1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

wrapper para iniciar o fluxbox

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - GNU/Linux & *nix' iniciada por Ketheriel, 24 de Janeiro de 2013. (Respostas: 0; Visualizações: 522)

  1. Ketheriel

    Ketheriel Power Member

    Eu só para desenfastiar um pouco resolvi ver como funciona um sistema apenas com o seguinte (patterns openSUSE):
    - enhanced_base
    - x11

    Adiciona-se uma build custom do fluxbox com um ficheiro para criar uma Xsession (ex: /usr/share/xsession/fluxbox.desktop):
    Código:
    [Desktop Entry]
    Encoding=UTF-8
    Type=XSession
    Exec=fluxwrapper
    TryExec=fluxbox
    Name=fluxbox
    Comment=An heirloom from the old days
    
    Qualquer display manager deve ser capaz de lançar depois o fluxbox através do meu wrapper. A questão passa pelo seguinte, de momento este wrapper serve unicamente para começar o fluxbox com as minhas definições, no entanto isto pode ser melhorado de algumas formas interessantes.

    Neste momento (basicamente testes), saquei uma função da treta:
    Código:
    def set_wallpaper(wallpaper):
        if os.path.exists('/usr/bin/feh'):
            try:
                subprocess.call('feh --bg-scale %s' % wallpaper, shell=True)
            except Exception, stdout:
                print stdout
                sys.exit(1)
    
    Esta cena ate funciona relativamente bem quando puxada pelo wrapper e desde que carregada antes do fluxbox, maravilha. Adicionei-lhe também um pequeno sistema de rotação de logs em ~/.fluxbox/logs com um timestamp.

    Decerto existe muita coisa que se pode adicionar como o conky, um algoritmo para os backgrounds de forma mais intelegente que percorra várias possibilidades, assim como é relativamente simples criar cenas interessantes.

    Alguém tem ideias para outras funcionalidades uteis que sejam necessárias no inicio do fluxbox para eu ver se implemento isto de uma forma mais simplificada para testar e passar ao pessoal e melhorar o que for preciso ?

    Uma das coisas que me lembrei foi portar o wrapper para gsettings (uma vez que a maior parte do pessoal deverá ter o gsettings e backends respectivos instalados devido a outras aplicações, ex: gnome ou gstreamer, etc). Isto era bue de catita para por um interface gay para configurar a coisa :P (ou GTK puro ou até mesmo so para a podridão uma cena CSS+HTML+Boostrap via webkit).

    Ideias precisam-se :) (desde que seja para testarem :P)

    PS: Uma das cenas que me está a intrigar é carregar cenas da infra-estrutura do gnome quando o fluxbox carrega (keyrings, settings-daemon, etc...); OK, isto consome alguns recursos, mas tras funcionalidade muito engraçada para quem usa aplicações GNOME, inclusivé dá para mandar pastar o feh e outras cenas manhosas e ter o gnome-settings-daemon a renderizar os backgrounds e assumir algumas coisas interessants (como as settings do gnome para o hardware).
     
    Última edição: 24 de Janeiro de 2013

Partilhar esta Página