PC/Mac/Linux X-Plane

Como gostei de ver algumas imagens deste simulador. Fantástico o nível a que chegaram. sempre tive o bichinho dos simuladores embora não tenha bases nenhumas de pilotagem mas é um sonho de miúdo. O primeiro jogo de computador que comprei sem ser para o Spectrum foi o F15 Strike Eagle que joguei ainda em modo CGA, nem VGA era com meia dúzia de cores. Quando mudei para VGA um novo mundo se abriu.:003: Nessa altura joguei o FS7 em monocromático, uma simples disquette, que ainda guardo. Depois veio o Mig29, THX, Ms flight simulator até ao último que me lembro o HAWX. Bons tempos em que passava horas a jogar tudo o que fosse de aviões. Agora tudo é muito mais exigente e sem certos periféricos é para esquecer.
 
É só para avisar......ahahahahahah.............. que depois de ter também brincado nos simuladores do spectrum e até no anterior a esse que foi o sinclair ZX81, já lá vão uns anitos, e depois de um interregno ate 2004 com o FS2004...fsx....fsx SE.... p3d v2, v3....... estou decidido a migrar totalmente para xplane11. Já o comprei mas está encostado por enquanto. Vou formatar o sistema e começar de novo com o XP11, acho que vale a pena, depois de ter visto uns filmes no youtube e as fotos que por aqui poem, fiquei rendido.
 
@jxavier faz falta alguém que seja utilizador e tire dúvidas aos interessados. Que mostre as potencialidades do simulador e não esconda os seus defeitos.

Eu uso o X-Plane e o FSX\P3D desde há muito.

Vou tentar...

Potencialidades:

  • Pode ser usado em Windows, Apple e Linux. A componente gráfica baseia-se em OpenGL pelo que não está dependente do DirectX, o que tem vantagens e inconvenientes.
  • As dinâmicas de voo no simulador "out-of-the-box" são superiores às do FSX\P3D
  • Comunidade freeware muito mais dinâmica e unida do que no FSX\P3D
  • Nasceu como um simulador de 32 bits mas no X-Plane 10 tornou-se num simulador hibrido (32 e 64 bits) e agora com o XPlane 11 é unicamente 64 bits. Com esta ultima versão consegue extrair toda a potencialidade das placas graficas, nomeadamente usando toda a VRAM (memoria das placas graficas) e libertando memória RAM e processador para outras tarefas

Grafismo face ao FSX\P3D:
  • Tal como na vida real as pistas não são planas. No FSX\P3D as poucas "slooped runways" que existem recorrem a truques para serem implementadas.
  • Todas as estradas são desenhadas tendo como base o OpenStreetMap, sendo bastante realistas na sua localização em termos de coordenadas (latitude, longitude e altitude).
  • Todo o autogen está visivel até à linha do horizonte, contrariamente ao FSX\P3D em que vai surgindo do "nada", à medida que nos vamos aproximando.
  • Todo o autogen se baseia no conceito "Plausible World". Na versão X-Plane 10 só existia um grupo de edificios autogen, baseados nos formatos tipicos americanos, que era aplicado em todo o mundo. No X-Plane 11 já existem dois tipos de edificios autogen: norte-americano e europeu (baseado no formato alemão)

Desvantagens do X-Plane:
  • Menos add-ons pagos
  • Péssimo ATC (Air Traffic Control) - as vozes são horriveis e muitas vezes o trafego AI não cumpre o que é solicitado o que leva à repetição das mesmas ordens vezes sem conta
  • Trafego AI out of the box muito fraquinho


Resumindo: o X-Plane é fruto da insistência dum carola (Austin Meyer) que ao longo dos anos não tem baixado os frutos face ao Flight Simulator da gigante Microsoft.
É um simulador de voo que ao longo dos anos tem privilegiado a pilotagem na 1ª pessoa, investindo muito na qualidade dos modelos de voo e na facilidade de elaboração de aeronaves bem modeladas.

Last but not least: a facilidade com que se encontra o FSX e o P3D nas "lojas" (se é que me entendem), levam à existência dum enorme publico simmer que, na realidade não comprou o produto. Desses alguns acabam por ter um rebate de consciência.

Deixo-vos um desafio (em três "sabores"):
  • Usam PC's com Windows? Descarreguem a demo do X-Plane 11. Só tem um pedacinho do mundo, mas experimentem.
  • Usam PC's da Apple? Descarreguem a demo do X-Plane 11. Só tem um pedacinho do mundo, mas experimentem.
  • Não gostam de Windows nem de Apple mas são fãs de Linux? Descarreguem a demo do X-Plane 11. Só tem um pedacinho do mundo, mas experimentem.
Dêem uma oportunidade ao X-Plane 11. Agora a interface até está bem mais amigável do que nas versões anteriores.

E se precisarem de ajuda, ou se quiserem que eu "mostre" algo do X-Plane, não hesitem. Ponham aqui e terei todo o gosto em ajudar, no que estiver ao meu alcance.
 
Cessna_172_SP_4.png


Cessna_172_SP_3.png


Cessna_172_SP_10.png
Imagens de Sesquashtoo postadas no fórum AVSIM.

Imagens de Kuragiman postadas no fórum AVSIM.

 
@jxavier tens espaço no disco e disponibilidade (e será tecnicamente possível?) para criar algum espaço português usando Ortho4xp para ver como fica?

É possível, por exemplo, "construir" Lisboa e que fique com todos os seus edifícios e monumentos assim como a cidade de Chicago mostrada no vídeo de cima? Quantos GBs mais ou menos seriam necessários para um país da dimensão de Portugal?

É muito bom o que se consegue fazer.
 
@jxavier tens espaço no disco e disponibilidade (e será tecnicamente possível?) para criar algum espaço português usando Ortho4xp para ver como fica?

É possível, por exemplo, "construir" Lisboa e que fique com todos os seus edifícios e monumentos assim como a cidade de Chicago mostrada no vídeo de cima? Quantos GBs mais ou menos seriam necessários para um país da dimensão de Portugal?

É muito bom o que se consegue fazer.
Espaço em disco até tenho. Disponibilidade é mais complicado, mas vou ver o que consigo fazer. Do tutorial do Ortho4XP parece-me ser uma questão de "clickar" e deixar correr.

 
Partida de LPPT com o F14 Phantom (default) e com o xEnviro activo (funcionalidades semehantes às do Active Sky para o FSX\P3D mas menos completo)

snip_20170603155118.png


snip_20170603155140.png


snip_20170603155257.png


snip_20170603155310.png


snip_20170603155327.png


Em comparação com as imagens do P3D que partilhei aqui poderão concluir que os frames por segundo no X-Plane são inferiores. E são-no de facto.
Mas nem só de frames vive a simulação aérea.
Continuo a achar o X-Plane mais fluido, e convém não esquecer que o autogen está visivel ate à linha do horizonte, o que mesmo com tweaks não se consegue no FSX\P3D.
 
Depois de andar na versão demo do X-Plane, de muitos videos para lá e para cá, decidi investir na compra do X-Plane 11 da Steam.

Alguém tem experiência na exportação de FMS do Simbrief.com directamente para o FMC/MCDU dos aviões no X-Plane?
 
Depois de andar na versão demo do X-Plane, de muitos videos para lá e para cá, decidi investir na compra do X-Plane 11 da Steam.

Alguém tem experiência na exportação de FMS do Simbrief.com directamente para o FMC/MCDU dos aviões no X-Plane?
Eu não. Mas de acordo com este endereço há alguns problemas com esse software.
 
Back
Topo