1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

X11 Forwarding: Acesso a aplicações *nix em todo o lado

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por Nemesis11, 16 de Outubro de 2012. (Respostas: 4; Visualizações: 1227)

1. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

Este é um pequeno artigo de uma funcionalidade que não é nova no mundo *nix, mas que nem todos conhecem. Essa funcionalidade tem o nome de X11Forwarding e permite aceder a aplicações gráficas remotamente, sem que seja preciso grandes instalações de software ou configurações, visto que o X11 já está preparado para isso.

Neste artigo, mostro como aceder de um Linux com ambiente gráfico diferente e de um Windows, a aplicações que estão a correr num Xubuntu.

Fica aqui um video com a demonstração:
    http://www.youtube.com/watch?v=ZZCfrbTRMp8

O artigo encontra-se no portal, neste link.

Espero que gostem e seja útil a quem não conheça a funcionalidade. :)

2. Pad

Pad Power Member

Bom artigo, apesar de isto só ser praticável estando na mesma rede local ligado por ethernet, é uma excelente funcionalidade.

Quando ao problema de som, pode ser resolvido com o PulseAudio. :P

3. Aparicio

Aparicio /dev/mod
    Staff Member

Mas não é inviável usar pela internet. Embora não use recorrentemente, de vez em quando preciso de fazer uma coisinha ou outra remotamente que só dá pelo GUI, e embora se note óbviamente o lag, é usável.
    Aliás, o pior factor para mim é mesmo a instabildiade do wireless por vezes, porque só pela ligação do ISP a coisa até se dá bem.

4. DigitalBoy

DigitalBoy Power Member

Aff, nunca te conheci "Nemesis11", mas cada tutorial que fazes já vale bem a pena.
    Ao menos os teus artigos costumam ser multi-plataforma e não são costumam ter M$ bullsh*t em demasia.
    Sinceramente um dos poucos motivos para vir á zwame hoje em dia.

Cumprimentos

5. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

Sim, para uma utilização sem "lag" só numa rede local, mas acho que é algo de muito útil. No mundo Windows só se consegue algo parecido com Citrix ou Terminal Services, apesar de aí não ser preciso tanta bandwidth.

Quanto ao PulseAudio, não conhecia. É algo que tenho que experimentar.

Partilhar esta Página