1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Encontrem os preços mais baratos dos componentes no Comparador ZWAME. Partilhem o link nas sugestões que apresentam.
    Remover anúncio

Workstation para arquitectura

Discussão em 'Aquisições/Upgrades PC' iniciada por JPgod, 13 de Novembro de 2007. (Respostas: 6; Visualizações: 1085)

1. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

Boas

Abro este tópico para decisão final entre 2 configurações, visto que entrou num impasse:

A maquina será para o meu irmão que é arquitecto e naturalmente corre programas para tais fins, como o autodesk 3ds max com Vray render, autocad ,photoshop, dentre outros, sendo o 3ds max o mais pesado deles.

Entretanto seleccionei estas 2 configurações:

Single CPU
    Intel Core 2 Quad Q6600 G0
    ASUS P5K-e ou Intel Desktop Board DP35DP (ambas com chipset P35)
    2x 2048 Team Elite 800 mhz

Dual CPU
    INTEL XEON CLOVERTOWN QUAD 5320 1.86 (1066 fsb)
    TRANSCEND FB-DIMM ECC 2GB DDR2-667MHZ
    TYAN TEMPEST i5000XT SATA 2696A2NRF

Componentes comuns

SEAGATE BARRACUDA 250GB SATA2 7200.10 16MB CACHE ST3250410AS (2 em raid0)
    SILVERSTONE STRIDER SST-60F 600W (ou outra equivalente, depende de stocks e preços)
    nvidia QuadroFX 570 ou 8800 GT (até nem diferem muito no preço, entre 240 a 260)

Custos estimados:
    Maquina com 1 cpu: 1000 a 1100 €
    Maquina com 2 cpus: 1700 a 1800 €

O sistema dual xeon seria tweakado para 1333 fsb, logo trabalhando a 2333 mhz. Pelo feedback que recebi, é feito com pin mod e é extremamente seguro e fiável, visto não mexer nada na bios (a board nem permite isso), diferente de OC clássico que um reset na bios vai tudo ao ar e o meu irmão não percebe disso e nem tem interesse.

O Q6600 seria usado em defaut.

Não coloquei outros componentes essenciais para funcionamento, como caixa, drivers ópticas e cooler no caso do Q6600 OEM (Os xeon são todos box), visto que são peças pesadas e relativamente baratas e esta maquina vai para o Brasil :P

Fica em aberto sugestões para outros componentes, mas sem subir o orçamento acima dos 1300 € (single CPU) e 2000 € (dual CPU). Não digam para "espera mais 1 mês ou 2 e metes um Q9450 pelo mesmo preço", porque a maquina terá que ficar pronta e operacional até dia 20-25 de novembro!

Questões:

* Vale a pena gastar os cerca de 700 € adicionais num dual xeon? Na teoria é obviamente melhor (praticamente o dobro de processamento que um Q6600), mas isso seria notoriamente visível na prática?

* O 3ds max realmente tirará melhor proveito da quadroFX 570 face a uma 8800 GT ou não compensa? Em jogos obviamente uma 8800 GT dá uma coça valente ao G84 (GPU da FX 570, o mesmo das 8600), mas nas quadroFX e fireGL não funciona assim :P Entretanto também tenho em mente as ATI HD 3850, caso apareçam em PT a tempo e horas :P

* Para uso defaut (na maquina single CPU) é preferivel a board Intel made ou uma ASUS P5K-E é superior, mesmo em defaut. A P5K-E custa uns 150€ e a Intel uns 115 €

Última edição: 13 de Novembro de 2007
  2. setekh

setekh Power Member

o par de discos em RAID0 parece-me uma opção razoável, e gosto bastante da fonte :)

4GB de RAM, tendo em conta a aplicação e o preço a que está a memória, também não me parece nada mal.
    isso depende da dimensão dos projectos. para o trabalho regular, eu diria para poupar os €700 e investir num Q6600. os programas já estão optimizados para dar trabalho aos 4 cores..por isso parece-me um bom sitio para poupar dinheiro. mesmo que seja necessário um upgrade nos próximos tempos, continua a sair mais barato!
    assumindo que optas por aceleração por direct3D, a performance de uma 8800GT até supera a de uma FX570.

para o resto, não estou a ver à partida nenhum programa especialmente exigente em aceleração por OpenGL, o que seria o maior entrave, portanto diria que uma 8800GT não é má escolha.

eu optava pela quadro, mas tenho noção de que a minha opinião é biased - não jogo, e prefiro hardware extremamente poupado em termos energéticos.
    é preciso não esquecer que será uma workstation. neste sentido (e assumindo que todas as boards têm o P35), acho que a escolha se deve direccionar para a melhor qualidade de construção. não creio que qualquer outro factor seja tão importante como a estabilidade do sistema.

espero ter-me expresso convenientemente :P

3. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

De facto o 3ds max usa os 4 cores a 100% :D meu irmão tá aqui a testar a potência do Q6600 @3600 mhz:002:

Sim, o programa pode optar por openGL ou direct3D... E a 570 é mais poupada, visto que é baseado no G84, das 8600's

Ou seja a ASUS tem melhor qualidade de construção que a intel? Não conheço as Intel, só a asus :P

4. setekh

setekh Power Member

hehe...deve ser uma coisa bonita de se ver :D

se ele não for jogar, talvez optasse mesmo pela FX570

As Intel também só conheço de fama...

Entre a Asus que referiste e a Gigabyte P35-DS4, escolhia a DS4...mas também é capaz de ser apenas uma opinião pessoal - não estou a ver grandes argumentos a favor de uma ou de outra ;)

5. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

Bom, vou montar maquina single cpu mesmo...

6. Psycop

Psycop I fold therefore I AM

Boas

Eu optaria pela maquina com dual CPU, até porque ficarias com o dobro dos processadores disponiveis, e se é para trabalho profissional, onde todo o tempo é importante o sistema de duplo CPU tweakado ficaria muito superior a maquina de um só CPU, esta é a minha opinião, visto que o meu pai trabalha com aplicações semelhantes e tenho algumas noções do que é melhor.

Quanto é gráfica como é para trabalho profissional, optaria pelas quadro pois são as mais indicadas para trabalhos profissionais 3D, pelo que 100% da compatibilidade está assegurada, e no que toca a Open GL são sem duvida superiores as placas da serie Geforce.

Esta é apenas a minha opinião, agora opta pelo que te parecer melhor...

Boa sorte

7. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

optei pelo single cpu, devido a custos/benefícios, o meu irmão não "nada" em dinheiro... orçamento que pode ser encaminhado para uma quadro FX ;)

Partilhar esta Página