Wireless vai mais longe

cibernauta

Power Member
Boas,

Tenho andado à procura de Access Points /Routers Wireless que tenham um alcance maior para conseguir assim ter rede na casa toda (cave, r/c, e 1º andar).

Até há pouco tempo haviam poucos, mas parece que já começam a aparecer mais uns no mercado.

Deixo aqui aqueles que encontrei e que já estão a venda em Portugal, e gostaria de saber a vossa opinião sobre os mesmos:

NETGEAR
netgear wpn824 rangemax wireless router

BELKIN
belkin pre-N Router

LINKSYS
WAP54GX - Wireless-G Access Point with SRX

SMC
SMC SMCWBR14T-G EU Barricade™ g Wireless Broadband Router

DLINK
Dlink DI-634M


Caso alguem saiba de pontos de venda dos mesmos em Portugal (ou lojas na Europa que vendam para Portugal) deixem aqui o link, pois até agora ainda só encontrei este tipo de equipamento a preços elevados (entre 150€ e 200€) 8o


Tks

(adicionado Dlink)
 
Última edição:
Então não é bem isso que queres. Maior velocidade não significa maior alcance, no geral até é o contrário (tendo a norma b maior alcance).

Além disso, o meu router SMC (já com 1 ano) faz os tais 108mbps (2x54), mas penso ser através de software.

Eu tenho rede na casa toda através duma antena de 5dbi, pode ser solução para ti.
 
TosteX disse:
Maior velocidade não significa maior alcance, no geral até é o contrário (tendo a norma b maior alcance).

A norma 802.11N utiliza um novo método de modelação e codificação dos dados na onda. Pelo que andei a ler suporta mais que 100mbps (Half-duplex) com um alcance 2.5x maior que a G.

O belkin é capaz de se safar melhor mas comprar um pré-n antes de estar disponivel a normal final não me parece um bom investimento. Procura na *cof* worten *cof* e na *cof* vobis *cof* que já os vi lá há uns meses.


[[]]
 
eu com ap's dlink 900+ e uma antena omni de 5dbi ligo 5 casas num raio de 900m ( casas tem antenas direcionais), com o portatil detecto rede a +- 1km.
o Ap esta a 6 m acima do telhado e tenho rede no portatil no 1º, rc e numa cave...
 
TosteX disse:
Então não é bem isso que queres. Maior velocidade não significa maior alcance, no geral até é o contrário (tendo a norma b maior alcance).

Além disso, o meu router SMC (já com 1 ano) faz os tais 108mbps (2x54), mas penso ser através de software.

Eu tenho rede na casa toda através duma antena de 5dbi, pode ser solução para ti.


É verdade que "maior velocidade não significa maior alcance" mas se fores ver, todos os modelos de que eu falo aqui, com exepção do da SMC, dizem que o alcance e a velocidade são maiores. No meu caso o que me interessa é o alcance, mas se a velocidade vem junto tambem não me importo :)

Em relação a colocar uma antena de 5dbi (ou mais) vou ver essa opção pois parece-me boa.
O que pensam destes conjuntos em termos de qualidade /preço ? acham que dá para o que eu quero?

- linksys WRT54G + antena HGA7T ou HGA7S
ou
- Dlink DWL-900AP + Antena Omnidireccional 5dBi (DWL-50AT)


que outros conjuntos aconselham?


:007:
 
Última edição:
Eu tenho Belkin Pre-N e é complemente diferente dos boosters k tem havido por aí...

O Belkin tem um sistema de MIMO: Multiple Input, Multiple Output....é tipo um full duplex...No caso do Pre-N tem um "canal" de upload de 108Mbps e outro de download de 108Mbps tb.

Para além disso, enauqnto k ate agora a frequencia era fixa, no Pre-N, o router esta sempre a avaliar o ruido no canal e muda automaticamente para o canal com menos ruido! Assim, a ligação está sempre optimizada...


Em suma: antigamente com um 54g normal, fazia transferencia de ficheiros entre 2 PC's a 3MB/s...nos dias bons.
Com o Pre-N transfiro a 6~7MB/s...É uma difernçazinha....eheheh


Quanto ao sinal...está sempre a 100%...isto apesar de haver 3 paredes entre o router e o PC :)




HASTA
 
Boas,

desculpem lá meter-me aqui no assunto, mas tenho um problema..

No pc onde uso wireless (andar de baixo) o sinal está sempre a cair, se comprar uma antena dessas de 5 dbi que se vende na ***** a 15 € será que resolve?

Tenho um Conceptronic C54APRA e uma placa wireless também conceptronic.

Cumps e obrigado
 
stuka666 disse:
Boas,

desculpem lá meter-me aqui no assunto, mas tenho um problema..

No pc onde uso wireless (andar de baixo) o sinal está sempre a cair, se comprar uma antena dessas de 5 dbi que se vende na ***** a 15 € será que resolve?

Tenho um Conceptronic C54APRA e uma placa wireless também conceptronic.

Cumps e obrigado

qual o AP ou router que tens? se for uma antena de 2dbi e so tiver que passar a placa ( em linha recta) entao algo se passa, pq tem que dar bem...

qual a posiçao em que tens a antena do ap??
 
O meu router é o Conceptronic C54APRA, a antena é a que vem com ele e não consigo saber a potência.

O pc está no andar de baixo mas não é em linha recta, as antenas tanto na placa como no router estão viradas para cima.

Obrigado :D
 
stuka666 disse:
O meu router é o Conceptronic C54APRA, a antena é a que vem com ele e não consigo saber a potência.

O pc está no andar de baixo mas não é em linha recta, as antenas tanto na placa como no router estão viradas para cima.

