Word: Porquê?

LeeMan

Power Member
A propósito dum tópico aí em baixo sobre o word lembrei de uma coisa:

Porque é que 99% das pessoas (estudantes sobretudo…) fazem sistematicamente a capa do trabalho num ficheiro à parte? Será que é assim tão complicado começar a numerar as páginas a partir da página 2 e escolher um cabeçalho e rodapé diferente para a primeira página?

A ideia que tenho é que quase ninguém usa o MS Word a sério…
Passo a vida a explicar a toda a gente como é que se faz uma porcaria de índice automático...
 
Considero-me um user acima da média, e faço a capa no inicio do documento :) com um page break.

Mas tocaste num ponto q confesso é o meu calcanhar de aquiles.... n sei fazer indices automáticos...

Confesso q é porreiro (já recebi documentos assim) mas nunca me dei ao trabalho de ir estudar isso... preguiça, desantenção, não sei, mas é a verdade :)

E olha q isso dos indices automáticos, estou convencido q nem 10% das pessoas sabe usar ou sequer conhece....


SW
 
A questão é que o Word é um softawre caro mas as pessoas fazem com ele básicamente a mesma coisa que poderiam fazer no wordpad sem gastar um tostão...
 
mavatar disse:
Ok. dica rápida para indices automáticos no word:

Insert, index and tables, escolher as opções e voilá!


Mas depois surge sempre o problema habitual.
Não aparece nada...

Para tr resultados têm que usar sempre as formatações. Só que a malta geralmente não gosta disso... Preferem mudar o tipo de letra... ;-)
 
LeeMan disse:
A questão é que o Word é um softawre caro mas as pessoas fazem com ele básicamente a mesma coisa que poderiam fazer no wordpad sem gastar um tostão...

E outra questão ainda... se o Word é tão caro, e as pessoas não o usam de verdade, então qual é o problema de começarem a usar OpenOffice?? (esta é para aqueles que estão constantemente a dizer que o OOo ainda não tem features suficientes como a suite de Office da Microsoft)

E outra coisa ainda, nao só costumam fazer a parte, como ainda por cima têm mau gosto, capas em geral feias e que parecem fazer parte de trabalhos da primária (principalmente os estudantes do secundário).
 
LeeMan disse:
Mas depois surge sempre o problema habitual.
Não aparece nada...

Para tr resultados têm que usar sempre as formatações. Só que a malta geralmente não gosta disso... Preferem mudar o tipo de letra... ;-)

Pois. Esqueci-me de referir que os headings são para ser usados... senão não resulta...
 
os indices automaticos sao impecs...depois de saber usar nunca mais deixei...podes mudar o texto todo pages etc...fazes update field e está a andar ;)

Realmente maior parte do ppl n aproveita o WORD (penso q eu sou um deles) na sua totalidade, mas o prob n é esse, o word estabaleceu-se como "o programa p escrever" e como o acesso até nem é dificil (há sempre amigos com office pirata) toda a gente mexe no word, muitos sem o dominar minimamente ;)
 
O MS Word permite fazer automatismos que muitos não imaginam.

A minha empresa tem um botão nas barra de ferramentas que abre um FORM PERSONALIZADO onde se tem acesso a todos os ofícios, cartas, normas e contratos da empresa. Com acessos a BD Oracle, Rodapés Automáticos, e uma data de outras funcionalidades....
 
Pois é...

E ainda nem, falamos de Macros...

Muita gente estaria satisfeita com o Open Office...

Eu, por acaso docs é pró tecto. Eu é mais pdfs, e vectoriais :D
 
kazuza disse:
Pois é...

E ainda nem, falamos de Macros...

Muita gente estaria satisfeita com o Open Office...

Eu, por acaso docs é pró tecto. Eu é mais pdfs, e vectoriais :D

Ahhh....pois....

Além do sistema Word, também temos um sistema de informação que gera PDFs com o Cocoon mediante os XMLs gerados e os XSLs que temos para os tratar...

Os mesmos sistemas centrais do Oracle alimentam as Macros do Word e do Cocoon...

Fantástico !!!! a minha empresa é uma empresa do futuro !!!!
 
na empresa onde trabalhei até ao início deste ano um cromo separava a capa, as capas dos apêndices, os vários capítulos, etc. etc. etc. porque não conseguia por aquilo tudo seguido, com numerações por capítulos, e depois indícies automáticos = o que é isso?


Já tive de formatar um documento todo com para cima de 100 páginas por causa dessas coisas


Ainda assim o que muitos não sabem é que o teclado tem a tecla F1.
 
Já agora faço a pergunta mais obvia. Como fazes indices automaticos?
É assim eu uso o word para maioria dos meus trabalhos tirando o maior proveito possivel. Uso os cabeçalhos e rodapes. Identifico o trabalho, coloco ainda uns logotipos (mas depende o trabalho) no cabeçalho, pagino e assino no rodape, normalmente faço isso. Torna-se um trabalho simples mas com boa aparência.

