WoL Magic Packet - Huawei HG8247Q

Beanerrr

Power Member
Boas,

Gostaria de saber se usando o router que a Vodafone disponibiliza consigo utilizar Wake on Lan através de uma rede externa à de minha casa.

Consigo ligar o computador em questão usando um programa chamado WakeMeOnLan (Windows) usando o IP interno (192.168.1.65) e o endereço MAC. No entanto, ao experimentar o mesmo mas com o IP externo, lido em https://www.whatismyip.com/ não me é possível acordar o computador. Já pensei que talvez fosse por alguma porta não estar aberta/encaminhada, mas sinceramente não consigo perceber isso.

Se alguém for entendido na matéria agradeceria imenso uma pequena explicação e/ou ajuda!

Cumprimentos a todos.

Beanerrr

Power Member
É no mapeamento de portas
ybx4Ezl.png

Utilizando assim não consigo utilizar o WakeMeOnLan através do IP externo...

EDIT:
As opções disponíveis no caso de escolher Aplicação em vez de Definido pelo utilizador são
kQlMynY.png

Beanerrr

Power Member
Bem, se ninguém conseguir ajudar estou a ver que tenho de ligar à Vodafone directamente.. Não me apetecia mas pode ser que até seja rápido.

Suicide-Squad

Power Member
Podes cnfigurar manual.

à semelhança do teu primeiro screenshot, Fazes assim
1) Clicas em "Novo"
2) Tipo: Definido pelo utilizador
3) Escolher: Activar aplicação das Portas
4) Nome da aplicação: WoL
5) Nome da Wan: Internet (que é o default)
6) Anfitrião Interno: Escolhes o dispositivo de rede ou escreves o IP manualmente se for fixo (deve ser fixo certamente)
7) Endereço IP Externo de origem: vazio

Clicas em Aplicar.
A regra vai aparecer na listagem como adicionada. Volta a carregar na tua regra, e clicas no botão: Novo

1) Protoclo: UDP
2) Número da porta Externa: 9 nos dois campos
3) Número da porta Interna: 9 nos dois campos

Exemplo final:
hjpZdWT.png

EDIT: O Screenshot tem uma gralha. O protocolo é UDP e não TCP como aí está. Foi feito à pressa para ajudar, e ficou assim.

Suicide-Squad

Power Member
Não sabia que podia clicar depois de adicionar, vou experimentar então.

EDIT: Bem, mesmo assim não está a funcionar...
bkFAzIJ.png
Assim deveria funcionar...

eu testei aqui com outro programa (usei o OpenVPN a escutar na porta 9, só para teste) e deu.
Portato a abertura da porta funciona. Sem dúvida.

Se tentares enviar o magic packet dentro da tua rede, pelo que dizes, funciona. Logo o WoL está bem configurado na máquina em questão.

Um detalhe: Tens de ter uma entrada no router da vodafone a definir IP estático à máquina em causa, aqui:
ougkfnt.png

No passado usei o WOL_Magick_Packet_v1 com sucesso.

Depois diz-nos se funciona.

Abraço

Beanerrr

Power Member
Assim deveria funcionar...

eu testei aqui com outro programa (usei o OpenVPN a escutar na porta 9, só para teste) e deu.
Portato a abertura da porta funciona. Sem dúvida.

Se tentares enviar o magic packet dentro da tua rede, pelo que dizes, funciona. Logo o WoL está bem configurado na máquina em questão.

Um detalhe: Tens de ter uma entrada no router da vodafone a definir IP estático à máquina em causa, aqui:
ougkfnt.png

No passado usei o WOL_Magick_Packet_v1 com sucesso.

Depois diz-nos se funciona.

Abraço

Bem... Isto não está a correr nada bem ahah
4Pgnute.png

Endereço MAC está de acordo com o input que pede (AA:BB:CC:DD:EE:FF) e o endereço IP usei 192.168.1.65 que é o que a máquina está a utilizar. Não tenho a certeza se o IP não está já estático de qualquer maneira, pelas configurações do FreeNAS.
Com o software que me recomendaste não consigo ligar nem através do IP interno.

