic/source'
    chmod: cannot access `compatible/*': No such file or directory
    /bin/sh: cannot create compatible/kversion: Directory nonexistent
    -e 
    Makefile has been modified by generate_compatible, please run `make' again

make: *** [compatible/kversion] Error 1

4. esquiso

esquiso Power Member

Tens os headers instalados?

5. InforMed

InforMed Power Member

Tens a placa ligada??? Normalmente há um botão! Tinhas durante a instalação!???

6. Cikaybe

Cikaybe Power Member

Tinha a placa ligada.

Para os headers é só fazer "install linux-headers" certo?

7. esquiso

esquiso Power Member

Não.
    aptitude search linux-headers-`uname -r` e instala o que te der :)

8. Cikaybe

Cikaybe Power Member

Depois de fazer aptitude install linux-headers-2.6.22-14-generic continua a dar o mesmo erro.

9. CR_

CR_ Power Member

Atenta na parte: [eu tive que fazer um link simbólico para as sources do kernel # ln -s /usr/src/linux-source-2.6.22 /lib/modules/2.6.22-3-686/source]

Adapta a ti.

10. Placa Wireless

Já estou cansada de pesquisar e não encontro maneira de instalar os drivers da minha placa wireless. Alguém me pode ajudar?

Tenho ubuntu 8.10 e a minha placa é Intel® Wireless WiFi Link 4965AGN, da qual eu já tenho os drivers em unicode, mas não sei como os instalar :confused:, pois o programa que usei para instalar as drivers diz que não é um ficheiro .inf válido.

Como obvio sou iniciante em linux...

Obrigada ;)

11. skinnie

skinnie Power Member

Kikip tens a certeza que a tua placa não é já suportada pelo 8.10?tenho ideia de só não ser suportada para ai no 7.10..

12. Tenho a certeza em relação à versão do ubuntu. Agora caso já seja suportada, não devia de a localizar? é que eu ligo o botão do wireless assim como o respectivo router e ele não me encontra rede nenhuma. Nem a luz da placa acende. Vou confirmar o modelo da placa.

13. skinnie

skinnie Power Member

Penso que o problema estará mais no "botão" do que na placa em si.
    Penso que essa placa já é suportada desde o 7.10...mas o melhor é fazeres um searchzito pelo modelo do portatil nos forums do ubuntu..

14. O meu portatil é recente, eu já fiz essa busca, mas são poucos os posts que falavam sobre ele especificamente. Posso é estar enganada em relação ao modelo da placa. É todo o lado aparece esta especificação 802.11 a/b/g/draft-n wireless, quando vou ao site da intel e pesquiso por esta placa surgiu-me o modelo atrás especificado. Poderá ser esse o erro?

Obrigada pela resposta ;)

15. omni0ne

omni0ne Power Member

Achei estranho quando vi a thread porque tenho uma placa igual e já é suportada pelo kernel há muito tempo.

Para confirmar testei com o live cd do ubuntu 8.04 (a base do mint se não me engano) e funcionou tudo tirando a luz da placa, isso só a partir do 2.6.27 penso eu.

Como já referiram pode ser um problema com o 'botão' e nesse caso será mais especifico ao modelo do portátil.

16. Pois :S O meu pc é um sony vaio vgn-cs11s, e pelo que li, é dos mais complicados em linux (os vaios)... o único live cd que exprimentei e me aceitou a wireless foi o madriva, já em pensei em mudar, mas como o live cd nunca dá à primeira fiquei com receio que ainda fosse pior que o ubuntu... Não me apetece desistir de linux, mas que já me deu alguma dor de cabeça já...

17. skinnie

skinnie Power Member

esse portátil segundo vi tanto pode vir com wireless intel ou wireless atheros.
    Abre a consola e faz lspci e depois posta aqui o resultado sff.
    O mandriva não é mau,eu até gostei..é bastante simples e intuitivo,e vem já com muitos dos drivers instalados o que para quem não quer ter trabalho ou não percebe muito dá jeito :)

18. já vi o meu erro :s é intel sim mas 5100...peço desculpa, mas a única coisa que aparecia nas especificações wireless era o que escrevi anteriormente e ao pesquisar dava-me placa 4965

resultados:

00:00.0 Host bridge: Intel Corporation Mobile 4 Series Chipset Memory Controller Hub (rev 07)
    00:01.0 PCI bridge: Intel Corporation Mobile 4 Series Chipset PCI Express Graphics Port (rev 07)
    00:1a.0 USB Controller: Intel Corporation 82801I (ICH9 Family) USB UHCI Controller #4 (rev 03)
    00:1a.1 USB Controller: Intel Corporation 82801I (ICH9 Family) USB UHCI Controller #5 (rev 03)
    00:1a.7 USB Controller: Intel Corporation 82801I (ICH9 Family) USB2 EHCI Controller #2 (rev 03)
    00:1b.0 Audio device: Intel Corporation 82801I (ICH9 Family) HD Audio Controller (rev 03)
    00:1c.0 PCI bridge: Intel Corporation 82801I (ICH9 Family) PCI Express Port 1 (rev 03)
    00:1c.2 PCI bridge: Intel Corporation 82801I (ICH9 Family) PCI Express Port 3 (rev 03)
    00:1c.4 PCI bridge: Intel Corporation 82801I (ICH9 Family) PCI Express Port 5 (rev 03)
    00:1d.0 USB Controller: Intel Corporation 82801I (ICH9 Family) USB UHCI Controller #1 (rev 03)
    00:1d.1 USB Controller: Intel Corporation 82801I (ICH9 Family) USB UHCI Controller #2 (rev 03)
    00:1d.2 USB Controller: Intel Corporation 82801I (ICH9 Family) USB UHCI Controller #3 (rev 03)
    00:1d.7 USB Controller: Intel Corporation 82801I (ICH9 Family) USB2 EHCI Controller #1 (rev 03)
    00:1e.0 PCI bridge: Intel Corporation 82801 Mobile PCI Bridge (rev 93)
    00:1f.0 ISA bridge: Intel Corporation ICH9M LPC Interface Controller (rev 03)
    00:1f.2 SATA controller: Intel Corporation ICH9M/M-E SATA AHCI Controller (rev 03)
    00:1f.3 SMBus: Intel Corporation 82801I (ICH9 Family) SMBus Controller (rev 03)
    01:00.0 VGA compatible controller: nVidia Corporation GeForce 9300M GS (rev a1)
    02:00.0 Ethernet controller: Marvell Technology Group Ltd. 88E8040 PCI-E Fast Ethernet Controller (rev 12)
    03:00.0 Network controller: Intel Corporation Wireless WiFi Link 5100
    06:02.0 FireWire (IEEE 1394): Ricoh Co Ltd R5C832 IEEE 1394 Controller (rev 05)
    06:02.1 SD Host controller: Ricoh Co Ltd R5C822 SD/SDIO/MMC/MS/MSPro Host Adapter (rev 22)
    06:02.2 System peripheral: Ricoh Co Ltd R5C592 Memory Stick Bus Host Adapter (rev 12)

Obrigada pela ajuda :)

19. skinnie

skinnie Power Member

Pelo que vi nos foruns do ubuntu essa placa ainda não é mesmo suportada.
    Podes sempre tentar o alpha do ubuntu 9.04,pode ser que já detecte,contudo tens de ter em mente que como é pré release ainda tem muitas arestas por limar.
    Senão te queres sujeitar á possivel instabilidade do ubuntu 9.04 vai para o mandriva,eu acho uma boa distro..só não fiquei com ela no meu desktop pois ela não gostava de overclocks :P

Partilhar esta Página