1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Informação: Pela 0:30 desta Sexta-feira (9 de Dezembro, 23:30 de Quinta-feira nos Açores) o Fórum e restantes sites da ZWAME vão estar offline para manutenção durante cerca de 1h30.
    Se necessário faremos actualizações via Twitter e Facebook.
    Remover anúncio
  3. A secção Microsoft/Windows encontra-se actualmente em processo de reestruturação.
    Remover anúncio

Word: Porquê?

Discussão em 'Windows Desktop e Surface' iniciada por LeeMan, 13 de Outubro de 2004. (Respostas: 29; Visualizações: 2540)

1. LeeMan

LeeMan Power Member

A propósito dum tópico aí em baixo sobre o word lembrei de uma coisa:

Porque é que 99% das pessoas (estudantes sobretudo…) fazem sistematicamente a capa do trabalho num ficheiro à parte? Será que é assim tão complicado começar a numerar as páginas a partir da página 2 e escolher um cabeçalho e rodapé diferente para a primeira página?

A ideia que tenho é que quase ninguém usa o MS Word a sério…
    Passo a vida a explicar a toda a gente como é que se faz uma porcaria de índice automático...

2. Silver Wolf

Silver Wolf The Big Bad Wolf
    Staff Member

Considero-me um user acima da média, e faço a capa no inicio do documento :) com um page break.

Mas tocaste num ponto q confesso é o meu calcanhar de aquiles.... n sei fazer indices automáticos...

Confesso q é porreiro (já recebi documentos assim) mas nunca me dei ao trabalho de ir estudar isso... preguiça, desantenção, não sei, mas é a verdade :)

E olha q isso dos indices automáticos, estou convencido q nem 10% das pessoas sabe usar ou sequer conhece....

SW

3. LeeMan

LeeMan Power Member

A questão é que o Word é um softawre caro mas as pessoas fazem com ele básicamente a mesma coisa que poderiam fazer no wordpad sem gastar um tostão...

4. mavatar

mavatar Power Member

Ok. dica rápida para indices automáticos no word:

Insert, index and tables, escolher as opções e voilá!

5. LeeMan

LeeMan Power Member

Mas depois surge sempre o problema habitual.
    Não aparece nada...

Para tr resultados têm que usar sempre as formatações. Só que a malta geralmente não gosta disso... Preferem mudar o tipo de letra... ;-)

6. BlkLotus

BlkLotus Folding Member

E outra questão ainda... se o Word é tão caro, e as pessoas não o usam de verdade, então qual é o problema de começarem a usar OpenOffice?? (esta é para aqueles que estão constantemente a dizer que o OOo ainda não tem features suficientes como a suite de Office da Microsoft)

E outra coisa ainda, nao só costumam fazer a parte, como ainda por cima têm mau gosto, capas em geral feias e que parecem fazer parte de trabalhos da primária (principalmente os estudantes do secundário).

7. mavatar

mavatar Power Member

Pois. Esqueci-me de referir que os headings são para ser usados... senão não resulta...

8. Flyer

Flyer Power Member

os indices automaticos sao impecs...depois de saber usar nunca mais deixei...podes mudar o texto todo pages etc...fazes update field e está a andar ;)

Realmente maior parte do ppl n aproveita o WORD (penso q eu sou um deles) na sua totalidade, mas o prob n é esse, o word estabaleceu-se como "o programa p escrever" e como o acesso até nem é dificil (há sempre amigos com office pirata) toda a gente mexe no word, muitos sem o dominar minimamente ;)

9. Delta

Delta Suspenso

O MS Word permite fazer automatismos que muitos não imaginam.

A minha empresa tem um botão nas barra de ferramentas que abre um FORM PERSONALIZADO onde se tem acesso a todos os ofícios, cartas, normas e contratos da empresa. Com acessos a BD Oracle, Rodapés Automáticos, e uma data de outras funcionalidades....

10. kazuza

kazuza Power Member

Pois é...

E ainda nem, falamos de Macros...

Muita gente estaria satisfeita com o Open Office...

Eu, por acaso docs é pró tecto. Eu é mais pdfs, e vectoriais :D

11. Delta

Delta Suspenso

Ahhh....pois....

Além do sistema Word, também temos um sistema de informação que gera PDFs com o Cocoon mediante os XMLs gerados e os XSLs que temos para os tratar...

Os mesmos sistemas centrais do Oracle alimentam as Macros do Word e do Cocoon...

Fantástico !!!! a minha empresa é uma empresa do futuro !!!!

12. Tafinho

Tafinho Power Member

Só é pena que quando de facto são usados, o word ficar extremamente instável...

13. Chip

Chip Zwame Advisor

na empresa onde trabalhei até ao início deste ano um cromo separava a capa, as capas dos apêndices, os vários capítulos, etc. etc. etc. porque não conseguia por aquilo tudo seguido, com numerações por capítulos, e depois indícies automáticos = o que é isso?

