• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

Pc Completo Workstation CAD + Modelação 3D - 7.000€

niel

Power Member
Bom dia,

Sou arquiteto e vou abrir a minha empresa, para tal vou investir numa workstation que me permita fazer modelação 3D e renderização (V-ray e Lumion) o mais rápido possível. Segundo uma breve pesquisa estimo um orçamento de 7.000€.


=============================================
Inicio do Questionário
=============================================


1) Qual o orçamento disponível? Quando será feita a compra?
7.000€, finais de Outubro/inicio de Novembro

2) PC completo, upgrade ou apenas um/uns componentes?
Pc completo

3) Qual a utilização a que se destina a compra? (apagar o que não se pretende e, no caso de uso variado, indicar a percentagem de relevância)
a) Gaming (máxima)
b) Edição video / imagem / Trabalhos pesados (Photoshop, Premiere, Autocad, Revit, 3DStudio Max, Sketchup, Lumion, Vray)
c) Office / Navegação web / Filmes
d) Virtualização


4) Daqui a quanto tempo pretendes fazer uma atualização?
5 a 10 anos

5) Como é composto o teu computador actual? (Para os utilizadores terem uma ideia do teu sistema ou se há algo que se deva aproveitar)

há 3 anos investi num portátil workstation Obsidian 3100€ (i7 8700, gtx 1080, 32gb Ram ...), este servirá como apoio à workstation e também pela facilidade de transporte para futuras reuniões

6) Vais fazer Overclock ao Processador/Gráfica?

Não percebo muito bem disso, mas quando meto um vídeo ou imagem a fazer o computador utiliza praticamente todos os recursos.

7) Características Gerais:
Indica o que pretendes comprar, mesmo que seja em traços gerais (como indicado entre parênteses; caso não se saiba, simplesmente colocar "não sei"; caso não seja necessário ou seja upgrade, apagar o que não interessa).


a. Caixa (formato: ATX, mATX, iTX; silêncio, look)
> a melhor relação preço qualidade, penso que a utilização do sistemo water cooling será a melhor solução para refrigeração, silêncio e look

b. Processador (Intel ou AMD)
> estou realmente indeciso, no escritório atual uso um amd threadripper 2990wx e para renderização V-Ray dá coça ao meu i7 8700, mas no Lumion o meu i7 8700 tem melhor cotação (pouca) no benchmark do Lumion.

c. Motherboard (chipset, formato)
> não faço ideia, mas talvez a melhor para que no futuro consiga fazer upgrades sem problema

d. Memória RAM (quantidade, velocidade(Mhz), latência (CL))
> no mínimo dos mínimos 64gb, o resto tb n percebo muito

e. Gráfica (Nvidia ou AMD)
> RTX 3090 ou 3080ti, estou mais inclinado para a 3090, mas prefiro ouvir a opinião de quem percebe

f. Armazenamento (capacidade, HDD e/ou SSD)
> pelo menos 1 SSD de 1T ou 2T e 1 HDD de 2T

f. Drives (Nenhuma, DVD, BluRay)
> tenho uma asus exterior que uso para o meu portátil quando necessário, penso que não seja preciso

g. Fonte (Não-Modular, Semi-Modular, Modular, silenciosa)
> Não faço ideia

8) Precisas de Periféricos (Monitor, Teclado, Rato, Colunas, Headphones/Headset)?
2 monitores com sistema IPS e boas cores, tenho um Dell U2518d e aquilo é muito bom, mas estava a pensar comprar 2 27" com 4K, depende do orçamento

9) Precisas de alguma porta ou comunicação especial, caso se aplique (ex: Wireless, Bluetooth)?

Wi-fi e Bluetooth

10) Precisas de sistema operativo, caso se aplique?

Uma vez que vou abrir empresa, convém ter o SO legal

11) Contexto, comentários adicionais.


