X1900GT first Benchmarks

Um exemplo...Um caso...

«...
Horizontal Tearing.

I never got this problem before I upgraded to a lcd monitor, now I do unless I turn vsync on, which thrashes my framerates. Is there some video card driver settings or something I can use to minimize or eliminate this problem without vsync?...»

-------------------------------------------

«...No, that's normal for double-buffered framebuffers with v-sync disabled. It's called tearing. You can get rid of it by enabling v-sync, or triple-buffering, but these "solutions" have their own issues.

When v-sync is enabled, your graphics card has to wait for a refresh interval before it can update the screen with the latest framebuffer. When you reach a refresh interval (every 1/60th of a second), if the next frame is finished rendering, it is sent to the screen. Otherwise, the previous frame is repeated. This makes use of a double buffer: one for the previous frame, and one for the frame being rendered.

Also, if the video card finds it can render some frames particularly fast, it is left waiting for the refresh interval, because it can't start work on the next frame until that interval.

Unfortunately, this can create a very jerky feel when your framerate is significantly less than the video refresh. Some frames are shown only once, while others are shown 2, maybe 3 times, creating an ugly jerky effect. This makes low framerates feel even lower than they actually are.

When v-sync is disabled, your video card has the go-ahead to start rendering the next frame when it finishes the current one. This allows your video card to render as fast as it possibly can, which makes for smoother framerates even when bogged down. The downside is, the frame drawing is completely out of sync, and thus most frames will be "in-progress" when rendered.

This creates your horizontal tearing, and you'll notice it more when the camera moves further between frames. The frame is drawn top-to-bottom, and the tear you see is where the new frame ends and what is left of the old frame begins.

Triple buffering can also help make v-sync more playable. As the name implies, this creates a third buffer, so now the video card has a buffer to start rendering to if it finishes a frame early. This lets you get the most out of your video card without putting up with tearing, although it still has the same problem as v-sync at lower framerates (jerky reuse of the previous buffer if the next frame isn't ready yet).

Thus, you see why most of the world plays with v-sync disabled, double-buffered, and puts up with tearing. The "solutions" available suck. The only real solution is to buy hardware that can crank out framerates in excess of your monitor's refresh rate, or drop your settings in-game. Higher framerates make tearing less noticable, and also make playing with v-sync MUCH smoother. Maybe you didn't notice it before you got the LCD because you played at a lower resolution...»

http://www.hardforum.com/printthread.php?t=1034668
 
Última edição:
Corro 3Dmark tal como ele e nunca notei nada do que ele refere. Visto que ele também fala numa experiência de imagem menos boa a nivel geral, achei estranho, apenas isso. E sim, também jogo.

Não me ia pôr a comparar à parva sem ter situações comuns.
 
Se bem me recordo também houve um problema semelhante, em determinadas situações, com a série 6 da nVidia. O problema foi entretanto resolvido nos drivers.

A mim parece-me que é algum problema da configuração do marcarilha, ou software ou hardware. Os jogos que ele corre também muita gente corre com a mesma gráfica. Custa-me a crer que seja um problema comum a todas as gráficas idênticas.

Ficamos a saber quando ele experimentar por o Vsync forçado nos drivers, se resolve ou não.

Tenho uma 6800GT (que estou prestes a vender) e a unica coisa que noto é uma renderização diferente, resultando em cores e efeitos ligeiramente diferentes das ATI e um maior impacto na performance quando se ligam filtros. Noto muito em situações de grande "stress gráfico", com fumo e debris pelo ecrã. De resto, problemas de imagem, nada, tudo perfeito.
 
prick disse:
Corro 3Dmark tal como ele e nunca notei nada do que ele refere. Visto que ele também fala numa experiência de imagem menos boa a nivel geral, achei estranho, apenas isso. E sim, também jogo.

Não me ia pôr a comparar à parva sem ter situações comuns.
O Mascarilha não refere que tenha visto Tearing no 3Dmark, refere que ocorre nos jogos. Dai eu ter colocado a questão. Porque como sendo eu adepto do BF2 e tendo eu no passado possuido uma 7800GTX 256, tal como o Falorca referiu, eu também sou testemunha do mesmo problema.

