Xbox 360 Mistwalker

Cry on do qual so vimos imagens mas rezo para ainda estar em desenvolvimento ...

Yup, até agora só foi mostrado artwork. É estranho, visto o jogo já estar em desenvolvimento há alguns anos. Mas acredito que ainda continue a ser o próximo projecto da Mistwalker. Se não me engano está a ser produzido pelos mesmos do Blue Dragon.
 
Exacto. Já tenho visto alguns comentários de que a Microsoft já deverá ter algo preparado para os meses seguintes ao lançamento do SO4. Falta saber o que é... assim de repente, do que já foi anunciado, só vejo o Cry On no horizonte.

Lost Odyssey 2 e Blue Dragon 2 possivelmente? O Sakaguchi tinha dito há algum tempo atrás que o Blue Dragon 2 estava a ser planeado e iria entrar em desenvolvimento em breve, enquanto que o Lost Odyssey teve bons resultados no geral e daí que não seja de espantar uma possível sequela.

Mas é tudo especulação, pode até nem ser nenhum destes.
 
Lost Odyssey 2 e Blue Dragon 2 possivelmente? O Sakaguchi tinha dito há algum tempo atrás que o Blue Dragon 2 estava a ser planeado e iria entrar em desenvolvimento em breve, enquanto que o Lost Odyssey teve bons resultados no geral e daí que não seja de espantar uma possível sequela.

Mas é tudo especulação, pode até nem ser nenhum destes.

Com Cry On já em desenvolvimento? Se bem que este está a ser feito pela Artoon... provavelmente a Mistwalker está encarregue doutro projecto, não sei. Talvez um desses 2. Espero bem que seja uma sequela do LO, já que não conto jogar BD :)
 
Com Cry On já em desenvolvimento? Se bem que este está a ser feito pela Artoon... provavelmente a Mistwalker está encarregue doutro projecto, não sei. Talvez um desses 2. Espero bem que seja uma sequela do LO, já que não conto jogar BD :)

Em princípio devem ter dois jogos em desenvolvimento, portanto deverá ser o Cry On e um dos dois referidos (caso seja uma sequela). A Mistwalker tem trabalhado com a Artoon e a feelplus, como a Artoon já está envolvida no Cry On diria que a aposta mais concreta é o Lost Odyssey 2, em que a feelplus também trabalhou. E na minha opinião é a mais acertada, pois considero o Lost Odyssey bem melhor que o Blue Dragon, ainda que sejam JRPGs bastante diferentes.
 
Em princípio devem ter dois jogos em desenvolvimento, portanto deverá ser o Cry On e um dos dois referidos (caso seja uma sequela). A Mistwalker tem trabalhado com a Artoon e a feelplus, como a Artoon já está envolvida no Cry On diria que a aposta mais concreta é o Lost Odyssey 2, em que a feelplus também trabalhou. E na minha opinião é a mais acertada, pois considero o Lost Odyssey bem melhor que o Blue Dragon, ainda que sejam JRPGs bastante diferentes.

Sim, isso é o que faz mais sentido. Acaba por ser estranho nenhum dos 2 ter estado presente neste último TGS. Não sei quando é que a Microsoft os pretende divulgar, caso pense em lança-los já neste próximo ano. Com o SO a sair em Fevereiro, não vejo nada mais para os meses seguintes. A X360 arrisca-se a passar um grande período de "seca" no Japão, ao contrário do que tem vindo acontecer.
 
Com Cry On já em desenvolvimento? Se bem que este está a ser feito pela Artoon... provavelmente a Mistwalker está encarregue doutro projecto, não sei. Talvez um desses 2. Espero bem que seja uma sequela do LO, já que não conto jogar BD :)
A Mistwalker não faz development interno. Eles fazem o planning e ocupam papeis de produção dos jogos, não têm code monkey's pelo que não se mete a questão de eles desenvolverem um titulo internamente e fazerem outsource de outro; tudo é outsource, a uma das developers para quem é feito outsource constante estar ocupada mete-se é a hipótese de subcontratarem outra developer para o efeito. (O mesmo que dizer que o envolvimento da Mistwalker será igual em todos os projectos subcontratados)

Daí que para eles planning stages e development activo são coisas completamente diferentes ao invés de outras developers que a terem os recursos alocados no mesmo sitio fariam experiências e afins. A mistwalker se quiser fazer experiencias do ponto de vista tecnico (engine/assets e afins) não é autosuficiente. Em suma, o ter as planning stages feitas para eles quer dizer que têm o concept e development passivo completo.

