wireless num condomínio

cepriega

Membro
Alguém conhece alguma empresa que instale uma rede wireless para acesso à internet num condomínio com 3 edifícios. Solução tipo 'chave na mão'.
Se não, será muito dificil faze-lo? Que equipamentos utilizar e como controlar o tráfego de cada condómino? E será legal?
É certamente uma solução confortável e económica. Uma linha telefónica, mesmo muito mais cara, a dividir por 50 ou 100 bolsas.
Obrigado.
 
Alguém conhece alguma empresa que instale uma rede wireless para acesso à internet num condomínio com 3 edifícios. Solução tipo 'chave na mão'.
Se não, será muito dificil faze-lo? Que equipamentos utilizar e como controlar o tráfego de cada condómino? E será legal?
É certamente uma solução confortável e económica. Uma linha telefónica, mesmo muito mais cara, a dividir por 50 ou 100 bolsas.
Obrigado.


Viva!

Primeiro para ser legal tem de ser um operador a efectuar essa instalação. Isso não tem escapatória possível. Claro que existe ainda o factor finanças. É um serviço sobre o qual todos irão pagar uma mensalidade. Mesmo que criem uma associação sem fins lucrativos continuaram com a situação de irem contra a norma contratual dos operadores que estipula como claúsula nos seus contratos precisamente a proibição total da partilha do sinal.

Não sei até que ponto poderá ser legal a situação da partilha de um serviço alugado a uma associação e distribuída pelos seus associados aquando a inexistência de lucros nessa mesma acção. É uma questão de informação e caso jurídicamente o mesmo seja legal, avançar com essa situação. Claro que ao fazer tal acção devem de ter em mente que se explicarem isso ao operador a quem irão contratar o serviço, o mais provável, é que o mesmo se negue a vos prestar o mesmo serviço.

Em relação ao material falam em wireless. Por isso, antes de falar sobre essa situação gostaria de alguma indicações base para que possa, dentro do que me é possível, melhor vos ajudar/aconselhar.

Falam em prédios. Que tipologia? Quantos andares? Quantos apartamentos por andar? Qual a distância entre ambos? O sinal é para servir todos os apartamentos via wireless, ou, existe a possibilidade de se usar cabo? Quais os ISP's (operadores) disponíveis na área? Tipologia dos operadores (Cabo, ADSL outro...)? Qual a velocidade máxima disponibilizada por esse tipo de serviço na vossa área? Qual a velocidade aceitável por condómino (512K, 1M....8M)? Caso na vossa área não exista operador disponível a quantos Km estão disponíveis operadores (distância mais curta) e a quantos Km em linha de vista existem operadores? (2 situações distintas, mais perto e linha de vista sem interferências, ou seja, mesmo linha de vista).

As soluções poderão ser várias, isto, independentemente do tipo de serviço que venham a contratar.

Penso que o melhor será contratar empresas especializadas nesse tipo de serviço, conheço algumas que até não trabalham mal nem caro, que vos preste esse tipo de trabalho/serviço. Mas tudo depende muito da resposta a todas as perguntas que fiz.

Devem sempre primeiro fazer a análize à situação pretendida, ver viabilidade das soluções possíveis e só após isso decidir. Sem esses passos nunca nada de jeito conseguirão fazer.

Cumprimentos,
 

Isso não invalida a legalidade de o fazer ou não.

Uma situação será um hotel, outra situação será um hotspot... mas no caso dele, trata-se efectivamente de partilhar um recurso por diversos utilizadores fixos que irão pagar para isso. Logo, é ilegal perante a maior parte dos operadores.

Mesmo na situação de hotéis e de hotspots grande parte dos existentes, pelo menos a nível particular como esses apresentados, estão ilegais. Nada passam se não da partilha do serviço, serviço esse, maior parte das vezes abrangido pelos contratos normais do operador.

Claro que maior parte dos operadores não liga a isso, mas... pode sempre acontecer.

Depois existe um factor! Entre 50 a 100 utilizadores não poderá ser bem uma ligação tipo 8 megas ou mesmo 24.

Acho que ele tem primeiro que identificar a solução pretendida respondendo a todas as questões colocadas e só depois começar a ponderar soluções. Já tinha ouvido falar da empresa referida, mas, segundo sei, não será das mais baratas.

Cumps,
 
Mais dados

Ora vivam.
Obrigado 'mr zener' e 'TosteX', já contactei as empresas que sugeriram. A verdade é que fico de pé atrás com a Connex (aquela tecnologia) e queria mesmo sem fios e mais barato.
CarlosMCruz, grande disponibilidade como sempre, obrigado.
Vamos às explicações:
- É um edifício de construção tradicional, de alvenaria e betão, em forma de 'U' com medidas exteriores de aproximadamente 85 metros. Tem R/C mais 5 pisos e 8 entradas. Poderão ser colocadas antenas nos topos dos pisos e no interior do 'U'. Existem condutas a unir todas as entradas e destas ao topo de todas as caixas dos elevadores. Há um pormenor que poderá condicionar a instalação: Num dos cantos do 'U' as habitações não têm contacto directo com o interior do edifício.
- O edfício na zona de Braga, é muito próximo do centro da cidade, penso que terá boas infraestruturas na zona.
- Dos 100 apartamentos penso que metade vai aderir a este acesso wireless. Será abrir o computador, configurar a rede e tá a rolar. Nada de routers, switches e modems (pelo menos em nossa casa). Um descanço... espero barato!
Como é que se controla o acesso, sistema de contagem, segurança e privacidade. Uma série de questões que penso terem que ser tratadas por uma empresa experiente.

Gostava então de saber que características terá que ter a instalação, +- o custo feito por nós e empresas com a tão desejada 'chave na mão'.
icon13.gif


Mais uma vez obrigado
Miguel Silva
 
Back
Topo