Workflow digital... Como é que fazem?

Achei o mogrify super confuso. O que é suposto meter no "path of mogrify application" ??

Já meti o exe do imagemagick, mas dáme um erro sobre um mirror qualquer e depois nao me mete o raio da marca de água...
 
Bem, após muita dor de cabeça com o LR2 e algum tempo de experimentação com o Capture One, acabei por alterar o meu workflow.

Manteve-se tudo igual, mas quando chega à parte do processamento propriamente dito, tenho obtido resultados bastante melhores tanto com Capture One 4, como com o Canon DPP. E o melhor de tudo, o Capture One é bem mais barato que o Lightroom.

PS: Só não estou novamente a usar o Bridge para importar fotos porque ao contrário do DPP e Capture One, o LR é dependente da sua biblioteca.

O motivo da alteração prende-se principalmente com as cores. Em comparação com os outros processadores, as cores geradas pelo Lightroom 2 são piores, podendo ser mais ou menos grave dependendo da foto e perfil usado.

Isto foi algo que tenho vindo a notar com a 40D (principalmente nos vermelhos), mas ontem o destr0yer verificou que com a D80 os resultados também são diferentes (a meu ver, em favor do Capture One).
 
Última edição:
por acaso costumo "brincar" com os perfis de cor no lightroom, alguns resultam bem melhor k outros, geralmento mudo para o canon standard ou landscape.

tenho de exprimentar esse Capture One, mas ja estou tao habituado ao lightroom...
 
sim, mas isso as alteracoes k fazes nas fotos tb nao vao, so no catalogo...

o bibblepro por exemplo da a opcao de gravar um ficheiro de "settings" por foto na mesma pasta.

olha que faço export dos NEF originals e mete ao lado unm ficheiro de settings!

É pena nao ficar tudo "embutido" :(

Sobre o Capture One, sim de facto há diferenças e em alguns casos notórias.

Já era tarde e não deu para fazer mais testes, mas depois vou experimentar mais um pouco e espetar aqui samples (a ver se instalo o Capture NX também)

mas é como disse o Warl0rd... Se desse para por o mesmo tipo de processamento no LR, era excelente, porque um gajo habitua-se... (só não habituei ao sistema de arquivamento e backup dele... Acabo por exportar tudo para jpg/raw/tiff para pastas próprias :D)
 
Última edição:
Bem aqui vai os meus passos a seguir cnd a organizar as fotos.
-Passar as fotos do cartão para uma pasta "Para organizar" e elimina-las do cartão.
-Abrir o LR e sincronizar a pasta.
-Organizar as fotos pla seguinte ordem "Ano/Tema/Dia Mês- Local" Ex.: 2008/Paisagens/14 Abril - Mafra
-fazer posterior edição e exportação para jpg das foto editadas enquanto vou organizando .
-Após a edição adiciono keywords a foto e classifico-as quanto as estrelas, fazendo resize para a Web
-Sincronização das pastas.
Tudo através do LR excepto a passagem do cartão para a pasta.

E actualizei o meu WF adicionando a pasta do dia e mês também o local, para fazer melhor a localização e tb adiciono KeyWords.
 
por acaso costumo "brincar" com os perfis de cor no lightroom, alguns resultam bem melhor k outros, geralmento mudo para o canon standard ou landscape.

tenho de exprimentar esse Capture One, mas ja estou tao habituado ao lightroom...

Pois, geralmente uso o standard com um tweak ou outro. Esse e o Faithfull são os que me costumam dar os melhores resultados. Mas a diferença para o DPP ou Capture One continua a ser visível (pelo menos na 40D).

Também estou demasiado habituado ao Lightroom, especialmente por ter tudo num só programa, desde a importação à criação de slideshows e ficheiros prontos a imprimir. Mas o que é certo é que para trabalho, quando não usava o JPEG directo da máquina, por vezes dava por mim a recorrer ao DPP.