=============================================
Fim do Questionário
=============================================

Obrigado pela vossa ajuda
 
nao sei a exigencia de renderizacoes, mas acho que ia por 2 maquinas, invés de uma "super maquina".
Seguia por uma para modelação no geral, e uma de apoio a renderizacoes.

Eu como trabalho mais em modelação de solidworks e por vezes uso o meu fixo para renderizar, dai esta ideia...

Mas penso que o @M4N!4K pode dar umas dicas nesse ponto ;)
 
Falo em ambientes muito detalhados e em alguns casos, vídeos de 2 ou 3 minutos que duram dias a "renderizar", pela minha experiência quanto melhor for a máquina, menos tempo demoro, nem que seja numa fase final em que o trabalho esteja subcarregado e já demora algum tempo a fazer o qe q seja,

de qualquer forma, a outra máquina já servirá para essas funções complementares, obrigado pela dica.
 
Elecas!! :)

Quando tiver tempo dou um input mais certo, mas, só para nos afinarmos.

Explica-me a tua pipe line de trabalho.

Apenas para clarificar, o cpu vai influenciar em 0 o tempo de render em Lumion.

Caso pretendas CPU based render, e queiras o melhor dentro do orçamento, garantidamente que um threadripper será o ideal.

E nesse caso, falamos de um 3970X que limpa o sebo aos cpus que refreres, mas são 2k só para o cpu.

Mas um Ryzen 9 5950X é fantástico também, caso tenhas que fazer alguns compromissos.

Ah sim, e uma 3090 é obrigatório, esquece a 3080ti. os 24GB de Vram vs 12GB é o que vai ditar a complexidade permitida da cena a renderizar. Animações em Lumion, é-me perfeitamente normal estar a consumir 16/18GB durante os renders.

No entanto, se no VRAY estiveres confortável com os renders GPU, no teu caso, preferia tentar meter duas 3090 (Isto porque ficas com 48GB de Vram, e uma velocidade de render simplesmente absurda :) ). Mas em Vray, o Lumion não aceita 2 gráficas.

Eu tenho uma 3090, e posso dizer que para animações 4k, em Lumion, tenho estipulada uma média de 2h de render por cada 10 segundos (se optares por 25fps e 4 estrelas [8 subsamples]). Dependendo da complexidade poderá ser mais ou menos tempo, mas em média bate nisso :) Atenção, que isto, com tudo bem configurado e com sky light activada (não no máx, que não compensa para vídeo), softshadows etc, entre outros.

Se forem renders testes sem nada de muito complexo activado, mesmo a 4k, em 2 minutos tens os 10 segundos de render feitos. O que é fenomenal quando estás anda a ensaiar a montagem do vídeo e a aguardar aprovação de planos por parte do cliente.

No entanto o Lumion para imagens interiores sem luz natural (janelas..) já é muito limitado, razão pela qual estou a ponderar voltar ao 3ds max e Vray, mas não tenho ainda termo de comparação pois não testei a 3090 no Vray. Mas ao contrário do Lumion, o Vray deixa usar multiplas gráficas.

Resumindo, explica-me a tua pipe line de trabalho habitual, programas que usas para que situações, e tento montar uma config como se fosse para mim :D

Mas para já e como queres jogar também vou só mandar para o ar algumas coisas.

CPU: AMD r9 5950x (mas estou curioso com os novos INTEL por sair)
GPU: 3090
RAM: 64GB
Monitores: ambos de 27, mas o principal (para gaming) 1440p com high refresh rate, e depois o secundário 4k, para color proof, e ver os vídeos que produzes 4k etc. Não queiras jogar a 4k, que honestamente não compensa.

Assim que possa esmiuço melhor, mas com o meu input, e tendo o CPU GPU E RAM que indico como obrigatório, já te conseguem ajudar.
 
