• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

Pc Completo Workstation CAD + Modelação 3D - 7.000€

Mas é comprar o mais rápido possível, antes que fiques sem stock...
A pensar assim, mais vale mandar a intel dar uma volta e agarrar já um 5950X :)

Se está encima da mesa esperar para ver os 12900K, convém esperar por reviews que mostrem se realmente vale ou não a pena, não só a nível de performance do cpu, mas de motherboards e memórias. Até para ver preços, pois comprar uma board e memórias à cegas só porque são compatíveis e quer um 12900k, sem ter ainda reviews, seria só tonto.

Está a comprar uma máquina de trabalho de 6/7k. Não um par de cuecas.
 
já agora também vou ter de comprar uma ups (convém para n por o trabalho em risco e para prevenir) alguma recomendação?
 
Aí já não te posso ajudar. Tenho pensado em comprar uma, mas fico-me sempre pelo pensamento.

Felizmente aqui nos últimos 2 anos conto pelos dedos de uma mão as vezes que a luz faltou ou o quadro rebentou.

Mas uso uma daquelas tomadas EDP, pois tem supressor de picos de corrente se não me engano, que é o mais importante! :)
 
A pensar assim, mais vale mandar a intel dar uma volta e agarrar já um 5950X :)

Se está encima da mesa esperar para ver os 12900K, convém esperar por reviews que mostrem se realmente vale ou não a pena, não só a nível de performance do cpu, mas de motherboards e memórias. Até para ver preços, pois comprar uma board e memórias à cegas só porque são compatíveis e quer um 12900k, sem ter ainda reviews, seria só tonto.

Está a comprar uma máquina de trabalho de 6/7k. Não um par de cuecas.
O problema são os miners não? Ou isso é só nas GPUs? Dsc mas sou um leigo nestas coisas...
 
@Pepper456
Não percebi a tu pergunta sobre os miners?
O problema aqui é que antes de sairem as reviews não se vai saber se o 12900k é um CPU que valha a pena comprar ou não.
Estar a encomendar um produto para o qual não se sabe se vai compensar em relação a comprar um 5950X, não faz sentido.
 
Não, os miners não estão à procura de tudo o que é hardware.

Eram gráficas, e de momento já não esgotam por causa dos miners (claro que ainda as querem, mas não está tão grave), isso era há uns meses atrás. As gráficas agora esgotam porque há poucas, e independentemente do preço, as pessoas querem.

Fora que grande parte vai directa para pc's pre made, pois a loja consegue fazer mais dinheiro assim e ainda despachar hardware parado.

Tal como o JackFlash indica, de momento temos apenas leaks a mostrar a possibilidade do 12900k ser um monstro, just that. Leaks. Mas há muito mais além do cpu, como memórias (que virão bem mais caras), boards (que segundo li também serão carotas)..

E, a AMD no início de 2022 também lança novidades ainda em socket AM4, com ganhos, que who knows.. pode ser melhor que o 12900k...


Tecnologia, se estivermos sempre à espera que saia a última novidade, ficamos todos agarrados ao gameboy.
 
Não, os miners não estão à procura de tudo o que é hardware.

Eram gráficas, e de momento já não esgotam por causa dos miners (claro que ainda as querem, mas não está tão grave), isso era há uns meses atrás. As gráficas agora esgotam porque há poucas, e independentemente do preço, as pessoas querem.

Fora que grande parte vai directa para pc's pre made, pois a loja consegue fazer mais dinheiro assim e ainda despachar hardware parado.

Tal como o JackFlash indica, de momento temos apenas leaks a mostrar a possibilidade do 12900k ser um monstro, just that. Leaks. Mas há muito mais além do cpu, como memórias (que virão bem mais caras), boards (que segundo li também serão carotas)..

E, a AMD no início de 2022 também lança novidades ainda em socket AM4, com ganhos, que who knows.. pode ser melhor que o 12900k...


Tecnologia, se estivermos sempre à espera que saia a última novidade, ficamos todos agarrados ao gameboy.

