WWDC 2022 (6 a 10 de Junho)

A estratégia parece-me ser lançar um modelo base e depois ir lançando variantes mais poderosas durante o ano e meio a dois anos seguintes.

M1 lançando em Novembro de 2020 (Air e Mini).
M1 Pro e Max em Outubro de 2021 (1 ano depois).
M1 Ultra em Março de 2022 (1.5 anos depois) ... e ainda não temos o Mac Pro que deve sair este ano.

Se a coisa se repetir nesta escala só lá para Março de 2023 vem é que sai o M2 Pro e Max. O M2 Ultra para Novembro de 2023 com o Studio. Para este ano com M2 creio que só o iPad Pro em Setembro ou Novembro. Mesmo o Air com M2 possivelmente só para Março de 2022.

Em suma este para novembro devem lançar o iPad Pro M2, Mac mini M2 (redesigned), o Mac Pro e um Apple XDR monitor de 31" (a acompanhar o Pro). E não esquecer o iPhone :)
 
Última edição:
Não te esqueças que os valores apresentados nos Estados Unidos não incluem impostos e só tens um ano de garantia.
Tal e qual... Estamos em 2022 e comparam os preços das Keynotes como se não tivessem impostos em N estados...

O preço do Air de facto está puxado. Mas é um facto que se tem encontrado promoções passado algum tempo. Ao preço recomendado e é isso que agora podemos falar - e eu só consigo considerar o mínimo de 16GB RAM e 512GB SSD - a Apple está a puxar no preço porque pode. Não tem concorrência. Ter este poder de processamento num portátil passivo é ridículo. Não esquecer o ecrã também.
Mas com essa confi já andas perto ou igual a um MBP 14' base e tens um ecrã bem melhor e acredito um multi-core também...

Já veriquei ... sim o MBA M1 aumentou. Estava a 1159 agora está 1229.

Como diz o Metro. Aumentam o preço porque podem.
Nem me tinha apercebi, bem apanhado a subida.

EDIT: E na app Apple Store, apenas está disponível o MBA M1 com 7-Core GPU. Logo, a comparação entre os 2 MBA Apple Silicone não deve ser feita entre estes 2, na minha opinião. Não sei quanto era a versão 8-Core GPU do MBA M1.

Acho o novo MBA M2 muito bonito (já gostava dos MBP 14' e 16'), especialmente a nova cor.
O base tem um preço interessante, no máximo, colocava com 16GB de RAM... Mais que isso,, aguentava por promo e ia buscar sempre um MBP 14' (aguardar pelas comparações mas acredito que tenha melhores números que o M1).
 
Última edição:
Eu não estou a ver o macOS a deixar de ter a possibilidade de instalar aplicações fora da App Store.
...
Pessoalmente apostaria num caminho que deverá passar por lentamente tornar mais cumbersome, especialmente para consumidores domésticos. Seja pedindo por exemplo o XCode instalado, pedir hotkeys para abrir apps non-Store/unsigned (como já acontece) mas de forma mais recorrente e com avisos mais proeminentes, ou até mesmo às páginas tantas só permitir em dispositivos com contas icloud associadas a devs/enterprise e/ou requerer uma fee para passar para a versão Pro do SO. Uma coisa é certa, depois deste malabarismo todo da Apple nos media a tentar justificar a existência do actual modelo, a abertura nativa no macOS é e continua a ser uma pedra no sapato.

...
E não percebo como ainda não tem vários perfis.
Nem tão cedo, ou mesmo nunca, vão transpor para la do modelo de "one device - one user" em iOS/iPadOS. Simplesmente não age nos interesses da Apple pelas razões óbvias (minha leitura).

...
Se a coisa se repetir nesta escala só lá para Março de 2023 vem é que sai o M2 Pro e Max.
...
E possivelmente já com o die shrink para 3nm, que vai ser disponibilizado para produção pela TSMC já na segunda metade de 2022.
 
Mas com essa confi já andas perto ou igual a um MBP 14' base e tens um ecrã bem melhor e acredito um multi-core também...

Sim. Mas lá está, como foi lançado depois fica-se sempre ali a meio dos dois mundos. Temos que esperar pelas reviews para tirar conclusões.