Antes de mais obrigado pelo feedback,

Atualmente no escritório para o qual trabalho só uso Lumion por causa da relação tempo-qualidade e daí a gráfica ter de ser mesmo top, mas antes usava o vray e cheguei a fazer renders 4k a demorar +24h com bastante detalhe (ambientes interiores), daí a minha preocupação em adquirir a melhor gráfica e cpu do mercado, pq quero apostar em todas as frentes e como já percebi q sabes: -tempo = +dinheiro, daí n me importar muito num investimento altíssimo inicialmente para depois só fazer upgrade pontualmente, por exemplo mais 1 gráfica ou mais ram.

O vray vou continuar sempre a usar, tenho alguns amigos para quem faço uns trabalhos extras e eles exigem qualidade e uso sempre vray. se for necessário por mais 1k no orçamento para ter 1 máquina na qual tenha de me preocupar nos próximos 5 anos por causa do rendimento, força!
 
Antes de mais, esquece o "não te preocupar durante 5 anos". Agora metes a 3090, mas daqui a 1 ano sai a 4090 que segundo já sugerem, vai ser fantástica vs a 3090. Isto é algo que compensa largamente estar a fazer upgrades constantes (vendendo as peças que ficam de fora). Estás num meio onde o tempo vale muito dinheiro, e todos os minutos que ganhes a nível de tempo de render, traduzem-se em qualidade de vida.

Aconselho-te então a ires para um 5950X, e uma 3090. O 5950x para o que estás habituado, vai ser uma diferença enorme no Vray, e como não é a tua ferramenta principal, não faz sentido ires gastar 2k num threadripper, pois vai demorar mais a atingir o breakeven.

No lumion vais notar uma diferença absurda com a 3090. Caso necessites despachar mais render no Vray (em modo cpu), mais vale usar o serviço de cloud rendering deles, que é barato.
O lumion vai ser sempre a ferramenta que vai compensar ter duas máquinas, ou seja, se pudesses ter duas 3090, seria em máquinas separadas, o que de momento face aos preços praticados, é impossível.

Na minha opinião, tentava não esgotar os 7k, comprar o melhor possível dentro do que indiquei, e daqui a 1 ano quando saírem as 4090 olhares para trás e analisares se o dinheiro que estás a fazer compensa investir e montar uma máquina secundária (mais fraca a nível de cpu e afins) para ficares com uma 3090 e uma 4090 :)
 
faz sentido o que estás a dizer, quando poderes faz 1 setup como se fosse para ti ;)
As peças que estou a referir, são as que tenho :D Por isso é que digo, que os restantes componentes, se alguém conseguir, já te conseguem dar umas luzes.

Mais logo com tempo monto uma máquina completa, tal como se estivesse a montar para mim, aproveitando o que aprendi com meia dúzia de erros a montar a minha este passado ano e meio (overspending) :D
 
1 X Processador AMD Ryzen 9 5950X 16-Core (3.4GHz-4.9GHz) 72MB AM4 - 811,90 €

1
X Cooler CPU a Água Corsair Hydro H150i Pro XT RGB - 139,90 €

1
X G.Skill Kit 64GB (2 x 32GB) DDR4 3600MHz Ripjaws V CL16 - 439,90 € Coloquei esta mas podes perfeitamente ir para 3200 CL16 e poupar cerca de 100€

1 X Disco SSD Gigabyte Aorus 2TB Gen4 M.2 NVMe - 389,90 € Pessoalmente, parece-me o ideal para colocares secalhar 1.5GB para windows e jogos, e 500gb para Ongoing work tudo em SSD. A board suporta 3 discos m.2, é uma questão de ver como te interessa fazer a divisão, pois podes até comprar 2 discos de 1tb ao invés de um de 2TB

1 X Disco Seagate Barracuda 4TB 5400rpm 256MB SATA III - 89,90 € Não sei se necessitas de tanto, mas também me parece bem para teres 3TB para backups (estes trabalhos costumam ter pastas grandes) e 1TB para o dia a dia, e downloads e afins.