Isto é uma faca de dois gumes, por um lado, a maior parte das developers faz as planning stages e experiências de cariz técnico em simultâneo e quando entra em produção activa/full scale deixa de ter capacidade para fazer planning para outros jogos durante a maior parte do projecto (maior parte porque os jogos são terminados idealmente passam ainda algum tempo em debugging e balancing etc, onde o pessoal todo que estava envolvido pode ser reduzido o que dá espaço para começar a planear o que vem a seguir); há algumas empresas que têm equipas de assets modeling 3D/sprites 2D e planning separadas para auxiliarem vários grupos de trabalho (equipas) de forma a terem sempre planning stages prontas aquando do fim de projectos, mas isto é desenvolver demais; basicamente nesse exemplo a mistwalker como developer representaria a secção de planning stages, excepto que teriamos essa "secção de planning stages" a coordenar o resto do desenvolvimento (que não sei se é assim que acontece com os casos em questão).

A Mistwalker comparativamente só faz planning stages e depois manda fazer o jogo fora, pelo que o ritmo/capacidade de produção será bem maior e sem aumentar os quadros da empresa desmesuradamente. Podiam ter 10 jogos na pipeline com o planning feito mas sem estarem em desenvolvimento activo.

Já nem sei onde o meu ponto vai dar, mas basicamente o Cry On e um possivel Lost Odyssey 2 ou Blue Dragon 2 a partir do momento em que têm as planning stages feitas podem ser desenvolvidos em simultâneo sem concorrerem por recursos internos ou interferirem entre si (sem no entanto garantir que a qualidade final dos mesmos não possa sofrer)

EDIT: mas isto já é way offtopic para este tópico :X
 
A Mistwalker não faz development interno. Eles fazem o planning e ocupam papeis de produção dos jogos, não têm code monkey's pelo que não se mete a questão de eles desenvolverem um titulo internamente e fazerem outsource de outro; tudo é outsource, a uma das developers para quem é feito outsource constante estar ocupada mete-se é a hipótese de subcontratarem outra developer para o efeito. (O mesmo que dizer que o envolvimento da Mistwalker será igual em todos os projectos subcontratados)

Daí que para eles planning stages e development activo são coisas completamente diferentes ao invés de outras developers que a terem os recursos alocados no mesmo sitio fariam experiências e afins. A mistwalker se quiser fazer experiencias do ponto de vista tecnico (engine/assets e afins) não é autosuficiente. Em suma, o ter as planning stages feitas para eles quer dizer que têm o concept e development passivo completo.

Isto é uma faca de dois gumes, por um lado, a maior parte das developers faz as planning stages e experiências de cariz técnico em simultâneo e quando entra em produção activa/full scale deixa de ter capacidade para fazer planning para outros jogos durante a maior parte do projecto (maior parte porque os jogos são terminados idealmente passam ainda algum tempo em debugging e balancing etc, onde o pessoal todo que estava envolvido pode ser reduzido o que dá espaço para começar a planear o que vem a seguir); há algumas empresas que têm equipas de assets modeling 3D/sprites 2D e planning separadas para auxiliarem vários grupos de trabalho (equipas) de forma a terem sempre planning stages prontas aquando do fim de projectos, mas isto é desenvolver demais; basicamente nesse exemplo a mistwalker como developer representaria a secção de planning stages, excepto que teriamos essa "secção de planning stages" a coordenar o resto do desenvolvimento (que não sei se é assim que acontece com os casos em questão).

A Mistwalker comparativamente só faz planning stages e depois manda fazer o jogo fora, pelo que o ritmo/capacidade de produção será bem maior e sem aumentar os quadros da empresa desmesuradamente. Podiam ter 10 jogos na pipeline com o planning feito mas sem estarem em desenvolvimento activo.

Já nem sei onde o meu ponto vai dar, mas basicamente o Cry On e um possivel Lost Odyssey 2 ou Blue Dragon 2 a partir do momento em que têm as planning stages feitas podem ser desenvolvidos em simultâneo sem concorrerem por recursos internos ou interferirem entre si (sem no entanto garantir que a qualidade final dos mesmos não possa sofrer)

EDIT: mas isto já é way offtopic para este tópico :X

Erro meu então.

