World of Goo, pinguim bate record!!!

PJ_viana

Power Member
World of Goo, pinguim bate record!!!

A justificação de muitas produtoras de jogos para PC, para não desenvolverem versões para Linux, é a de que não existe mercado para este sistema operativo. Porém esta assumpção, pode não ser necessariamente a correcta.

imagem_world_of_goo01_small.jpg

Foi talvez com este pensamento, e sem grandes esperanças, que os autores do World of Goo, lançaram recentemente uma versão de Linux. Qual não foi a surpresa, quando verificaram, que assim que foi lançada o jogo para esta plataforma, foram vendidas mais cópias no site nesse dia que em outro dia qualquer. Para se ter uma ideia, o record anterior de vendas do site, foi nesse dia batido em mais 40%.
Quanto a outras estatísticas, nos primeiros dois dias, 12% dos downloads foram relativos ao jogo em formato .rpm (que é usado nas distribuições OpenSuse e Fedora) , 30% no formato tar.gz (o formato de compressão base comum de todas distribuições de linux), e 57% no formato deb (conhecido como sendo o formato do Debian e Ubuntu).
O World of Goo, é um jogo tão invulgar quanto interessante, desenvolvido por dois ex programadores da Electronic Arts, Kyle Gabler e Ron Carmel, que usaram todas as suas poupanças (qualquer coisa como $10,000.00 dólares), para o desenvolvimento deste jogo.



Este jogo, assenta num conceito que alia a física aos jogos de puzzle, criando um ambiente atmosférico inovador. O objectivo do jogo é o de construir de estruturas, semi sólidas à base de bolas “Goo’s”. Ora as restantes bolas desta matéria, que andam soltas, têm que ser guiadas de modo a usarem a estrutura construída até chegarem a um tubo onde serão sugadas. O World of Goo conseguiu com esta fórmula, elogios por parte da “blogosfera”, a atribuição de prémios, e uma boa aceitação da comunidade de jogadores.

Vamos ver se as empresas de jogos começam a olhar para o Linux com outros olhos com este exemplo!

FONTE: http://www.pplware.com/2009/02/23/wo...m-bate-record/
 
Como já disse aqui neste forum: Este jogo estupendo! é viciante! Comprei e não me arrependo! É muito divertido!

Esperemos que sirva de exemplo para outras editoras!
 
No entanto todos sabemos que não é viável noutro tipo de jogos completamente baseados em DirectX e que custam por si muitas vezes mais que este. Não há volta a dar. O Linux tem quase tanta capacidade para jogos como o Windows, mas ainda é muito mais vantajoso para os jogos mainstream concentrarem os seus esforços no Windows. Já que também têm normalmente de pensar nas consolas. São demasiadas plataformas e garanto que para um jogo de dimensões maiores o custo de produção para linux não seja compensado em número de vendas.
 
No entanto todos sabemos que não é viável noutro tipo de jogos completamente baseados em DirectX e que custam por si muitas vezes mais que este. Não há volta a dar. O Linux tem quase tanta capacidade para jogos como o Windows, mas ainda é muito mais vantajoso para os jogos mainstream concentrarem os seus esforços no Windows.

Só não é viável porque existem demasiados utilizadores Windows, porque 99% dos PC vendidos já vêm com Windows!!! 80% de users de PC nem sabem a marca do disco rígido que têm, muito menos sabem da existência de Linux e que se pode instalar num PC qualquer (e também em algumas consolas, em Mac, etc....)

Os computadores deveriam ser vendidos sem SO, ou com SO à escolha pelo cliente. Assim que apresentassem os preços de venda dos SO, era Linux garantido!

- Ah, e tal, também queria comprar um bom anti-vírus... o que é que aconselha?
- Nenhum. O Linux não precisa.
- Ai não? Melhor ainda!!!

Era ver o mundo Linux a crescer... e consequentemente, a procura de jogos, e logo a seguir, a oferta...


DirectX não é o Santo Graal, e não é a única maneira de jogar!



Já que também têm normalmente de pensar nas consolas. São demasiadas plataformas e garanto que para um jogo de dimensões maiores o custo de produção para linux não seja compensado em número de vendas.

Se fazem conversão de jogos de PC para consolas (e vice/versa), porque não também para Linux? Dá mais trabalho? Se calhar não... Vende-se menos? Se calhar não...

Sai um World of Goo para a mesa do canto!
 
Se fazem conversão de jogos de PC para consolas (e vice/versa), porque não também para Linux? Dá mais trabalho? Se calhar não... Vende-se menos? Se calhar não...

Sai um World of Goo para a mesa do canto!

