1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Wireless: ajuda...

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por SoulGirl, 24 de Abril de 2006. (Respostas: 15; Visualizações: 1173)

1. SoulGirl

SoulGirl Power Member

Olá pessoal
    Então é o seguinte:
    Tenho ligação por cabo em casa e queria aderir ao wireless.
    O que se passa é que sou novata nestas andanças de ligações internet sem fios e preciso de ajuda.
    Primeiro que tudo queria saber se é possível ter o desktop ligado por rede (via cabo) e ter apenas o wireless para o portátil. Há forma de fazer isso?
    Depois, qual o router que me aconselham? (melhor relação qualidade/preço/fiabilidade) e que velocidade deverá ser o mesmo.
    Tenho um cable modem Thomson neste momento ligado via usb ao desktop.
    O portátil (ainda n o tenho, mas terei dentro de dias) já tem wireless incorporado.
    Espero que me possam ajudar.
    Fico a aguardar as vossas respostas.
    Thanks in advance :)

2. SoulGirl

SoulGirl Power Member

Podem ajudar????

3. blastarr

blastarr Power Member

Router wireless.
    Se o comprares, o modem pode continuar a ser de cabo na boa.

Quanto ao modelo, não te sei responder com exactidão, mas os LINKSYS/Cisco costumam ser bons.

4. SoulGirl

SoulGirl Power Member

E como deverá ser feita a ligação?
    Podem-me recomendar alguns modelos que sejam bons?
    Nisto sou mesmo verdinha :)

5. blastarr

blastarr Power Member

A ligação é igual à que se faria num router com cabo ethernet.

Ou seja:
    Modem -> cabo Ethernet -> Router Wireless -> placas wireless nos PC's desktop ou notebook.

Numa ligação por fio seria:
    Modem -> cabo Ethernet -> Router -> Cabo/s Ethernet (um por PC a ligar) -> placa de rede no/s PC/s.

Aconselho a compra de uma placa Wireless para o teu desktop (para slots PCI), assim podes livrar-te de pelo menos mais um cabo Ethernet.

6. SoulGirl

SoulGirl Power Member

Por enquanto terá de ficar mesmo com mais um cabo.
    Ficará ligado por cabo o desktop e o portátil via wireless.
    Obrigada pelos esclarecimentos blastarr :)

Em relação ao equipamento:

Andei a ler umas reviews e parece-me que o Linksys WRT54G é uma boa aposta.
    Alguém que tenha este router e possa colocar a sua opinião sobre ele?
    Mantém a ligação sem problemas?
    O sinal é porreiro?
    É muito complicado de configurar?
    E em segurança?

Sorry por tantas perguntas mas quero comprar uma coisa que não me venha a arrepender de seguida.
    Thank you! :wavey:

7. silverkzar

silverkzar Power Member

Eu tenho um wrt54gl e n tenho nada a apontar...
    So tens q ter o cuidado de comprar um wrt54g q corra linux e n o sistema proprietário da linksys para poderes colocar lá um firmware do dd-wrt ou do thibor pois com estas firmwares contas com um enorme leque de opções (wpa2, radius... controlar a potência do sinal, etc)
    Consulta este link e este

8. SoulGirl

SoulGirl Power Member

Ui...
    Isso é que é mais complicado.
    Fui hoje para o comprar e estava esgotado. Como é uma loja onde está a um preço bastante bom, não tinham para entrega e vão mandar vir.
    Disseram-me que chega em principio na quinta feira, mas como é por encomenda não tenho a mínima hipotese de ver isso de que falas.
    E agora? :rolleyes:

9. Morpheus

Morpheus Banido

A vantagem do linksys é que dá para trocar a antena e por uma melhor para o caso de teres problemas de sinal o que eu duvido que tenhas visto que supostamente é para teres em casa, todavia se o teu quarto tiver a cozinha pelo meio (exemplo : router na sala e cozinha pelo meio e o teu quarto do outro lado) cada vez que a tua mãe ligar o microndas vais ter uma diminuição de sinal brusca mas nada de mto forte... mas isso é inerente à tecnologia em si (tecnologia neste caso= wi-fi). Se tiveres uma casa grande e quiseres sinal em toda a casa é simples, basta ligares o router, veres até aonde tens o sinal e instalares um Acess Point aí e crias uma bridge para teres mais sinal. Tanto o router como o AP são simples de configurar, basta procurares aqui no forum existe um tutorial a explicar isso.

10. SoulGirl

SoulGirl Power Member

Muito obrigada Morpheus!! :P
    HE HE essa do micro-ondas é fixe. Não fazia ideia. Quanto muito sou eu a ligar o micro-ondas e nem dou por isso porque não faço as duas coisas ao mesmo tempo (leia-se: tar no pc e a ligar o micro-ondas) :-D
    Espero ter sinal pela casa toda...o router vai ficar no meu escritório...depois tem a cozinha pelo meio de facto e depois a sala. Gostaria de o poder usar na sala.
    Em relação ao uso no quarto não deve haver problemas pq é na divisão ao lado.
    Bom, a ver vamos...

11. JCmendes

JCmendes Power Member

Boas, olha eu comprei um AP (access point) da Belkin por 70€ já à umas semanas na ***** que tem 2 antenas.

Coloquei junto ao modem Router no r/c da casa, e consigo ter net no 2º andar com o tal portátil A100 ;)

12. SoulGirl

SoulGirl Power Member

Hum..mas achas q só com o router não vou conseguir ter net pela casa?
    É tudo no mesmo piso.

13. Sleeper

Sleeper Power Member

Eu tenho o router da Linksys ligado ao Modem da TVCabo e tanto o Desktop com o portátil estão a funcionar lindamente.

Apenas com o router tenho net no portátil por toda a casa.

14. SoulGirl

SoulGirl Power Member

Oi pessoal....já tenho o Linksys a bombar :-D
    Penso ter configurado tudo bem. A nível de segurança segui os tutoriais que vi por aí e penso que ficou bem protegido.
    Quanto a testar a ligação wireless em si, ainda não foi possível porque ainda não chegou o meu portátil. Com sorte vou buscá-lo amanhã.
    Tenho o desktop ligado, mas por cabo.
    Mal tenha o portátil digo qualquer coisa.
    Obrigadão a todos pela ajuda :P

15. também sou novo na área de wireless e estou desenvolvendo algo muito interessante.
    Pretendo com ajuda de um acess point, substituir a antena do mesmo e estabelecer links ponto a ponto a grandes distâncias, usando antenas de lata.

pretendo faze-lo usando windows xp com SPs e mais tarde, com um software open-source.

estou também a estudar o VOIP para implementar em zonas rurais e urbanas que ainda não tenham acesso a este meio de comunicação.

neste momento já tenho as antenas construidas e fiz alguns testes usando softwares apropriados.

16. pesta

pesta Power Member

Quanto custou o router e onde, se não é indiscrição?

@znhacumba

Qual foi a distância máxima que conseguiste atingir com as tuas antenas?

Partilhar esta Página