MMO WoW vs o resto

Kleus

Power Member
Boas,
não é minha intenção estar a bater na mesma tecla a falar mal do WoW ou estar a defende-lo, o meu objectivo aqui é arrancar essa mesma tecla, tentando ser o mais imparcial possivel. Tenh o visto muita gente a falar mal do WoW (muitas com razão, muitas sem razão) e tenho visto tambem muita gente a defender o WoW com unhas e dentes (muitas vezes exageradamente).
Eu sou um viciado em mmorpgs, ja joguei praticamente de tudo, e joguei WoW durante mto tempo, foi um jogo que me marcou imenso, mas tambem joguei muitos outros jogos, e neste momento ando a jogar EVE online.

Antes demais á que admitir que o WoW está extremamente bem feito, sem duvida um dos melhores e mais completos mmorpgs por ai. O WoW tem uma capacidade aliciante de nos deixar envolver completamente com a pormenorização e imensidade de todos os cenarios tenho de frizar bem a ausencia de loadings que nos da uma senssação de imersão quase total e por muitas vezes dei por mim quase a bater com o nariz no monitor (mas isto é porque sou um bocado miope). Tambem convem referir a criação das classes, todas muito bem equilibradas, todas uteis para a sobrevivencia duma team (excepto talvez o hunter :007:). E ainda ha o pormenor das quests, que existem aos milhares, talvez por isso dêem um ar um pouco repetitivo mas a verdade é que destas milhares existe um grande numero que não são só apanhar 20 pelos de ursos ou matar 15 ministros das finanças.

Mas a verdade é que nem tudo sao rosas, o WoW é, extremamente simples de jogar, mas é muito dificil joga-lo bem, é esta simplicidade que atrai todo o tipo de jogadores a este jogo. Antes demais convem referir que não basta 2 semanas para chegar ao nivel maximo é preciso bem mais e é de facto muito gratificante atingir o nivel maximo (como em qualquer outro jogo) mas uma coisa é certa, qualquer participante em reality shows portugueses consegue sem grandes problemas atingir o nivel maximo, mas conseguirá tambem jogar em equipa e compreender a função da class k escolheu dentro dessa mesma equipa? e acima de tudo desempenhar essa função duma forma aceitavel nao arruinando a experiencia de jogo dos outros jogadores?

A minha resposta é não, ao longo dos 60 dias de jogo (isto sao 60 dias online 24 horas por dia) que eu joguei durante cerca de 1 ano e meio quantas vezes é que eu nao acabei morto porque um miudo que chegou a nivel 60 sempre a jogar sozinho não sabe que é preciso healar os membros da equipa de todas as vezes que isto acontece perde-se em media 1-2 horas de jogo isto para nao falar da malta que: não sabem falar ingles, não sabem ler, não sabem que coisa estranha é akela que têem á frente que se chama pc, nao sabem falar, nao estao sequer a jogar, estão-se nas tintas para o bem da equipa querem apenas mais loot etc... Mas claro nem sempre é assim, conheci pessoal espectacular que eu ainda hoje considero meus amigos, e sei que se algum dia voltar a jogar serei bem recebido.

Tudo isto para dizer que num jogo perfeito a comunidade de jogadores estraga totalmente o jogo... Claro ha razões claras para isto nomeadamente a simplicidade e acessibilidade do jogo que faz com que o celebre protagonista do totalpwnage jogue até com as partes genitais e tambem importancia que cada class tem numa team o que faz com que se torne muito facil, num grupo de cinco pessoas, bastando uma nao saber em que planeta está para as outras morrerem. O que eu quero aqui dizer, é que, em grupo o wow puxa muito mais pelas habilidades de um jogador do que a maior parte dos outros jogos, isto aliado a uma jogabilidade que é muito propicia a "softcore players" leva a que o jogo perca muito. Podendo transformar um jogo que é efectivamente muito bom numa má experiencia.

No tempo em que eu jogava este jogo, era com amigos meus, que tanto faziamos noitadas no bairro alto a estragar o figado como e jogar, e só assim é que eu consegui passar tanto tempo da minha vida agarrado aquele jogo. Portanto sem duvida que o WoW é um jogo muito bom, mas convem ser jogado com pessoas que realmente se conheça se não é dificil ir-se muito alem do nivel maximo atingido a fazer quests e em teams muitas das quais não chegaram sequer a 1% do objectivo para o qual estavam destinadas. Peço desculpa pelo o post longo mas achei que alguem devia intervir que tivesse numa posição mais ou menos central para acabar com aquelas mentalidades do tipo "o WoW é uma maravilha, pura e simplesmente" e mentalidades do estilo "o WoW é o melhor jogo do mundo, se fosse gaja fazia amor com ele toda a noite".

