WORKSHOP Fritzing — Do protótipo a instalação definitiva!- 29 e 30 de Setembro

TSC21

Membro
As ferramentas de criação de protótipos físicos têm percorrido um longo caminho e já permitem que os não-engenheiros rapidamente transformem as suas ideias em protótipos funcionais interactivos e com a possibilidade de torna-los definitivamente em produtos robustos para instalações permanentes.
Muito utilizado em projectos electórnicos com o Arduino e não só (muito em breve também com o Raspberry Pi), o Fritzing é uma iniciativa open-source para apoiar designers, artistas, pesquisadores e entusiastas a trazer os seus protótipos físicos ao produto final e também uma ferramenta que permite documentar os seus protótipos electrónicos baseados em Arduino ou não e criar um layout de PCB para a fabricação em série ou para uma instalação definitiva.

O Fritzing é essencialmente um software de automação para o Design Electrónico. De fácil aprendizagem é adequado para as necessidades de designers e artistas. Ele usa a metáfora da breadboard, de modo que é fácil de transferir o seu esboço de hardware para o software. De lá, é possível criar layouts de PCB para transformá-lo num robusto PCB feito por si ou com a ajuda de um fabricante.

Neste workshop de 2 dias os participantes aprendem como utilizar o software para documentar e tornar definitivos projectos prototipados em Breadboard.
Desde o desenho do protótipo em breadboard e do circuito electrónico ao desenvolvimento da placa de circuito impresso para montagem definitiva do projecto.

Conteúdos abordados:
1ºDia

  • Componentes e Circuitos Electrónicos
  • Introdução ao Fritzing e as suas funcionalidades : BreadBoard, Circuito Electrónico e PCB
2ºDia

  • Documentação/Desenho de protótipo em BreadBoard - O teu Projecto Fritzing ;)
  • Desenho de Circuito Electrónico
  • Desenho de PCB
  • Dicas e truques na montagem e finalização de projectos
Nota:
O workshop será baseado num protótipo montado numa Breadboard disponibilizada pelo altLab, no entanto os participantes são incentivados a trazer os seus próprios projectos prototipados em BreadBoard para desta forma desenvolver o seu próprio projecto Fritzing e transformar o protótipo em projecto definitivo (Desenho de BreadBoard/Circuito/PCB).


Não te esqueças de trazer um computador portátil.
Antes de vir, descarrega o software em http://fritzing.org/download/
Traz o teu Arduino e o protótipo do projecto que queres desenvolver, mas se não tens um Arduino não há problema!
No dia do workshop haverá Arduinos, Kits de Componentes e um protótipo disponibilizado pelo altLab para poderes acompanhar o workshop.


Este workshop será orientado por membros do altLab.

149czeg.jpg
 
Back
Topo