WoW - Alguem me pode explicar como funcionam as mensalidades do WOW??

Pronto levem lá a bicicleta :D E a vossa ignorancia também...
Eu que me recuso a gastar 45 € num jogo + 144 € anuais (que já dava para 1/4 das propinas da faculdade)

Eu como já estou um pouco farto disto tudo, caguei... Joguem isso que eu vou ver se limpo logo o vicio de jogos de uma vez!!

Já vi que o ppl aqui gosta de se achar o máximo.

Mais uma vez, não volto a postar numa thread de flames, alias todas minhas opiniões que eu tenho agora resolvem cair-me em cima.

A minha opinião é que não concordo pagar mensalidade para se jogar, se vcs concordam, tudo bem, respeito a vossa opinião :x2: mas respeitem a minha também
 
Última edição:
destr0yer disse:
O meu planeta deve ser mesmo diferente, porque é a 1ª vez que vejo um jogo com mensalidade
...
Custo elevado para desenvolver o jogo?? Afinal pagamos 45 € para ter o original para que??? E acho que manter servidores online é treta, ou só a Blizzard tem server para jogar online?? (diferente de CS: Source, que existe 100001 servers por ai)

De qualquer forma, de min não me tiram €, fico-me pelo War 3 ou então compro o WOW para jogar offline ou LAN

Esta tua comparação do WoW com o CS é um xpétáclo !
O Moralez respondeu muito bem, tu só não percebes porque não queres.

destr0yer disse:
Pronto levem lá a bicicleta :D E a vossa ignorancia também...

Então levas uma lição de MMORPG's e ainda dizes que os outros é que são ignorantes ? :P
 
Arranjando mais uma bidons de hidrogenio... A fogueira vai alta :004:

Sparks, ficas a saber e bem que ninguem me deu lições nenhumas :P

Sim, comparei com o CS SIM, porque? achas mal? o CS é um jogo online, só muda o genero, o WOW é RTS/RPG ou lá comos vocês chamam, MMORPG's e o CS é FPS, mas são ambos logos ONline...

Acho engraçado e muito povo reclamar que os jogos são caros (threads sobre pirataria e p2p) e depois as mensalidades ninguem discorda (ou quase ninguem)
Eu mostrei a minha opinião, que acho mal pagar para jogar e porque cairam-me em cima? Até parece que fiz mal a alguem com aquele 1º post :( (e nem fui o 1º a discordar do pagamento)
 
Última edição:
A diferença é que a Valve gasta zero em relação à Blizzard para manter o jogo em funcionamento. O CS entao nem foi feito pela Valve ainda mais barato ficou.
E isto de ser um MMORPG que basicamente e um RPG massivo online encarece bastante
A parte do massivo encarece bastante a manutenção. O jogo corre 24/7 nao e como o CS que de 5 em 5 min muda. Para quem aprecia RPG acredito que seja o jogo total (eu nao por acaso alem de nao ter tempo para isso)
Eu acho que deviam oferecer o jogo para download sem nenhuma mensalidade incluida ou dar uns 3 meses para quem compra sei la. E verdade que precisam de abater o custo inicial mas tb e preciso cativar a malta.
 
Ja li que a primeira mensalidade é gratis. é verdade que pagar 11 € por mes tb é chato. Opa mudem um pouco os habitos, para mim vou gassatr menos no telemovel porque normalmente meto todos os meses 10€ no bicho, se telefonar menos, gasto o guito nas mensalidades. Pessoal que fuma tb pode fumar menos 3 maços por mes e fica com guito para as mensalidades, pelo menos é o meu ponto de vista, poupo nalgumas coisas e gasto noutras
 
Sparks, ficas a saber e bem que ninguem me deu lições nenhumas

Sim, comparei com o CS SIM, porque? achas mal? o CS é um jogo online, só muda o genero, o WOW é RTS/RPG ou lá comos vocês chamam, MMORPG's e o CS é FPS, mas são ambos logos ONline
...

