Wireless Energy Transfer May Power Devices at a Distance

Quad

Portugal@Home Member
http://www.sciam.com/article.cfm?chanID=sa003&articleID=E87D47E5-E7F2-99DF-3AE75A880501B215&ref=rss

SCIAM disse:
Tired of your laptop's battery dying during presentations or bursting into flames? Take heart: scientists are perfecting a new method for transmitting electrical energy from a base station using a technique that resembles a wireless Internet connection. Researchers say that a specially designed device should be able to draw power from a strong magnetic field permeating a room.

:wow:
O que acham disto? Muito Sci-fi?
Ainda nenhuma experiência foi feita mas pelos vistos parece haver apoio de alguns peritos.
 
Isto é algo que já faria sentido, se já existisse á mais tempo que certas coisas....como a propria transmissão de dados sem fios.
 
Isto não é novidade nenhuma, já Tesla falava disto. A questão é que para transmitires quantidades uteis de energia, precisas de um campo fortíssimo, e isso traz outros problemas.

Mas vamos a ver a proposta deles..
 
Isto não é novidade nenhuma, já Tesla falava disto. A questão é que para transmitires quantidades uteis de energia, precisas de um campo fortíssimo, e isso traz outros problemas.

Mas vamos a ver a proposta deles..

Exactamente.
Energia que se diga util teriamos um campo que nos iria "queimar por dentro"
 
The key to boosting the induced current is resonance, says photonics researcher Marin Soljacic of the Massachusetts Institute of Technology.

"It's a great idea. I think a lot of people will be very surprised by it," says photonics expert John Pendry of Imperial College London.

Bom não parece ser propriamente uma brincadeira... Até pode não se conseguir implementar devidamente a teoria ou eventualmente ela ser muito cara, mas que a ideia faz sentido, isso é certo :)
 
O pá isto já se usa há mt tempo mas em escala mais pequena, basta veres os bilhetes do metro pelo menos cá do Porto, têm um micro q é alimentado pelo leitor. Já se usa bastante na industria para fazer monotorização de processos agora daí a fazer alimentações muito elevadas vai um grande passo.
 
Isto não é novidade nenhuma, já Tesla falava disto. A questão é que para transmitires quantidades uteis de energia, precisas de um campo fortíssimo, e isso traz outros problemas.

Mas vamos a ver a proposta deles..
nomeadamente pessoas coladas à parede pela fivela do cinto :P

infelizmente isto é uma especie de santo graal, até hoje, a melhor maneira de ter "energia wireless", é aproveitando a luz do sol... o problema é que as celulas fotovoltaicas rendem pouco.

mas é mesmo por não se ter muita fé nisto, que se alguém conseguir, terá muito maior reconhecimento.
 
Era uma coisa bastante útil, mas já o wireless normal não faz muito bem, imagino assim.
Andavam todos com as orelhas vermelhas :D
 
Se isto fosse seguro e viável seria a 'next big thing' no campo da mobilidade! Imaginem só as possibilidades.... só de pensar até fico com gases. :wow:
Era a extinção dos fios! weee
 
Acho isto muito Sci-fi para ser real. :wvsore:

Não quero dizer que não seja possível transferir energia pelo ar, mas que não tenha efeitos secundários duvido.

Se as ondas electromagnéticas de um telemóvel fazem mal á cabeça quando está perto, então isto até ao longe deve fazer mal.
 
Acho isto muito Sci-fi para ser real. :wvsore:

Não quero dizer que não seja possível transferir energia pelo ar, mas que não tenha efeitos secundários duvido.

Se as ondas electromagnéticas de um telemóvel fazem mal á cabeça quando está perto, então isto até ao longe deve fazer mal.

é possivel. ja o Tesla queria por uma cidade toda com esta tecnologia, mas para além de fazer mal á saude, tinha outros problemas que acho que derivavam dos geradores. mas eu ja fiz uma experiencia na escola que consistia basicamente nisto. ligar um led sem qualquer fio
 
Ai os pace makers.... é so pessoal a bater as botas... :004:

É sem dúvida algo que a ser concretizado seria exelente, mas devido aos inconvenientes dos campos magneticos para os humanos...

No entanto têm todo o meu apoio se alguma vez for tornado seguro...
 
Já na série knight rider havia as micro ondas que paravam os motores das motas e helicopteros, quem sabe se a tecnologia tem saida?
Claro que no contexto actual é uma coisa digamos que impossivel...
 
E abriam fechaduras, mas mesmo em transmissao de dados e ou em transmissoes analogicas o k acontece é a induçao duma corrente na antena e posterior amplificaçao
 
o tesla queria alimentar a cidade usando transmissão de energia pela ionosfera, mas cada vez que ligava a máquina para isso, a cidade ficava sem energia porque ele consumia tudo :P isso eventualmente levou à sua "destruição" porque nunca conseguiu por aquilo a funcionar

seja como for, essa tecnologia não me parece vir dar grandes frutos.. não é que seja má ideia, mas não tenho grande fé nisso ;)
 
Back
Topo