wireless e ubuntu

ash[M]ael

Membro
saudações...

Tenho um pequeno problema... Para mim é grande,lol... como tinha um portátil compaq 1500, P4 2.4Ghz, 512 mem e 40 G disco para aqui parado, resolvi dar o grito do Ipiranga ao Windows (leia-se matei o XP) e instalei o ubuntu... Descarreguei do site, instalei e dei saltos de alegria... afinal Linux é fixe... mas já agora porque não ligar à net via adsl? Fixe, não é? Era...

Mas tenho um conceptronic C54APRA com dongle c54ru com que me ligava em rede com outro portátil... até que era giro... como tenho tvcabo por sat e ligação AV entre tvs sem fio, sempre que estava ligado perdia a TvCabo... interferia no sinal da TV... Resolvi então actualizar o router com o firmware da Dlink, do router D-Link604T que é muito parecido em arquitectura... funciona que é um luxo...

Agora que tenho este portátil com o ubuntu, também me queria ligar à net com ele... mas como? já experimentei sacar o ndiswraper ou lá o que é mas ainda não sei como o instalar... e o ubunto precisa dos drivers win para usar o meu dongle (nada de piadas nem trocadilhos :)) wireless...

Como fazer? de realçar que a minha experiencia em linux é de 3,5 horas a ver que jogos o ubuntu tem na distro...

Já agora outra dúvida... quando abro docs Word no open office tudo ok, mas se os editar não consigo salvar o doc... e quando voltar a abrir em Word ele está como antes... como faço para que os docs modificados em open off sejam reconhecidos em word?????

Obrigado desde já pela ajudam que me possam dar...

Sérgio---
 
Ora vivas! Vejo que dessas 3horas e meia foram produtivas :D
Antes de mais bem-vindo ;)

Então é assim. O ndiswrapper é sem dúvida a solução ideal para ti, e acredita que funciona, deves ter algo mal configurado. Diz-me os passos que seguiste, para primeiro, teres o ndiswrapper e depois, o que fizeste para tentar por os drivers.

Posto isto, avançando para a segunda questão. É sabido que alguns ficheiros criados em word quando abertos no openoffice (e vice-versa) podem não se apresentar como no modelo original, mas, repito mas apenas quando usamos aspectos como configurações automáticas ou tipos de letra específicos. De qualquer modo, ainda assim é possível editar e abrir em qualquer programa, seja o Word ou Oo. O que deverás fazer neste caso é "gravar como..." e escolhes modo compatível que deverá ser *.doc et voilá ;)
 
Em relação aos *.doc: não poderá estar aí um problema de permissões? Estás a usar que tipo fs??

Em relação ao ndis: eventualmente pode haver algumas funcionalidades não disponíveis para a tua placa: por exemplo, eu tenho um colega que não consegue usar WPA...
 
Pois então, desde já obrigado pelas respostas...

Realmente esqueci de "salvar como..." e já me apercebi como ter os *.doc's em ordem....

Em relação à rede, e pelo que pesquisei, ela é compativel, mas só depois de upgrade ao firm....
Para isso modifiquei o firm da Conceptronic pelo da D-link (para o DSL604-T, e o router ficou uma bomba... muito melhor)... Mas no portátil tenho wireless embutido e não o consigo reconhecer...
Com a pen wifi do router, o ubunto encontra-a mas não se liga... e para isso preciso do ndiswrapper.... já o descarreguei, mas o ficheiro aparentemente estava corrompido e quando o tentava instalar não efectuava a configuração... Por acaso um colega de Penafiel teve o mesmo hardware que eu e resolveu-m o problema... configurou o portátil, instalando o ndis e outro que me deixava usa-lo em ambiente gráfico... eu sou mesmo zero em linha de comandos linux... lol, lembra-me o tempo do commodore e do Dos... mas aí eu era o rei da escola, agora sou um ganda nabo... lol

Como foi resolvido, com o ambiente gráfico é tão simples como o XP (aliás ainda mais fácil) e com o dongle wifi emulado em ambiente linux está a bombar... Se me habituar a isto como parece que estou, nunca mais win... hehe...

Pessoal, obrigadão pela ajuda...

Sérgio Mendes---
 
Sendo assim, mais uma vez, bemvindo ;) Pelo que percebi tens portátil com wireless integrado e desktop com pen wifi é isso? Não sei as razões, mas porque não usas ethernet no desktop. Colocas o router perto, ligas o cabo e deixa o wifi para o portatil. Tens mesmo necessidade de usar wireless no desktop, ou é uma questão de cabos minimalistic? ;) É que para além disso, em wireless por muito boa que seja a ligação nunca é a mesma coisa que ethernet...

És de Penafiel? Grande terra :D
 
Back
Topo