Nunca me preocupou muito o Tearing uma vez que acontecia com pouca ferquencia e de visualização reduzida. Também não foi esse o motivo que me levou a comprar mais tarde uma Asus X1900XTX, a minha gráfica actual. Como referi anteriormente subscrevo em pleno o que o Falorca referiu, porque de facto apôs aquisição da X1900XTX, nunca mais e em qualquer situação que seja o problema ocorre.
 
Zarolho disse:
O Mascarilha não refere que tenha visto Tearing no 3Dmark, refere que ocorre nos jogos. Dai eu ter colocado a questão. Porque como sendo eu adepto do BF2 e tendo eu no passado possuido uma 7800GTX 256, tal como o Falorca referiu, eu também sou testemunha do mesmo problema.

Nunca me preocupou muito o Tearing uma vez que acontecia com pouca ferquencia e de visualização reduzida. Também não foi esse o motivo que me levou a comprar mais tarde uma Asus X1900XTX, a minha gráfica actual. Como referi anteriormente subscrevo em pleno o que o Falorca referiu, porque de facto apôs aquisição da X1900XTX, nunca mais e em qualquer situação que seja o problema ocorre.

Ah, sim, eu referia-me a tearing no geral, my bad. Nunca tive.. nem em jogos, nem em outra situação. A unica experiência "desagradável" que tive com VGAs foi mems lixadas, ou seja, artefactos a dar com um pau. E foi com uma 7800GT.
 
nao pode ser problema de configuraçao , o user M@sk é o meu irmao e tb tem uma 7900GT com TFt 17 e tem os mesmos "riscos" kuando se mexe o rato de um lado para outro mnto rapido , nao sao riscos , é tipo a imagem nao e linear , parece k vez tipo secçoes , nao sei explicar , mas eu tenho CRT 17 a 85Hz e o meu irmao tem um TFT 17 e é igual.


sim zarolho a visualizaçao e reduzida , tens k estar atento .

Eu nao costumo comentar k noto bastante melhor imagem na ATI do k nas Nvidias pk começam logo a dizer k nunca notaram nada , eu noto e bastante , melhor imagem para as ATI, os contornos das coisas mais defenido , cores , etc. Xamem-me odido ou o k kizerem mas eu noto , e o meu irmao tb e nao somos os unicos.

Experimentem correr um jogo numa x800 ou numa X1800 ou X1900 com um PC ao lado a correr o mesmo jogo numa 7800 ou numa 7900 e comparem , experimentem fazer isso kuando tiverem oportunidade , tipo numa LAN e vao ver.


cumprimentos
 
Última edição:
timber , depende dos jogos , nao é em todos , por exemplo no americas army tens sempre uma linha ao fundo do ecran , quando olhas para o xao , kuando mexes o rato rapido .

E como jogo americas army diariamente , competiçoes , etc , kuando mudei da X800XT para a 7800GT a primeira coisa k notei foi logo isso (risco kuando olho para o xao kuando vou em movimento , tipo secçoes) , ate pensei k a grafica estivesse avariada e fui á loja e tudo , experimentei com uma 7800Gt nova e fazia o mesmo , é mesmo das nvidias em alguns jogos.


mas sao coisas k so estando atento é k notas e so em alguns jogos.
 
Última edição:
É algo que também se nota frequantemente no CS! Nas Nvidia (desde sempre), e mesmo com a actualização constante dos drivers conforme iam saindo, verifiquei sempre isso! Tal como já referi no meu post anterior, nas ATI isso nunca mais me aconteceu....
 