A parte que me facilita (e foi uma das razões para não ter mudado logo para o LR), é que o Bridge e o DPP funcionam por pastas, não obrigam a uma importação para bibliotecas. E o DPP guarda os settings dentro do RAW, o que é uma maravilha.
O Capture One ainda não estudei bem a parte da importação/sessões/catálogos, mas parece-me que guarda os settings na pasta dos RAWs, o que já não é mau e sempre é mais completo que o DPP ao nível de ferramentas.
 
o DPP tem uma grande vantagem para mim, correccao das lentes (aberracoes, distorcoes e light falloff). mas de resto e MT limitado comparado c/ lightroom :(
 
o DPP tem uma grande vantagem para mim, correccao das lentes (aberracoes, distorcoes e light falloff). mas de resto e MT limitado comparado c/ lightroom :(

Daí eu ter ido buscar o Capture One. Sempre é menos limitado e o resultado é mais parecido com o que estou à espera.

O Lightroom chateia quando sabemos que está tudo impec e ao fazer "import" começamos a ver as fotos todas a mudarem, normalmente para pior.
 
O Lightroom chateia quando sabemos que está tudo impec e ao fazer "import" começamos a ver as fotos todas a mudarem, normalmente para pior.
nao posso dizer k nunca passei por isso :lol:

o k vale e k geralmente se dps aplicares os perfis da marca a coisa volta ao sitio...

tb ja cheguei a usar o bibble pro e durante algum tempo andei indeciso entre os dois, so k acabei por escolher o LR, e uns largos meses depois ja exprimentei voltar ao bibble e ja nao me entendia com akilo...
 
nao posso dizer k nunca passei por isso :lol:

o k vale e k geralmente se dps aplicares os perfis da marca a coisa volta ao sitio...

Ou não... (ou então sou eu que tenho os perfis errados :p)

PS: O Capture One tem perfis próprios para cada modelo (1000D, 450D, 40D, etc) e aplica automaticamente o perfil correspondente. Talvez seja por isso que as cores ficam muito melhores.
 
Última edição:
Vou experimentar o Capture One, já era para o ter feito, mas já que falas tão bem dele, merece a minha atenção:D

Quando tiver usado durante tempo suficiente para ter uma opinião +- formada do programa, irei postar aqui, se quiserem.:)
 
A questão não o "bem" do Capture One, é o "mal" do Lightroom que não acerta com as cores. E como para Windows não há muito mais alternativas...
 
E têm perfis bons para se usar? Ou vai dar ao mesmo que o LR?

É que pelo que eu tenh lido, para uso profissional, é só mesmo Capture One, Lightroom e Aperture.
 
cada um deles tem o seu proprio motor de raw. o dxo labs ja e conhecido pelas reviews aos sensores (dxomark.com), e creio k o software deles e dos melhores a corrigir distorcoes de lentes. em relacao a workflow propriamente dito, nao sei do k e capaz, mas sao 340mb de software, deve fazer alguma coisa :lol:
 
Já estive a comparar os quatro (DxO, LR, C1pro, DPP) e continuo a achar que os perfis do C1pro (Canon 40D V2 / Film Standard) são os mais próximos do DPP (Standard). O DxO (Canon 40D) também não anda longe, mas tem mais tendência a tornar os rosas vermelhos. O LR continua a ser o que bate mais ao lado, seja com que perfil for.
 
Ou não... (ou então sou eu que tenho os perfis errados :p)

PS: O Capture One tem perfis próprios para cada modelo (1000D, 450D, 40D, etc) e aplica automaticamente o perfil correspondente. Talvez seja por isso que as cores ficam muito melhores.

Compreendo a tua situação, e também já tive situações parecidas, e mais uma vez com os vermelhos.
De qualquer forma, encontrei este picturestyle que para fotografia que "mais fazemos" parece ser o melhor:
http://web.canon.jp/imaging/picturestyle/file/studio-portrait.html

Estou bastante habituado ao LR, acho-o prático, mas desconheço o Capture One, talvez até nem seja mau.
Só não me imagino a mudar tudo agora :/
A nivel de biblioteca, basicamente importo tudo para uma pasta especifica (raw originais), depois abro LR, gravo etiquetas, escolho as que quero trabalhar, e guardo metadata e exporto para CS2. Fica sempre uma cópia na mesma pasta junto com metadata.

Qual é a tua forma de trabalhar no LR?
 
