Bom o Moralez e o Awake já responderam ás questões mais relevantes, pelo que não vale a pena "bater mais no ceguinho".
Apenas um reparo. Se vocês não concordam com a politica da Blizzard, pronto não comprem o jogo como disseram, para que continuar com conflitos desnecessários.
Pessoalmente também acho um bocado estranho não saberem da existência deste tipo de jogos que existe á ANOS, sim repito á anos. Estou provavelmente em erro, mas os primeiros a aparecerem foram o Meridian 59 em
1996 e o Ultima Online em
1997, logo como podem ver este tipo de jogo e de processo de pagamento está no mercado a imenso tempo. Ouvem falar agora porque é quando finalmente Portugal começa a sair das idades das trevas da era da TI e a banda "larga" começa a ser difundida ao user comum e não apenas a power users.
Agora uma coisa que me chateou um bocado foi comparar um MMORPG, aliás um MMORPG desta envergadura com o CS. Para quem percebe minimamente algo do assunto de MMORPGs sabe que os dos jogos a nivel de gameplay (discutivel), netcode, server code, client code são
abismalmente diferentes. Não têm nada, nada, nada a haver. Um MMORPG corre tudo no server, desde stats, items, propriedades do character, quests, pathways, para assim evitar pelo menos as cheats (já nem falo do proprio coding do server engine porque isso é algo que não percebo nada). No client (teu computador) tens o graphic engine e acabou.
Agora vejam o que é preciso para os server terem de fazer esses calculos todos por character e multipliquem por 2000-3000 pessoas por server ou mais. Somem o custo do equipamento á largura de bandwith tanto em DL como em UL que é preciso para 50+ servers, somem o ordenado da equipa tecnica de server em standby 24 horas, somem os ordenados dos gamemasters, webmasters, e variado pessoal de apoio.
É
ISTO que nós pagamos. Não acham que se fosse assim tão lucrativo que haveria MMORPGs em cada esquina?
Para quem está fora, tende também a não saber que os para aí 70% dos players são flutuantes, ou seja, estão constantemente a saltar de MMORPG para MMORPG, sempre a testar "the next big thing".
Os developers têm de fazer um jogo que captive durante
ANOS os players. Não basta fazerem X levels que depois de 30 horas de jogo acaba o jogo. Isto são jogos que duram meses e anos. Trabalha-se, investe-se muito nas personagens. São horas e horas de jogo que se mete num jogo e gostamos de ver resultados disso.
Para mim €11 por mês não é nada. Existe pessoal com vicios bastante piores ( fumadores façam lá ai as vossas continhas). Este tipo de jogos permite-me relaxar depois do trabalho e desligar do mundo de fora, que por sinal, hoje em dia em portugal não é grande coisa
Bom 3.17 da manha, é melhor parar enquanto ainda tenho um pouco de coerência nos posts que faço
Happy gaming