Pois... por exemplo a PS3 salvo erro usa OpenGL. A Xbox360 é que usa uma espécie de DirectX adaptado!
 
Mas duvidam? Fogo, fazem ideia da trabalheira de criar aplicações multi-plataforma? Já para não falar do raio das drivers que para linux são uma valente porcaria em relação ao Windows (apesar de num passado muito recente isso ter vindo a melhorar). E depois o problema das distros... quem é que tem a coragem de querer dá suporte a qualquer utilizar que use uma das muitas distros que existem.

Se calhar este tipo de jogos têm algum sucesso relativo, porque em Linux não há concorrência... qual é que acham que é a percentagem de gamers de Windows que conhece este jogo? Que quantidade de jogos para Windows saem por ano? E para Linux?
Em Linux faz um jogo há festa... em Windows, faz-se um jogo e é "mais um"... se não aparece na tv, revistas, gamespot, ign, etc... nem descobrem que saiu!

Venham mais noticias ah la TVI! :) Isto porque esta secção, fora os pikansos dos anti-ms com os ms-fanboys e a thread do "muda o wallpaper, o iconset, mete o conky e tira um screenshot" esta secção tá a morrer.
 
Mas duvidam? Fogo, fazem ideia da trabalheira de criar aplicações multi-plataforma? Já para não falar do raio das drivers que para linux são uma valente porcaria em relação ao Windows (apesar de num passado muito recente isso ter vindo a melhorar). E depois o problema das distros... quem é que tem a coragem de querer dá suporte a qualquer utilizar que use uma das muitas distros que existem.

Se calhar este tipo de jogos têm algum sucesso relativo, porque em Linux não há concorrência... qual é que acham que é a percentagem de gamers de Windows que conhece este jogo? Que quantidade de jogos para Windows saem por ano? E para Linux?
Em Linux faz um jogo há festa... em Windows, faz-se um jogo e é "mais um"... se não aparece na tv, revistas, gamespot, ign, etc... nem descobrem que saiu!

Venham mais noticias ah la TVI! :) Isto porque esta secção, fora os pikansos dos anti-ms com os ms-fanboys e a thread do "muda o wallpaper, o iconset, mete o conky e tira um screenshot" esta secção tá a morrer.

Eu não acho que esta noticia seja assim tão desinteressante como tu dizes! O pessoal ainda não reparou que o anti-Microsoft não é moda!

O pessoal tem de começar a lutar pelos seus interesses e não se acomodarem com o que lhes metem à frente!

É uma grande noticia e prova que apesar de os fabricantes das placas gráficas não fazerem drivers para linux os jogos podem funcionar tão bem ou melhor que windows!

Imaginem este cenário! Por hipótese o próximo Windows 7 é impossível de piratear e a Microsoft lembra de colocar o mesmo Windows a 500 ou 1000 euros! Será que o pessoal vai todo correr a comprar o Windows! Acho que não!
 
Fiz download do demo e adorei ! Dentro em breve irei comprar a versão completa verão Linux obviamente.

Quanto ao OpenGL, já tem "barbas" aliás, tem praticamente a mesma idade do DirectX e existem várias consolas de jogos e máquinas Arcade que a utilizam. Dizer que OpenGL é fraco não corresponde à verdade.
Já aqui foi falado noutros tópicos que o Linux só não tem jogos em quantidade porque as editoras não o querem pois a portabilidade entre sistemas existe como poderão verificar em jogos tipo Quake, Unreal e outros equivalentes. É perfeitamente normal existirem jogos com suporte para OpenGL e DirectX simultâneamente, portanto, nada de novo.

Quanto ao World of Goo, é um jogo excelente cheio de originalidade que me faz lembrar velhos tempos onde cada jogo que saía era uma novidade! Agora infelizmente, poucos jogos saem com a mesma criatividade e muito poucos acrescentam alguma coisa ao que já existe. Felizmente, este jogo é uma excepção.

Um dos jogos que adorei na PSP e que gostava de ver no Linux era o Echochrome... muito simples e de uma originalidade tremenda.
 
Mas duvidam? Fogo, fazem ideia da trabalheira de criar aplicações multi-plataforma? Já para não falar do raio das drivers que para linux são uma valente porcaria em relação ao Windows (apesar de num passado muito recente isso ter vindo a melhorar). E depois o problema das distros... quem é que tem a coragem de querer dá suporte a qualquer utilizar que use uma das muitas distros que existem.


O trabalho que dá é relativo, o que interessa ás empresas não é o trabalho mas sim os potenciais lucros desse trabalho.
Jogos originalmente feitos para a ps3 dão menos trabalho converter para linux do que para windows já que a ps3 usa OpenGL|ES (OpenGL for Embedded Systems), quem converte jogos de windows para ps3 também pode (quase) facilmente converter para linux.
O problema do suporte das várias distros é que é a meu ver um dos maiores entraves.


