1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Wireless & Cable

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por APLinhares, 14 de Outubro de 2006. (Respostas: 11; Visualizações: 665)

1. APLinhares

APLinhares OpenSource Moderator
    Staff Member

Boas. Precisava de ajuda aqui com a rede. Tenho 1 router wireless, ao qual acede o meu desktop e o portatil, ambos por wireless (na gama 10.1.1.x). Té aqui não ha problemas. Mas periodicamente faço grandes transferencias entre portatil e desktop, pelo que me dá jeito usar antes entre eles 1 cabo de rede. A pergunta é, como poderei ter wireless (no desktop) e partilhar files entre portatil e desktop por cabo? terá de ser gama ip's do genero 192.168.0.x ne?
    Agradecido pela atenção.

Última edição: 15 de Outubro de 2006
  2. DnlCY

DnlCY Power Member

Eu nunca experimentei isso mas suponho que nao tenhas problemas em realizar as ligacoes. Desde que atribuas ips fixos nas placas de rede ( cabo ) .
    E para isso tens varias gamas:
    Class A: 10.0.0.0 - 10.255.255.255
    Class B: 172.16.0.0 - 172.31.255.255
    Class C: 192.168.0.0 - 192.168.255.255
    Acho que o problema que terás é usar mm o cabo de rede em vez do wireless para transferires os dados.
    Numa busca rapida pelo google encontrei isto:
    http://www.tdsway.com/support/knowledge_base/ranger/windows-ce-2.12/comm_tips/KB345
    Infelizmente é para Windows CE. e pelo menos para XP nao vejo paralelo. Mas és capaz de encontrar programas para isso.

Edit:
    Alias axo que nem precisas de usar um programa. Basta ires ao run e procurares o ip do outro pc. E depois usares drag and drop no explorer para passares os ficheiros. Terás é de ter pastas partilhadas.

Última edição: 17 de Outubro de 2006
  3. Onesolo

Onesolo Power Member

Boas,

Esta é facil. Como ambos as maquinas estão ligadas por wireless, é mais facil para configurar as placas de rede, que suponho que ambas tenham. Bom aconselho-te a pores um ipfixo em cada maquina, tipo 192.168.1.x e a mesma sub net, neste caso 255.255.255.0 e depois so tens que ter em ambas as maquinas uma pasta partilhada. Depois é so ligares o cabo entre as 2 maquinas.

Ahh, acho q tens que meter as maquinas no mesmo Workgroup (ou domain), mas isto ja n tenho a certeza se é necessário.

4. APLinhares

Staff Member

nao, nao é facil :D
    o esquema é tipo Router <wireless> pc1 <cabo> Pc 2 ...
    e com o wireless ligado para o pc1 nao consigo (usando a mesma gama do router) ver o outro pc, nem sequer pings). e usei gama do router e a de cabo distintas e mesma coisa... o pc1 parece simplesmente ignorar a lig cabo com wifi ligado. Sugeriram-me 1 config que vou testar.
    cumps

5. TuxBoss

TuxBoss Power Member

O que tu queres é ter o desktop ligado directamente ao portatil e ao mesmo tempo ao router wireless é isso?

Se for só consegues fazê-lo tornando o desktop em router e o "router" em simples ap. Aí sim dá para fazer o q queres.

6. SwimmerBoy

SwimmerBoy Folding Member

Basta colocares um IP diferente exclusivo para os cabos... ;)

7. tkm_[pt]

tkm_[pt] Power Member

Acho que o problema que tens é que mesmo usando uma gama diferente de IP's, os pc's estão a usar o router para verificar o endereço. E claro que o router não vai dar resposta.

Uma solução temporária é desligares a wireless no pc que vai transferir os ficheiros. Desta forma deves conseguir ver o outro pc e enviar os dados, mesmo que o outro pc não te veja.

A outra opção, e se calhar é a que estás a usar, é entrar no endereço o ip da outra máquina. Desta forma o windows, presumo que seja este o OS que estás a usar, vai ter, ou deveria ir directo à outra máquina.

8. SwimmerBoy

Xi....ca complicação que praqui vai...

Tens DHCP? Se sim, ligas os cabos a ambos os PCs e tá a andar

Se não tiveres, dá um IP 192.168.0.1 a um dos PCs e ao outro das 192....2

Acedes por IP e não por nome de PC e tá feito!

9. APLinhares

Staff Member

Exactamente isso.

Acho que é usar ligaçao por firewire :wow:

O ppl anda a ler é nas diagonais :/

Swimmerboy, isso era bom demais... porque router está a 1s bons metros (do outro lado da casa, daí kerer ligar o desktop ao portatil por cabo, para nao desligar a wireless do desktop (que estará a bombar).

tkm_[pt], eu estou a tentar usar a outra opção, mas o problema é que nao consigo ligação...
    como disse, por firewire resolve-se isto, lol. decerto + vale.
    obrig a todos.

Última edição: 18 de Outubro de 2006
  10. SwimmerBoy

Ah, não te tinha percebido...

Qual é o teu portatil já agora?

É que o meu portatil aceita cabos directos cruzados e não cruzados!

Na pior das hipoteses, necessitas apenas de um cabo cruzado para fazeres as transferencias!!

11. DnlCY

DnlCY Power Member

AndreAPL, eu pensava que o que querias era simples de implementar...mas se te continuar a dar mts dores de cabeça deixo-te uma ideia: Compras um disco externo ( ou só caixa caso tenhas um disco antigo ) e não tens nenhum desses problemas:) Para alem disso poderás ficar com mais espaço para guardares files que estejas a sacar. Porque quem tem um "desktop (que estará a bombar)" suponho que tb tenha alguma falta de espaço.

12. APLinhares

Staff Member

é 1 Asus M2N (2400N). como tenho 2 discos no desktop ha smp espaço :D tb pensei na questão de disco externo, mas ta mau ($) lol. em principio ja tenho varias soluçoes, obrigado a todos.

Partilhar esta Página