Discussão WISP em Portugal

filipeff12

Portugal@Home Member
Boas,

pelo que consegui investigar aqui em Portugal não existe nenhum WISP, certo ?
Só por curiosidade, não seria esta tecnologia mais vantajosa tanto para os clientes, tinham uma qualidade de serviço superior ao 4G, como para as empresas de telecomunicações que em zonas rurais não teriam de ter ligações de fibra FTTH, para casa mais isoladas era perfeito.

É verdade que também não fiz propriamente um estudo de viabilidade, e não sei até que ponto seria possível ter uma Antena com 40 ou 50 parabólicas, cada uma a apontar para uma casa diferente, mas acho que seria uma solução interessante.

Edit: Aqui está um video de uma pessoa que tem este serviço na Inglaterra,
 
Boas,

pelo que consegui investigar aqui em Portugal não existe nenhum WISP, certo ?
Só por curiosidade, não seria esta tecnologia mais vantajosa tanto para os clientes, tinham uma qualidade de serviço superior ao 4G, como para as empresas de telecomunicações que em zonas rurais não teriam de ter ligações de fibra FTTH, para casa mais isoladas era perfeito.

É verdade que também não fiz propriamente um estudo de viabilidade, e não sei até que ponto seria possível ter uma Antena com 40 ou 50 parabólicas, cada uma a apontar para uma casa diferente, mas acho que seria uma solução interessante.

Edit: Aqui está um video de uma pessoa que tem este serviço na Inglaterra,

O alex brooks usa newark wireless (nao e barato!) e faz resell usando um Ubiquiti loco m2 para os seus vizinhos. Oficialmente aqui em portugal ha 1 WISP mas sei de varios wisps de zonas mais pequenas, aqui na minha terra ha um pequeno WISP, agora ja nao e tanto usado porque ja temos FTTH.

Cumps
 
não sei e o Alex usa a newark wireless porque pelo o que eu pesquisei a velocidade máxima deles é de 10 mbps ele tem 90mbps, talvez tenha contrato de empresa !?
1194d879209d4503aeeaf89509012d68.png


De qualquer forma barato ou não, pelo menos tem a escolha, em Portugal que eu saiba não. Á excepção desses pequenos WISP que falaste, que desconhecia e por este lados penso não existir.
Eu por exemplo nao me importava de pagar 40 - 50 € por um net de 100 mbps, desde que fossem relativamente garantidos, ou seja nao fosse a pouca vergonha do 4G.

E claro a partir do momento que se tem FTTH deixa de fazer sentido contratar um serviço destes!!! :)
 
Última edição:
Como já disseram há em Portugal pequenos operadores assim mas só conheço um aparentemente legal (pelo menos têm site na Internet).

O que conheço no terreno, têm um serviço com um alcance gigante e fornece 12mbps a cada cliente, com medidas de TS em P2P em certas horas (ele diz aos clientes isso mesmo) e sabem qual é a fonte da Internet? 4G empresarial pois a antena móvel está bastante próxima e ele recebe aproximadamente 100mbps (quando não acontecem fenómenos de anomalias eheh).

Pelo menos há três redes assim no meu concelho, mas não sei os tarifários das outras.
 
Como já disseram há em Portugal pequenos operadores assim mas só conheço um aparentemente legal (pelo menos têm site na Internet).

O que conheço no terreno, têm um serviço com um alcance gigante e fornece 12mbps a cada cliente, com medidas de TS em P2P em certas horas (ele diz aos clientes isso mesmo) e sabem qual é a fonte da Internet? 4G empresarial pois a antena móvel está bastante próxima e ele recebe aproximadamente 100mbps (quando não acontecem fenómenos de anomalias eheh).

Pelo menos há três redes assim no meu concelho, mas não sei os tarifários das outras.

Podes fornecer link disso ?
 
Back
Topo