O Greymon, um leaker certeiro, já veio dizer que pelo menos em gaming os Alder Lake deixam algo a desejar:


É claro que isto pode ser um caso de falta de otimização a nivel do microcode ou dos próprios próprios jogos. Veremos como é que se comportam outro tipo de aplicações, mas mesmo que ganhe ao 5950x em certos workloads, nunca será por muito. Esta arquitetura da Intel ainda precisa de refinamento e otimizações no software para o consumidor conseguir tirar proveito máximo. Quando vierem os Raptor Lake isso já deve estar tudo otimizado.


Se a compra é para ser feita no inicio de Novembro, pode esperar pelos benchmarks dos Alder Lake e assim já faz uma compra mais informada, mais do que isso é perda de tempo e perda de tempo é perda de dinheiro.
 
O Greymon, um leaker certeiro, já veio dizer que pelo menos em gaming os Alder Lake deixam algo a desejar:


É claro que isto pode ser um caso de falta de otimização a nivel do microcode ou dos próprios próprios jogos. Veremos como é que se comportam outro tipo de aplicações, mas mesmo que ganhe ao 5950x em certos workloads, nunca será por muito. Esta arquitetura da Intel ainda precisa de refinamento e otimizações no software para o consumidor conseguir tirar proveito máximo. Quando vierem os Raptor Lake isso já deve estar tudo otimizado.


Se a compra é para ser feita no inicio de Novembro, pode esperar pelos benchmarks dos Alder Lake e assim já faz uma compra mais informada, mais do que isso é perda de tempo e perda de tempo é perda de dinheiro.
pois, é que em leaks de cinebench e afins, tanto em single como em multi core parece ser um monstro. E isso, faz-me crer que para fins profissionais, até possa ser algo bastante porreiro.

Mas ao mesmo tempo li que as memórias começam em valores tipo 200€ para 2x8GB... E as boards também não serão propriamente baratas, quando vemos que uma boa board B550 para AMD nem precisa passar os 150€

Mas lá está, o user está disposto a aguardar, o que compreendo e concordo (se está prestes a sair, é sempre melhor aguardar).
 
Última edição:
Atenção, os dados e informações sobre o 12900K ainda são todos na "maionese". Não há dados concretos, apenas leaks.

Tudo leva a crer ser melhor que o 5950X. Quão melhor? Falam em 20%, por exemplo.

valores? Bem, falam em ser ela por ela, e mantêm os preços da geração actual.

Mas as memórias DDR5 são ainda verdes, e em média a custar o dobro (segundo dizem).

Boards, também ainda não se sabe, e aparentemente não serão assim tão baratas (segundo dizem).

Ou seja, imaginando que sai em Novembro, aconselho a esperar pelo menos 1 a 2 semanas, até haver reviews de material, boards, memórias, do CPU em si.

O 5950X, posso atestar ser fantástico. Se seguires por aqui, garantidamente que não irás ficar mal servido, ou arrepender-te e pensar "deveria antes ter ido para ali".

Se o 12900k for melhor, é só uma questão de ver se compensa o valor extra em componentes (caso se verifiquem os preços que indico).

Como tenho dito, tudo depende da "urgência". Se tiveres tempo em esperar, aconselho. No entanto, as gráficas continuam a subir de preço, que poderá ser algo a acrescentar ao valor extra em memórias e board possivelmente..
 
Atenção, os dados e informações sobre o 12900K ainda são todos na "maionese". Não há dados concretos, apenas leaks.

Tudo leva a crer ser melhor que o 5950X. Quão melhor? Falam em 20%, por exemplo.

valores? Bem, falam em ser ela por ela, e mantêm os preços da geração actual.

Mas as memórias DDR5 são ainda verdes, e em média a custar o dobro (segundo dizem).

Boards, também ainda não se sabe, e aparentemente não serão assim tão baratas (segundo dizem).

Ou seja, imaginando que sai em Novembro, aconselho a esperar pelo menos 1 a 2 semanas, até haver reviews de material, boards, memórias, do CPU em si.

O 5950X, posso atestar ser fantástico. Se seguires por aqui, garantidamente que não irás ficar mal servido, ou arrepender-te e pensar "deveria antes ter ido para ali".