Demonstras uma total ignorancia sobre MMORPGs, o pessoal ainda se dá ao trabalho de te dar uma lição sobre este tipo de jogos e a diferença BRUTAL para um CS, e ainda dizes que não aprendeste nada....ok.

A tua segunda frase continua na cena da idiotice total, da cegueira, ou qualquer coisa que se queira chamar. Uma coisa é uma opinião e cada um tem a sua. Comparar CS ao WoW não é uma opinião, é RIDICULO. Tecnicamente é RIDICULO!

- Um servidor CS pode correr no teu PC de casa. O WoW de certeza que não corre lá! Essa é a diferença. Tás a comparar o processamento requerido por um cenário minusculo para 30 pessoas, com um cenario gigantesco com 5000, sem falar de NPCs, monstros, etc.
- Se um servidor de CS crashar e for a informação toda ao ar...paciencia. Se no WoW o servidor crashar e os dados forem ao ar é uma catastrofe! Em termo.
- Um servidor de CS não tem de ter base de dados. O WoW tem de ter uma base de dados substancial, com pelo menos todas as estatisticas das personagens de 5000 utilizadores. E digo no minimo, porque tem de ser guardada muito mais informação. Esta base de dados tem de tar bem optimizada senão tá tudo f*****.
- No CS no caso (nem sempre tens) de teres um administrador de servidor a kickar o pessoal que se porta mal, esse trabalho é "voluntário". Nos servidores de WoW é pessoal PAGO!
Eu mostrei a minha opinião, que acho mal pagar para jogar e porque cairam-me em cima?
Ninguem te caiu em cima por achares mal pagar. Cairam-te em cima porque vens para aqui com atitude, quando não sabes nada do que tas a falar. Cairam-te em cima pela imbecilidade de comparar o CS ao WoW.
 
n sei mas é pk é k a Blizzard anda a processar os servidores privados k aparecem...

qlqr um devia poder abrir um se tivesse possibilidades pra tal. mas eles kerem ser chulos paciencia...
 
- Os binarios dos servidores não é algo que se possa propriamente arranjar sem probolemas legais;
- Manter um servidor desses pior ainda é;
- Jogar num servidor desses não é assim tão mau, mas também é uma infracção legal.

Antes de mais, uma pequena opinião/dados pessoais:

a) Sempre paguei pelos jogos que joguei online;
b) Concordo plenamente com o barramento de pessoal com chaves invalidas:
b i) Permite um maior controlo sobre o uso de hacks, indisciplina e pura má-educação;
b ii) Não só como controla com também educa (acho que muita gente iria parar de agir como anormais se estivessem cientes que podiam ser expulsos e de algo que lhes custou €50);
b ii) É um intencivo tanto moral como economico para a produtora para melhorar o jogo;
c) Os jogos virtuais sempre foram e sempre serão um luxo:
c i) Não é a distribuidora que os faz caros, são os impostos e a nosso baixo nivel de vida;
c ii) Arranja-se facilmente jogos acabadinhos de sair a €30/40... pre-order anyone?;
c iii) O não uso de jogos virtuais prejudica-vos em alguma coisa?

Enfim.. já estou farto desta discussão, o pessoal jovem agora anda a roubar e a fazer cada palermice mais estupida... quem são eles para compreender isto?

Cuidem-se
 
n é n compreender.

por exemplo alguem k compra o jogo mas n tem possibilidade para tar a pagar 10€ por mes. o jogo ja é seu, os servidores privados poderiam existir. não tou a defender a pirataria.

ao estar a defender a posiçao da blizzard tá-se a admitir que eles não chulam aquele tanto por mês só para manutenção dos servidores, etc. se assim fosse qual era o problema deles em permitir servidores privados? ah perdiam potenciais clientes? mas afinal o €€ não era so pra manutenção??

o que vejo é uma grande chulice atras disto tudo e nao venhas dizer que o pessoal jovem nao compreende. se gostas de ser xulado entao força.