Já tive de formatar um documento todo com para cima de 100 páginas por causa dessas coisas

Ainda assim o que muitos não sabem é que o teclado tem a tecla F1.

14. Delta

Delta Suspenso

Acredita que não. 100% estável, e são umas boas centenas de PC's a usarem o mesmo sistema.

15. Gu!LhAx

Gu!LhAx Power Member

Já agora faço a pergunta mais obvia. Como fazes indices automaticos?
    É assim eu uso o word para maioria dos meus trabalhos tirando o maior proveito possivel. Uso os cabeçalhos e rodapes. Identifico o trabalho, coloco ainda uns logotipos (mas depende o trabalho) no cabeçalho, pagino e assino no rodape, normalmente faço isso. Torna-se um trabalho simples mas com boa aparência.

Quanto áquilo de separar a capa e o indice do restante, eu tambem faço confesso, pois não sei como se faz isso dos indices automaticos ou entao sei so que nao estou a ver agora. Se puderem explicar o que é eu agradeço, ajudar-me-á muito com certeza :)!

Cumps
    Guilherme

16. LeeMan

LeeMan Power Member

1- Abrir um ficheiro no word
    2- Escrever “CAPA etc e TAL”
    3- Menu Insert>Break Page ( isto faz com que a primeira página fique fixa).
    4- Menu View>Header footer > Clicar no mini icon Page Setup > escolher a função “diferent first page” [isto faz com que na primeira página não apareça o mesmo header ande footer q nas restantes]
    5- Escrever qq coisa nos header and footer a seguir à primeira página e mandar numerar. Assim sendo, não vamos vai aparecer número na primeira página. (depois aqui tb se pode iniciar a numeração a partir da página 2 mas isso pode criar problemas)
    6- Deixar a página a seguir à capa em branco e começar a escrever na 3
    7- Usar Sempre a Formação : Heading 1,2,3 para títulos que querem ver no INDICE e Normal Para o texto. (NÃO se preocupem com tipos de letra e tamanhos...) Isso deve ser alterado através do menu Format>style>modify>format onde vcs podem definir o tipo de letra do Heading, Normal e por aí fora.
    8- Depois de ter o texto +- elaborado e já com títulos, voltar à página 2 e ir ao menu Insert>Index tables>Table of contents OK
    9- Sempre que quiserem actualizar o índice basta clicar com o botão direito do rato e escolher Update Fieled.
    10- Se quiserem os títulos e subtítulos Numerados isto deve se definido através de Format>style>modify>format sempre.

NÃO mudem as letras tamanhos etc através do ecran principal do word. Alterem antes o Estilo!!! em Format>style>modify>format sempre. Assim por exemplo o Estilo Normal nunca ira mudar de letra por “magia”...

Outras funções úteis são as Referências cruzadas, notas de rodapé, numeração automática de figuras ou objectos...

17. Tafinho

Tafinho Power Member

Olha que sim...
    Quando se começa a usar alguns automatismos mais complexos começam a acontecer coisas estranhas:

- o doc fica diferente em PCs diferentes com o mesmo Word;
    - Ao fim de 30mins é provável que dê erro e crashe, em várias máquinas diferentes...
    - Isto é mais verdade quanto mais recente for o word. O word 2000 crashava menos de metade das vezes do XP. Ainda nao experimentei o 2003.
    - Quando se tenta carregar alguns ficheiros menos "católicos" o word simplesmente crasha.

Última edição: 15 de Outubro de 2004
  18. I_Eat_All

I_Eat_All Plasma Beam!

Eu faço varias versões primeiro tudo separado capa e afins e depois a versão final é compilada, mas mantenho sempre tudo separadinho para futura consulta é assim k gosto a versão compilada é só para imprimir sem ter de andar a clikar mil vezes no iconzinho da printer

19. Bluestrattos

Bluestrattos Power Member

para não criar um novo tópico peguei na pá e fui desenterrar este tópico.

O meu problema com o Word, neste momento, é tentar que ele aceite a numeração.

Eu tenho algo do género

1. Capitulo 1
    1.1. sub-capítulo 1-1
    1.2. sub-capítulo 1-2
    1.3. sub-capítulo 1-3
    e a seguir queria fazer
    1.3.1 sub-sub-capitulo 1-3-1

Acontece que a única coisa que a numeração me oferece é um 1.4 a seguir ao 1.3.
    Tenho o 1.3 como nível 2, teoricamente se eu metesse nivel 3 conseguirira um 1.3.1...

Alguém sabem como posso fazer 1.3.1 ou se eu quiser um 1.3.1.1.2 ?

Please ;)

20. Bluestrattos

Bluestrattos Power Member

Descobri o que faltava fazer, era usar o avanço para exactamente na numeração!

Partilhar esta Página