Se o 12900k for melhor, é só uma questão de ver se compensa o valor extra em componentes (caso se verifiquem os preços que indico).

Como tenho dito, tudo depende da "urgência". Se tiveres tempo em esperar, aconselho. No entanto, as gráficas continuam a subir de preço, que poderá ser algo a acrescentar ao valor extra em memórias e board possivelmente..

Acho que o melhor para quem for para os Alder Lake será apostar numas DDR4. Por um preço mais baixo acabas por ficar com mais quantidade e velocidade de RAM.
Não acredito nesses tais 20%, mas é bem possivel uns 15-10% dependendo do workload. Outro ponto a favor dos Alder Lake é que estes cpus trazem algumas ferramentas de aceleração de inferência de dados que podem ser uteis em coisas como DaVinci Resolve e aplicações que possam usar ML e DNN para processamento de imagens, video e audio.
 
Não consegui esperar e arranjei quem me montasse o PC e só faturasse quando me coletasse.
Aqui vai a config. (praticamente igual, mas só com alguns ajustes):

MOtherboard: ROG STRIX B550-E GAMING
CPU: Ryzen 9 5950X 4.90GHZ 16 Core
Gráfica: VGA PNY RTX3090 24GB XLR8 Gaming REVEL EPIC-X RGB 1HDMI/3DP
Memória: 2x DDR4 32GB 3200MHz CL16 HyperX FURY Black
Cooler: Corsair iCUE H150i RGB PRO XT, 360mm Radiator, Triple 120mm PWM Fans, Software Control, Liquid CPU Cooler
SSD 1: SSD GOODRAM IRDM 512GB PCIe 3X4 M.2 2280 RETAIL
SSD 2: SKC2500 1TB M.2 2280 NVMe™ PCIe Gen 3.0 x 4 lanes
Fonte: Enthusiast Series TX850 Watt Modular Power Supply
Caixa: MasterCase H500M, 4x Tempered Glass Panels, 2x 200mm Adressable RGB Fans & Controller, Graphic Card Support Arm

Monitores: 2x Monitor LG 27P IPS UHD 4K 3840x2160, 5ms HDMI/DP/USB-C/Colunas, Ergonomic Stand -27UN880-B- Black
 
Niel, obrigatório uma fonte platinum nessa build. Um gajo não vai gastar 6k numa máquina, e poupar na fonte, que é o que vai garantir uma boa estabilidade a nível de energia, e poderá ser a nível futuro a diferença entre algo fazer "kaput" ou não :D

isto em exagero, claro, 850W bronze ou platinum, ainda faz alguma diferença na "Wattage" real disponível, e "limpeza" da energia fornecida. E poderá ser o que garante que em load um sistema é estável ou não... E o teu pc em LOAD irá puxar bastante energia :)

A minha é uma Seasonic PX850, e aconselho-a! está disponível... 169,90€

Quanto board, efectivamente a gigabyte em questão é melhor. E está disponível em diversos locais. 269€, em stock para entrega.

Quanto a discos, tens aí sensivelmente 250€ mais coisa menos coisa.

Preferia dar 300€ por 1 de 2TB, e particiona-lo em 500/1500 ao invés de ocupar 2 slots m.2 (com um de 512). Mas isto sou eu, aqui já é ao critério e gosto de cada um.

Poderá fazer-te falta um HDD para backup, e uso a nível de downloads.

Não é que os discos ssd durem pouco hoje em dia... Mas têm um "limite" de escrita. Eu prefiro ter um HDD para fazer backups de trabalhos, e ter uma partição lá para o daily use de downloads que possa ter que fazer, para evitar andar a "gravar" num ssd só porque sim. Mas isto sou eu que sou parvo :)

A caixa, honestamente, não me parece a escolha mais "fresca" para um 5950X e uma 3090... Além de cara, por esta gama de valores há coisa bem porreiras

Uma corsair 5000X, uma Lian Li 011D penso eu, que pudessem ser melhores alternativas.
 
Back
Topo