Quanto áquilo de separar a capa e o indice do restante, eu tambem faço confesso, pois não sei como se faz isso dos indices automaticos ou entao sei so que nao estou a ver agora. Se puderem explicar o que é eu agradeço, ajudar-me-á muito com certeza :)!

Cumps
Guilherme
 
1- Abrir um ficheiro no word
2- Escrever “CAPA etc e TAL”
3- Menu Insert>Break Page ( isto faz com que a primeira página fique fixa).
4- Menu View>Header footer > Clicar no mini icon Page Setup > escolher a função “diferent first page” [isto faz com que na primeira página não apareça o mesmo header ande footer q nas restantes]
5- Escrever qq coisa nos header and footer a seguir à primeira página e mandar numerar. Assim sendo, não vamos vai aparecer número na primeira página. (depois aqui tb se pode iniciar a numeração a partir da página 2 mas isso pode criar problemas)
6- Deixar a página a seguir à capa em branco e começar a escrever na 3
7- Usar Sempre a Formação : Heading 1,2,3 para títulos que querem ver no INDICE e Normal Para o texto. (NÃO se preocupem com tipos de letra e tamanhos...) Isso deve ser alterado através do menu Format>style>modify>format onde vcs podem definir o tipo de letra do Heading, Normal e por aí fora.
8- Depois de ter o texto +- elaborado e já com títulos, voltar à página 2 e ir ao menu Insert>Index tables>Table of contents OK
9- Sempre que quiserem actualizar o índice basta clicar com o botão direito do rato e escolher Update Fieled.
10- Se quiserem os títulos e subtítulos Numerados isto deve se definido através de Format>style>modify>format sempre.


NÃO mudem as letras tamanhos etc através do ecran principal do word. Alterem antes o Estilo!!! em Format>style>modify>format sempre. Assim por exemplo o Estilo Normal nunca ira mudar de letra por “magia”...

Outras funções úteis são as Referências cruzadas, notas de rodapé, numeração automática de figuras ou objectos...
 
Delta disse:
Acredita que não. 100% estável, e são umas boas centenas de PC's a usarem o mesmo sistema.


Olha que sim...
Quando se começa a usar alguns automatismos mais complexos começam a acontecer coisas estranhas:

- o doc fica diferente em PCs diferentes com o mesmo Word;
- Ao fim de 30mins é provável que dê erro e crashe, em várias máquinas diferentes...
- Isto é mais verdade quanto mais recente for o word. O word 2000 crashava menos de metade das vezes do XP. Ainda nao experimentei o 2003.
- Quando se tenta carregar alguns ficheiros menos "católicos" o word simplesmente crasha.
 
Última edição:
LeeMan disse:
A propósito dum tópico aí em baixo sobre o word lembrei de uma coisa:

Porque é que 99% das pessoas (estudantes sobretudo…) fazem sistematicamente a capa do trabalho num ficheiro à parte? Será que é assim tão complicado começar a numerar as páginas a partir da página 2 e escolher um cabeçalho e rodapé diferente para a primeira página?

A ideia que tenho é que quase ninguém usa o MS Word a sério…
Passo a vida a explicar a toda a gente como é que se faz uma porcaria de índice automático...

Eu faço varias versões primeiro tudo separado capa e afins e depois a versão final é compilada, mas mantenho sempre tudo separadinho para futura consulta é assim k gosto a versão compilada é só para imprimir sem ter de andar a clikar mil vezes no iconzinho da printer
 
para não criar um novo tópico peguei na pá e fui desenterrar este tópico.

O meu problema com o Word, neste momento, é tentar que ele aceite a numeração.

Eu tenho algo do género

1. Capitulo 1
1.1. sub-capítulo 1-1
1.2. sub-capítulo 1-2
1.3. sub-capítulo 1-3
e a seguir queria fazer
1.3.1 sub-sub-capitulo 1-3-1

Acontece que a única coisa que a numeração me oferece é um 1.4 a seguir ao 1.3.
Tenho o 1.3 como nível 2, teoricamente se eu metesse nivel 3 conseguirira um 1.3.1...

Alguém sabem como posso fazer 1.3.1 ou se eu quiser um 1.3.1.1.2 ?

Please ;)
 
para não criar um novo tópico peguei na pá e fui desenterrar este tópico.

O meu problema com o Word, neste momento, é tentar que ele aceite a numeração.

Eu tenho algo do género

1. Capitulo 1
1.1. sub-capítulo 1-1
1.2. sub-capítulo 1-2
1.3. sub-capítulo 1-3
e a seguir queria fazer
1.3.1 sub-sub-capitulo 1-3-1

Acontece que a única coisa que a numeração me oferece é um 1.4 a seguir ao 1.3.
Tenho o 1.3 como nível 2, teoricamente se eu metesse nivel 3 conseguirira um 1.3.1...

Alguém sabem como posso fazer 1.3.1 ou se eu quiser um 1.3.1.1.2 ?

Please ;)


Descobri o que faltava fazer, era usar o avanço para exactamente na numeração!
 
Back
Topo