wpa_supplicant

Koncaman

Utilizador Saloio
Boas.
Ora bem, indo direito ao assunto, alguém aqui tem o linux configurado para aceder a redes do e-U?´tenho andado a tentar configurar o portatil para a rede do IST, e não consigo fazer aquilo trabalhar.

depois de correr o ipwconfig o gajo passa a reconhecer-me o sinal da rede, mas aceder à net, sem o wpa_supplicant, é impossivel.

o que se passa é que o portatil (é um portege 2000) tem um controlador de rede integrado com chip da Agere. tudo bem, o WPA supplicant suporta o driver hermes que deve suportar este controlador.
contudo, não é fornecido com este driver.
o driver esta disponivel no site da Agere, e eu ja o tenho. acontece que não consigo instalar esta gaita (falha logo no make do driver).

o wpasupplicant instala-se bem com o apt-get, mas quando não posso usar o apt-get acabam-se as facilidades.

se alguém aqui tiver a rede configurada, e se identificar com algumas das minhas duvidas, diga qualquer coisa, qualquer dica é bem vinda.
 
Em relação ao driver experimenta o ndiswrapper...
Só precisas de mais uns comandos em relação a compilar o módulo mas o debian "é amigo" e até nisso te ajuda...segue os passos no wiki que está algures num link do http://ndiswrapper.sourceforge.net . Eu tenho uma rede com WPA-PSK a funcionar OK em casa (basta-me fazer $sudo ifup wlan0 ). No IST ainda não consegui mas preciso de tentar outras soluções [já puz a VPN e tenho cá os scripts, se calhar ainda volto para aqui]. Quando tiveres o ndiswrapper ou o módulo da tua placa a funcionar tenta o que está em:

http://soe.ddi.pt/viewtopic.php?t=1951


NOTA: se usares o ndiswrapper (>v1.16), o driver a utilizar com o wpa_supplicant é o "wext" e não o "ndiswrapper"
 
antes de mais, obrigado pela ajuda.
eu acho que ja experimentei o ndiswrapper (que vem com o wpa_supplicant) sem sucesso.
a placa esta devidamente instalada, e em casa, uso-a sem quaisquer problemas numa rede WEP.
 
na ESTG de Leiria (rede e-U )é assim:
wpa_supplicant.conf
ctrl_interface=/var/run/wpa_supplicant
ap_scan=1
ctrl_interface_group=0
eapol_version=1
fast_reauth=1

network={
ssid="e-U"
scan_ssid=1
key_mgmt=IEEE8021X
eap=PEAP
identity="[email protected]"
password="xxxxxx"
phase1="peaplabel=0"
phase2="auth=MSCHAPV2"
priority=1
}


comando pra correr :
wpa_supplicant -D wext -i eth1 -c /etc/wpa_supplicant.conf

noutra consola:
dhclient eth1
 
e isso funciona com o wext?
qual é a controladora wireless do teu portatil?

estive hoje la no Ciist para ver se o prof que la estava me conseguia configurar isto, e, depois de quase 1h30 de volta daquilo, acabou por desistir da ideia.
o gajo pareceu-me que percebia daquilo. mas nunca consegui fazer o make do wpa_supplicant com o hermes driver.
no fim ja estavamos perto da solução, mas ele não tinha muito mais tempo para ver aquilo.

sempre aprendi mais qualquer coisa.

tenho que testar o ubuntu 6.06, mas com o pincel que é instalar SO's no portatil, sem leitor de cd's... não estou com muita vontade de trocar.
 
Última edição:
[este post foi escrito atraves da e-U]

Por fim consegui,

a alteração mágica foi a introdução (ou alteração) da linha no supplicant.conf:

ap_scan=2


 
muitos? para parar devia ser so 1 erro :P tao era warnings, suponho ?
a mim a compilação do wpa corre bem, o problema é dps kd tento usar o wpa :(
 
Última edição:
mas o WPA_supplicant instala-se bem. o apt-get tratou de instalar convenientemente aquilo (ainda assim, é uma versão um bocado antiga, se souberem de repositorios com versões mais recentes avisem).

o problema é com a instalação do hermes driver.
não faço ideia como por o driver hermes a funcionar com o Wpa_supplicant.
a instalação do hermes driver da uma lista infindável de erros.

e a instalação do WPA_supplicant sem ser com o apt-get também não é muito diferente.

se for tirando opções ao WPA_supplicant.conf a coisa vai-se acertando, mas às tantas estou a capar o programa todo, e aquilo ainda não faz o make como deve ser.

eu ja fui estive no CIIST (andre regateiro) para ver se me resolviam o problema, ele não tinha muito tempo para ver isto, mas ainda andou aqui a tentar safar-me isto e não conseguiu.

acho que com o fedora é possivel fazer a configuração disto pelo ambiente grafico. no ciist também me disseram para instalar o ubuntu 6.06 para ver se me safava com uma versão mais recente do wpa_supplicant...
mas é tão chato instalar um SO no portatil que não estou muito entusiasmado com a ideia...

depois, na internet aparece muita coisa sobre o hermes driver, mas nada ajuda especificamente a resolver o problema. o ideal seria um WAP_supplicant com o hermes driver ja integrado. porque para o integrar... vai la vai.
 
Back
Topo