eu sei mt bem k os MMORPGs têm que se pagar por mês, etc. tmb sei k é diferente de qlqr outro tipo de jogo online. mas os outros MMORPGs não cobram o jogo em si (pelo menos a maior parte), cobram apenas a mensalidade. aí eu retiro a minha opinião acerca dos servidores privados, a não ser que se pague pelo jogo.
 
ao estar a defender a posiçao da blizzard tá-se a admitir que eles não chulam aquele tanto por mês só para manutenção dos servidores, etc. se assim fosse qual era o problema deles em permitir servidores privados? ah perdiam potenciais clientes? mas afinal o €€ não era so pra manutenção??
Alguem disse que eles não queriam ganhar dinheiro? Se tu gastasses nao sei quanto tempo da tua vida a criar algo, não querias que isso desse dinheiro?
o que vejo é uma grande chulice atras disto tudo e nao venhas dizer que o pessoal jovem nao compreende. se gostas de ser xulado entao força
Pagas telemovel nao pagas? Gostas de ser xulado? Se formos ver o "ser xulado" é tudo uma questão de perspectiva. A realidade é: Uma coisa vale aquilo que tamos dispostos a pagar por ela. O resto é conversa de treta.
 
Pior que a ignorancia é a arrogancia, porque a arrogancia nem toda a gente a tem, mas a ignorancia toda a gente a tem...

Existe sim uma grande xulisse, ker voces gostem de pagar os 13 euros por mes ou ker n gostem... se existem 5000 pessoas por servidor como voces dizem, e se so na america há 80 servidores, a blizzard faz 5.200.000€ de receita só num mes... Voces fazem a minima ideia da quantidade que é este dinheiro? para APENAS um mês???? num ano multipliquem isso por 12 e vejam a anormidade que isso é... Não venham cá com tretas porque nem metade desse dinheiro é usado pra manutençao e afins...

Não digo que não deva ser paga a mensalidade, mas 13 euros por user é sem duvida um exagero. E se a memoria n me falha, voces conhecem o jogo DIABLO tb da blizzard? Sao jogos com uma dimensao diferente sem duvida, mas n deixa de ser um jogo que foi jogado por milhares de pessoas na net, e nem um tostão pagaram...

Muita gente aqui fala porque o dinheiro vem dos papás, se voces soubessem o que custa ganhar o dinheiro talvez tivessem mais juizo e controlessem melhor as emoçoes de quando alguem discorda com a vossa opinião.
 
Por acaso o dinheiro até não vem dos papás....Como eu já disse, paga quem quer e quem pode. Achei o Galaxies uma seca, não valia os 15 euros (sim era 15) por mes, por isso quando acabou a gratis nao renovei (mas tb só joguei 8 horas por isso tao a ver como gostei do jogo).

Não te importas de ser xulado no telemovel, qual é a diferença para o WoW? Achas que uma chamada vale 15 centimos por minuto (por exemplo)? Quantos desses 15 centimos é que vao para manutenção? O Tuga médio mete 10 euros no telemovel por mes (contas por baixo), multiplica isso ai por 6 milhoes.....achas que vai tudo para manutenção?

Não comparem é o WoW com o Diablo....não é tao mau como o CS, mas ainda vai uma longa distancia.
 
quer dizer dizes para não comparar o WoW com o Diablo e CS e comparas com os telemóveis. mas o que é k uma coisa tem a ver c a outra?

nos telemoveis sao 2 coisas independentes. ha os fabricantes de telemoveis e as operadores que nos fornecem o serviço. no WoW a blizzard fica a ganhar no produto e no serviço.

pah se gostas de defender a politica deles é estranho mas eu tenho k respeitar...

as contas do guitar_boy mostram bem a realidade. melhor ainda: so num server entao por mês ganham 15000€ se atender aos 5000 jogadores. não axas retorno suficiente POR servidor apenas num mês?

