Wireless & Cable

APLinhares

OpenSource
Boas. Precisava de ajuda aqui com a rede. Tenho 1 router wireless, ao qual acede o meu desktop e o portatil, ambos por wireless (na gama 10.1.1.x). Té aqui não ha problemas. Mas periodicamente faço grandes transferencias entre portatil e desktop, pelo que me dá jeito usar antes entre eles 1 cabo de rede. A pergunta é, como poderei ter wireless (no desktop) e partilhar files entre portatil e desktop por cabo? terá de ser gama ip's do genero 192.168.0.x ne?
Agradecido pela atenção.
 
Última edição:
Eu nunca experimentei isso mas suponho que nao tenhas problemas em realizar as ligacoes. Desde que atribuas ips fixos nas placas de rede ( cabo ) .
E para isso tens varias gamas:
Class A: 10.0.0.0 - 10.255.255.255
Class B: 172.16.0.0 - 172.31.255.255
Class C: 192.168.0.0 - 192.168.255.255
Acho que o problema que terás é usar mm o cabo de rede em vez do wireless para transferires os dados.
Numa busca rapida pelo google encontrei isto:
http://www.tdsway.com/support/knowledge_base/ranger/windows-ce-2.12/comm_tips/KB345
Infelizmente é para Windows CE. e pelo menos para XP nao vejo paralelo. Mas és capaz de encontrar programas para isso.

Edit:
Alias axo que nem precisas de usar um programa. Basta ires ao run e procurares o ip do outro pc. E depois usares drag and drop no explorer para passares os ficheiros. Terás é de ter pastas partilhadas.
 
Última edição:
Boas,

Esta é facil. Como ambos as maquinas estão ligadas por wireless, é mais facil para configurar as placas de rede, que suponho que ambas tenham. Bom aconselho-te a pores um ipfixo em cada maquina, tipo 192.168.1.x e a mesma sub net, neste caso 255.255.255.0 e depois so tens que ter em ambas as maquinas uma pasta partilhada. Depois é so ligares o cabo entre as 2 maquinas.

Ahh, acho q tens que meter as maquinas no mesmo Workgroup (ou domain), mas isto ja n tenho a certeza se é necessário.
 
nao, nao é facil :D
o esquema é tipo Router <wireless> pc1 <cabo> Pc 2 ...
e com o wireless ligado para o pc1 nao consigo (usando a mesma gama do router) ver o outro pc, nem sequer pings). e usei gama do router e a de cabo distintas e mesma coisa... o pc1 parece simplesmente ignorar a lig cabo com wifi ligado. Sugeriram-me 1 config que vou testar.
cumps
 
O que tu queres é ter o desktop ligado directamente ao portatil e ao mesmo tempo ao router wireless é isso?

Se for só consegues fazê-lo tornando o desktop em router e o "router" em simples ap. Aí sim dá para fazer o q queres.
 
Acho que o problema que tens é que mesmo usando uma gama diferente de IP's, os pc's estão a usar o router para verificar o endereço. E claro que o router não vai dar resposta.

Uma solução temporária é desligares a wireless no pc que vai transferir os ficheiros. Desta forma deves conseguir ver o outro pc e enviar os dados, mesmo que o outro pc não te veja.

A outra opção, e se calhar é a que estás a usar, é entrar no endereço o ip da outra máquina. Desta forma o windows, presumo que seja este o OS que estás a usar, vai ter, ou deveria ir directo à outra máquina.
 
Xi....ca complicação que praqui vai...

Tens DHCP? Se sim, ligas os cabos a ambos os PCs e tá a andar

Se não tiveres, dá um IP 192.168.0.1 a um dos PCs e ao outro das 192....2

Acedes por IP e não por nome de PC e tá feito!
 
O que tu queres é ter o desktop ligado directamente ao portatil e ao mesmo tempo ao router wireless é isso?
Exactamente isso.

Se for só consegues fazê-lo tornando o desktop em router e o "router" em simples ap. Aí sim dá para fazer o q queres.
Acho que é usar ligaçao por firewire :wow:

O ppl anda a ler é nas diagonais :/

Swimmerboy, isso era bom demais... porque router está a 1s bons metros (do outro lado da casa, daí kerer ligar o desktop ao portatil por cabo, para nao desligar a wireless do desktop (que estará a bombar).

tkm_[pt], eu estou a tentar usar a outra opção, mas o problema é que nao consigo ligação...
como disse, por firewire resolve-se isto, lol. decerto + vale.
obrig a todos.
 
Última edição:
Ah, não te tinha percebido...

Qual é o teu portatil já agora?

É que o meu portatil aceita cabos directos cruzados e não cruzados!

Na pior das hipoteses, necessitas apenas de um cabo cruzado para fazeres as transferencias!!
 
AndreAPL, eu pensava que o que querias era simples de implementar...mas se te continuar a dar mts dores de cabeça deixo-te uma ideia: Compras um disco externo ( ou só caixa caso tenhas um disco antigo ) e não tens nenhum desses problemas:) Para alem disso poderás ficar com mais espaço para guardares files que estejas a sacar. Porque quem tem um "desktop (que estará a bombar)" suponho que tb tenha alguma falta de espaço.
 
é 1 Asus M2N (2400N). como tenho 2 discos no desktop ha smp espaço :D tb pensei na questão de disco externo, mas ta mau ($) lol. em principio ja tenho varias soluçoes, obrigado a todos.
 
Back
Topo