MMO WoW - Tanking warrior

apocalipsus

Power Member
Boas. Como muitos devem saber, eu tenho um druid que gosto muito. Uma das coisas que mais gosto de fazer com ele é tankar, alias gosto mesmo muito de tankar.
Então pensei, porque não tankar com a class que é suposto tankar. Comecei de novo com o meu warrior que tava em lvl 58 e com gear maravilhoso (a ultima instancia que tinha feito foi brd) e aventurei-me nas outlands ate chegar a lvl 60 (com uma build de fury)

À 2 semanas atrás atingi o lvl 60 e mudei para prot com uma build que eu acho que seja razoável para tankar (3/5/43). (agora sou lvl 62 :P )

Depois de algumas runs a ramparts (sem nunca cair maravilha nenhuma para mim >( ) reparo numa cena:
É mais complicado tankar com o warrior do que com o druid. Tenho muitas mais habilidades para usar e com akele global cooldown (GCD) ainda mais me atrofia. Eu acho que seja um pouco falta de pratica.
Mas so para da rum pequeno exemplo. Tankar com o druid é simples. Maul (que nao consome o GCD) e mangle (estranhamente o mangle so usa 1 seg de GCD) Lacerate e um novo maul. Se forem mais que um mob uso alguns swipes em ves do lacerate. Muitas veses tb mudo de target e saco dum lacerate para o novo target. (claro que ha muito mais maravilha mas isto sera o basico :P )

A vida de warrior é muito mais complicada. Desde sunder armors a falharem (resist dodge miss parry etc) e activando o GCD, para revange (que tb tenho de esperar pelo GCD), shield slam, shield bash, thunder clap,shield block (que nao consome o GCD). Depois tankar muitos mobs é mais complicado, o thunder clap ajuda mas nao é tao bom como o swipe, fazendo com que tenha de mudar de target algumas veses. Depois ainda me calha o novo target resistir ao sunder e fico mais 1,5 seg com ele.

Tenho feito o meu melhor e axo que me desenrasco bem desde que ataquem sempre o meu main target, os outros nao custumam fugir (nem naqueles grupos de 5) mas é me muito mais complicado que com o druid.

Infelizmente ontem aconteceu algo que me deixou um pouco desmotivado. Tava nakele boss de ramparts, aquele demonio (omar axo que se chama assim) e tinhamos um hunter. Peço à malta para aguentar ate para ai uns 3 sunders antes de atacarem, passo entao a explicar o decorrer da batalha:

Charge mudo para defensive stance sunder armor (nesta altura tinha dodgado um atake) revange, sunder, (eis entao que vejo o pet do hunter a comecar a atacar o boss) sunder, shield slam , continuo com alguns shield blocks e mais um revange, 4 sunder, e ao 5 sunder que lhe mando o boss vira-se po pet do hunter e eu fiquei tipo ... 8|

Agora pergunto a algum warrior que ande por ai e seja prot. Fiz Alguma coisa de mal :'( Onde posso melhorar, quer dizer warrior é suposto ser a class para tankar e perder a aggro assim para um pet deixou-me chocado.Talvez seja o meu gear um pouco culpado ainda tenho alguns items de maravilha :(

PS: desculpem o testamento foi so para desabafar. BTW o hunter era lvl 63 e eu 62
 
Última edição:
sendo hunter, posso-te dizer que o hunter tinha growl ligado, pq senão nunca conseguia o aggro. De resto, durante as primeias 4 instancias com o meu hunter e com tanks com equip epico se eu ligasse o growl a meio da batalha, antes do fim já tinha aggro do boss. Se o hunter com que jogas-te era BM.. muito mais fácil ganhar o aggro, caso n, atribui as culpas ao teu equip ou sorte :z

warriors que se prenunciem ;)
 
É mesmo assim, um pet com o growl ligado ou um felhunter com anguish ligado roubam aggro muito facilmente, o que acontece é que fazem taunt cada 5 segundos mais ou menos. O que costumo fazer quando os hunters nao desligam isso é deixar o pet morrer e depois voltar a apanhar o aggro .