é k nem se o jogo fosse O melhor de sempre, insuperável e quase perfeito...

eles querem é fazer ovos de ouro às custas da galinha cega...

qnd me conseguirem convencer do contrario vou ser o 1º a admitir
 
Sim os telemoveis também são uma xulisse, mas não compares o uso de um telemovel com um jogo! Um jogo é sempre um jogo! Não digo que seja uma perda de tempo porque eu gosto bastante de jogar, mas é sempre tempo que uma pessoa à frente do computador que de pouco ou nada vai servir!
Um telemovel, hoje em dia, é mais um bem necessario... Se deveria ser ou não isso é outra discussão, mas pelo menos pra mim é, assim como pra mt gente hoje em dia...

A questão não passa por aí, o que está aqui em causa é o preço de uma mensalidade, que pra mim, e pelos vistos para mais gente, é bastante exagerada... Se tivessemos a falar de 5 euros, até era suportavel, mas tamos a falar de mais do dobro por mes! E pros "cromos" que vao dizer que 5 euros por mes n xegam pra pagar a manutençao dos servers blablabla porque os computadores dos servers custam mais que a minha casa blablabla, tenham mas é juizo e utilizem a matematica que aprenderam no 5º ano, e façam umas continhas como eu fiz no post anterior... tamos a falar de mais de um milhão de contos por mês (com 13 euros de mensalidade) apenas na america.. Se então contarmos com o preço de cada jogo (45 euros)..............

São opiniões, e acima de tudo, respeitem-nas, não andem aí a xamar as pessoas de ignorantes porque fica mal...

Hasta[[]]
 
Todos os preços de qualquer tipo de produto são estabelecidos na relação oferta/procura.

O probolema, tanto nos tarifarios dos telemoveis como nas mensalidades do World of Warcraft e restantes MMORPG está nos consumidores e não na empresa em si, é claro que é a empresa que estabelece o preço de forma a garantir uma certa margem de lucro mas somos nós que aceitamos pagar isso.

Porque é que acham que a Netcabo misteriosamente decide dar uns descontos e promoções maravilha a quem estava com ideia de mudar de serviço, ou até mesmo porque é que centenas de euros em dividas de facturas são miraculosamente perdoadas (ok, aqui no caso de uma empresa)? Simplesmente reparou que o consumidor não engoliu os preços deles.

O mesmo se passa com os tarifarios de telecomunicações sem fios como via cabo, via fibras opticas, como nos jogos, MMOPRG ou não. Os preços são estabelecidos de forma a tirar o maior lucro possivel.

Claro que a Blizzard iria ter muitos mais clientes com mensalidades a €8... mas a não se que fosse o dobro então porque arriscar quando temos pessoal garantido com €13? Credo! O raio do jogo bateu recordes, até tiveram que o parar de vender que os servidores já não aguentavam! Se eles soubessem disso mais cedo tinham aumentado para €15, quem sabe.. talvez mais?

Mas, como sempre, a economia não muda por "nossa" causa:

- A Netcabo mantêm os preços pois o numero de clientes a mudar de serviço e o numero que mantem o serviço não justifica um cortes nos tafirarios em termos de receitas;
- A TMN/Vodafone/Optimus não descem os preços porque todos os tarifarios são quase uma copia chapada uns dos outros, a rede actualmente trata todos da mesma maneira, os preços dos telemoveis andam todos parecidos e é claro que, especialmente neste país, ninguem vai simplesmente parar de usar um telemovel porque não concorda com os preços...

Se €13 por més é pedir muito pelo World of Warcraft? Para só eu conseguir jogar tenho que ter algo como uma ligação ao servidor na onda dos 128/128k (num jogo online não é a velocidade com que transferes os dados, é a velocidade com que sabes que dados transferir), um espacinho na base de dados para gravarem os stats da minha personagem? Nem meia disquete devia ocupar.

Agora vamos imaginar que até exagerei nos 128/128.. vamos descer para os 64/64, cada servidor requer uma ligação dedicada de 320Mbit, mas todos nós sabemos que pura e simplesmente para conseguir manejar 320Mbit de dados precisamos de um pouco de velocidade extra.... 400MBit....

