Wireless bridge e static dhcp

masterboyz

Power Member
Boas

Vou proceder a algumas mudanças na rede de casa, e ainda não me decidi sobre um aspecto.

Preciso integrar dois ou três dispositivos na rede, visto que alguns só vão ter interface ethernet, estou a pensar fazer uma wireless bridge com um router para o router principal.

Uma feature que quero incluir na rede é um static dhcp ou dhcp reservation, e de momento o router principal não suporta isso, pois é um Linksys WAG54GS. Sendo assim o novo router introduzia essa nova feature e eu desligava o dhcp server do router principal.

Como tem sido complicado encontrar um dispositivo que faça de bridge e tenha a feature anteriormente referida, estou a pensar em adquirir um Linksys WRT54GL e meter depois logo um firmware dd-wrt.

Que acham? Aconselham fazer isto ou outra solução?
 
Vou ver se explico melhor:

De momento tenho um router Linksys WAG54GS pela casa toda.

Numa zona da casa, estou com má captação, e nessa divisão vou juntar um portátil, um pc fixo sem wireless, e um NAS.

Das duas uma, ou faço uma bridge com o router principal, ou meto um repetidor, que é quase a mesma coisa, ficando ainda com o acesso wireless.

Para além disso, queria introduzir uma feature nova na rede, que é o static dhcp ou dhcp reservation. Basicamente é atribuir endereços IP's pelos MAC Address. O router que tenho de momento não tem isso, como tal, ou o novo router ou o NAS vai ter que introduzir esse ponto.

Muito bem, a minha duvida é que router, access point, etc, escolher. Tem que ter pelo menos 3 interfaces de ethernet, que funcione num dos modos acima referidos, e se tivesse a feature referida também era bom.
Para já estou a pensar num Linksys WRT54GL para depois colocar um firmware da dd-wrt.

Gostava também de saber se alguém usa este firmware num router deste genero, e se tem tido problemas. Li que no modo Bridge, ele não faz correctamente o modo "wireless bridge", porque o router base só "vê" um MAC address para todos os dispositivos. (acaba por ser um modo cliente a meu ver)

Espero ter sido mais claro, alguma coisa é só dizer.
 
Bridge e repeater diferem bastante. Aos olhos do utilizador a maior diferença e a largura de banda, que ficará pela metade, nem mais, nem menos.

Sobre os DHCP, porque não colocas ip's fixos nos PC's? É mais facil que andar a configurar MAC's.
 
Sim, diferem um bocado, para mim é que me parece que qualquer uma das opções serve. Ficar com metade da largura de banda não é problemático.
Se tiver a opção de escolher qualquer uma das hipóteses é o ideal, e com o firmware referido, tenho essa possibilidade.

Não coloco IPs estáticos manualmente, porque alguns PCs são portáteis e eu não quero estar sempre a mexer nisso cada vez que se usa o wireless fora de casa. Já não falando do facto que a malta lá de casa não percebe nada disso.

Assim faço essa gestão com a maior das comodidades. É muito mais fácil para mim, e prático para os outros. :)
 
Judas, quando referiste que se fica com metade da largura de banda, é no caso de se estar ligado por wireless no repetidor, no entanto no router 2 (o novo/repetidor/etc) deve estar tudo ligado por ethernet, daí o não problemático. :)

Uma coisa que me esqueci de referir, é que todos os PCs da rede devem ser capazes de se acederem uns aos outros, independentemente do router a que estejam ligados.
O ideal era terem a mesma subnet, mas se não for possível, desde que cheguem a qualquer parte da rede chega-me.

A ideia é estar um NAS e um static dhcp no router 2.
 
Última edição:
Nesse caso, o ideal será mesmo um dd-wrt.
Tenho vario se funcionam que é uma maravilha.
Não vou dizer em que equipamentos. :)

Server para o que tu queres. Se precisares de ajuda com o ddwrt apita por PM.
 
Boas

Neste momento já tenho um WRT54GL com o DD-WRT a funcionar em modo Repeater Bridge e está tudo a correr bem.

O único problema é que neste modo não dá para ter static dhcp. Como tal, estou também a equacionar a mudança do router host que tenho.

Para já vou manter isto assim e fazer mais umas experiências. Se continuar estável, começo a pensar em mudanças.
 
Back
Topo