Wireless, sinal fraco. topico bem estruturado. AJUDA PF

dvdcastav

Membro
Boas !
Há já bastante tempo que tenho netcabo 8mb, e um router Thompson ( se o modelo for relevante, avisem me por favor).
No entanto, com a chegada dos portáteis uma rede wireless era uma boa aposta.
Quis criar uma rede wireless cá em casa, e para isso comprei um router Belkin F5D8233-4v3, N.

Aqui está um link ao catálogo da Belkin, penso que todas as caracteristicas do router estão ai especificadas:
http://catalog.belkin.com/IWCatProductPage.process?Product_Id=372043

Bem, após alguns problemitas lá consegui configurar correctamente a rede, de maneira a que o meu desktop, junto ao router, esteja ligado por ethernet, e o resto dos computadores , neste caso portáteis, se liguem á rede por wireless.
(Qualquer desktop ou laptop que nao tenho placa de rede eu soluciono isso com a pen wireless)

Mas após alguns dias de testes, eu reparei que na sala, a divisão mais distante da qual onde está o router, o sinal não tem potência suficiente.

Aqui vai uma imagem do esquema do meu apartamento, para melhor compreenderem as minhas dúvidas:

( a imagem não está à escala, e as cotas estão em metros; algumas divisões não foram representadas, mas asseguro-vos que entre o quarto e a sala há mais paredes e material do que entre o quarto e a cozinha)

C- Cozinha
S- Sala
Q- Quarto
(Se não compreeenderem as cotas que representei favor avisar)

Bem. O ponto Vermelho é o router.
Na sala, quando pouso o laptop numa mesa, no ponto Verde, não recebo sinal. Se receber, é muito intermitente.
No entanto, no ponto Laranja, na Cozinha, apanho o sinal wireless muito bem com o mesmo laptop.
(Deduzi que a causa desta diferença seja o número de paredes que o sinal deve atravessar, que no caso do ponto
Verde é maior, mas não tenho a certeza, outros factores podem influenciar isso. Vejamos mais à frente...)

Após vários "passeios" com o laptop na mão em busca de sinal pela sala, reparei num aspecto muito estranho:
No ponto Verde, com o laptop na mesa, não apanho sinal, porém, se o levantar á altura de +/- 1,50m, apanho sinal, e bem. Não percebo como isto é possivel.

Já tentei várias posições com as antenas (omnidireccionais), mas mesmo assim não apanho sinal com o laptop na mesa. As antenas são omnidireccionais, logo não faz muito sentido tentar várias posições diferentes, mas como já li que estas antenas transmitem melhor de cima para baixo, ou seja, abrangem maior área se tiverem numa posiçai alta, tentei várias posições no caso de isso influenciar algo.

O defeito não é do portátil.
Na sala não estao colocados telemóveis.

O que reparei é que o meu vizinho de cima, no 1º andar, tem uma antena parabólica, numa varanda por cima das minhas janelas da sala e da cozinha. A antena está colocada mesmo entre as duas janelas, mas aponta no sentido da janela da sala. Ou seja, com a janela da sala sendo a da direita, a antena na varanda acima está virada para a direita.

Mas mais uma vez isto nao faz muito sentido, pois á altura de 1,5m até consigo apanhar um sinal estável, e com o laptop numa mesa não.

Bem, e a questão é esta:

O que fazer para impulsionar o sinal na sala de maneira a esta ficar "coberta" com uma rede wireless estável?

Para isso encontrei várias soluções, como usar repetidores, ou dois routers, um como AP e outro como router.

Mas gostava que me ajudassem com isto do sinal não ser forte na sala, se possivel sem ser preciso gastar mais dinheiro.

O meu objectivo nisto tudo é poder ter uma rede wireless boa e estável, pois partilho ficheiros de audio e video que gostava de visualizar no portatil, que está conectado a um lcd por hdmi na sala.

Por fim, agradeço se alguém me tentar ajudar. Desculpem se algo neste tópico parecer ridículo, mas pensei que seria melhor expor tudo, mesmo que não faça o maior dos sentidos.

Desculpem a imensidão deste tópico, e coisas mesquinhas. :D

Abraço
Aguardo ansiosamente uma resposta. Obrigado. :)
 
mete o router no 9 (?).

a casa tem que ser mesmo grande para o N nao chegar lá omg.

os portateis tem receptores norma N?
 
ah, okay, ja percebi. LOL
mas assim vao haver cabos no chao, e a atrvessar o quarto. :/
Em ultimo caso mudarei o router de sitio, no maximo para o limite do quarto, nao mais.
 
é o que vou experimentar. mas para isso tenho de ter uns cabos maiores. ethernet, para ligar a torre, outro de ethernet para ligar o router ao modem, etc
 
Última edição:
Bem, desloquei o router 1,5m em direcção a sala, e em +/- 10 mins de uso nao tive problemas com a conexão, sempre com um sinal bom, de acordo com o vista. Mas tenho de ver mais tarde com mais tempo se dá bem. Senao der bem, meto o router no sitio do "9", e pronto, deve ficar resolvido.

Obrigado pela ajuda Vaskz. :D

Abraço
 
Só uma curiosidade. Não tem uma tomada de telefone na Sala? Pelos vistos o local ideial do router seria na sala (de preferencia junto a parede onde costuma ligar o portatil para poder ter mais sinal no quarto.
 
Back
Topo