Xbox 360 [X360] Estratégia corporativa: "Queremos exclusivos"

A Epic não está de maneira alguma relacionada com a Microsoft. Nem se pode considerar sequer uma 2nd party. Simplesmente compraram os direitos do jogo, nada mais. A não ser que me esteja a escapar alguma coisa...

Creio que a Microsoft Game Studios publicou o jogo, e pode ter havido eventualmente alguns incentivos. Na altura em que o GoW saiu, faltava um título bombástico, e tinham todo o interesse em que ele o fosse para dar um impulso. Por isso, embora não o seja no sentido da palavra, GoW pode ser considerado first-party...
 
Tipo, se tiver errado, haja alguém que me corrija se faz favor...

Exemplo de título "1st party": Ninja Gaiden II.
Exemplo de título "2nd party": Bioshock.
Exemplo de título "3rd party": Resident Evil 5.

EDIT:

Agora que penso nisto... Tecnicamente, o "Gears of War" e o "Resistance: Fall of Man" por exemplo, são "2nd party" pois as produtoras são independentes em relação às editoras. Já o "Uncharted: Drake's Fortune" trata-se de um "1st party", já que a "Naughty Dog" pertence à "Sony".

Contudo, até já vi o "Bioshock" ser mencionado como "1st party"... Já me troco todo sinceramente.
 
Última edição:
Creio que a Microsoft Game Studios publicou o jogo, e pode ter havido eventualmente alguns incentivos. Na altura em que o GoW saiu, faltava um título bombástico, e tinham todo o interesse em que ele o fosse para dar um impulso. Por isso, embora não o seja no sentido da palavra, GoW pode ser considerado first-party...

Continuo a achar que não passa da compra de um exclusivo :\

O facto de publicar o jogo não quer dizer nada, desde que não ajudem minimamente na produção do jogo. A Sony vai fazer o mesmo com o White Knight Chronicles e não é por isso que este possa ser considerado um 1st party.

Além disso no caso da Sony existe uma enorme cooperação entre estúdios 1st e 2nd party, o que lhes permite desde logo assegurar um enorme número de exclusivos feitos em "casa" para a sua consola.

Daí não perceber muito bem como é que a Microsoft pensa competir com a Sony nestes termos.

Tipo, se tiver errado, haja alguém que me corrija se faz favor...

Exemplo de título "1st party": Ninja Gaiden II.
Exemplo de título "2nd party": Bioshock.
Exemplo de título "3rd party": Resident Evil 5.

Ninja Gaiden II é basicamente outro exclusivo comprado. Não sei até que ponto foi financiado pela Microsoft, mas não pode ser considerado 1st party pois foi desenvolvido pela Team Ninja, que pertence à Tecmo.

Bioshock também é 3rd party (desenvolvido pela 2K Games). Exclusividade temporária comprada pela Microsoft.
 
Última edição:
Continuo a achar que não passa da compra de um exclusivo :\

O facto de publicar o jogo não quer dizer nada, desde que não ajudem minimamente na produção do jogo. A Sony vai fazer o mesmo com o White Knight Chronicles e não é por isso que este possa ser considerado um 1st party.

Além disso no caso da Sony existe uma enorme cooperação entre estúdios 1st e 2nd party, o que lhes permite desde logo assegurar um enorme número de exclusivos feitos em "casa" para a sua consola.

Daí não perceber muito bem como é que a Microsoft pensa competir com a Sony nestes termos.

partilho da mesma opinião os first party ( 2º, mas ás vezes torna-se difícil destingir) só devem ser aqueles produzidos dentro da própria empresa com os meios da propria empresa, o Gears foi a epic que fez, não interessa que a microsoft o tenha publicado o jogo continua a ser feito pela epic que pelo que sei ainda não pertence á microsoft
 
Ninja Gaiden II é basicamente outro exclusivo comprado. Não sei até que ponto foi financiado pela Microsoft, mas não pode ser considerado 1st party pois foi desenvolvido pela Team Ninja, que pertence à Tecmo.

Bioshock também é 3rd party (desenvolvido pela 2K Games). Exclusividade temporária comprada pela Microsoft.

Já corrigi acima, "mon ami". =P

Seja como for, o que eles tentam dar a entender, é que a partir do momento que "x" título do "franchise" é distribuido por "x" editora, trata-se automaticamente de um "1st party", tanto a "Sony" como a "Microsoft". No meio da confusão, temos todos que comprar novos dicionários.
 
Última edição:
partilho da mesma opinião os first party ( 2º, mas ás vezes torna-se difícil destingir) só devem ser aqueles produzidos dentro da própria empresa com os meios da propria empresa, o Gears foi a epic que fez, não interessa que a microsoft o tenha publicado o jogo continua a ser feito pela epic que pelo que sei ainda não pertence á microsoft
Pois, a microsoft publica a epic faz, o jogo é da epic logo é 2nd party, o mesmo se passa com o halo, a ms tem poucos jogos 1st party para pensar sequer fazer concorrencia á sony
 
Eu costumo ver as coisas da seguinte maneira:

Exclusivos - 1st party
Os restantes, ou seja, multi - 3rd party

Por um motivo simples, mesmo que não tenha sido a propria empresa, neste caso a MS ou a Sony, a desenvolver, a verdade é que pertencem a estas mesmas empresas sem a possibilidade de ir para a "concorrencia".