Kleus

*edit*: akilo do hunter era obviamente a gozar, toda a gente sabe que é uma das melhores classes do jogo, a verdade é que existem mais hunTARDS do que hunters propriamente ditos =(
*edit v2.0*heh, nao me tinha apercebido k o texto tava assim tao grande, quando começo a escrever ninguem me pára espero k esteja melhor =P
 
Última edição:
ganda testamento lol tou com um poco de presa por isso nao vou ler e vou dar a minha opiniao =p
ah uma grande diferença entre mmorpg e rpg, uma coisa k muita gente nao leva em conta, como o GW e um rpg e n um mmorpg. nao ah muita coisa para comparar um mmorpg e um rpg pois sao coisas muito diferentes. o wow ta smp a ser mal falado e nao sei k se tem de pagar tds os meses mas muitas pessoas k dizem isso tao a pagar tds os meses noutros mmorpgs lol tbm muita gente diz smp os defeitos do wow mas tem de reparar k o wow e dos mmorpgs mais jogados dos ultimos tempos, se nao o mais jogado, e isso deve de ter alguma razão, e k as pessoas nao jogam wow para poderem encontrar novas falhas para falar mal dele =p mas tbm tem muito a ver com o estilo das pessoas, ja joguei wow numa conta trial e so nao continuei a jogar pois e preciso tar smp a pagar, e eu n sou rico nem tenho tempo para poder desfrutar desse tempo em k eu comprei
bem eu ate dizia mais coisas mas tenho mm de me ir embora lol inteh =p vês falta de tempo =p
 
Li o que disseste e so achei uma coisa mal, disseres que o WoW é dos mais complexos ... o que esta errado, já jogo MMO +/- deste 2001 ou antes, já não me recordo ao certo, já joguei uma porrada de MMO e nunca vi 1 tão complexo como o SWG, não a versão actual, que é copia do WoW.

Mesmo o Eve-Online que esta bem feito, joguei uns meses mas achei monotono como tudo e ter o char apenas como nave tambem não achei muita graça.

A complexidade do SWG era tal, que ppl levou a volta de ano e meio ou mais para aperfeiçoar a maneira de fazer armaduras, armas e afins, visto que neste MMO na versão que valia apena, o best era feito por player's.

Back on Topic :P, o pior do WoW é a sua comunidade, por ser 1 jogo muito facil de se jogar, atrai putos de 12 anos ou mais, homens de 20+ anos mas com mentalidade de 12 anos, que estraga por completo o jogo, Gank a toda a hora, não ganho o que quero saio da party, e afins, acho que todos sabem quem jogou ou joga o que isto é, o que me fez desistir do game ( ainda bem hehe ) por 2 x e desta ultima vez foi de vez.

A meu ver a unica coisa que o WoW trouxe de bom foi abrir o mundo dos MMO a todo o ppl, mas com isso veio muito mal atraz, agora acho que todo o player sabe o que é 1 MMO, coisa que não acontecia antes de sair o WoW.

Edit

Agora com o sucesso do WoW basicamente todas as empresas tentam fazer 1 MMO estilo WoW, temos 1 porrada deles que vão sair ou já existem no mercado com o System do WoW mas com outro Theme, deixando o ppl que adora SandBox para traz :'(
 
Última edição:
Li o que disseste e so achei uma coisa mal, disseres que o WoW é dos mais complexos ... o que esta errado, já jogo MMO +/- deste 2001 ou antes, já não me recordo ao certo, já joguei uma porrada de MMO e nunca vi 1 tão complexo como o SWG, não a versão actual, que é copia do WoW.

Mesmo o Eve-Online que esta bem feito, joguei uns meses mas achei monotono como tudo e ter o char apenas como nave tambem não achei muita graça.

A complexidade do SWG era tal, que ppl levou a volta de ano e meio ou mais para aperfeiçoar a maneira de fazer armaduras, armas e afins, visto que neste MMO na versão que valia apena, o best era feito por player's.

Back on Topic :P, o pior do WoW é a sua comunidade, por ser 1 jogo muito facil de se jogar, atrai putos de 12 anos ou mais, homens de 20+ anos mas com mentalidade de 12 anos, que estraga por completo o jogo, Gank a toda a hora, não ganho o que quero saio da party, e afins, acho que todos sabem quem jogou ou joga o que isto é, o que me fez desistir do game ( ainda bem hehe ) por 2 x e desta ultima vez foi de vez.

