[Wireless] Preciso de ajuda com rede

WinAce_Boy

Power Member
Boas,

Estou a pensar criar uma pequena rede wireless, com router e o esquema é mais ou menos o seguinte:

Esquemawireless.jpg

O esquema foi feito por mim, é basicamente isto. Foi feito no Paint..
___________________________________________________________ __ _ _

Resumidamente, o que eu(Irmão) pretento é ligar o meu pc que está no quarto ao lado do da minha Irmã, ligálos em rede para partilha de ficheiros e de internet.
A minha internet tem as seguintes características:

ISP: tvtel
Velocidade: 100.0 Mbps
Histórico de anomalias: Nenhum, até agora funcionou perfeitamente
___________________________________________________________ __ _ _

Nunca configurei redes wireless, nem sei como trabalha, por isso gostaria de me esclarecer:

1. Quais são os cabos x e y?
2. É necessário haver 2 adaptadores(um para cada pc)?.
3. Quais as características do Router e dos adaptadores que devo ter em conta?
4.O esquema está correcto?
___________________________________________________________ __ _ _

Obrigado pela atenção, espero ser respondido o mais breve possível e que esta thread sirva para ajudar muitos outros users com o mesmo tipo de dúvidas ;).

Abraços e Boa Pascoa!! xD
 
Bom, pelo que sei não existem modens com duas portas ethernet, o que acho é que se o teu modem é ethernet deves comprar um router com wireless, ligar o pc da tua irmã por cabo ao router (e não ao modem), com um cabo de rede normalissimo. E comprar um adpator wireless para o teu PC.

Quanto às caracteristicas penso que o melhor é seres tu a comparar o que mais te interessa, Existe a norma N que é bastante mais rápida (como tens net a 100Mbps se calhar compensa) e com mais alcance, mas também é mais cara, neste caso tens que comprar router com norma N e adptador Wirelless com norma N... Bem, se tiveres mais alguma dúvida especifica diz :)
 
Bom, pelo que sei não existem modens com duas portas ethernet, o que acho é que se o teu modem é ethernet deves comprar um router com wireless, ligar o pc da tua irmã por cabo ao router (e não ao modem), com um cabo de rede normalissimo. E comprar um adpator wireless para o teu PC.

Quanto às caracteristicas penso que o melhor é seres tu a comparar o que mais te interessa, Existe a norma N que é bastante mais rápida (como tens net a 100Mbps se calhar compensa) e com mais alcance, mas também é mais cara, neste caso tens que comprar router com norma N e adptador Wirelless com norma N... Bem, se tiveres mais alguma dúvida especifica diz :)

lol, sim tens razão, o meu modem so tem uma porta ^^.
Por que valor, aproximadamente, fica esse tipo de routers e adaptadores?
Mas, visto que os dois quartos são pegados um ao outro, não preciso de muito alcanço, já velocidade é outro assunto..
Alguém me aconselha algum router?
Quanto aos preços por quanto fica aproximadamente tudo em conjunto(Router + Adaptador) dessa norma N.

Então o esquema é este?

Esquemawireless-1.jpg


PS. Só volto depois do fim-de-semana mas podem responder à vontade..
Abraços e obrigado pela atencao
 
Epa norma N não estou muito dentro do assunto, mas se queres ter a internet 100Mbps total tens que ir mesmo para norma N, procura em páginas como

http://www.worten.pt
http://www.leiritronica.com

etc etc etc, é uma questão de perderes 30 mins a comparar preços e caracteristicas

EDIT: Estive a ver e a TVTEL não tem nenhum serviço com 100Mpbs, isso poderá ser o que te aparece na ligação de rede, porque essa sim é a 100Mbps, e às vezes não aparece a velocidade da net e sim da rede que liga ao modem...

Vê melhor que serviço tens porque se calhar mais vale pores norma G
 
Última edição:
ok, obrigadao pela ajuda foste altamente ;)
por agora nao tenho mais duvidas, se depois eu tiver alguma vou escrevela aki.
Obrigadao mais uma vez, fica bem
Abracos xD
 
Ok já comprei o router é um de norma N até 300 mbps mas tenho algumas dúvidas:

- Como testo agora a velocidade da net? Como é medida, é por mbps?

- Como envio ficheiros por rede? É nos meus locais na rede?

Obrigado pela atenção ;)
 
Compraste apenas o router? Se o adaptador do pc do "irmão" não for N não vais usufruir da velocidade extra.

Para partilhar ficheiros, a forma mais fácil será partilhar uma pasta num computador (A) (no win xp tens uma partilhada por defeito, "Shared Documents" em "My Computer"), e depois, partindo do principio que a rede está bem montada e configurada, no outro computador (B) é só numa janela colocar o ip do computador A na forma "\\192.168.x.xxx" e aparecem te as pastas partilhadas desse pc.
 
Essas técnicas arcaicas nem são dignas do tempo do Windows 3.11.

Basta uma pasta encontrar-se, simplesmente, partilhada numa rede local com o mesmo Grupo de Trabalho que todas as pastas partilhadas por todos os computadores presentes na mesma serão indicadas nos "Meus Locais de Rede".

Em qualquer caso... o uso de uma rede wireless para ligar dois computadores da classe desktop, especialmente uma focada na transferência de ficheiros não é, propriamente, uma decisão acertada, é mais lenta, menos fiável e menos segura, uma ligação directa, via cabo RJ45, seria a mais acertada.

Em qualquer caso, para a tua ideia inicial, já te deram uma ideia do que necessitas.
 
Back
Topo