Eu pensava que a Mistwalker tinha recorrido a um developer externo no caso do Blue Dragon, mas que tinha constituído uma equipa própria já para o Lost Odyssey (a tal parceria com a feelplus, que foi contratada pela MGS para esse mesmo efeito), e projectos futuros :)
 
Eu pensava que a Mistwalker tinha recorrido a um developer externo no caso do Blue Dragon, mas que tinha constituído uma equipa própria já para o Lost Odyssey (a tal parceria com a feelplus, que foi contratada pela MGS para esse mesmo efeito), e projectos futuros :)
Não, eles "tecnicamente" nem são uma developer, são uma co-developer (há outras, no universo dos RPG's, a mais antiga, apesar de nunca o ter sido totalmente devido à Tri-Ace, é a Enix, se fores a ver bem todos os Dragon Quest desde o primeiro foram outsourced; e cada vez mais, jogos da Square-Enix hoje são outsourced). Não estou a par de nenhuma expansão de recursos ou intenções para englobar o resto por parte da Mistwalker, nem faz sentido; dado que a Feelplus foi criada especificamente para essa tarefa, pelo que a expansão nesse sentido seria provavelmente vista como uma tentativa de autosuficiencia da Mistwalker pela Microsoft, dado que são independentes; e neste momento a permanecer a parceria com a Microsoft só faria sentido se quisessem fazer development activo para handhelds.

A Feelplus não foi contratada, é um estudio do MGS para development activo de jogos feito com a Mistwalker em mente, e foi criada com competências a começarem onde as da Mistwalker acabam, development activo dos jogos, por um lado a equipa própria criada para o Lost Odyssey que referes... é a Feelplus. Se alguma coisa não me espantava se a Feelplus um dia fosse engolida pela Mistwalker, o unico problema pendente é que, para isso acontecer ou a feelplus deixava de ser Microsoft ou a Mistwalker passava a ser Microsoft (e a custo zero, que não me cheira que queiram).

Isto não para dizer que a Feelplus foi a unica developer envolvida no Lost Odyssey, não sabemos, primeiro trata-se de um grupo com pouca experiencia enquanto equipa e depois os assets para um RPG são imensos e com timeframes apertadas, diz-se que mesmo os Final Fantasy's numerados hoje em dia fazem outsource de assets para a TOSE e/ou Cavia (e outros estudios do género que são o equivalente de ghost writers, que não fazem questão de ser referenciados nos créditos) pelo que não seria nada de estranhar que o Lost Odyssey fosse Mistwalker, Feelplus e "outras".

Bom, isto é um tema interessante, mas se calhar (eu) já começava a pensar em mover isto para outra thread.
 
Não, eles "tecnicamente" nem são uma developer, são uma co-developer (há outras, no universo dos RPG's, a mais antiga, apesar de nunca o ter sido totalmente devido à Tri-Ace, é a Enix, se fores a ver bem todos os Dragon Quest desde o primeiro foram outsourced; e cada vez mais, jogos da Square-Enix hoje são outsourced). Não estou a par de nenhuma expansão de recursos ou intenções para englobar o resto por parte da Mistwalker, nem faz sentido; dado que a Feelplus foi criada especificamente para essa tarefa, pelo que a expansão nesse sentido seria provavelmente vista como uma tentativa de autosuficiencia da Mistwalker pela Microsoft, dado que são independentes; e neste momento a permanecer a parceria com a Microsoft só faria sentido se quisessem fazer development activo para handhelds.

A Feelplus não foi contratada, é um estudio do MGS para development activo de jogos feito com a Mistwalker em mente, e foi criada com competências a começarem onde as da Mistwalker acabam, development activo dos jogos, por um lado a equipa própria criada para o Lost Odyssey que referes... é a Feelplus. Se alguma coisa não me espantava se a Feelplus um dia fosse engolida pela Mistwalker, o unico problema pendente é que, para isso acontecer ou a feelplus deixava de ser Microsoft ou a Mistwalker passava a ser Microsoft (e a custo zero, que não me cheira que queiram).

Isto não para dizer que a Feelplus foi a unica developer envolvida no Lost Odyssey, não sabemos, primeiro trata-se de um grupo com pouca experiencia enquanto equipa e depois os assets para um RPG são imensos e com timeframes apertadas, diz-se que mesmo os Final Fantasy's numerados hoje em dia fazem outsource de assets para a TOSE e/ou Cavia (e outros estudios do género que são o equivalente de ghost writers, que não fazem questão de ser referenciados nos créditos) pelo que não seria nada de estranhar que o Lost Odyssey fosse Mistwalker, Feelplus e "outras".

Então no fundo a Mistwalker neste momento apenas funciona como "pensadora" dos seus jogos (o tal "planning stage" que falaste). Como disse, tinha a ideia que neste momento já conseguiam ser eles a desenvolver os seus próprios jogos... estando redondamente enganado ^^'

Neste momento não me parece que nenhum desses developers consigam estar à altura das "ambições" do Sakaguchi. Na Square tinha uma boa equipa à disposição... agora que formou a Mistwalker, as coisas complicaram-se.