1 X Fonte Modular Seasonic Focus PX-850W 80+ Platinum - 169,90 €

1
X Caixa ATX Phanteks Eclipse P400 Air Preto, Vidro Temperado, Mesh, DRGB - 99,90 € Aqui é a gosto, mas é uma caixa bastante boa com muito bom airflow. Ou caso gostes, a Lian Li O11d, um pouco mais cara mas também muito boa.

1 X Motherboard Gigabyte B550 Aorus Master - 269,00 € Penso que seja muito boa board a nível geral, mas poderá alguém aconselhar melhor.

1 X Gráfica Gigabyte GeForce® RTX 3090 Eagle OC 24GB GD6X - 2 499,90 € Há mais baratas, mas era a única disponível agora (eu tenho uma Zotac, que neste momento custa menos cerca de 150€).

Total: 4 910,20 €

Monitores, epa, é ver.

Eu optaria como disse por uma de 27'' e 1440p (mas com high refresh rate) como main monitor, para jogos. E depois um 27'' 4k com uma boa reprodução de cor (e aí já a 60Hz).

Assim por alto, 1000€ para os dois, give or take, parecia-me o ideal.
Alguém te deverá aconselhar melhor, mas eu para gaming tenho um Gigabyte m27q, há quem gosta e quem não gosta, mas apanhei a 280€ por isso gosto muito. Até aos 500€ há muito boa escolha.
Para secundário ando tb a estudar, pois já trabalhei em tempos com um Benq que fazia 99% Adobe Rgb, e era fenomenal. Mas para 4k já falamos uns 800€, e penso não se justificar uma vez que não trabalhas a nível gráfico para impressão, ou fotografia mesmo. Pelo que penso que até aos 500€ tens monitores muito bons 4k. O benq nesta gama de preços penso ser também bastante bom.


Assim de repente já estás nos cerca de 6.000€ Mais alguma coisa que seja preciso aqui e ali (ventoinhas, por exemplo, dependendo da caixa), mas, com os 7 mil euros ainda terás margem para bons ajustes se necessário.

Mas está aqui o meu conselho, agora a malta que esmiuce os componentes para trocar por melhores que os que possa ter sugerido :D
 
isso é uma das coisas que vou ter de ponderar muito bem, dava-me jeito comprar tudo com IVA para entrar nas despesas
 
Isso coloquei aquela 3090 apenas por ser a que aparecia disponível, quando chegar a altura de comprar o ideal será ver o que está disponível.

Sou da opinião de agarrar a mais barata. Tenho uma Zotac e até ver, só tenho a dizer bem :)

Atenção, colocares como despesas e receber de volta, ou quem sabe, tendo um NIF intracomunitário e nem sequer pagar IVA logo à cabeça quando compras fora de Portugal, no fundo acaba por dar no mesmo :)
 
Ryzen 9 5950x ou INTEL CORE i9-12900k quando sair (e faz pré-reserva antes que os scalpers levem tudo).
Ah e sou estudante de engenharia civil, e sei bem a dor de ter de usar esses programas (REVIT, TEKLA, CAD e isso).

Estou a fazer uma build que por agora está assim (vou comprando as peças à medida que vejo boas promoções e isso):

Caixa: Corsair 5000D Airflow (157.90 euros)
SSD: Samsung 980 PRO M2 NVME 2TB (425.60 euros)
GPU: Asus ROG RTX 3080 OC White (arranjei uma destas a 1200 euros, o que agora é impossível, subiu outra vez)
PSU: Corsair RM850x 2021 80 Gold (131.13 euros)

Estas peças é o que já tenho, agora falta o que ainda vai sair (até novembro talvez já as deva ter):

