WWDC24 (junho/2024)

Ainda é algo que dá algum trabalho a fazer.
Agora a saga da calculadora....

Epa podia dar trabalho a 20 anos atrás agora não os iPhones têm um poder de processamento maior que muitos pcs, a Apple é uma das maiores empresas do mundo não meia dúzia de miúdos numa garagem.

É uma empresa estagnada, onde antes era pioneira agora está apenas reactiva e conservadora. Precisavam de mudar de CEO e de lideranças intermédias. Sinceramente não vi ali nada excitante ou inovador nem sequer o AI o é tendo em conta o estado da arte.

a única coisa que vejo boa neste momento é o seu continuo foco na privacidade.

De lamentar o iPhone 14, sendo tão recente, não permitir AI
Bem sabemos qual o interesse da Apple.
Exato não se percebe. E se os neural engines do A16 não são suficientes porque não utilizam as features de aceder a Cloud em modelos mais antigos? Mesmo que seja mais lento.

De lamentar o iPhone 14, sendo tão recente, não permitir AI
Bem sabemos qual o interesse da Apple.
Mesmo. Este ano o iPhone 16 será ainda um sucesso maior, dado as "limitações" da AI da Apple para modelos capazes, como os 14 Pro. Muitos vão esperar pelo lançamento ao invés de ir para o 15 Pro, a meu ver.

Epa podia dar trabalho a 20 anos atrás agora não os iPhones têm um poder de processamento maior que muitos pcs, a Apple é uma das maiores empresas do mundo não meia dúzia de miúdos numa garagem.

É uma empresa estagnada, onde antes era pioneira agora está apenas reactiva e conservadora. Precisavam de mudar de CEO e de lideranças intermédias. Sinceramente não vi ali nada excitante ou inovador nem sequer o AI o é tendo em conta o estado da arte.

Não discordo de nada.

Até nem me recordo uma apresentação com tanta função literalmente copiada da concorrência. OK, há sempre isso e é saudável que exista e não vamos estar com moralismos da treta mas aquela sensação sucessiva não me recordo de ter.

Precisavam de mudar de CEO e de lideranças intermédias.
Percebo-te. Mas isso não faz sentido porque a empresa subiu como nunca e as pessoas continuam consumistas.

(Há resultados de algumas quebras aqui e ali mas estão bem fundamentados por outras razões.)

De resto, concordo com tudo.

Sobre ontem...

Vi o Craig Federighi a apresentar à la Apple as "novas" opções com todo o entusiasmo que parecia paródia.

A limitaçao da AI nos iphones antigos e muito provavelmente RAM. Todos os mac M series tem no minimo 8Gb de ram, nos iphones so o 15 pro e que tem 8Gb de Ram, o resto ainda anda nos 6Gb.

Por exemplo algumas das features no novo xcode so vao funcionar em Macs com 16Gb de RAM
  • Xcode 16 includes predictive code completion, powered by a machine learning model specifically trained for Swift and Apple SDKs. Predictive code completion requires a Mac with Apple silicon and 16GB of unified memory, running macOS 15. (116310768)

Última edição:
O novo keychan é giro, mas bitwarden eu uso em qualquer device. Se a pessoa só tem ecosistema apple ai tudo bem, é algo integrado.
Sou é capaz de botar uma copia dos logins mais comuns que uso no iPhone/MacOS para não ir buscar toda hora lá no bitwarden. Não uso o manager dos browsers (só pro router)

A limitaçao da AI nos iphones antigos e muito provavelmente RAM. Todos os mac M series tem no minimo 8Gb de ram, nos iphones so o 15 pro e que tem 8Gb de Ram, o resto ainda anda nos 6Gb.

Por exemplo algumas das features no novo xcode so vao funcionar em Macs com 16Gb de RAM
Acho estranho precisar de tanta RAM, 8GB nos macs e quase nada :D

O novo keychan é giro, mas bitwarden eu uso em qualquer device. Se a pessoa só tem ecosistema apple ai tudo bem, é algo integrado.
Sou é capaz de botar uma copia dos logins mais comuns que uso no iPhone/MacOS para não ir buscar toda hora lá no bitwarden. Não uso o manager dos browsers (só pro router)
Aqui posso dizer que uso o keychain com o windows e funciona muito bem.

A mim meteu-me um pouco de vergonha alheia a apresentação da calculadora para iPad. Coisa que devia ter desde o início…..

Ontem não pude acompanhar a apresentação. Tive que acompanhar em texto. Alguns comentários socorrendo-me em particular dos tópicos do @Trance

Como os rumores indicavam, não saiu nenhum Mac. A linha voltou a ficar... estranha.
Nem sempre lançam hardware na WWDC. A apresentação foi longa. Com os M4 já lançados nos iPads, será uma questão de tempo.

