PC/Mac/Linux X-Plane

Coloco este "estado da nação" flightsimuleiro aqui (tal como podia ir na thread do Prepar3D) mas acho apropriado e justo que assim seja (e espero percebam o porquê):

 
Última edição:
Em relação ao Simbrief.com funciona bem com o X-Plane, carrega o plano para o FMC sem problemas.

Ponto negativo é para o ATC do simulador que funciona mal e porcamente. Em chegada a LPPR, manda-me descer para 3000 pés, passado pouco tempo enquanto estou a descer manda-me para os 5000 e de seguida para os 2000. Claro que com estas trocas e baldrocas é impossível fazer uma aproximação decente...

Já para não falar nas constantes trocas de comunicações com os aviões AI sempre a indicarem a mesma coisa um para o outro: "Heading 0 3 0" ou algo do género de 5 em 5 segundos.
 
Fantástico. O dynamic lightning é qualquer coisa comparado com o P3D, e ou foi impressão minha ou ao aterrar vê-se perfeitamente o runway slope.
Nada de mais, já que no X-Plane as pistas seguem o contorno real do terreno. Isso é algo que com o motor do FSX \ P3D actual é impossível a menos que se usem artimanhas como a Aerosoft fez com Lukla nos Himalaias.
 
...Ponto negativo é para o ATC do simulador que funciona mal e porcamente...

...Já para não falar nas constantes trocas de comunicações com os aviões AI sempre a indicarem a mesma coisa um para o outro: "Heading 0 3 0" ou algo do género de 5 em 5 segundos...

Gosto muito do X-Plane mas o ATC é... péssimo para não dizer nenhuma asneira.
E sendo isso então acho que dificilmente se calhar não resolverás a questão. Mas experimenta a versão demo. Mesmo limitada a 5 waypoints deve dar para perceber a diferença se é que existe.
 
@José Alberto o desafio de Lisboa em Ortho4XP está ultrapassado.
Na melhor qualidade possível ocupei 23 GB de disco com as imagens de Lisboa para o X-Plane. O processo é facilimo: basta tempo e espaço em disco.

Aqui ficam algumas imagens

snip_20170612084358.png


snip_20170612084618.png


snip_20170612084656.png


snip_20170612084721.png


snip_20170612084802.png


snip_20170612084832.png


snip_20170612084903.png


Os "poucos" frames por segundo não são um problema: o simulador mantem-se fluido o suficiente, sem micro-paragens. E não esquecer que tenho os setting todos muito "puxados".
 
Se está fluído é o que interessa. Muito bom.

Pelo que percebi dos tutoriais, deves ter neste momento Portugal continental e parte de Espanha cobertos com essas texturas e autogen. Agora, em relação aos 23GBs, quanto tempo demoraste no processo?

Só não gostei daquela... poluição acastanhada à beira rio.
 
Demorei cerca de 12 horas. A maior parte do processo é ocupada pelo download das imagens em formato JPEG e conversão para formato DDS.
O "tile" abrange Lisboa e arredores (ainda não tive tempo para explorar porque isso ficou a fazer a noite passada).

A poluição acastanhada à beira rio é o resultado das imagens originais, em que usei a origem que está por omissão no programa. Tenho de perceber quais são as fontes disponíveis e ver quais as que têm melhores imagens.

O Zoom Level que usei (19) é capaz de ser demasiado para as zonas mais campestres, onde se calhar ZL17 ou ZL18 talvez sejam suficientes e conseguir minimizar o espaço em disco.
 
12 horas :wow:

Então é chato, por exemplo, aplicar Ortho na origem e destino de uma viagem num por exemplo, sei lá, entre Londres e Paris ou outra coisa qualquer. No meu caso teria de deixar o PC ligado em casa a trabalhar meio dia ou mais além da viagem em si e o resto. Uau...
 
Vou tentar fazer as cidades portuguesas em ZL19 e o resto do país em ZL17 ou ZL18.
Tudo dependerá do resultado final e do espaço ocupado.
Vou ver se consigo disponibilizar isso numa qualquer forma de partilha que não seja Torrent.
Posso ainda tentar fazer mais algumas cidades europeias, se me sobrar espaço em disco para isso.
 
Aqui fica um pequeno video de Porto Santo em OrthoXP com Zoom Level 19


Todo o cenário visivel é freeware. Notam-se algumas discrepâncias entre as estradas do cenario fotorealista e as estradas implementadas pelo OpenStreetMap. O autogen na ilha também não é brilhante. Mas o resultado final não é mau de todo.
Com este nivel de detalhe "gasta-se" cerca de 1 GB de espaço em disco.
 
Aqui fica um pequeno video com um voo entre Tires e Lisboa


Neste caso o autogen está, em minha opinião, muito bom.
Aqui ou ali notam-se alguns erros mas no computo geral escapam.

A "poluição" visivel à beira-rio, nuns posts atrás já identificada pelo @José Alberto deriva das imagens fotograficas usadas (neste caso dos servidores do Bing Maps).

Quando tiver tempo experimento com outra fonte (Google Maps), mas já li algures que a Google é mais "castradora" na quantidade de informação que se consegue descarregar duma só vez, o que a ser verdade obrigará a fazer cada "mosaico" em várias tentativas.
 
Nas duas situações o detalhe está muito superior ao que se consegue nos simuladores da concorrência. E tudo de graça!

Muito obrigado por mostrar ao pessoal o que se consegue fazer no X-Plane.
 
Uns posts mais atrás coloquei um video, dum voo entre Tires e Lisboa, onde mostrava o que é possivel obter com o resultado do Ortho4XP configurado para o ZOOM LEVEL 19. Ora esse nivel de detalhe ocupa a módica quantia de 130 GB de espaço em disco, só com as zonas de Cascais\Tires e Lisboa.
Aqui fica agora um video, de novo voo entre Tires e Lisboa, mas desta vez com o resultado do Ortho4XP configurado para o ZOOM LEVEL 18. Esta alteração de detalhe permitiu passar o cenário de 130 GB para pouco mais de 30 GB e continua a manter uma qualidade bastante boa.


Neste momento, e com todo o cenário de Portugal Continental convertido para o Ortho4XP com ZOOM LEVEL 18, ocupei sensivelmente 320 GB de disco o que torna economicamente irreal pensar em grandes areas com este detalhe, pelo menos em discos do tipo SSD.
Tendo em conta que os 3 principais aeroportos (Lisboa, Porto e Faro) ocupam cerca de 60 GB com o ZL18, o próximo passo será manter só essas zonas com este detalhe, passar o resto do pais para ZOOM LEVEL 17 e ver o resultado final. Pelas minhas contas o espaço ocupado por Portugal Continental nesta mistura de niveis de detalhe passará dos actuais 320 GB para cerca de 120 GB.
 
Back
Topo