WoL Magic Packet - Huawei HG8247Q

Beanerrr

Power Member
Boas,

Gostaria de saber se usando o router que a Vodafone disponibiliza consigo utilizar Wake on Lan através de uma rede externa à de minha casa.

Consigo ligar o computador em questão usando um programa chamado WakeMeOnLan (Windows) usando o IP interno (192.168.1.65) e o endereço MAC. No entanto, ao experimentar o mesmo mas com o IP externo, lido em https://www.whatismyip.com/ não me é possível acordar o computador. Já pensei que talvez fosse por alguma porta não estar aberta/encaminhada, mas sinceramente não consigo perceber isso.

Se alguém for entendido na matéria agradeceria imenso uma pequena explicação e/ou ajuda!

Cumprimentos a todos.
 
É no mapeamento de portas
ybx4Ezl.png


Utilizando assim não consigo utilizar o WakeMeOnLan através do IP externo...


EDIT:
As opções disponíveis no caso de escolher Aplicação em vez de Definido pelo utilizador são
kQlMynY.png
 
Bem, se ninguém conseguir ajudar estou a ver que tenho de ligar à Vodafone directamente.. Não me apetecia mas pode ser que até seja rápido.
 
Podes cnfigurar manual.

à semelhança do teu primeiro screenshot, Fazes assim
1) Clicas em "Novo"
2) Tipo: Definido pelo utilizador
3) Escolher: Activar aplicação das Portas
4) Nome da aplicação: WoL
5) Nome da Wan: Internet (que é o default)
6) Anfitrião Interno: Escolhes o dispositivo de rede ou escreves o IP manualmente se for fixo (deve ser fixo certamente)
7) Endereço IP Externo de origem: vazio

Clicas em Aplicar.
A regra vai aparecer na listagem como adicionada. Volta a carregar na tua regra, e clicas no botão: Novo

1) Protoclo: UDP
2) Número da porta Externa: 9 nos dois campos
3) Número da porta Interna: 9 nos dois campos

Exemplo final:
hjpZdWT.png


EDIT: O Screenshot tem uma gralha. O protocolo é UDP e não TCP como aí está. Foi feito à pressa para ajudar, e ficou assim.
 
Não sabia que podia clicar depois de adicionar, vou experimentar então.

EDIT: Bem, mesmo assim não está a funcionar...
bkFAzIJ.png
Assim deveria funcionar...

eu testei aqui com outro programa (usei o OpenVPN a escutar na porta 9, só para teste) e deu.
Portato a abertura da porta funciona. Sem dúvida.

Se tentares enviar o magic packet dentro da tua rede, pelo que dizes, funciona. Logo o WoL está bem configurado na máquina em questão.

Um detalhe: Tens de ter uma entrada no router da vodafone a definir IP estático à máquina em causa, aqui:
ougkfnt.png



No passado usei o WOL_Magick_Packet_v1 com sucesso.

Depois diz-nos se funciona.

Abraço
 
Assim deveria funcionar...

eu testei aqui com outro programa (usei o OpenVPN a escutar na porta 9, só para teste) e deu.
Portato a abertura da porta funciona. Sem dúvida.

Se tentares enviar o magic packet dentro da tua rede, pelo que dizes, funciona. Logo o WoL está bem configurado na máquina em questão.

Um detalhe: Tens de ter uma entrada no router da vodafone a definir IP estático à máquina em causa, aqui:
ougkfnt.png



No passado usei o WOL_Magick_Packet_v1 com sucesso.

Depois diz-nos se funciona.

Abraço

Bem... Isto não está a correr nada bem ahah
4Pgnute.png

Endereço MAC está de acordo com o input que pede (AA:BB:CC:DD:EE:FF) e o endereço IP usei 192.168.1.65 que é o que a máquina está a utilizar. Não tenho a certeza se o IP não está já estático de qualquer maneira, pelas configurações do FreeNAS.
Com o software que me recomendaste não consigo ligar nem através do IP interno.
 
a configuração de ip estático no freenas é irrelevante se na tabela de IPs que te mostrei constar o mac address e o IP que queres que seja permanentemente atribuido.

eu testei agora, e zero problemas:
FLOh7tC.png
 
a configuração de ip estático no freenas é irrelevante se na tabela de IPs que te mostrei constar o mac address e o IP que queres que seja permanentemente atribuido.

eu testei agora, e zero problemas:
FLOh7tC.png
Pois, com os valores que introduziste também consigo criar uma regra.