A meu ver a unica coisa que o WoW trouxe de bom foi abrir o mundo dos MMO a todo o ppl, mas com isso veio muito mal atraz, agora acho que todo o player sabe o que é 1 MMO, coisa que não acontecia antes de sair o WoW.

Edit

Agora com o sucesso do WoW basicamente todas as empresas tentam fazer 1 MMO estilo WoW, temos 1 porrada deles que vão sair ou já existem no mercado com o System do WoW mas com outro Theme, deixando o ppl que adora SandBox para traz :'(

Exactamente a minha opinião.
 
Última edição:
O camadas, lindo jogo….

Eu andei, ate aos dias de hoje a procura de um jogo igual, so agora vejo um, o Vanguard e idêntico ao SWG…
Relativamente ao wow o é um grande jogo, o wow fez e tem feito o que nenhum fez ate aos dias de hoje pelos videojogos, 1º dias de vendas bateu recordes a nível mundiais, enfim o jogo e muito simples , e com isso que faz com que muita canalha jogue, e atinja esse numero que vai ser muito difícil de um próximo rpg atingir…
Antes de acabar gostava de dizer que eu não gosto de wow…


"Back on Topic , o pior do WoW é a sua comunidade, por ser 1 jogo muito facil de se jogar, atrai putos de 12 anos ou mais, homens de 20+ anos mas com mentalidade de 12 anos, que estraga por completo o jogo, Gank a toda a hora, não ganho o que quero saio da party, e afins, acho que todos sabem quem jogou ou joga o que isto é, o que me fez desistir do game ( ainda bem hehe ) por 2 x e desta ultima vez foi de vez."

Llllllllllllllllllllllllllol epah não me fales disso, eu era líder de um clam no lightbringer, eu apanhava com cada cromo, eles entravam para o clan a pedir coisas, rivalidades dos diabos, enfim, estavam entrando e levando um ban…
 
WoW VS Resto é tremendamente, completamente, irracionalmente Incorrecto....

ora como já foi dito o SWG já foi muito mais complexo do que WOW... e para quem ainda não jogou o EVE online é ainda mais complexo na "long run".

isto só a titulo de exemplo...

quanto ao WOW é bom sim senhora segundo a minha opinião. Mas tem muitos e grandes defeitos, como todos.

E sim eu ja não jogo WOW.. too many reasons... e sim estou a espera do AoC entretanto vou jogando Vanguard que neste momento ainda está suportavel com jogadores maduros e tem uma jogabilidade muito boa..


E ainda tenho de discordar com o que disse o Mestre
CAMADAS
Agora com o sucesso do WoW basicamente todas as empresas tentam fazer 1 MMO estilo WoW, temos 1 porrada deles que vão sair ou já existem no mercado com o System do WoW mas com outro Theme, deixando o ppl que adora SandBox para traz

Simplesmente não há estilo WOW... que raio de coisa é essa... lol daki a nada dizem que todos os filmes com "slow motion and rotation"(3D live), é estilo matrix... Na minha opinião o WOW juntou varios estilos de jogo, e até conseguiu um bom jogo até certo ponto mas depois disso... não há evolução... não vi nada de novo no wow em termos de evolução que não tinha visto antes..

My 2 cents:P
 
O camadas, lindo jogo….

Eu andei, ate aos dias de hoje a procura de um jogo igual, so agora vejo um, o Vanguard e idêntico ao SWG…

Mesmo o Vanguard não o comparo com o SWG, apesar de ser parecido, acho que chega aos joelhos do que o SWG foi hehe :P


Simplesmente não há estilo WOW... que raio de coisa é essa... lol daki a nada dizem que todos os filmes com "slow motion and rotation"(3D live), é estilo matrix... Na minha opinião o WOW juntou varios estilos de jogo, e até conseguiu um bom jogo até certo ponto mas depois disso... não há evolução... não vi nada de novo no wow em termos de evolução que não tinha visto antes..

My 2 cents:P

Bom é a primeira pessoa que vejo a dizer que o WoW não tem estilo, espero ter-me feito perceber hehe, tens varios exemplos, ve o LORT online e depois o WoW, ou até mete num ecra 1 e noutro ecra o outro, são praticamente iguais, so muda o Theme e Historia

Edit:

Sobre o SWG Pre-CU tenho 1 excelente noticia para quem gostava dele, mas ainda tou a espera da resposta de 1 moderador se poderei falar sobre isso ou não no forum
 
Última edição:
Quando digo que o jogo está complexo, estou-me a referir ao sistema de jogo numa team, especialmente em high end instances e quests porque como eu referi em relação a interface, jogabilidade, e skills o wow é um jogo bastante simples, e é precisamente por isso que tem tantos jogadores porque é facil de jogar e consegue agarrar uma pessoa desde o minuto 1 e acima de tudo, nao é preciso um QI acima da media para o aprender a jogar.
 