Assim sendo, a MS tem uma lista bem melhor.

Fikem bem!
 
Já corrigi acima, "mon ami". =P

Vi agora :)

Os casos do Resistance e Gears são diferentes penso eu.

A Insomniac é uma empresa que apesar de não estar oficialmente ligada à Sony, já mantém desde há muitos anos uma política de exclusividade para com as consolas desta. Neste momento este estúdio partilha a sua tecnologia abertamente com as outras 1st/2nd party's (Naughty Dog, Sucker Punch, Guerrilla Games, etc). A tal "grande família" como é referida pelos responsáveis de cada estúdio.

Já quanto à Epic, não tem qualquer ligação com a Microsoft. Esta apenas tem um contrato de exclusividade que abrange o jogo.
 
]cool[;3588048 disse:
Eu costumo ver as coisas da seguinte maneira:

Exclusivos - 1st party
Os restantes, ou seja, multi - 3rd party

Por um motivo simples, mesmo que não tenha sido a propria empresa, neste caso a MS ou a Sony, a desenvolver, a verdade é que pertencem a estas mesmas empresas sem a possibilidade de ir para a "concorrencia".

Não vejo muito sentido nisso. Existem jogos 3rd party que sendo exclusivos são da decisão das developers/publishers.. não pertencem a uma companhia ou a outra até porque têm liberdade de o fazer para outra consola caso desejem. Não faz muito sentido o que dizes, nem entendo como pensas dessa forma.
 
Pois, a microsoft publica a epic faz, o jogo é da epic logo é 2nd party, o mesmo se passa com o halo, a ms tem poucos jogos 1st party para pensar sequer fazer concorrencia á sony

HALO é diferente, a Microsoft é dona do franchise, e quando os HALO's saíram a Bungie ainda estava ligada contractualmente à Microsoft. Foram jogos 1st party.

Gears é um exclusivo "comprado", nada mais.

]cool[;3588048 disse:
Exclusivos - 1st party

Não podem ser designados assim, embora perceba esse ponto de vista.
 
]cool[;3588048 disse:
Eu costumo ver as coisas da seguinte maneira:

Exclusivos - 1st party
Os restantes, ou seja, multi - 3rd party

Por um motivo simples, mesmo que não tenha sido a propria empresa, neste caso a MS ou a Sony, a desenvolver, a verdade é que pertencem a estas mesmas empresas sem a possibilidade de ir para a "concorrencia".

Assim sendo, a MS tem uma lista bem melhor.

Fikem bem!

1st party - jogos feitos in-house
2nd party - jogos feitos noutas empresas cujo a, Microsoft, sony, ou nintendo detêm grande parte das ações de modo a garantir a exclusividade
3rd party - jogos feitos por outras empresas independentes sejam exclusivos ou não (gears inc.)
 
Vi agora :)

Os casos do Resistance e Gears são diferentes penso eu.

A Insomniac é uma empresa que apesar de não estar oficialmente ligada à Sony, já mantém desde há muitos anos uma política de exclusividade para com as consolas desta. Neste momento este estúdio partilha a sua tecnologia abertamente com as outras 1st/2nd party's (Naughty Dog, Sucker Punch, Guerrilla Games, etc). A tal "grande família" como é referida pelos responsáveis de cada estúdio.

Já quanto à Epic, não tem qualquer ligação com a Microsoft. Esta apenas tem um contrato de exclusividade que abrange o jogo.

Aliás, convém mencionar que todos os "franchises" desenvolvidos pela "Insomniac Games" pertencem de direito à "Sony", e não à primeira.

>( :lol:
 
1st party - jogos feitos in-house
2nd party - jogos feitos noutas empresas cujo a, Microsoft, sony, ou nintendo detêm grande parte das ações de modo a garantir a exclusividade
3rd party - jogos feitos por outras empresas independentes sejam exclusivos ou não (gears inc.)

Não estou a dizer em contrário, apenas estava a dizer a minha maneira de ver as coisas.

Até pq a linha entre 1st e 2nd é muito confusa... A unica coisa certa, para mim, é que ambos são exclusivos, dai po-los todos no mesmo "saco".

Já os 3rd costumam ser multi.

Fikem bem!
 
Aliás, convém mencionar que todos os "franchises" desenvolvidos pela "Insomniac Games" pertencem de direito à "Sony", e não à primeira.

>( :lol:

Exacto, a Sony corta-lhes logo as pernas :002:

j/k

Mas penso que caso a Insomniac queira, dão meia volta e começam a desenvolver para outras plataformas (mesmo que a Sony tenha parte das acções, eles ainda continuam a ser independentes). Só que como referiste, e bem, os franchises Ratchet e Resistance não poderiam ser levados para outras plataformas.
 
]cool[;3588095 disse:
Já os 3rd costumam ser multi.