Bom, isto é um tema interessante, mas se calhar (eu) já começava a pensar em mover isto para outra thread.

Concordo. Mudar por exemplo para o tópico do Cry On (ou criar um dedicado a RPG's japoneses para a consola)? Não seria totalmente OT.
 
Então no fundo a Mistwalker neste momento apenas funciona como "pensadora" dos seus jogos (o tal "planning stage" que falaste). Como disse, tinha a ideia que neste momento já conseguiam ser eles a desenvolver os seus próprios jogos... estando redondamente enganado ^^'
E produtora/directora, suponho que o papel do Sakaguchi nos jogos é basicamente idêntico ao que o Yuuji Horii sempre teve no Dragon Quest (aliás, o Yuuji Horii tem a Armor Project que faz as planning stages dos Dragon Quests e é independente da Square-Enix, mas com um contrato de exclusividade)
Neste momento não me parece que nenhum desses developers consigam estar à altura das "ambições" do Sakaguchi. Na Square tinha uma boa equipa à disposição... agora que formou a Mistwalker, as coisas complicaram-se.
Sinceramente, acho que dás mais crédito à Square-Enix Production Team 1 do que esta merece :shifteye:

Por um lado, são melhores a nível técnico, sim, trabalham com outro envolvimento na plataforma/arquitectura, com tools e engine deles, mas fora isso... Ninguém é insubstituível e se alguma coisa aquela equipa está cheia de vícios e pessoas que tiveram o seu auge. Infelizmente o Sakaguchi era um deles e como tal tem muito que provar; mas fora da Square-Enix ao menos (para sua vantagem) não tem os pés e as mãos atadas.
 
E produtora/directora, suponho que o papel do Sakaguchi nos jogos é basicamente idêntico ao que o Yuuji Horii sempre teve no Dragon Quest (aliás, o Yuuji Horii tem a Armor Project que faz as planning stages dos Dragon Quests e é independente da Square-Enix, mas com um contrato de exclusividade)

No fundo resume-se a isto - boas ideias não servem de nada se houver quem as execute correctamente. No DQ acho que não há razões de queixa, mas no que toca a estes projectos da Mistwalker já não é bem assim...

Sinceramente, acho que dás mais crédito à Square-Enix Production Team 1 do que esta merece :shifteye:

Por um lado, são melhores a nível técnico, sim, trabalham com outro envolvimento na plataforma/arquitectura, com tools e engine deles, mas fora isso... Ninguém é insubstituível e se alguma coisa aquela equipa está cheia de vícios e pessoas que tiveram o seu auge. Infelizmente o Sakaguchi era um deles e como tal tem muito que provar; mas fora da Square-Enix ao menos (para sua vantagem) não tem os pés e as mãos atadas.

Nomura & Gackt <3 xD

Agora a sério, não tenho razões de queixa deles tirando o FFXII, que não foi tão bom como esperava (se bem que foi uma equipa diferente a desenvolvê-lo), tendo imensos erros a nível da jogabilidade. Só teve a recepção que teve na imprensa porque se tratava de um FF, nada mais. De resto, tenho adorado tudo o que sai de lá.

Quanto ao Sakaguchi, até ver, na minha opinião, ter saído de lá foi uma "desvantagem" para ele. Digo isto porque os seus títulos parecem ter ficado aquém das expectativas criadas.
 
DEVELOPMENT OF NEW PROJECT GOING WELL  2009.4.26

It's Lego. A four wheel drive. Type with movable doors.

And making Legos is when I'm troubled with something. What I'm troubled with is graphic settings for the next new game project. When producing art and images from the script, different thoughts come out. I'm in the middle of kneading these thoughts.

What about the game itself? Planning to basically put importance on having seamless control of the overall direction of the game, mixed with CG spectacle scenes. Controls will have a bit of a trick to it, while having a blend of RPG-type strategy and growth. Behaviors based on interaction with the situation around you...wait, I'm not supposed to say more than this… (^^;

Sometime this year, it seems I'll be able to announce what this new project is. During that time, we will try and post model artwork, behind the scenes stories, as well as introductions to staff who worked on the development. With all the different elements and staff putting their "heart and soul" into it, it feels different from projects until now, but in a good way. Please look forward to it.

Hironobu Sakaguchi
http://www.mistwalkercorp.com/en/column_eng/pg115.html
 
Última edição:
Nice, descrição curta, mas que já começa a fazer crescer as expectativas :)

Duvido que vá aparecer na E3 (para pena minha), mas acredito que não passe do TGS.
 
Back
Topo