Obrigado :D


deita-as de modo a ficarem paralelas com a placa
 
caprr disse:
deita-as de modo a ficarem paralelas com a placa

epa, a minha casa é só r/c, e tenho 1 router (d link 624+) que penso ter 1 antena de 2db, contudo não conseguia ter rede na casa toda

comprei então 1 antena 5db e mesmo assim não dá!!!! Raios, mas vou experimentar isso de por a antena do router paralela e não virada para cima...
 
Olá pessoal

Tenho uma pequena duvida, que é a seguinte.

Pertenço a um executivo de uma Junta de Freguesia e tinhamos uma ideia em mãos, que era fazer a cobertura total da nossa freguesia por wireless.

O problema é as especificações técnicas deste ripo de produtos, andei a ver umas antenas a 12 db que dizem fazer um alcance na ordem dos 900 metros, se fizessem era excelente, mas coloco as minhas duvidas. Outro problema são os obstáculos fisicos (monte) a malta na é muita, por isso o tráfego e velocidade em prioncipio nao será problema.

Gostava de dar um pequeno impulso a esta malta e de alguma forma dar-lhes net à borla




Brigadão
 
nao é preciso uma antena tao potente.
eu com uma de 5dbis omni faço perto de 1300m e nao dá mais pq depois existem obstaculos.
nao é so o ganho da antena q interessa tem que se ter atençao á potencia entregue á antena.

tens que ter atençao se as pessoas que se vao ligar tem linha de vista com o emissor, caso contrario vai ser dificil, dependendo da distancia...
 
Eu vou instalar uma mais potente devido à quantidade de objectos que estao à frente da casa/telhado, pois nem todos os users têm vista directa sobre o access point.

Alúém sabe se é possivél fazer uma intercomunicação entre várias antenas, do estilo fazer uma triangulação do sinal, de modo a haver cobertura total?? A minha ideia é a seguinte: como uma nao faz a cobertura total, espalhar antenas pela aldeia de modo a haver cobertura a 100%.

E desculpem a iminha ignorancia, mas de redes wireless nao pesco nada.
 
cagafagulhas disse:
Eu vou instalar uma mais potente devido à quantidade de objectos que estao à frente da casa/telhado, pois nem todos os users têm vista directa sobre o access point.

Alúém sabe se é possivél fazer uma intercomunicação entre várias antenas, do estilo fazer uma triangulação do sinal, de modo a haver cobertura total?? A minha ideia é a seguinte: como uma nao faz a cobertura total, espalhar antenas pela aldeia de modo a haver cobertura a 100%.

E desculpem a iminha ignorancia, mas de redes wireless nao pesco nada.

É facilmente possivel usando um Access Point no modo de repetidor. Desde que os vários AP's em modo repetidor tenham LOS (line of sight, linha de visao) para o AP / Router principal, tens a "triangulação" feita.

Posso dar o meu exemplo, tenho um AP no telhado a fazer uma lan para um pequeno grupo de amigos com uma antena omnidirecional (360º graus) de 11db's. Em linha recta com uma antena direcional mais ou menos decente consegue-se apanhar o sinal e ter net a 2/3 Kms. O problema são os predios que reflectem o sinal e muito pior que isso os obstaculos naturais tal como montes que são impenetraveis para a frequencia do WIFI.

Boa sorte nesse projecto que é de louver, e qualquer duvida mete aqui.
 
Assim sendo parece que em principio nao vou ter problema, dado as antenas transmitirem a 360º. Recapitulando....

Tenho o router instalado na Junta, coloco uma antena direccional no telhado, esta vai transmitir para um outro access point, cujo vai ser instalado (penso ser o melhor local, dada a sua centralidade na aldeia e a sua altura e linha de visao perfeita para todas as habitaçoes) na torre da igreja, que é altissima, também esta aqui com uma outra antena, mas neste caso omnidireccional.


Penso assim resolver o problema.

Agora outra duvida, que acho que ja disseste, mas penso ter interpretado mal... Os access points têm de se ver, ou têm de ver o router???? É que em alguns locais so visivel a igreja
 
Última edição:
Assim sendo parece que em principio nao vou ter problema, dado as antenas transmitirem a 360º. Recapitulando....

Tenho o router instalado na Junta, coloco uma antena direccional no telhado, esta vai transmitir para um outro access point, cujo vai ser instalado (penso ser o melhor local, dada a sua centralidade na aldeia e a sua altura e linha de visao perfeita para todas as habitaçoes) na torre da igreja, que é altissima, também esta aqui com uma outra antena, mas neste caso omnidireccional.


Penso assim resolver o problema.

Agora outra duvida, que acho que ja disseste, mas penso ter interpretado mal... Os access points têm de se ver, ou têm de ver o router???? É que em alguns locais so visivel a igreja
Drawing.bmp
 
cagafagulhas disse:
Agora outra duvida, que acho que ja disseste, mas penso ter interpretado mal... Os access points têm de se ver, ou têm de ver o router???? É que em alguns locais so visivel a igreja

Os Access Points, aliás as antenas destes, tem k ter as duas coisas. Têm que ver o router para poder repetir o sinal deste e tem k ser vistos pelas pessoas que vao usar estes access points. Depois nas casas onde vai ser usado isso sobretudo nas mais longe uma antena direcional apontada deve resolver grande parte do problema.

Outro conselho é na escolha do material e na potencia de saida deste. Para um projecto destes sair bem feito convem as coisas serem bem pensadas, e acredita que é chato de 15 em 15 dias ir ao telhado fazer reset porque os AP's bloquearam, não repetem sinal etc.
 
Back
Topo