Wireless....Circuito ! HELP !

dvdcastav

Membro
Boas. Vejam lá , tive um trabalho imenso a inscrever me no fórum...1º, aquela imagem com as letras para segurança tramou me 2 vezes. depois, em cada vez tive que escrever 2 vezes a password porque pensava que tinha posto as letras correctas e já ia para a proxima pagina. mas nao, volta a escrever as letrinhas e duas vezes a passe. Ha, e tambem nao vi o "ÉS HUMANO?". lol

Bem, eu, como tremendo noob que sou em hardware e ligaçoes internet, pensei em "montar" uma rede wireless...e para isso preciso de...?!??!?!
Está claro, preciso da vossa magnifica ajuda, sim , a vossa , ó TECHLORDS que andam por aí.
Bem, tenho uma conta da netcabo ( sim, eu sei, da netcabo...8|) e um modem THG (aquele novinho, gordinho que tambem da para telefone...). Sei que apenas um MAC adress tem autorizacao para aceder aos serviços da conta, mas podemos distribuir a rede usando um router...(continuo a ser um noob, ou nao, depois de ter dito que sabia disto...??)...Agora, o que nao sei, é como é que se deve "montar" o circuito, ou seja, que cabos é que devo ligar ou nao, etc...

Já agora, se me pudessem dar algumas sugestoes acerca da compra de um router porreirinho, com um bom alcançe...

Obrigado desde já,

Comprimentos e bons posts. :rrotflm:
 
Boas, router é um aparelho que faz o routeamento de uma gama de ip's para outra.
Ou seja, permite que exista ligação entre redes com ip's diferentes.

Ligas o Router ao modem. A porta LAN do modem liga na porta WAN do router. E já está, se o router tiver 4 portas LAN, podes ligar 4 cabos RJ45 para computadores, switches, outros routers... etc...

A função de WiFi é fornecida por um AP, normalmente, só tem uma porta RJ45, e fazem o mesmo que um modem, passam a rede de um interface para outro, mais nada.

Se queres poupar e comprar tudo em um para nao gastar muitos €, boa sorte, eu nao aconcelho... pelas minhas razoes....

Podes comprar um Dlink DIR-100 e um AP da Dlink tambem, fica tudo por uns 60 ou 70€.

Nao quero fazer pub, mas na ***** um dir-100 custa 25€...
 
Hm...la esta a minha noobice a actuar. Eu tenho o modem ligado ao pc por usb, obviamente. mas depois como é que faço a ligaçao com o router ?? continuo a liga-lo com o cabo usb ao pc e depois uso o cabo ethernet para o ligar ao router, ou nao ? esta pc nao tem placa wireless...apenas o do meu pai e o portatil, claro, mas isso ja é outra historia...

Obrigado
 
Hm...la esta a minha noobice a actuar. Eu tenho o modem ligado ao pc por usb, obviamente. mas depois como é que faço a ligaçao com o router ?? continuo a liga-lo com o cabo usb ao pc e depois uso o cabo ethernet para o ligar ao router, ou nao ? esta pc nao tem placa wireless...apenas o do meu pai e o portatil, claro, mas isso ja é outra historia...

Obrigado

Ligas assim:

Internet -->> cabo netcabo -->> Modem -->> cabo RJ45 -->> Router -->> cabo RJ45 -->> Computadores/AP/switch/etc...
 
Internet -->> cabo netcabo -->> Modem -->> cabo ethernet -->> router -->>emite sinal wireless que vai ser recebido por portateis, psp, etc etc |*
|*
|
USB
|
|
PC

É assim que funciona ??
 
Internet -->> cabo netcabo -->> Modem -->> cabo ethernet -->> router -->>emite sinal wireless que vai ser recebido por portateis, psp, etc etc |*
|*
|
USB
|
|
PC

É assim que funciona ??

Não deveria funcionar, porque esse modem, é um modem, apenas fala atraves de layer 3, é preciso que tenhas apenas um MAC adress do lado logico da tua rede interna.

Ou seja, apenas podes ligar uma "coisa" ao modem de cada vez, ou UM pc , ou se for um router ligas VARIOS pc's.
 
ah...ou seja, o router é como se fosse um modem mas com multiplas capacidades de saidas...mas tipo, é o router que cria a rede wireless, é isso ??mas tambem se pode ligar o router a pc's, etc, por cabo ...?
 
ah...ou seja, o router é como se fosse um modem mas com multiplas capacidades de saidas...mas tipo, é o router que cria a rede wireless, é isso ??mas tambem se pode ligar o router a pc's, etc, por cabo ...?