Aí é que te enganas, é certo que existem muitos 3rd party multi, mas existem tambem carradas de 3rd party exclusivos! Não sei muito dessa realidade na 360 e PS3, mas a Wii e DS estão cheias de exclusivos 3rd party.
 
O pessoal esquece-se do início da Playstation... quem é que fazia jogos para a máquina?

A Psygnosis comprada pela Sony, e a Namco a trabalhar em exclusivo...

Desde então a Sony formou excelentes equipas para fazer jogos 1st party, mas no início a Namco era básicamente uma 1st party.

Hoje em dia comprar um estudio, especialmente do tamanho de uma Epic, é impossível. Só a EA é que ainda tenta :D

Enfim, a imprensa dos videojogos está a ficar como a imprensa desportiva. Pegam nos quotes para tentar começar guerras idiotas.

O quote refere-se à dificuldade dos jogos? Que discussão mais inútil.
 
O pessoal esquece-se do início da Playstation... quem é que fazia jogos para a máquina?

A Psygnosis comprada pela Sony, e a Namco a trabalhar em exclusivo...

Desde então a Sony formou excelentes equipas para fazer jogos 1st party, mas no início a Namco era básicamente uma 1st party.

Hoje em dia comprar um estudio, especialmente do tamanho de uma Epic, é impossível. Só a EA é que ainda tenta :D

Enfim, a imprensa dos videojogos está a ficar como a imprensa desportiva. Pegam nos quotes para tentar começar guerras idiotas.

O quote refere-se à dificuldade dos jogos? Que discussão mais inútil.
Acho que tens razão.
Mas para mim desde que a xbox tenha bons jogos fico contente, não me importa muito que sejam 1st party, mas preferia que fossem. Também concordo quando dizes que a EA é a única que ainda tenta. Eles querem saltar em tudo que mexe!:lol:
 
(Bem, espero q este post n seja apagado, já é o 2º em dois ou três dias e ao menos deixavam a opinião q coloquei sobre o tema, já n posto nos sub-fóruns das outras consolas e pelo andar da carruagem, talvez seja melhor deixar de o fazer neste também, apesar de ser dedicado à consola q tenho)...

Quanto aos 1st party, o q interessa é a qualidade e n a quantidade, além disso, o mais importante é grandes jogos, sejam eles 1st party ou "fundo do baú" party...

Sinceramente nem sei porque a Microsoft perde tempo com conversas, façam o q têm feito até agora no q toca ao catálogo de jogos, q chega e sobra (os € é q n chegam)...
 
So fazem filmes...

1º Party - HALO 1 / HALO 2 / HALO 3 / HALO WARS / PERFECT DARK ZERO / FORZA 2 / VIVA PINATA's / KAMEO / FABLE 2 / BANJO / etc..etc

2º PARTY - LOST ODYSSEY / BLUE DRAGON / GEARS OF WAR 1&2 / NINJA GAIDEN / TOO HUMAN / ALAN WAKE / MASS EFFECT ETC

3º PARTY - GTA / BIOSCHOCK / ROCKBAND / ETC ETC

Não importa se é exclusivos ou não!

1º Party são os jogos produzidos internamente pelos estudios da MGS. Ponto final.

2º Party são os jogos produzidos por estudios independentes, mas em que a MGS negoceia a sua publicação, financiamento ou aquisição do IP. Too Human por exemplo, ou o GOW, LO... não faltam jogos!

E GOW não e um simples exclusivo comprado, como andam para aqui a dizer.

Eu olho para esta lista de 1st e 2st Party e olho para os da Sony e não sei onde andam a buscar essas ideias de que a Sony esta melhor nesse campo! Melhor em que?
 
So fazem filmes...

1º Party - HALO 1 / HALO 2 / HALO 3 / HALO WARS / PERFECT DARK ZERO / FORZA 2 / VIVA PINATA's / KAMEO / FABLE 2 / BANJO / etc..etc

2º PARTY - LOST ODYSSEY / BLUE DRAGON / GEARS OF WAR 1&2 / NINJA GAIDEN / TOO HUMAN / ALAN WAKE / MASS EFFECT ETC

3º PARTY - GTA / BIOSCHOCK / ROCKBAND / ETC ETC

Não importa se é exclusivos ou não!

1º Party são os jogos produzidos internamente pelos estudios da MGS. Ponto final.

2º Party são os jogos produzidos por estudios independentes, mas em que a MGS negoceia a sua publicação, financiamento ou aquisição do IP. Too Human,

GOW não e um simples exclusivo comprado, como andam para aqui a dizer.

Eu olho para esta lista de 1st e 2st Party e olho para os da Sony e não sei onde andam a buscar essas ideias de que a Sony esta melhor nesse campo! Melhor em que?

Estás totalmente enganado nos second party. Aliás, se fosse isso, faltavam aí muitos... :002:

Jogos second party são de estúdios em que a MS ou Sony ou Nintendo detem uma grande parte. Ou seja, não são da empresa, mas detêm o suficiente para terem algum controle.

O GOW é mesmo um simples 3rd party exclusivo, comprado ou não. Podes espernear muito mas isso não muda.
 
Back
Topo