Quando digo que o jogo está complexo, estou-me a referir ao sistema de jogo numa team, especialmente em high end instances e quests porque como eu referi em relação a interface, jogabilidade, e skills o wow é um jogo bastante simples, e é precisamente por isso que tem tantos jogadores porque é facil de jogar e consegue agarrar uma pessoa desde o minuto 1 e acima de tudo, nao é preciso um QI acima da media para o aprender a jogar.

as tantas ainda sou anormal lololol :P

mas tens razao realmente tem muita quest e muita instance (embora sao iguais mas com moobs e ambientes diferentes.
eu jogo vanguard desde 2ª feira (vaiam vendo as horas por dia :P, o jogo e lindo)
 
Última edição:
Eu gostava só de pegar num ponto.
A comunidade do WoW.

Num jogo com mais de 8 milhões de jogadores (quase a população de Portugal) estavam há espera de quê?? Não há milagres, eu só encontro um outro jogo que também foi muito criticado pela comunidade, o CS, que por sinal também foi de longe o FPS mais jogado.
Coincidência??

A questão aqui é simples, não querem ser gankados? Servidor PvE. Querem só ter parties bacanas? Joguem com amigos ou arranjem pessoal porreiro in-game.

Eu cada vez mais chego há conclusão que o pessoal que gosta de dizer mal do WoW simplesmente ou teve azar ou é do mais lame possível, ou não tem o mínimo de paciência para descobrir como é que as coisas funcionam.
 
Eu nao estou a falar mal do jogo, foi de longe o jogo que eu mais joguei, estou apenas a meter as coisas em prespectiva. desses 8 milhoes de jogadores quantos sao miudos mimados que so jogam aquilo porque alguem lhes deu o jogo pelo natal? e quantos sao os estrangeiros que nem ingles sabem? nao estou a falar mal do pvp nem do pve, estou apenas a dizer que tanto num como noutro é muito dificil arranjar uma team que nao tenha pelo menos 1 tipo que parece k sofreu uma morte cerbral nao ha muito tempo...
 
Eu nao estou a falar mal do jogo, foi de longe o jogo que eu mais joguei, estou apenas a meter as coisas em prespectiva. desses 8 milhoes de jogadores quantos sao miudos mimados que so jogam aquilo porque alguem lhes deu o jogo pelo natal? e quantos sao os estrangeiros que nem ingles sabem? nao estou a falar mal do pvp nem do pve, estou apenas a dizer que tanto num como noutro é muito dificil arranjar uma team que nao tenha pelo menos 1 tipo que parece k sofreu uma morte cerbral nao ha muito tempo...
Pá, mais uma vez, só posso dizer que tens tido azar.
Eu jogo desde a Beta e muito raramente apanho pessoal pisso a jogar. Mas também lá está, sou selectivo nas parties em que entro, e se por acaso tenho azar de apanhar algum n00b, rapidamente se topa e diz-se bye bye e parte-se para outra.

O WoW tem muito por onde se pode pegar para criticar, por exemplo o gap enorme de equip que havia entre o equip muito high end e aquele que o pessoal não tão hardcore tinha, no entanto, por exemplo isso foi resolvido tanto pelas modificações no PvP como pelo TBC.
Agora dizer que o WoW é o jogo "mais fácil" de jogar, pá, peço desculpa mas não sabes do que falas, podes dizer que é dos mais acessíveis, e isso não é a mesma coisa do que dizer que é fácil.

Eu experimentei uma série de mmorpg's, EQ, EQ2, L2, GW, e mais uns, e posso dizer-te que o WoW tem a quantidade de jogadores porque realmente tem pormenores aparentemente básicos, e que são o que fazem um excelente jogo, e que os outros não têm. Desde coisas aparentemente estupidamente óbvias como auto-run, controlo por keyb, sistemas de roll, UI altamente modificável, etc, que realmente um gajo vê e diz, "que cena básica", mas vais ver a outros e não as encontras lá.

Longe de mim dizer que o WoW é perfeito, mas as críticas reais, pelas quais se pode pegar, garantidamente não podem ser percepcionadas por ninguém que não tenha uma boa experiência do jogo.
 
A questão aqui é simples, não querem ser gankados? Servidor PvE. Querem só ter parties bacanas? Joguem com amigos ou arranjem pessoal porreiro in-game.