Pessoalmente apostaria num caminho que deverá passar por lentamente tornar mais cumbersome, especialmente para consumidores domésticos. Seja pedindo por exemplo o XCode instalado, pedir hotkeys para abrir apps non-Store/unsigned (como já acontece) mas de forma mais recorrente e com avisos mais proeminentes, ou até mesmo às páginas tantas só permitir em dispositivos com contas icloud associadas a devs/enterprise e/ou requerer uma fee para passar para a versão Pro do SO. Uma coisa é certa, depois deste malabarismo todo da Apple nos media a tentar justificar a existência do actual modelo, a abertura nativa no macOS é e continua a ser uma pedra no sapato.

Pessimista :D
Eu não estou tão pessimista porque a Apple tem uma comunidade bastante vocal e sabe que se o fizerem não vai correr bem. E têm que decidir se querem arriscar ganhar uma guerra.
Uma coisa é criarem todas as condições para cada vez terem soluções "dentro de casa" suficientemente boas para as pessoas deixarem de utilizar aplicações fora da store, outra é proibirem mesmo. Por outro lado estou a pensar de a Comunidade Europeia também estará pelos ajustes como está a fazer agora com o USB-C por exemplo. Podiam tentar fazer isso nos EUA mas o problema é que se não o conseguem transportar para a Europa é melhor estar quieto.
 
Ontem fui ver o slide onde resumem as especificações do M2 e do Max só para comparar e tirando a treta de o Air base começar com 8GB de RAM e 256GB SSD, perfeito seria 16GB, mas dito isso, depois de pensar nas diferenças a questão é:

No dia a dia consegue-se ver o fim destes SoC? Não é fácil. É o ridículo a que se chegou. Aumento de 18%... Já nos parece pouco.
É esperar por reviews claro e depende do workflow de cada um mas uma coisa são benchmarks e nós estamos habituados a correr benchmarks, outra coisa é o dia a dia. Pegando no exemplo do @Plenton com o i7 de 2014 se funciona bem então vai parar 4 vezes ao dia para ver o que se está a passar porque o M2 está gelado e está a sentir falta do barulho. Ah espera, e é mais fluido também.

Está ridícula atualmente a linha Mac na minha opinião claro.
É verdade, e infelizmente vejo muito pessoal a comprar porque é mais rápido ou mais novo. Mas a verdade é que nem sempre precisamos…
Há casos e casos , e para o meu uso básico até o modelo de 2014 se safa super bem! Iria gostar de um M2? Claro… mas será que faria sentido estar a dar 1500€ para ter um pc mais frio (que não lhe toco porque esta na secretaria ligado a um ecrã externo) e mais rápido a abrir o Excel?

Acho que alguma coisa tem de mudar, não dá para estar a cada 2 anos a sair um novo CPU com aumentos àquilo que já é super potente, e com aumentos no preço muito altos.

A Apple podia era meter o M1 num chassis antigo, e baixar o preço, tipo iPad 10.2 no mundo dos Mac :D
 
Tinha pedido na empresa a compra de um MBP M1 Pro 16', mas já pedi para cancelar, vou esperar pelo M2 Pro que deve vir brutal, metem-se as férias e tal e num instante já estão aí a aparecer, até lá o velhinho MBP i7 de 2017 ainda aguenta.

Passei por a mesma situação mas não vou esperar, é que mesmo que saia em outubro a entrega pode demorar por ser um modelo novo
 
É verdade, e infelizmente vejo muito pessoal a comprar porque é mais rápido ou mais novo. Mas a verdade é que nem sempre precisamos…
Há casos e casos , e para o meu uso básico até o modelo de 2014 se safa super bem! Iria gostar de um M2? Claro… mas será que faria sentido estar a dar 1500€ para ter um pc mais frio (que não lhe toco porque esta na secretaria ligado a um ecrã externo) e mais rápido a abrir o Excel?

Acho que alguma coisa tem de mudar, não dá para estar a cada 2 anos a sair um novo CPU com aumentos àquilo que já é super potente, e com aumentos no preço muito altos.

