Wubi

eurobot

Power Member
Uma excelente ideia que vai simplificar muito o processo de transição de windows para Linux.
Pagina oficial: http://wubi-installer.org/index.php

Aqui fica uma pequena descrição:

Wubi é uma inovação para os entusiastas do software livre ou para aqueles que sempre quiseram instalar o Linux, mas não sabiam como particionar seu disco rígido. Este pacote é um instalador do Ubuntu, uma das distribuições Linux mais atualizadas e de fácil acesso, dentro do próprio Windows. O Ubuntu é baseado no Debian e na última versão incorporou a tecnologia XGL.

A vantagem deste instalador é que não são necessárias partições. Durante a inicialização (boot) do sistema, você escolhe qual sistema operacional quer usar. O Wubi não fica devendo em nada em performance ao Ubuntu tradicional e apresenta as mesmas funcionalidades. De brinde você ainda ganha dois softwares instalado no pacote: o Mozilla Firefox e o OpenOffice.

Antes de ter medo do Linux, fique tranqüilo: há um prático desinstalador que retira o Ubuntu da sua máquina da mesma maneira que qualquer outro programa. E, falando em instalação, existe um novo instalador incorporado no pacote: o Lupin.

Lupin, um instalador semelhante ao do Windows

Lupin é um mecanismo de instalação muito semelhante ao do Windows, no qual o próprio sistema operacional monta os pacote e os distribui nos diretórios necessários. Isso evita muita dor de cabeça e deixa o Ubuntu acessível ao usuário mais leigo, além de facilitar a vida de quem já conhece o sistema.

O Lupin não contém o instalador, ele usa um arquivo ISO para numa analogia "descompactar" (para os mais puristas o termo correta seria "montar") o conteúdo.

Como Funciona?

Após instalar o Wubi, o programa baixará automaticamente a distribuição Ubuntu, a qual possui cerca de 700 MegaBytes. Assim, ao reiniciar o computador, o usuário poderá escolher entre Windows ou Linux (Ubuntu). Ao selecionar o SO de código-fonte aberto, o sistema se encarregará de instalá-lo automaticamente — o que pode demorar um pouco na primeira vez. Uma vez instalado, basta escolher com qual sistema você deseja entrar no computador quando ele é ligado: Windows ou Ubuntu!

Fonte: http://baixaki.ig.com.br/download/Wubi-—-Windows-Ubuntu-Installer.htm

SCRENNSHOTS:

wubi.png


EDIT: Acabei de descobrir que o wubi pode instalar outros sistemas da familia Ubuntu tal como o Kunbuntu, Xunbuntu e Unbuntu Studio. Para isso basta mudar O "Desktop Environment" para o sistema desejado.


Tópico de Dúvidas > aqui <
 
Última edição pelo moderador:
Boas, à alguma maneira de usar o wubi sem fazer o download do ubuntu, e que eu já tenho a .iso e não queria estar a voltar a fazer o download. Alguém sabe a solução??
Se não tiver de fazer o download sou capaz de testar isto amanhã.
 
Mais uma maneira de arranjar problemas.
O processo de instalação já é simples que chegue.
Isso só serve para burrificar ainda mais os que já usam Windows e que pensam que trabalham em Linux com o mesmo esforço.
Já para não falar de bugs e problemas que possa trazer.
Todos aqueles problemas que já são difíceis de diagnosticar com o instalação pelo livecd com esse programa só por bola de cristal LOL :D
 
É do melhor!!!

É o que eu estou a usar agora... muito bom mesmo... Faz o que promete... não modifica a instalação do windows e ainda te mete um menu de escolha de sistema operativo... e não fica a dever nada em performance... e não vem só com o firefox... open office tb tá incluido.. e também podes descarregar vários programas (Aos milhares), e a instalação é automática... muito bom mesmo... 5*.

Aceita praticamente todo o Hardware disponivél no mercado... reconheceu a minha placa de som... FM 801 Fortemedia... Milagre!!! Instalou automáticamente!!! Testa! De certeza que não vais querer só testar... eu tb era só para testar e o Windows só uso para Jogos... que não emulo em linux!! lol!! vale a pena... experimentem!! vale mesmo a pena... cumps.

PS: Este post está a ser escrito atravéz desse linux... Ha, e e GNOME, mas podes instalar KDE e usar 1 ou outro....
 
É o que eu estou a usar agora... muito bom mesmo... Faz o que promete... não modifica a instalação do windows e ainda te mete um menu de escolha de sistema operativo... e não fica a dever nada em performance... e não vem só com o firefox... open office tb tá incluido.. e também podes descarregar vários programas (Aos milhares), e a instalação é automática... muito bom mesmo... 5*.

Aceita praticamente todo o Hardware disponivél no mercado... reconheceu a minha placa de som... FM 801 Fortemedia... Milagre!!! Instalou automáticamente!!! Testa! De certeza que não vais querer só testar... eu tb era só para testar e o Windows só uso para Jogos... que não emulo em linux!! lol!! vale a pena... experimentem!! vale mesmo a pena... cumps.

PS: Este post está a ser escrito atravéz desse linux... Ha, e e GNOME, mas podes instalar KDE e usar 1 ou outro....

Mas ao que me parece isto não e uma nova distro mas sim outra maneira de instalar o Ubuntu, certo??
 
O Wubi é do melhor para quem não precebe muito de linux... a instalação é quase toda a partir de Windows Xp, depois de reeniciar, apenas tens de escolher o SO Ubuntu e ele instala sozinho...
Os gráficos e a GUI do Gnome estão excelentes!!!
 
A ideia da ferramenta é integrar o processo de instalação dentro do windows. Se é possível, why not? Acho uma excelente iniciativa! Para certos utilizadores isto pode ser uma grande ajuda, pois quebra a barreira psicológica da instalação!
 
wubi? para quê?

Para quem não sabe, a instalação do Ubuntu é tão simples ou mais que a instalação do WinXP.

É mesmo muito simples. E se tiverem dúvidas no processo há dezenas de sites com screenshots da instalação (e.g. este).
A única coisa que se devem informar primeiro é que partições o linux precisa.
Depois disso é simples.

Qualquer nova distribuição já tem um processo de instalação muito user friendly..

Se querem aprender a utilizar o linux também devem aprender a instala-lo.
É o meu conselho, não se metam com wubi nem nada parecido...
 
Se querem aprender a utilizar o linux também devem aprender a instala-lo.
True!
Para quem chega ao Linux, exisem dois berbicachos no momento da instalação (que não existem no Windows):

1. Partições - apesar de poder instalar-se o Linux num sistema apenas com uma partição isso não é recomendado. Devem criar-se pelo menos duas: '/' e '/swap'. Ora, como o sistema não se arma em esperto (não é verdade com algumas distros...) deixa ao utilizador a responsabilidade de definir o melhor desenho para as partições do _seu_ disco (afinal de contas, o computador é do utilizador e não do fabricante do sistema operativo).

2. Software a instalar: em windows só se instala o sistema operativo (mais o relógio, a calculadora, e mais uns brinquedos). Em Linux podem ser instaladas N aplicações logo no momento do setup do sistema. Por isso, é necessário ter uma noção dos programas existentes e do que se pretende fazer com a máquina.

Do que tenho visto por aí, estes são os dois embates iniciais para quem entra no Linux vindo do Windows.
 
Back
Topo