Cada jogador pode ter N chars num servidor.. a media é prai de 2, cada char deve ocupar uns... deixa cá ver, uma entrada na base de dados com o nome, localização no servidor, equipamento, o equipamento no banco, o registo das missões... não deve passar os 800kb ou até pode ser de 80Mb... não faço ideia de como eles gerem aquilo... 5000 dá algo como 4Gb de dados.. não é nada, claro que isso são os dados temporarios, leia-se save, sem contar com a Action House, stats dos NPCs, etc.

Um save num jogo actual é algo como 1Mb mas a memoria ocupada por esse jogo a correr é algo com um minimo de 3000Mb... agora imaginem a memoria ram que um jogo cujo save exede bastante a barreira dos gigabites...

Um servidor capaz de processar uma ligação de 400MBit... uma quantidade incrivel de memoria ram, uma base de dados bastante extensa e sempre em actualização...

Provavelmente exagerei na ligação... quando o servidor está cheio tenho uma latencia na ordem os 800ms.. isso nem 32kb são, um servidor/realm é constituido por mais que uma maquina, cada uma com a sua ligação á rede... geral, partilhada, dedicada... não sei....

Se €13 é muito por um jogo online? Não sei, só sei enviar fotos via Messenger... Talvez só metade seja aproveitada, talvez até menos.

Os €44 iniciais que vou pagar pelo jogo são sim puxados... a Blizzard tem que garantir que, caso o jogo seja um flop, os milhões de dolares gastos em meses de Betas gratuitas e o dessenvolvimento do jogo em si sejam repostos... garantidamente já tem as dividas todas pagas...

Eu preferia pagar €8... como preferia pagar €4 como preferia pagar €1.

Se não gostar do jogo... deixo de pagar, fi-lo com o Planetside, o mesmo com o Star Wars Galaxies.

Respeito quem ache que, sim senhor, €13 para jogar mensalmente um jogo é muito, é assim mesmo, agora espero que também votem em branco para mostrar que não estão satisfeitos com os partidos politicos (a abstenção não é o mesmo que votar em branco), que chateiem a vossa operadora movel sobre os tarifarios elevados, que enviem cartas ao ministerio da Educação a pedirem para prevenirem o tratado de Bolonha que vai destruir o nosso Ensino Superior, vocés entendem o que quero dizer...

Vivemos numa sociedade incrivelmente corformista porque assim o aceitamos, quem nega isso é considerado um rebelde, um lunatico, infelizmente a maioria são mesmo incrivelmente passados da cabeça...

Se querem gastar tempo a debater a mensalidade de um luxo que é um jogo online, força! Só espero que gastem a mesma energia na vossa sociedade, ela nunca precisou tanto como agora...

P.S.: Eu nunca fui adepo dessas mariquices de encurtar textos em frases que nem se qualificam para tal, escrevo "totil" e gosto disso, se acham que isto é escrever muito.. experimentem ler-me num topico que me interessa mesmo...
 
Última edição:
Bom o Moralez e o Awake já responderam ás questões mais relevantes, pelo que não vale a pena "bater mais no ceguinho".

Apenas um reparo. Se vocês não concordam com a politica da Blizzard, pronto não comprem o jogo como disseram, para que continuar com conflitos desnecessários.
Pessoalmente também acho um bocado estranho não saberem da existência deste tipo de jogos que existe á ANOS, sim repito á anos. Estou provavelmente em erro, mas os primeiros a aparecerem foram o Meridian 59 em 1996 e o Ultima Online em 1997, logo como podem ver este tipo de jogo e de processo de pagamento está no mercado a imenso tempo. Ouvem falar agora porque é quando finalmente Portugal começa a sair das idades das trevas da era da TI e a banda "larga" começa a ser difundida ao user comum e não apenas a power users.