1. Vision Pro ... creio que lançaram a killer feature para muitos devs. Se funcionar bem, aquela projecção do macOS em widescreen 2x4k, em suma, um monitor de 32:9, ai ai. Um monitor desse tipo hoje custa 2.5k (eu tenho um e é um espetáculo útil. Lá está, se funcionar bem.

Vão aumentar as vendas em mais países e a nova versão de software. É um produto premium. Vai ser uma venda sempre difícil.

2. Personalização do iPhone, ok é algo mais a acompanhar o que se passa no Android há vários anos. Mas desta feita totalmente integrado em todo o sistema.

É interessante, mas falando por mim, não perco tempo com personalizações. Deixa de haver argumentos para se comparar tanto as diferenças com Android, quando o ecossistema é diferente. Nunca fez muito sentido a discussão mas ela vai-se sempre manter.

3. Messenger, aquilo com a geração de imagens por Ai vai ser um sucesso.

Eu acrescentava o suporte para RCS. Menos uma arma de arremesso. Não sei se é "finalmente", ou a antecipar alguma multa que podia aí vir.

4. Não lançaram uma calculadora qualquer para o iPad.

Aparentemente foi a maior manifestação da audiência que estava a assistir... Fico por aqui. Pelo menos lançaram algo melhor que a que existe no iPhone.

5. Bom, Ai por todo lado. É difícil avaliar o impacto. Vamos ver se a montanha não pariu um rato.
Pegarem em AI e mudarem para Apple Inteligence é mesmo distorção da realidade à Apple. Mas há uma preocupação com privacidade que já ninguém liga.

6. O iPhone mirroring é interessante.
Estou curioso para ver a implementação e perceber se isto vai fazer disparar as vendas dos Mac. Olhando para o comportamento dos mercados hoje parece que alguém está contente.

7. Por último a mail app.
Continua a melhorar.

8. O revamp da Siri
ChatGTP e privacidade quero ver isso. Ser gratuito para quem tem Apple? Há várias questões que ainda não percebi.

9. Já me esquecia. Eu uso bastante o Keychain
Isto é um salto de gigante em relação ao Keychain. Ter uma aplicação torna muito mais simples para milhões de utilizadores. O 1Password teve um mau dia no escritório. Não vai toda a gente mudar mas imagino muitos utilizadores a usar a aplicação Passwords.

Quem lança o M4 como fizeram há semanas está estagnado? Quem consegue lançar um produto como o Apple Vision está estagnado? Praticam é preços que são de doidos. A minha carteira odeia os preços deles. Mas eu estou bem no ecossistema.

O novo keychan é giro, mas bitwarden eu uso em qualquer device.

Também vai funcionar em Windows. É suposto que quem usar tenha iPhone portanto mesmo que não tenha Mac parece-me que cobre um número muito grande de utilizadores.
Vai dificultar muito a vida ao Bitwarden e vai abanar um bocado o 1Password.

Espero que permita importar de outros password managers.

E, para quem utiliza exclusivamente iCloud Keychain, que permita popular automaticamente ou importar automaticamente a partir do iCloud Keychain.

A primeira opção pode não depender da Apple. Pode demorar algum tempo.
A segunda, mal seria se não existisse no primeiro dia do lançamento.

A primeira opção pode não depender da Apple. Pode demorar algum tempo.
A segunda, mal seria se não existisse no primeiro dia do lançamento.
Só que permita formatos mais comuns como CSV ou JSON é o suficiente para garantir fácil migração de uma mão cheia de serviços semelhantes.

Tenho grandes expectativas.

Pois, se for algo que funcionar bem no Windows poderei reconsiderar o bitwarden. Como disse o problema dele em iOS é falta de integração que tem que tar em "saltos" para copiar passwords (o que até ponto pode ser perigoso andar com elas no clipboard) para colar.

É algo que integra bem num browser, mas também em apps de windows (por exemplo, logar num manager de jogos como Steam/Blizzard), tem que igualmente andar em copy and paste.

Espero que de para importar. Eu usava o LastPass, mas depois daqueles problemas, exportei a lista, importei no bitwarden e apaguei a conta.

Pois, se for algo que funcionar bem no Windows poderei reconsiderar o bitwarden. Como disse o problema dele em iOS é falta de integração que tem que tar em "saltos" para copiar passwords (o que até ponto pode ser perigoso andar com elas no clipboard) para colar.

É algo que integra bem num browser, mas também em apps de windows (por exemplo, logar num manager de jogos como Steam/Blizzard), tem que igualmente andar em copy and paste.

Espero que de para importar. Eu usava o LastPass, mas depois daqueles problemas, exportei a lista, importei no bitwarden e apaguei a conta.
Tenta ir a Definições/Palavras-passe/Opções de palavra-passe, ativa a 1ª opção e abaixo seleciona o Bitwarden.

Back