Mais uma coisa, o revenge renova o efeito do sunder armor, por isso nao precisas de o usar logo no principio, mete os 5 sunders primeiro e depois usa revenge, shield slam e heroic strike para ganhares threat.

P.S: so acho que é um bocado cedo para 41 pontos em protection, é que subir de nivel com esse build é um pesadelo, nao tens dps nenhum. Até 70 para seres um tank decente basta pores pontos suficientes em prot ate teres 3 pts em defiance.
 
Duvida simples...

aggro = o mob ir contra... ou seja o que dá mais dano é aonde o mob vai " isso chama-se aggro " ??
 
Duvida simples...

aggro = o mob ir contra... ou seja o que dá mais dano é aonde o mob vai " isso chama-se aggro " ??

Basicamente é isso, mas há certos spells que aumentam o agro (usados por exemplo pelos warriors, druids feral, etc...). É uma mecânica complicada, mas o player com mais agro é o player que o mob tá a atacar no momento.
 
basicamente o que o Silence disse, mas considera que toda a mob tem uma lista dos targets em que no topo esta quem tem mais aggro e esse é o que é atacado.
geras aggro sp que fazes meele/ranged/spell, e o aggro gerado é relativo.
exemplo, mind blast do priest gera mais aggro do que um ataque meele que faça o mesmo damage.
growl n faz damage mas gera mto aggro. bla bla ;)


só para complementar a minha primeira resposta, apocalipsus n te esqueças que se hunter for BM, pet faz +-110dps , junta o growl, tens mto aggro.

qdo vez um pet com growl ligado, avisa o hunter para desligar. já me aconteceu ter de ligar ... mob control e dps esquecer, eu agradeço ;)
 
OK apanhei , agora não percebo é o problema de alguém ter mais aggro do que o outro... eu até gostava assim andava lá a matar neles e ninguém ia ter comigo :-D:-D ou seja continuava vivo :) ...

Mas isto sou eu a pensar... podem sempre explicar o pq de querem ter o aggro ..
 
ok, num dungeon ou instancias, tu tens varios papeis a serem desempenhados pelas varias classes. um deles e tanking, que faz com que as classes, por exemplo dps, possam fazer damage sem serem atacados. melhor classe para isso é o warrior (supostamente lol). isto pq sem contar com tdas as outras coisas que vais aprender ao jogar ;) ,os healers so tem de se concentrar pricipalmente no tank.
explicar melhor só mesmo jogando e ires vendo :b
 
É mesmo assim, um pet com o growl ligado ou um felhunter com anguish ligado roubam aggro muito facilmente, o que acontece é que fazem taunt cada 5 segundos mais ou menos. O que costumo fazer quando os hunters nao desligam isso é deixar o pet morrer e depois voltar a apanhar o aggro .

Mais uma coisa, o revenge renova o efeito do sunder armor, por isso nao precisas de o usar logo no principio, mete os 5 sunders primeiro e depois usa revenge, shield slam e heroic strike para ganhares threat.

P.S: so acho que é um bocado cedo para 41 pontos em protection, é que subir de nivel com esse build é um pesadelo, nao tens dps nenhum. Até 70 para seres um tank decente basta pores pontos suficientes em prot ate teres 3 pts em defiance.
O Devastate é que renova o timer dos sunder, o revenge não.
Quanto ao Build podes ser muito facilmente Fury/Prot (31/30) e tankares todas as instances "normais". So precisas de ser full prot se fores main tank numa guild a sério que raide as instances mais brutas, se não fores não vale a pena.
 
OK apanhei , agora não percebo é o problema de alguém ter mais aggro do que o outro... eu até gostava assim andava lá a matar neles e ninguém ia ter comigo :-D:-D ou seja continuava vivo :) ...