Agora uma coisa que me chateou um bocado foi comparar um MMORPG, aliás um MMORPG desta envergadura com o CS. Para quem percebe minimamente algo do assunto de MMORPGs sabe que os dos jogos a nivel de gameplay (discutivel), netcode, server code, client code são abismalmente diferentes. Não têm nada, nada, nada a haver. Um MMORPG corre tudo no server, desde stats, items, propriedades do character, quests, pathways, para assim evitar pelo menos as cheats (já nem falo do proprio coding do server engine porque isso é algo que não percebo nada). No client (teu computador) tens o graphic engine e acabou.
Agora vejam o que é preciso para os server terem de fazer esses calculos todos por character e multipliquem por 2000-3000 pessoas por server ou mais. Somem o custo do equipamento á largura de bandwith tanto em DL como em UL que é preciso para 50+ servers, somem o ordenado da equipa tecnica de server em standby 24 horas, somem os ordenados dos gamemasters, webmasters, e variado pessoal de apoio.

É ISTO que nós pagamos. Não acham que se fosse assim tão lucrativo que haveria MMORPGs em cada esquina?
Para quem está fora, tende também a não saber que os para aí 70% dos players são flutuantes, ou seja, estão constantemente a saltar de MMORPG para MMORPG, sempre a testar "the next big thing".
Os developers têm de fazer um jogo que captive durante ANOS os players. Não basta fazerem X levels que depois de 30 horas de jogo acaba o jogo. Isto são jogos que duram meses e anos. Trabalha-se, investe-se muito nas personagens. São horas e horas de jogo que se mete num jogo e gostamos de ver resultados disso.


Para mim €11 por mês não é nada. Existe pessoal com vicios bastante piores ( fumadores façam lá ai as vossas continhas). Este tipo de jogos permite-me relaxar depois do trabalho e desligar do mundo de fora, que por sinal, hoje em dia em portugal não é grande coisa :P

Bom 3.17 da manha, é melhor parar enquanto ainda tenho um pouco de coerência nos posts que faço :D

Happy gaming :D
 
pah se gostas de defender a politica deles é estranho mas eu tenho k respeitar...
Eu não defendo o facto de ter de pagar 13 euros para jogar e ainda termos de pagar o jogo.

A minha intervenção neste post resumiu-se a:

1 - Comparar WoW a CS é uma estupidez.
2 - O mercado é uma coisa tramada. Se as pessoas tão dispostas a pagar, eles vão exigir. Tão simples como isso. Funciona assim em tudo na nossa economia.
3 - O ser ou não ser muito gastar 13 euros por mes com um jogo é uma questão de perspectiva. O meu pai deve gastar uns 30 contos por mes com cigarros que basicamente MATAM. Qual é o dinheiro mais mal gasto? Quantos portugueses fumam? Nunca vi uma manifestação contra o preço do tabaco.

PS: Já agora, as mensalidades funcionam aos 30 dias ou ao mês? Tipo se um gajo se registar a meio do mes quando tem de voltar a pagar? Não sei....talvez ainda compre para jogar o mês de borla, e depois de valer a pena lá penso na mensalidade. Pena é não ter muito tempo pa jogar :(
 
Última edição:
lol, ha muito ppl que nao entende o conceito mmorpg, em resumido:

Pagas mensalidas (lixadas, mas nao mt na minha opiniao) mas tens um jogo k dura mais tempo e é muito maior em todos os termos.

E para quem tava a falar de 5mil jogadores num server, msm no outro dia enquanto jogava EVE Online, vi que tavam 12mil jogadores online no server, posso até tar enganado, mas é impossível ter tal servidor a funcionar sem mensalidades de milhares de jogadores!

Comparar CSS a WoW é como comparar um grao de areia com uma praia :D.

Isto é so a minha opinião claro.

edit e offtopic: Atençao que eu nao oiço falar mt bem do WoW, disseram-me que em 3 meses jogas tudo o que há pra jogar, e a partir daí é como jogar, por exemplo, CSS. Só ouvi falar, por isso isto pode estar completamente errado, mas ficam já avisados.
 
Última edição:
Back
Topo