-Descarrego do cartão para o desktop,
-Renomeio a pasta para a data e assunto,
-Converto o CR2 para DNG (por este ser opensource entre outras vantagens)
-Faço a selecção com o bridge apagando o que não interessa,
-Trato em batch no CameraRAW (O 5.2 já dá para SYNC como o LR)
-Trato as que preciso especificamente com certos fins e redimensiono logo em PS
-Meto os ficheiros editados numa pasta separada e copio a pasta dos RAW para a pasta mestre dos RAW.
-Divido as fotos para a Web para uma pasta em JPG e para a revista em TIFF de 8/bit noutra pasta.

É mais ou menos este o meu workflow neste momento. No entanto no inicio andava sempre com medo de apagar o lixo e agora tenho montes de pastas em que tenho de o fazer... Senão daqui a nada não ganho para media de backups.
 
Compreendo a tua situação, e também já tive situações parecidas, e mais uma vez com os vermelhos.
De qualquer forma, encontrei este picturestyle que para fotografia que "mais fazemos" parece ser o melhor:
http://web.canon.jp/imaging/picturestyle/file/studio-portrait.html

Been there, done that. :) Inclusive criei um estilo novo, baseado nesse, mas com uma curva ligeiramente mais apertada (mais contrastada).
O problema é mesmo o LR depois não me reconhecer isso. Tenho que tentar recriar tudo no LR. Daí por vezes acabar por recorrer ao DPP só para conseguir exportar para CS3 com as cores certas.

Estou bastante habituado ao LR, acho-o prático, mas desconheço o Capture One, talvez até nem seja mau.
Só não me imagino a mudar tudo agora :/
A nivel de biblioteca, basicamente importo tudo para uma pasta especifica (raw originais), depois abro LR, gravo etiquetas, escolho as que quero trabalhar, e guardo metadata e exporto para CS2. Fica sempre uma cópia na mesma pasta junto com metadata.

Qual é a tua forma de trabalhar no LR?

- Meter o cartão no leitor
- Import (já no LR) para "Fotos\AAAA\MM-DD", file name "40D_AAAAMMDD_XXXX.CR2", metadata com o meu Copyright e keywords se for caso disso (nome do evento, modelo, local, etc)
- Separar sessões por catálogos com tipo de foto, número e um título (ex: Moda 2 - Springware 2009)
- Ajustes gerais e sync (exposição, cor, etc)
- Selecção com Black/White flag
- Crop e ajustes finais às fotos com white flag ou exportação para o CS3 para edições mais complexas

No fim exporto o que preciso, no formato que preciso, por vezes dando uso às tabs "Slideshow" e "Print". Para mim só guardo os RAWs/PSDs e o catálogo, com os devidos backups.

Por enquanto ainda não alterei isto, mas já dou por mim a recorrer demasiadas vezes ao C1P e ao DPP para considerar isso o meu workflow habitual. Se for uma coisa mais a sério, o mais provável é fazer o import com LR e depois ir processar com o DPP, finalizando em TIFF no CS3.
 
Eu nisso do workflow, quando preciso de tirar fotos para reviews ou depois de uma saida acabo por ser um bocado esquisito e diferente do que vi aqui.

Tenho uma pasta a que chamo de Fotografia, dentro dessa pasta tenho outras duas chamadas de flickr e RAW. Quando abro os RAWs para o LR, faço as minhas correcções, exporto e vejo se é para redimensionar/JPEG ou para guardar os RAWs.

Se for para redimensionar gravo as fotos dentro da pasta flickr, e crio ou não uma sub-pasta com um nome específico do evento ou do componente.

Se for para guardar os RAWs originais, guardo dentro da pasta RAW, criando outra sub-pasta com o nome do que analisei, ou do evento etc, tal como no JPEG mas são RAWs.

Já vi que faço as coisas de forma diferente de vocês, mas como sei que durante o processo de correcção marco algumas fotos como lixo só aproveito mesmo o que é mesmo bom para exportar.

No fim de tudo, volto a dar uma vista de olhos em tudo, e apago o que tiver a bandeirinha, limpando depois o cartão.

A pasta dos jpegs, chama-se de flickr porque inicialmente era a pasta que usava para colocar as fotos do flickr, e foi assim que ficou.

Espero que não tenha sido muito confuso.
 
Back
Topo