1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. COVID-19 Mantenham-se seguros: Pratiquem distanciamento físico de 2 metros. Lavem as mãos. Usem máscara.
    Informação sobre COVID-19. Ajuda a combater o COVID-19 com o [email protected] e com o [email protected].
    Remover anúncio

WoL Magic Packet - Huawei HG8247Q

Discussão em 'Vodafone' iniciada por Beanerrr, 19 de Outubro de 2017. (Respostas: 24; Visualizações: 5935)

1. Beanerrr

Beanerrr Power Member

Boas,

Gostaria de saber se usando o router que a Vodafone disponibiliza consigo utilizar Wake on Lan através de uma rede externa à de minha casa.

Consigo ligar o computador em questão usando um programa chamado WakeMeOnLan (Windows) usando o IP interno (192.168.1.65) e o endereço MAC. No entanto, ao experimentar o mesmo mas com o IP externo, lido em https://www.whatismyip.com/ não me é possível acordar o computador. Já pensei que talvez fosse por alguma porta não estar aberta/encaminhada, mas sinceramente não consigo perceber isso.

Se alguém for entendido na matéria agradeceria imenso uma pequena explicação e/ou ajuda!

Cumprimentos a todos.

2. Illusion4u

Illusion4u Power Member

Precisas de enchaminhar a porta 7 ou 9 UDP

3. Beanerrr

Beanerrr Power Member

No painel do router tenho 3 sub-menus em "Regras de encaminhamento", sabes qual devo usar? Já experimentei as 3, mas claramente estou a fazer alguma coisa mal.
    Função DMZ
    Mapeamento de Portas IPv4
    Trigger de Portas IPv4

4. Illusion4u

Illusion4u Power Member

É no mapeamento de portas

5. Beanerrr

Beanerrr Power Member

Utilizando assim não consigo utilizar o WakeMeOnLan através do IP externo...

EDIT:
    As opções disponíveis no caso de escolher Aplicação em vez de Definido pelo utilizador são

6. Beanerrr

Beanerrr Power Member

Bem, se ninguém conseguir ajudar estou a ver que tenho de ligar à Vodafone directamente.. Não me apetecia mas pode ser que até seja rápido.

7. Suicide-Squad

Suicide-Squad Power Member

Podes cnfigurar manual.

à semelhança do teu primeiro screenshot, Fazes assim
    1) Clicas em "Novo"
    2) Tipo: Definido pelo utilizador
    3) Escolher: Activar aplicação das Portas
    4) Nome da aplicação: WoL
    5) Nome da Wan: Internet (que é o default)
    6) Anfitrião Interno: Escolhes o dispositivo de rede ou escreves o IP manualmente se for fixo (deve ser fixo certamente)
    7) Endereço IP Externo de origem: vazio

Clicas em Aplicar.
    A regra vai aparecer na listagem como adicionada. Volta a carregar na tua regra, e clicas no botão: Novo

1) Protoclo: UDP
    2) Número da porta Externa: 9 nos dois campos
    3) Número da porta Interna: 9 nos dois campos

Exemplo final:

EDIT: O Screenshot tem uma gralha. O protocolo é UDP e não TCP como aí está. Foi feito à pressa para ajudar, e ficou assim.

8. Beanerrr

Beanerrr Power Member

Não sabia que podia clicar depois de adicionar, vou experimentar então.

EDIT: Bem, mesmo assim não está a funcionar...

9. Suicide-Squad

Assim deveria funcionar...

eu testei aqui com outro programa (usei o OpenVPN a escutar na porta 9, só para teste) e deu.
    Portato a abertura da porta funciona. Sem dúvida.

Se tentares enviar o magic packet dentro da tua rede, pelo que dizes, funciona. Logo o WoL está bem configurado na máquina em questão.

Um detalhe: Tens de ter uma entrada no router da vodafone a definir IP estático à máquina em causa, aqui:

No passado usei o WOL_Magick_Packet_v1 com sucesso.

Depois diz-nos se funciona.

Abraço

10. Beanerrr

Beanerrr Power Member

Bem... Isto não está a correr nada bem ahah
    Endereço MAC está de acordo com o input que pede (AA:BB:CC:DD:EE:FF) e o endereço IP usei 192.168.1.65 que é o que a máquina está a utilizar. Não tenho a certeza se o IP não está já estático de qualquer maneira, pelas configurações do FreeNAS.
    Com o software que me recomendaste não consigo ligar nem através do IP interno.

11. Suicide-Squad

a configuração de ip estático no freenas é irrelevante se na tabela de IPs que te mostrei constar o mac address e o IP que queres que seja permanentemente atribuido.

eu testei agora, e zero problemas:

12. Beanerrr

Beanerrr Power Member

Pois, com os valores que introduziste também consigo criar uma regra.

Espera, acho que ainda agora introduzi o MAC com - em vez de :, porque agora consegui adicionar...

Mesmo depois de adicionar não consigo ligar o computador utilizando o IP externo. De acordo com o port checker do site base64online a porta está fechada (UDP).

13. Suicide-Squad

Estranho... Eu mais logo faço um teste com o meu NAS. Depois ponho aqui o feedback

14. Suicide-Squad

Viva @Beanerrr

Já tenho novidades.
    Fui testar e obviamente não funcionou porque esqueci-me da entrada na tabela ARP do router :facepalm:

Falta-te isto:

Mandei o NAS abaixo, e através do telemovel em 4G, usei esta app

Funcionou perfeitamente.

Vê lá se assim já consegues ;)

Abraço!

15. Beanerrr

Beanerrr Power Member

Era isso mesmo que faltava! Consegui ligar tanto através do PC como do telemóvel com 4G! Muito obrigado pela ajuda :D

16. car31

car31 Power Member

Boas, aproveitando o tópico, também estou o mesmo problema de ligar o nas numa rede externa, sendo que no meu caso estou a utilizar o Tecnicolor 784 v3, já tentei abrir essas portas no router mas aparecem sempre fechadas, será que me podem dar uma ajuda?

17. Suicide-Squad

Viva car31,

Gostava de ajudar, mas não tenho esse router, não tenho noção do que possa estar a falhar por falta de configurações.

O que te posso recomendar é que se calhar partilhes imagens das tuas configurações a ver se consigo ajudar

Abraço

18. car31

car31 Power Member

Ok, obrigado!
    Logo já coloco aqui uns prints, diz-me só uma coisa basta abrir as portas no router ou é preciso também abrir no NAS?

19. Suicide-Squad

Depende do teu nas.

Eu tenho um Qnap e basta me activar os serviços, que o NAS automaticamente abre as portas nas iptables.
    Depois, dependendo dos serviços, podes abrir estas portas no router.
    - 1194 (OpenVPN se mantiveres a porta default)
    - 80 (http)
    - 443 (https)
    - 22 (ssh/SCP)
    etc etc

Pode dar-se o caso de o teu NAS fazer configuração do router de forma automática se o uPnP estiver activado. Eu desactivei isso no NAS. O meu router configuro eu, obrigado :D

Agora se usares freeNAS, ou similar, poderás ter de configurar a firewall manualmente (nao experimentei nunca freeNAS, nao sei se faz a abertura de portas na firewall automaticamente). Mas configurar uma entrada de iptables é simples.

20. car31

car31 Power Member

Tenho synology, e abre as portas automaticamente supostamente, testa a ligação e da ok, mas depois vou testar as portas na net e estão fechadas.