Mas isto sou eu a pensar... podem sempre explicar o pq de querem ter o aggro ..
Epá.
Exemplo do hunter.
O growl a lvl 5 faz a mesma threat que 400 de dano no mob, se tiver o cower rank 3 chega quase ao 500 ( threath meters fazem maravilhas, acreditem ;) ) , agora junta-lhe um atk speed de 1,5 seg em média a dar 100dmg ( o hunter bm faz bem mais do que isto ) e chegas ao fim de 10 seg com perto de 2000 de threath sem meter ao barulho os modificadores ;) Ou seja, se ao fim de 10seg tu ñ fazes 2k de threat ( por exemplo 2k dano c/ ou sem modificadores ) perdes logo o agro.
Ora isto é o básico, há outros fatores a ter em conta claro, pois posso ter mais threat que o tank e o mob ñ o largar por exemplo como tb posso mandar um crit daqueles puxados e o tank perder logo a agro, mesmo tendo o dobro de threat :D
Uma dica.... quando jogarem com hunters é logo /p growl off pet pass now! ;) e é isso e hunters deixarem o pet ir a correr atraz de mobs :002: normalmente quando o pet vêm traz sp uns amigos novos :P
 
A minha pergunta sobre a história do pet é se isso nunca te aconteceu com o druida.. É perfeitamente normal se o hunter ou lock não desligar o taunt do pet!!!

De qq forma espero que desenvolvas este tópico pq é algo que me interessa sendo a minha main char tb um druida feral orientado para o Tankar

:wow:
 
Como warrior só consegues ser bom tanque se o teu grupo te ajudar e não atacar à balda o que lhes dá na real gana. Para bosses somos excelentes, mas para controlar um grupo de mobs precisamos de muito tabbing e de um grupo que saiba o que está a fazer. Marcar os mobs ajuda muito porque quando há wipe quem leva nas orelhas é o tanque. Um conselho que te posso dar é activares o bloodrage quando começas a levar pancada para teres rage suficiente no início.
 
Pa sao capazes de ter razao em relacao á build mas eu tou a gostar muito mesmo do devastade mesmo para causar dano. 12 ragee manda-me crits de 500 axo que me desenrasco bem
 
Eu sou warrior (nível 70) e fui prot até há pouco tempo atrás, em que fiz respec para fury.

Quanto a tankar multiplos mobs, não tens outro remédio, tens mesmo de estar sempre a trocar de target. É uma questão de prestares atenção a quem é que está a ser atacado.

Relativamente ao global cooldown, só acontece nos truques que são instantâneos. O Maul do druida, é como o Heroic Strike do warrior, é aplicado na tua próxima swing. Basicamente é como se tivesse um cooldown igual ao teu attack speed. Ao spamares uma coisa qualquer, como Devastate por exemplo, tens um ataque a cada 1 segundo (o global cooldown de melee é 1 segundo).

Quanto a tácticas para tankar, há muitas. Pessoalmente, em 5 men, costumo fazer charge, defensive stance, bloodrage e já tenho rage para dar e vender. Depois, imagina que são 3 mobs, shield slam no main target, 1 ou 2 sunders nos outros 2 e depois é que volto para o main target. Assim livro os healers de healing aggro e, como provavelmente alguém estará quase a puxar aggro, mal puxem, faço taunt e descarrego a rage nele. Assim fico com os mobs sempre em cima de mim.

Quanto à aggro que gero, é extremamente complicado perder aggro. Mantenho o Shield Slam em cooldown, Revenge e Shield Block. Devastate uso quando todos os outros estão em cooldown. Mesmo agora que a Thunderfury foi nerfada, continuo a usa-la para tankar (free improved Thunder Clap) e não tenho problemas de aggro.

Mas tankar é muito instintivo, não dá muito para explicar. O que é certo é que quando tankas com o warrior, não paras de spamar 5 ou 6 teclas.
 
Mas tankar é muito instintivo, não dá muito para explicar. O que é certo é que quando tankas com o warrior, não paras de spamar 5 ou 6 teclas.

Era isso que notei de diferente entre o druid e warrior. Tenho muita mais maravilha para carrega :D

De ***** maneira eu custuma fazer como tu explicaste,ás veses ainda saco dum mocking blow enquanto tou em battle stance depois do charge.
Mas de ***** maneira ob pelas dicas :x2:
 
Back
Topo