VuDu disse:
Se calhar este tipo de jogos têm algum sucesso relativo, porque em Linux não há concorrência... qual é que acham que é a percentagem de gamers de Windows que conhece este jogo? Que quantidade de jogos para Windows saem por ano? E para Linux?
Em Linux faz um jogo há festa... em Windows, faz-se um jogo e é "mais um"... se não aparece na tv, revistas, gamespot, ign, etc... nem descobrem que saiu!.

E a razão de existir poucos utilizadores linux, os drivers serem fracos e haver poucos jogos é graças a um loop infinito que liga estas três condições.
Existe poucos utilizadores porque os drivers são fracos e existem poucos jogos.
Existe poucos jogos porque o linux tem poucos utilizadores e os drivers são fracos.
Os drivers são fracos por existem poucos utilizadores e jogos...
Mas isso tem mudado nos últimos tempos, os drivers já são melhores e com actualizaçoes regulares, o numero de utilizadores tem vindo a aumentar, resta esperar que os jogos comecem a aparecer.

VuDu disse:
Venham mais noticias ah la TVI! :) Isto porque esta secção, fora os pikansos dos anti-ms com os ms-fanboys e a thread do "muda o wallpaper, o iconset, mete o conky e tira um screenshot" esta secção tá a morrer.

3 anos atrás dava para contar pelos dedos o numero de posts semanais nesta secção, agora já temos vários diários, portanto certamente a secção não está a morrer, apenas a avançar devagarinho :007:
 
Já tinha comprado a versão para windows, e agora voltei a comprar para linux. Produtoras que fazem jogos de qualidade e a baixo preço, e sem DRM, merecem ser apoiadas.
 
O trabalho que dá é relativo, o que interessa ás empresas não é o trabalho mas sim os potenciais lucros desse trabalho.
Jogos originalmente feitos para a ps3 dão menos trabalho converter para linux do que para windows já que a ps3 usa OpenGL|ES (OpenGL for Embedded Systems), quem converte jogos de windows para ps3 também pode (quase) facilmente converter para linux.
O problema do suporte das várias distros é que é a meu ver um dos maiores entraves.
Mas dá algum trabalho e trás muitos mais problemas. Veja-se o caso do UT3 que tem cliente Linux prometido há muito tempo, até já surgirem imagens dele a correr, mas por questões de licenças ainda não viu a luz do dia. Cheira-me de deve de andar muitos "manda-chuvas" com as orelhas a ferver por causa desse investimento todo sem retorno.

E a razão de existir poucos utilizadores linux, os drivers serem fracos e haver poucos jogos é graças a um loop infinito que liga estas três condições.
Existe poucos utilizadores porque os drivers são fracos e existem poucos jogos.
Existe poucos jogos porque o linux tem poucos utilizadores e os drivers são fracos.
Os drivers são fracos por existem poucos utilizadores e jogos...
Mas isso tem mudado nos últimos tempos, os drivers já são melhores e com actualizaçoes regulares, o numero de utilizadores tem vindo a aumentar, resta esperar que os jogos comecem a aparecer.
Sim, sem duvida, a ATI parece que quer continuar com a tradição de dar esperança e desiludir a cada mês que passa e lança uma versão nova das drivers, mas a nvidia por exemplo, já atingiu um nível qualidade muito bom. As drivers da intel (das gráficas mais antigas) também parece ser muito boas, pelo menos a julgar pela performance de quem usa compiz.

3 anos atrás dava para contar pelos dedos o numero de posts semanais nesta secção, agora já temos vários diários, portanto certamente a secção não está a morrer, apenas a avançar devagarinho :007:
Mais ou menos... antes da ubuntómania isto andava às moscas, mas agora que os ubuntómaniacos foram todos reencaminhados para secção de duvidas, voltamos praticamente às mesmas moscas :lol:
 
A minha torre tem neste momento 21.1m... Entrei no top 40000 :) Já não é mau!

Corrijo 22,2m :) Mas agora não aparece o ranking! Não vejo aqui nenhuma mais alta... mas isto só mostra quem está online! Que vicio :)
 
Última edição:
Eu não concordo que seja difícil suportar várias distros, basta fazer um instalador binário como o que existe para o UT99, 2003 e 2004, e suportar o Gnome e o KDE. Depois as distros podem fazer um pacote "ajudante", como existe para vários pacotes non-free como o Java.

Eu não sabia que o World of Goo tinha versão Linux, não experimentei o jogo mas sou capaz de comprar só para aumentar a percentagem :P
 
Back
Topo