Espera, acho que ainda agora introduzi o MAC com - em vez de :, porque agora consegui adicionar...

Mesmo depois de adicionar não consigo ligar o computador utilizando o IP externo. De acordo com o port checker do site base64online a porta está fechada (UDP).
CbZP9YC.png
 
Viva @Beanerrr

Já tenho novidades.
Fui testar e obviamente não funcionou porque esqueci-me da entrada na tabela ARP do router :facepalm:

Falta-te isto:
3AOTSOO.png


Mandei o NAS abaixo, e através do telemovel em 4G, usei esta app

Funcionou perfeitamente.

Vê lá se assim já consegues ;)

Abraço!
 
Viva @Beanerrr

Já tenho novidades.
Fui testar e obviamente não funcionou porque esqueci-me da entrada na tabela ARP do router :facepalm:

Falta-te isto:
3AOTSOO.png


Mandei o NAS abaixo, e através do telemovel em 4G, usei esta app

Funcionou perfeitamente.

Vê lá se assim já consegues ;)

Abraço!

Era isso mesmo que faltava! Consegui ligar tanto através do PC como do telemóvel com 4G! Muito obrigado pela ajuda :D
 
Boas, aproveitando o tópico, também estou o mesmo problema de ligar o nas numa rede externa, sendo que no meu caso estou a utilizar o Tecnicolor 784 v3, já tentei abrir essas portas no router mas aparecem sempre fechadas, será que me podem dar uma ajuda?
 
Viva car31,

Gostava de ajudar, mas não tenho esse router, não tenho noção do que possa estar a falhar por falta de configurações.

O que te posso recomendar é que se calhar partilhes imagens das tuas configurações a ver se consigo ajudar

Abraço
 
Viva car31,

Gostava de ajudar, mas não tenho esse router, não tenho noção do que possa estar a falhar por falta de configurações.

O que te posso recomendar é que se calhar partilhes imagens das tuas configurações a ver se consigo ajudar

Abraço
Ok, obrigado!
Logo já coloco aqui uns prints, diz-me só uma coisa basta abrir as portas no router ou é preciso também abrir no NAS?
 
Depende do teu nas.

Eu tenho um Qnap e basta me activar os serviços, que o NAS automaticamente abre as portas nas iptables.
Depois, dependendo dos serviços, podes abrir estas portas no router.
- 1194 (OpenVPN se mantiveres a porta default)
- 80 (http)
- 443 (https)
- 22 (ssh/SCP)
etc etc

Pode dar-se o caso de o teu NAS fazer configuração do router de forma automática se o uPnP estiver activado. Eu desactivei isso no NAS. O meu router configuro eu, obrigado :D

Agora se usares freeNAS, ou similar, poderás ter de configurar a firewall manualmente (nao experimentei nunca freeNAS, nao sei se faz a abertura de portas na firewall automaticamente). Mas configurar uma entrada de iptables é simples.
 
Depende do teu nas.

Eu tenho um Qnap e basta me activar os serviços, que o NAS automaticamente abre as portas nas iptables.
Depois, dependendo dos serviços, podes abrir estas portas no router.
- 1194 (OpenVPN se mantiveres a porta default)
- 80 (http)
- 443 (https)
- 22 (ssh/SCP)
etc etc

Pode dar-se o caso de o teu NAS fazer configuração do router de forma automática se o uPnP estiver activado. Eu desactivei isso no NAS. O meu router configuro eu, obrigado :D

Agora se usares freeNAS, ou similar, poderás ter de configurar a firewall manualmente (nao experimentei nunca freeNAS, nao sei se faz a abertura de portas na firewall automaticamente). Mas configurar uma entrada de iptables é simples.
Tenho synology, e abre as portas automaticamente supostamente, testa a ligação e da ok, mas depois vou testar as portas na net e estão fechadas.
 
Back
Topo