1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

World of Goo, pinguim bate record!!!

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por PJ_viana, 27 de Fevereiro de 2009. (Respostas: 26; Visualizações: 2897)

1. PJ_viana

PJ_viana Power Member

World of Goo, pinguim bate record!!!

A justificação de muitas produtoras de jogos para PC, para não desenvolverem versões para Linux, é a de que não existe mercado para este sistema operativo. Porém esta assumpção, pode não ser necessariamente a correcta.

Foi talvez com este pensamento, e sem grandes esperanças, que os autores do World of Goo, lançaram recentemente uma versão de Linux. Qual não foi a surpresa, quando verificaram, que assim que foi lançada o jogo para esta plataforma, foram vendidas mais cópias no site nesse dia que em outro dia qualquer. Para se ter uma ideia, o record anterior de vendas do site, foi nesse dia batido em mais 40%.
    Quanto a outras estatísticas, nos primeiros dois dias, 12% dos downloads foram relativos ao jogo em formato .rpm (que é usado nas distribuições OpenSuse e Fedora) , 30% no formato tar.gz (o formato de compressão base comum de todas distribuições de linux), e 57% no formato deb (conhecido como sendo o formato do Debian e Ubuntu).
    O World of Goo, é um jogo tão invulgar quanto interessante, desenvolvido por dois ex programadores da Electronic Arts, Kyle Gabler e Ron Carmel, que usaram todas as suas poupanças (qualquer coisa como $10,000.00 dólares), para o desenvolvimento deste jogo.

Este jogo, assenta num conceito que alia a física aos jogos de puzzle, criando um ambiente atmosférico inovador. O objectivo do jogo é o de construir de estruturas, semi sólidas à base de bolas “Goo’s”. Ora as restantes bolas desta matéria, que andam soltas, têm que ser guiadas de modo a usarem a estrutura construída até chegarem a um tubo onde serão sugadas. O World of Goo conseguiu com esta fórmula, elogios por parte da “blogosfera”, a atribuição de prémios, e uma boa aceitação da comunidade de jogadores.

Vamos ver se as empresas de jogos começam a olhar para o Linux com outros olhos com este exemplo!

FONTE: http://www.pplware.com/2009/02/23/wo...m-bate-record/

2. InforMed

InforMed Power Member

Como já disse aqui neste forum: Este jogo estupendo! é viciante! Comprei e não me arrependo! É muito divertido!

Esperemos que sirva de exemplo para outras editoras!

3. c3l5o

c3l5o I'm cool cuz I Fold

No entanto todos sabemos que não é viável noutro tipo de jogos completamente baseados em DirectX e que custam por si muitas vezes mais que este. Não há volta a dar. O Linux tem quase tanta capacidade para jogos como o Windows, mas ainda é muito mais vantajoso para os jogos mainstream concentrarem os seus esforços no Windows. Já que também têm normalmente de pensar nas consolas. São demasiadas plataformas e garanto que para um jogo de dimensões maiores o custo de produção para linux não seja compensado em número de vendas.

4. ruimoura

ruimoura Power Member

Também o comprei para OSX (sim, existe para todas as plataformas) e é mesmo brutal.

5. Só não é viável porque existem demasiados utilizadores Windows, porque 99% dos PC vendidos já vêm com Windows!!! 80% de users de PC nem sabem a marca do disco rígido que têm, muito menos sabem da existência de Linux e que se pode instalar num PC qualquer (e também em algumas consolas, em Mac, etc....)

Os computadores deveriam ser vendidos sem SO, ou com SO à escolha pelo cliente. Assim que apresentassem os preços de venda dos SO, era Linux garantido!

- Ah, e tal, também queria comprar um bom anti-vírus... o que é que aconselha?
    - Nenhum. O Linux não precisa.
    - Ai não? Melhor ainda!!!

Era ver o mundo Linux a crescer... e consequentemente, a procura de jogos, e logo a seguir, a oferta...

DirectX não é o Santo Graal, e não é a única maneira de jogar!

Se fazem conversão de jogos de PC para consolas (e vice/versa), porque não também para Linux? Dá mais trabalho? Se calhar não... Vende-se menos? Se calhar não...

Sai um World of Goo para a mesa do canto!

6. petersaints

petersaints Power Member

Pois... por exemplo a PS3 salvo erro usa OpenGL. A Xbox360 é que usa uma espécie de DirectX adaptado!

7. VuDu

VuDu Power Member

Mas duvidam? Fogo, fazem ideia da trabalheira de criar aplicações multi-plataforma? Já para não falar do raio das drivers que para linux são uma valente porcaria em relação ao Windows (apesar de num passado muito recente isso ter vindo a melhorar). E depois o problema das distros... quem é que tem a coragem de querer dá suporte a qualquer utilizar que use uma das muitas distros que existem.

Se calhar este tipo de jogos têm algum sucesso relativo, porque em Linux não há concorrência... qual é que acham que é a percentagem de gamers de Windows que conhece este jogo? Que quantidade de jogos para Windows saem por ano? E para Linux?
    Em Linux faz um jogo há festa... em Windows, faz-se um jogo e é "mais um"... se não aparece na tv, revistas, gamespot, ign, etc... nem descobrem que saiu!

Venham mais noticias ah la TVI! :) Isto porque esta secção, fora os pikansos dos anti-ms com os ms-fanboys e a thread do "muda o wallpaper, o iconset, mete o conky e tira um screenshot" esta secção tá a morrer.

8. PJ_viana

PJ_viana Power Member

Eu não acho que esta noticia seja assim tão desinteressante como tu dizes! O pessoal ainda não reparou que o anti-Microsoft não é moda!

O pessoal tem de começar a lutar pelos seus interesses e não se acomodarem com o que lhes metem à frente!