A Apple podia era meter o M1 num chassis antigo, e baixar o preço, tipo iPad 10.2 no mundo dos Mac :D
Como referiste que tinhas um i7 pensei que tinhas necessidade de performance. O extra de um i7 para o i5 se o uso não é muito elevado fazia diferença na altura.
Eu compreendo tudo o que dizes, mas aqui há duas questões que são um pouco diferentes do habitual e para quem não segue a Apple como nós pode achar estranho. Em primeiro lugar mudou de x86 para ARM e esse é o futuro. Já passou aliás os modelos de 2014 para obsoletos. Em segundo lugar, podiam ter mudado e a performance, consumo, calor produzido ficar tudo mais ou menos igual, mas todos conhecemos a história.
No final, a carteira manda mais e eu concordo que se compre apenas quando é absolutamente necessário.
 
Sim. Mas lá está, como foi lançado depois fica-se sempre ali a meio dos dois mundos. Temos que esperar pelas reviews para tirar conclusões.
Eu acho que no Single-Core poderá bater o M1 Pro mas no Multi-Core não chega lá perto.

Este MBA M2 com 8-Core GPU tem uma diferença de preço para o modelo anterior de 180€.
(temos de comparar com o modelo que a Apple já não vende: MBA M1 8-Core GPU que custava 1279€. Tendo em conta que em Portugal tivemos um aumento de 70€ nos preços, vou acreditar que o preço do MBA M2 já vem ajustado e o modelo que a Apple deixou de vender ia passar para o 1349€)

Não me parece uma má diferença para os ganhos em performance (a confirmar), novo design, melhores colunas e microfone, um ecrã ligeiramente melhor (tem mais brilho), MagSafe e Fast Charge. (no Twitter, parece que li que a RAM ia ser mais rápida mas não consigo confirmar).

Eu acho que este modelo compensa na Versão Base (1529€) e Versão Base + RAM (1759€). Com mais upgrade já começamos a ficar perto do MBP 14 com M1 Pro, onde teremos melhor performance em multicore, ecrã fantástico, colunas e microfones melhores. O segredo para comprar bem, será aproveitar aquelas campanhas de 15% (penso que sejam 15%, certo?) que existem por Portugal, onde vamos encontrar a Versão Base por 1299€ e a Versão Base + RAM por 1495€.
 
Como referiste que tinhas um i7 pensei que tinhas necessidade de performance. O extra de um i7 para o i5 se o uso não é muito elevado fazia diferença na altura.
Eu compreendo tudo o que dizes, mas aqui há duas questões que são um pouco diferentes do habitual e para quem não segue a Apple como nós pode achar estranho. Em primeiro lugar mudou de x86 para ARM e esse é o futuro. Já passou aliás os modelos de 2014 para obsoletos. Em segundo lugar, podiam ter mudado e a performance, consumo, calor produzido ficar tudo mais ou menos igual, mas todos conhecemos a história.
No final, a carteira manda mais e eu concordo que se compre apenas quando é absolutamente necessário.
Bom, convém dizer que comprei à pouco tempo o MBP e não em 2014 quando ele saiu. Mas na verdade, realmente precisava do i7 pelas 49 janelas do zoom, visto que utilizo com frequência a videoconferência.

Mas sim, a carteira manda mais e sou defensor de comprar quando é necessário e de acordo com as necessidades.
Por exemplo, porque comprar um M1 Pro quando um M1 é o necessário?
 
M1 só suporta 1 monitor externo e apenas 16 GB de RAM.

Para mim, ambos são dealbreakers.

Corrigiam-me se estiver enganado…. Alguns YouTubers dizem que o MacBook Air M2 por continuar apenas com portas Thunderbolt 3 também só irá suportar um ecrã externo.

Alguém confirma? Obrigado
 
Corrigiam-me se estiver enganado…. Alguns YouTubers dizem que o MacBook Air M2 por continuar apenas com portas Thunderbolt 3 também só irá suportar um ecrã externo.

Alguém confirma? Obrigado
A Apple tem isso no seu website, na parte das especificações técnicas.

Compatibilidade com monitores
Compatível em simultâneo com a resolução nativa total no ecrã integrado com mil milhões de cores e:
  • Um monitor externo com resolução até 6K a 60 Hz
 
Back
Topo