Por vezes uma pessoa não tem opção, eu fui para 1 PvP devido que os meus amigos, de outros MMO ião para PvP, na minha terra quando isto saiu e durante ano e tal, acho que fui o unico a jogar WoW.

O WoW tem muito por onde se pode pegar para criticar, por exemplo o gap enorme de equip que havia entre o equip muito high end e aquele que o pessoal não tão hardcore tinha, no entanto, por exemplo isso foi resolvido tanto pelas modificações no PvP como pelo TBC.
Agora dizer que o WoW é o jogo "mais fácil" de jogar, pá, peço desculpa mas não sabes do que falas, podes dizer que é dos mais acessíveis, e isso não é a mesma coisa do que dizer que é fácil.


Quando digo que é mais facil, levo a minha experiencia de MMO atraz ( já jogo MMO deste 2000 ou 2001 já não tenho a certeza ), em relação aos MMO que já joguei, é de longe mesmo que o WoW é o mais facil
 
Última edição:
Deves por a tua experiencia em pratica, Lightbringer e PVP…
Era so canalha, quero dizer palhaços, que passavam a vida a manda pm a pedir a ajuda, enfim eu recrutava 20, 1 era de jeito, e como era evidente havia o discurso antes de convite…
As instance ate da nojo so mudava as cores, as casas tinham os NPC com nome diferente porque de resto a mesma era tudo a porcaria…
Vanguard quando aquilo mete nojo, quando não sei para onde tenho que ir para fazer a quest ou não encontro o sitio, olho para o sei vejo uma “Pomba” gigante fico logo entusiasmado, a partir dai e sempre a malhar :P
“AZAR” isso o que é???
 
O WoW por ser um jogo com uma componente econónica bastante forte e fundamental para a evolução de uma char, leva a sobressair nas pessoas ganancia, egocêntrismo e inveja, penso que isso será um dos grandes defeitos do wow, eu próprio que não me considero ganancioso nem egôcentrico nem invejoso houve alturas que senti isso! Essa é uma das razões que muita gente deixa de jogar WoW. Se continuar a sentir isso provávelment quando chegár a nivel 70, irei desistir! É por estas razões que o WoW é tão viciante, o que o torna por vezes perigoso! Imaginem o impacto que este jogo poderá ter em crianças e até em alguns adolescentes!

Na minha opinião é o melhor jogo da actualidade! É o REI! ;P
 
Última edição:
Axo que ninguem falou do Anarchy Online. Sinceramente não joguei o WoW por mais do que 2 horas no character lvl 65 Hunter do meu primo, mas parece-me ser um jogo cativante, e 8.5 Milhoes de pessoas não podem estar enganadas. Mas o Anarchy Online, que é um jogo que eu joguei durante bastante tempo ( só o Classic ) é um jogo extremamente complexo, também. Desde a criação de armas a partir de centenas de componentes, à criação dos mais esquisitos gadgets, aquele jogo têm de tudo. Não há nada que não possa ser player-made, e os melhores items assim o são, não podendo ser comprados numa loja qualquer, tendo mesmo que ser criados. O jogo tem uma complexidade enorme, equase que aposto que ainda deve ter umas quantas combinações de items que nunca ninguem descobriu. Se querem um jogo complexo, divertido de jogar, experimentem o Anarchy Online e duvido que fiquem indiferentes :joker:

(P.S.: O jogo nas primeiras horas é capaz de ser um pouco newbie-unfriendly, mas desde que façam as quests, etc, nao haverá problema :) )

(P.S. V2 : É Também de salientar que neste jogo as quests não são copmletamente inuteis, algumas delas dando mesmo dos melhores items que se podem possuir no jogo, e são bastante compridas durante até mesmo dias. )
 
Na minha opinião é o melhor jogo da actualidade! É o REI! ;P

Acho que simplesmente foi derivado a sua publicidade arrasadora que a Blizzard fez para o WoW, se não de certeza que não teria tanto jogadores quando isso, talvez apenas os do Warcraft.
1 forte IP não quer dizer que o jogo tenha sucesso, pode-se ver isso pelo SWG, tem 1 dos maiores IP do mundo, e entretanto acho que o SWG não chegou a ter mais de 400k a 500k de players. A sorte do WoW foi a sua forte publicidade que fez ao jogo, que pelo menos para mim, é 1 game divertido mas chegas a High lvl tens o que ? horas infinitas a dungens ?

Para mim 1 MMO deve de ter a componente de poderes criar player events, coisa que o SWG era o pão do dia a dia, deste grupos de entertainers a fazer uma "excursão" pelas cantinas das Player City, entre outras coisas, isso sim é de valor, não passar horas numa dungen.
 
Back
Topo