Sim, o modem liga um tipo de "ligação electrica" a outro tipo, ou seja converte, modula e desmodula, MODEM - MOdulator DEModulator.
Serve para passar de linha telefonica, de tvcabo, adsl, para uma linha RS232, RJ45, etc...

O router, serve para puderes ligar a Internet á tua rede Intranet. Se nao tiveres router, e a ligação for directa, o proprio pc utiliza um router interno atraves de software. O router tem sempre de estar lá, seja fisico seja software...

A rede sem fios é um AP, tal como o modem, transforma um tipo de ligação fisico noutro. sendo que o canal logico de dados é o mesmo.

Por questoes de custo, existem varios aparelhos tudo-em-um, tipo, Modem+Router+AP+Firewall.

Esses são aparelhos que custam normalmente uns 100€ e alguns até tem ligação para partilha de impressora.

É complicado no meio de tanta publicidade enganosa por parte dos fabricantes, saber ao certo o que se está a comprar, mas é esse mesmo o trunfo deles, o comprador nao sabe e então compra um muito melhor (+ € )para ter a certeza que serve.....

Falando por experiencia, se nao percebes nada disso, compras um tudo-em-um, se ja sabes quelquer coisinha, então compras tudo separado.

Para fazer uma analogia simples.
Modem + Router + AP + Firewall + Partilha impressora + partilha porta USB + etc....
telemovel + GPS + RadioFM + MP3 + Videos + Maquina fotografica + etc...

Como podes ver, é uma comparação simples, um telemovel com tudo, nem bom gps, nem boa maquina fotografica...
 
hm...já está mais simples agora...mas ainda não percebi uma coisa, e deve ser tolice minha, mas por exemplo, "Modem -->> cabo RJ45 -->> Router -->> cabo RJ45 -->> Computadores/AP/switch/etc...", aqui tu dizes que para ligarmos um comp ao router, tem que se por cabo...nao pode ser por wireless, se o pc tiver placa ?? e para a psp igual, certo ?
 
hm...já está mais simples agora...mas ainda não percebi uma coisa, e deve ser tolice minha, mas por exemplo, "Modem -->> cabo RJ45 -->> Router -->> cabo RJ45 -->> Computadores/AP/switch/etc...", aqui tu dizes que para ligarmos um comp ao router, tem que se por cabo...nao pode ser por wireless, se o pc tiver placa ?? e para a psp igual, certo ?

Se o Router tiver Wireless sim, mas um router pode nao ter wireless, o modulo AP pode ou nao estar disponivel, depende do modelo do router.
 
o cabo chamado "ethernet" é o tal cabo rj45...certo ?

RJ45 é o tipo de ficha, aquela dos telfones do auricolar, é uma rj.... a do telefone RJ11, a das redes dos computadores, "Ethernet" RJ45, antigamente utilizava-se outras fichas BNC.

Ou seja, RJ é o tipo de ficha. Se for RJ11 é telefone, ADSL, etc..., se for RJ45 pode ser Ethernet, RDIS, SerialRocket, etc...
 
Ja percebi tudo mais ou menos...so tenho tres simples duvidas:

-O modem pode ser ligado por usb a um pc, e depois por cabo rj ao router ?? ou so pode ser unicamente ligado a um pc por usb ou por rj a um router ? nao pode ser ambos ao mesmo tempo ??

-Router a 56mb/s quer dizer que entre os componentes da rede, ou seja, computador, laptops, etc, o maximo de transferencia so atinge os 56mb por segundo. certo ?? E é assegurado essa capacidade de transferencia, ou depende de muitos factores que impedem que a tranferencia entre pc's a 56mb/s ??

-A repartiçao da net atraves do router , passando pelo modem , afecta em algum sentido a velocidade de up/downstream ?? Porque gostava que fosse possivel navegar a mesma velocidade em todos os computadores ligados...

vou ver se compro um Belkin , tipo g. chega para a minha pequenina eventual rede doméstica. :)

obrigado desde já
 
Última edição:
ora bem, vamos la ver se eu precebi...
os modems da netcabo apenas permitem 1 tipo de ligação ao mesmo tempo, vejamos.
se tens o modem ligado por usb, ja nao podes utilizar o rj45, e se tiveres a utilizar o rj45 ele ja n te deixa utilizar o cabo usb.

os 56mb/s sao muito relativos. isto é como na net, tens uma velocidade de 512kb/s de banda mas só consegues sacar no máximo a 55kb/s. com ele a trabalhar a 56mb/s vais conseguir prai uma velocidade de transferencia na ordem dos 6mb/s.

a repartição da net, depende de muitos factores... se tiveres uma boa captaçao de rede em principio nao vais ter problemas de maior.

cumps
 
Back
Topo