Zaron elas (X1900GT) vao baixar para os 300/330€ ;)

as x1800GTO ja estao a 200€ lá fora , mais 1 ou 2 semanitas tb ja ca estao a esse preço.


cumprimentos
 
mascarilha disse:
Zaron elas (X1900GT) vao baixar para os 300/330€ ;)

as x1800GTO ja estao a 200€ lá fora , mais 1 ou 2 semanitas tb ja ca estao a esse preço.


cumprimentos

Como é que sabes que as X1900GT vão baixar de preço se aínda nem saíram ?
A razão pela qual são tão caras é porque, mesmo com 36 pixel shaders, continua a ser o core R580, cuja área é quase o dobro da da G71.
Além disso, a UMC vai juntar-se à TSMC no fabrico de GPU's da Nvidia. Adivinha o que vão produzir para encher o mercado e baixar os preços ?


Daqui a uma ou duas semanitas já não há X1800GTO em lado nenhum e a preço nenhum, quanto mais cá...
O stock está quase esgotado e a ATI dificilmente vai fabricar mais R520 de propósito, só para depois as "cortar" e vender mais barato.
Já o fez uma vez (encomendar R520 adicionais depois de ter acabado com a produção dos R520 originais para as X1800 XL e X1800 XT) com as X1800 GTO de segunda geração -as que não dão para o mod- e logo se arrependeu, pois quase não davam lucro.


A X1900GT, apesar dos esforços da ATI, não tem hipótese de concorrer com a 7900 GT no mesmo price-point. É simplesmente muito dispendioso e fazer dumping só lhes prejudica as margens de lucro. Concorre em performance sim. Em preço, não.
Basta a Nvidia aumentar a produção e pode baixar logo o preço para os $249~$279, se for mesmo preciso...
 
Última edição:
falorca disse:
É algo que também se nota frequantemente no CS! Nas Nvidia (desde sempre), e mesmo com a actualização constante dos drivers conforme iam saindo, verifiquei sempre isso! Tal como já referi no meu post anterior, nas ATI isso nunca mais me aconteceu....
eu jogo há mais de um ano CS:S, na larga maioria dos meses com uma 6800Ultra e jamais tive nesse ou em qualquer outro jogo qualquer tipo de anomalia visual. e eu que até sou um bocado ATi fanboy...
 
a ati bem que podia ter continuado com o r520 para o mid-end, em vez de tar a inventar novos gpus que só saiem daqui a dois ou três meses... :zzz:
 
RuFuS disse:
a ati bem que podia ter continuado com o r520 para o mid-end, em vez de tar a inventar novos gpus que só saiem daqui a dois ou três meses... :zzz:

Mas a ATI continua com o R520. Se quizeres tens as X1800XT a preços que nao fazem lembrar ninguem.

Tens tantas hipoteses agora para esses preços:
- X1800GTO
- X1800XT 256mb
- X1800XT 512mb
- X1900 GT

Alias nunca antes houve tantas opçoes para essa serie de preços.
 
DJ_PAPA disse:
Mas a ATI continua com o R520. Se quizeres tens as X1800XT a preços que nao fazem lembrar ninguem.

Tens tantas hipoteses agora para esses preços:
- X1800GTO
- X1800XT 256mb
- X1800XT 512mb
- X1900 GT

Alias nunca antes houve tantas opçoes para essa serie de preços.

- X1900 GT aínda não existe.
- X1800 XT 512MB é cara demais para ser midrange.
 
blastarr disse:
- X1900 GT aínda não existe.
- X1800 XT 512MB é cara demais para ser midrange.

Desde os 250 aos 350 euros cabem todas essas graficas.

A 7950 gx2 tuning gto nova versao tb nao existe, mas nao impede que se fale nela e se coloque ja para as contas.

O melhor de momento é a X1800XT 256mb. Ao preço que está é de aproveitar......
 
Última edição:
Exacto, uma X1800XT 256mb por 295€ é obra, mas é claro k se tivesse ao mesmo nivel k a europa 270€ era mt melhor. Terça-feira vem uma pra aqui uma Sapphire X1800XT Vivo 256mb.Estou ansioso pra testar essa placa, mas ja ouvi mt comentarios a dizer k a grafica é mt barulhenta e aquece mt. Se assim for la vai ter de vir um VF900.

AS X1800GTO vao ser substituidas pelas X1900GTO em agosto, ate la deve haver X1800GTO em stock.
 
Back
Topo