PC/Mac/Linux X-Plane

jxavier

Power Member
Com a crescente aceitação do X-Plane aqui fica um topico dedicado a este simulador de voo.

Aqui ficam umas imagens dum voo Oslo - Lisboa

767-300_ER_xp11_1.jpg


767-300_ER_xp11_4.jpg


767-300_ER_xp11_10.jpg


Avião - 767 da FlightFactor
Motor meteorologico - xEnviro

Para quem está ou pretende iniciar-se no mundo do X-Plane aconselho que dêem uma vista de olhos aqui
 
Última edição:
3 pequenos videos do Cessna 172SP a descolar, dar uma voltinha pelos arredores do Porto e aterrar.

Não liguem à qualidade da pilotagem...


 
Se por um lado gosto bastante do X-Plane, há outras coisas que odeio.

O ser pouco user friendly (está melhor na versão 11), a falta de "missões", entre outros.

Já nos gráficos está a dar 10-0 ao P3D em termos de default.

Claro que depois com software metido em cima a coisa muda...
 
Tenho ideia de que há um maior sentimento de comunidade dentro do X-Plane. Há muito plugin (addon) gratuito e para mil e uma coisas. Talvez por ser uma comunidade mais pequena e que quer sobressair em relação ao "monstro" FSX/P3D. E depois a própria Laminar foi inteligente em muitas opções, onde destaco a opção pelo OpenStreetMap.

Penso que no futuro a longo prazo vou ser utilizador da plataforma. O Prepar3D x64 pode vir a cortar com o passado e muitos addons ficarem sem suporte. Aconteceu isso na passagem do FSX para o P3D e só os Migration Tools não deixaram que o rombo fosse maior... mas no meu caso, além do NGX e da família Airbus 320, o que vou comprar, quase numa de "começar de novo"? não vou re-comprar os caríssimos aviões da A2A e o meu Lancair Legacy da RealAir não vai ter suporte... estão a ver? o meu futuro no P3D estará (já está) limitadissimo ao que referi antes e aos aviões defaults do P3D (o Beechcraft da Carenado dá para fazer umas voltas, mas não tem nada a ver com um A2A). E o X-Plane é aquele território virgem, já de 64bits, inexplorado e cheio de oportunidades.... quando falo de longo prazo é mesmo longo prazo, talvez lá para o XP12, mas a hipótese existe e isto até hoje nunca aconteceu. Eu no X-Plane?!? mas a verdade é que quando testei a demo fiquei muito surpreendido pela positiva.

O que falta ao X-Plane? faltam as quatro estações, falta a variedade de addons que temos na plataforma ESP, falta acabar com aquele serrilhado horrível das sombras dentro do cockpit... e é tudo. Não me parece impossível.
 
@José Alberto acabo por concordar com a tua análise, mas o problema destes simuladores é para quem não é ainda muito dominador da coisa, acaba por perder o entusiasmo inicial e no caso X-Plane dá 60 e tal € por uma coisa que se acaba por revelar outra.

No meu caso, jogo FS desde o FS98 e acabava por, devido às limitações na época, ser óptimo para iniciantes. Poucos controlos, manuais fáceis de perceber e por aí em diante.

Hoje em dia instalar um addon de texturas é preciso trinta por malinha, depois para checklist é preciso outro addon ou que venha incluido com o avião, para ter um ATC decente é preciso comprar mais um addon e por aí em diante.

Para quem apenas se quer divertir, sem necessidade de 1001 sistemas complexos, não há muito mercado, e pode ser aí que o FSW se venha a safar.
 
@allskin os simuladores são para um público bem restrito e ainda mais os que tratam da aviação. E não é para qualquer um.

Primeiro, gostar da aviação. E qual aviação, toda em geral, a civil -e dentro desta, a GA e/ou dos grandes aviões civis-, a aviação militar, ambas?

Depois, o preço dos simuladores. 60/70 euritos só pelo programa...

À seguir, os addons. Uma fortuna.

E last but not least, o hardware. Computador e periféricos. Até dói só de pensar!

Esta brincadeira é muito cara. Quantas vezes digo para mim próprio "porra, este cenário custa tanto como um jogo completo na STEAM".

Tudo isto já de por si afasta muita gente. E quantos e quantos não terão desistido à primeira porque o FSX que baixaram da net é "muito difícil" porque usaram um teclado e rato em vez do joystick? além de que "o FSX" era horrível porque estava sem addon nenhum....

"O X-Plane, o que é isso? toda a gente fala é de FSX".

Quanto ao público "casual que só se quer divertir" acho-o ainda mais restrito. Tivemos o Microsoft Flight na STEAM, com DLCs e que até dava para voar perfeitamente com gamepad. O resultado foi desastroso e acabou por ser normal. São programas simples demais para se revelarem um hobby a sério e... chatos demais para a maioria que quer tiros e corridas.
 
Tal e qual, por isso mesmo é que estou com esperanças neste FSW e adquiri-o em Early Access.

O X-Plane ganha muito quer pelos aviões default já com bastante detalhe e pelas texturas do terreno bastante porreiras.
 
O X-Plane tem alma. Está a ser feito e mantido por amantes da aviação (penso que o próprio Austin Meyer tem brevê) que dedicam especial atenção a esses detalhes. O P3D é uma plataforma em primeiro lugar pensada para clientes comerciais e militares. Para eles é indiferente o cockpit do Beechcraft da Carenado estar ultrapassado, a iluminação nocturna ser básica, se o mar é mais ou menos azulado ou se o autogen faz pop-up ao longe e tens texturas com pouca definição a partir de certa distância. Aquilo é para simular e treinar ponto (onde anda aquela entrevista a um funcionário da Lockheed Martin onde indica que esta plataforma será aproveitada para treinar as futuras missões a Marte?)
 
O problema é a curva de aprendizagem @jxavier . O que falta nestes simuladores é dar a oportunidade de alguém que não está dentro do mundo começar a estar, quer através de lições in-game de como o básico funciona, "missões" como havia no FSX que para o bem e para o mal com determinados waypoints já pré-definidos e com voz real do suposto co-piloto a dar indicações e de como proceder (flaps, autopilot, etc).

Claro que tudo isto já existe no Youtube mas a informação é demasiado dispersa...
 
@allskin é preciso perceber quem faz estes simuladores e, principalmente, qual o publico alvo.

Ou muito me engano ou os flight simmers raramente fizeram as missões que falas.
A maioria dos flight simmers são pessoas apaixonadas por aviação e que não se detém em curvas de aprendizagem.
Os outros são pessoas que procuram o "fast gaming" e que facilmente se desinteressam porque não há "emoção", não há tiros (se bem que no X-Plane 11 até já há nativamente). Para esses existem coisas como o DCS.
Em tempos a Microsoft até teve uma abordagem interessante com os Combat Flight Simulator dos quais tiveram três versões.

Não quero ser elitista, mas a simulação aérea não é para um publico "mainstream".
Agora se me falares que a curva de aprendizagem na passagem de FSX para X-Plane era até à versão 10 desanimadora, aí dou-te toda a razão.
Ainda assim mais uma vez digo "quando se gosta a sério disto, não se desiste"
 
A Real Environment Xtreme (REX para os amigos) vai chegar ao X-Plane!

O lançamento do seu pacote de texturas para FSX marcou um antes e um depois. Acredito que aconteça a mesma coisa no X-Plane, simulador que parece estar a chamar a atenção dos devs.
 
Back
Topo