É uma grande noticia e prova que apesar de os fabricantes das placas gráficas não fazerem drivers para linux os jogos podem funcionar tão bem ou melhor que windows!

Imaginem este cenário! Por hipótese o próximo Windows 7 é impossível de piratear e a Microsoft lembra de colocar o mesmo Windows a 500 ou 1000 euros! Será que o pessoal vai todo correr a comprar o Windows! Acho que não!

9. John Silva

John Silva Power Member

Fiz download do demo e adorei ! Dentro em breve irei comprar a versão completa verão Linux obviamente.

Quanto ao OpenGL, já tem "barbas" aliás, tem praticamente a mesma idade do DirectX e existem várias consolas de jogos e máquinas Arcade que a utilizam. Dizer que OpenGL é fraco não corresponde à verdade.
    Já aqui foi falado noutros tópicos que o Linux só não tem jogos em quantidade porque as editoras não o querem pois a portabilidade entre sistemas existe como poderão verificar em jogos tipo Quake, Unreal e outros equivalentes. É perfeitamente normal existirem jogos com suporte para OpenGL e DirectX simultâneamente, portanto, nada de novo.

Quanto ao World of Goo, é um jogo excelente cheio de originalidade que me faz lembrar velhos tempos onde cada jogo que saía era uma novidade! Agora infelizmente, poucos jogos saem com a mesma criatividade e muito poucos acrescentam alguma coisa ao que já existe. Felizmente, este jogo é uma excepção.

Um dos jogos que adorei na PSP e que gostava de ver no Linux era o Echochrome... muito simples e de uma originalidade tremenda.

10. skorzen

skorzen Power Member

Prometo que vou experimentar (versão Windows, por enquanto). Depois deixo aqui um comentário.

11. dekeriel

dekeriel I'm cool cuz I Fold

O trabalho que dá é relativo, o que interessa ás empresas não é o trabalho mas sim os potenciais lucros desse trabalho.
    Jogos originalmente feitos para a ps3 dão menos trabalho converter para linux do que para windows já que a ps3 usa OpenGL|ES (OpenGL for Embedded Systems), quem converte jogos de windows para ps3 também pode (quase) facilmente converter para linux.
    O problema do suporte das várias distros é que é a meu ver um dos maiores entraves.

E a razão de existir poucos utilizadores linux, os drivers serem fracos e haver poucos jogos é graças a um loop infinito que liga estas três condições.
    Existe poucos utilizadores porque os drivers são fracos e existem poucos jogos.
    Existe poucos jogos porque o linux tem poucos utilizadores e os drivers são fracos.
    Os drivers são fracos por existem poucos utilizadores e jogos...
    Mas isso tem mudado nos últimos tempos, os drivers já são melhores e com actualizaçoes regulares, o numero de utilizadores tem vindo a aumentar, resta esperar que os jogos comecem a aparecer.

3 anos atrás dava para contar pelos dedos o numero de posts semanais nesta secção, agora já temos vários diários, portanto certamente a secção não está a morrer, apenas a avançar devagarinho :007:

12. ErrorTerror

ErrorTerror Power Member

Já tinha comprado a versão para windows, e agora voltei a comprar para linux. Produtoras que fazem jogos de qualidade e a baixo preço, e sem DRM, merecem ser apoiadas.

13. VuDu

VuDu Power Member

Mas dá algum trabalho e trás muitos mais problemas. Veja-se o caso do UT3 que tem cliente Linux prometido há muito tempo, até já surgirem imagens dele a correr, mas por questões de licenças ainda não viu a luz do dia. Cheira-me de deve de andar muitos "manda-chuvas" com as orelhas a ferver por causa desse investimento todo sem retorno.

Sim, sem duvida, a ATI parece que quer continuar com a tradição de dar esperança e desiludir a cada mês que passa e lança uma versão nova das drivers, mas a nvidia por exemplo, já atingiu um nível qualidade muito bom. As drivers da intel (das gráficas mais antigas) também parece ser muito boas, pelo menos a julgar pela performance de quem usa compiz.

Mais ou menos... antes da ubuntómania isto andava às moscas, mas agora que os ubuntómaniacos foram todos reencaminhados para secção de duvidas, voltamos praticamente às mesmas moscas :lol:

14. Pad

Pad Power Member

Os drivers da NVidia em Linux são muito bons, arrisco-me a dizer tão bons ou melhores em certos aspectos que as versões Windows.

15. Kawakai

Kawakai Power Member

Acho que um colega da universidade comprou. Tenho de experimentar:009:

16. iGama

iGama Ubuntuguide Translator

o Jogo é genial.

Começei a jogar a versão win no Wine, e a versão linux já cá canta ( está valeu apena comprar :p )

17. InforMed

InforMed Power Member

A minha torre tem neste momento 21.1m... Entrei no top 40000 :) Já não é mau!

Corrijo 22,2m :) Mas agora não aparece o ranking! Não vejo aqui nenhuma mais alta... mas isto só mostra quem está online! Que vicio :)

Última edição: 28 de Fevereiro de 2009
  18. Daru

Daru Power Member

Ya....Também tenho jogado através de Wine, corre ás mil maravilhas. É mesmo viciante.

19. miguelgg

miguelgg Power Member

Tenho de experimentar isso :P

20. icebrain

icebrain Power Member

Eu não concordo que seja difícil suportar várias distros, basta fazer um instalador binário como o que existe para o UT99, 2003 e 2004, e suportar o Gnome e o KDE. Depois as distros podem fazer um pacote "ajudante", como existe para vários pacotes non-free como o Java.

Eu não sabia que o World of Goo tinha versão Linux, não experimentei o jogo mas sou capaz de comprar só para aumentar a percentagem :P

Partilhar esta Página