Suicide-Squad

Power Member
a configuração de ip estático no freenas é irrelevante se na tabela de IPs que te mostrei constar o mac address e o IP que queres que seja permanentemente atribuido.

eu testei agora, e zero problemas:
FLOh7tC.png

Beanerrr

Power Member
a configuração de ip estático no freenas é irrelevante se na tabela de IPs que te mostrei constar o mac address e o IP que queres que seja permanentemente atribuido.

eu testei agora, e zero problemas:
FLOh7tC.png
Pois, com os valores que introduziste também consigo criar uma regra.

Espera, acho que ainda agora introduzi o MAC com - em vez de :, porque agora consegui adicionar...

Mesmo depois de adicionar não consigo ligar o computador utilizando o IP externo. De acordo com o port checker do site base64online a porta está fechada (UDP).
CbZP9YC.png

Suicide-Squad

Power Member
Viva @Beanerrr

Já tenho novidades.
Fui testar e obviamente não funcionou porque esqueci-me da entrada na tabela ARP do router :facepalm:

Falta-te isto:
3AOTSOO.png

Mandei o NAS abaixo, e através do telemovel em 4G, usei esta app

Funcionou perfeitamente.

Vê lá se assim já consegues ;)

Abraço!

Beanerrr

Power Member
Viva @Beanerrr

Já tenho novidades.
Fui testar e obviamente não funcionou porque esqueci-me da entrada na tabela ARP do router :facepalm:

Falta-te isto:
3AOTSOO.png

Mandei o NAS abaixo, e através do telemovel em 4G, usei esta app

Funcionou perfeitamente.

Vê lá se assim já consegues ;)

Abraço!

Era isso mesmo que faltava! Consegui ligar tanto através do PC como do telemóvel com 4G! Muito obrigado pela ajuda :D

car31

Power Member
Boas, aproveitando o tópico, também estou o mesmo problema de ligar o nas numa rede externa, sendo que no meu caso estou a utilizar o Tecnicolor 784 v3, já tentei abrir essas portas no router mas aparecem sempre fechadas, será que me podem dar uma ajuda?

Suicide-Squad

Power Member
Viva car31,

Gostava de ajudar, mas não tenho esse router, não tenho noção do que possa estar a falhar por falta de configurações.

O que te posso recomendar é que se calhar partilhes imagens das tuas configurações a ver se consigo ajudar

Abraço

car31

Power Member
Viva car31,

Gostava de ajudar, mas não tenho esse router, não tenho noção do que possa estar a falhar por falta de configurações.

O que te posso recomendar é que se calhar partilhes imagens das tuas configurações a ver se consigo ajudar

Abraço
Ok, obrigado!
Logo já coloco aqui uns prints, diz-me só uma coisa basta abrir as portas no router ou é preciso também abrir no NAS?

Suicide-Squad

Power Member
Depende do teu nas.

Eu tenho um Qnap e basta me activar os serviços, que o NAS automaticamente abre as portas nas iptables.
Depois, dependendo dos serviços, podes abrir estas portas no router.
- 1194 (OpenVPN se mantiveres a porta default)
- 80 (http)
- 443 (https)
- 22 (ssh/SCP)
etc etc

Pode dar-se o caso de o teu NAS fazer configuração do router de forma automática se o uPnP estiver activado. Eu desactivei isso no NAS. O meu router configuro eu, obrigado :D

Agora se usares freeNAS, ou similar, poderás ter de configurar a firewall manualmente (nao experimentei nunca freeNAS, nao sei se faz a abertura de portas na firewall automaticamente). Mas configurar uma entrada de iptables é simples.

car31

Power Member
Depende do teu nas.

Eu tenho um Qnap e basta me activar os serviços, que o NAS automaticamente abre as portas nas iptables.
Depois, dependendo dos serviços, podes abrir estas portas no router.
- 1194 (OpenVPN se mantiveres a porta default)
- 80 (http)
- 443 (https)
- 22 (ssh/SCP)
etc etc

Pode dar-se o caso de o teu NAS fazer configuração do router de forma automática se o uPnP estiver activado. Eu desactivei isso no NAS. O meu router configuro eu, obrigado :D

Agora se usares freeNAS, ou similar, poderás ter de configurar a firewall manualmente (nao experimentei nunca freeNAS, nao sei se faz a abertura de portas na firewall automaticamente). Mas configurar uma entrada de iptables é simples.
Tenho synology, e abre as portas automaticamente supostamente, testa a ligação e da ok, mas depois vou testar as portas na net e estão fechadas.