RAM: DDR5 (estou inclinado para G.Skill Trident Royal)
CPU: INTEL 12th Gen (i7 ou i9)
Cooler: Asus ROG Ryujin II 360 com compatibilidade LGA1700 (ou outro bom que tenha LCD, só digo este porque me foi recomendado)
MoBo: Qualquer coisa de chipset Z690 ASUS ou Gigabyte (estou mais inclinado para a última, para ter um toque de Gigabyte pelo meio)

É para jogar (Flight Simulator e isso) e para fazer trabalhos de engenharia civil (talvez particulares qdo tiver com a ordem em dia)

Recomendava-te esperar por RAM DDR5, pois a DDR4 está em fim de vida útil e, pelo que parece, em 2023 a DDR5 já vai ser padrão (com as consequências que daí veem)...
 
Relativamente ao cpu, concordo que se deva dar um olho ao 12900k da intel, para ver a comparação em Vray face ao 5950X. Mas não fazer pré reserva sem primeiro ver os resultados.

No entanto vai ter 0 vantagens em ir para DDR5, além do preço extra, fora que não sabemos ainda a qualidade e valores das boards.

Se isto encarecer a build, digo já que para o uso específico, não vale de todo a pena.

Qualquer upgrade que queira fazer de futuro ao cpu, por exemplo, vai significar trocar a board (e sim, aparentemente a RAM se agora for para DDR4, mas também se for para DDR5 no futuro volta a trocar, pois garantidamente que a standard já terá velocidades superiores). No entanto, até que sinta falta em fazê-lo...

Ou seja, se tiver urgência em comprar, não vale a pena esperar.

Se quiser esperar, é aguardar que saiam testes, e verificar quais as boards que sejam melhores.

É escusado pensar já em boards de marca X ou Y quando ainda não há sequer testes, ou sabemos o que cada uma tem. E muito menos preços.

Para o valor da build, fonte platina é mandatório.
 
Última edição:
Relativamente ao cpu, concordo que se deva dar um olho ao 12900k da intel, para ver a comparação em Vray face ao 5950X. Mas não fazer pré reserva sem primeiro ver os resultados.

No entanto vai ter 0 vantagens em ir para DDR5, além do preço extra, fora que não sabemos ainda a qualidade e valores das boards.

Se isto encarecer a build, digo já que para o uso específico, não vale de todo a pena.

Qualquer upgrade que queira fazer de futuro ao cpu, por exemplo, vai significar trocar a board (e sim, aparentemente a RAM se agora for para DDR4, mas também se for para DDR5 no futuro volta a trocar, pois garantidamente que a standard já terá velocidades superiores). No entanto, até que sinta falta em fazê-lo...

Ou seja, se tiver urgência em comprar, não vale a pena esperar.

Se quiser esperar, é aguardar que saiam testes, e verificar quais as boards que sejam melhores.

É escusado pensar já em boards de marca X ou Y quando ainda não há sequer testes, ou sabemos o que cada uma tem. E muito menos preços.

Para o valor da build, fonte platina é mandatório.

+1

Cumps, Wolf
 
O computador vai ser adquirido no final do mês/inicio de Novembro, há alguma urgência mas se a espera compensar de alguma forma, tenho o meu portátil que por enqt dá para "o gastos". Já agora quando é q está previsto a saída do INTEL CORE i9-12900k?
 
O computador vai ser adquirido no final do mês/inicio de Novembro, há alguma urgência mas se a espera compensar de alguma forma, tenho o meu portátil que por enqt dá para "o gastos". Já agora quando é q está previsto a saída do INTEL CORE i9-12900k?
Supostamente início de novembro.
 
Intel ou AMD honestamente é indiferente. O importante é ficares bem servido. A intel há muito que anda a correr atrás do prejuízo.

Pessoalmente estou curioso com o 12900k, mas penso que o normal será a AMD lançar resposta, e por aí adiante.


Resumindo, é uma questão de ver quando começarem a sair testes Vray, para ver se há realmente alguma diferença no meio profissional que possa fazer sentido :)
 
Back
Topo