Xbox 360 [X360] Shenmue III enfim ?!!!!

Lol se é por gráficos vê o PGR 4 e depois falamos, mas essa parte do ser bem mais potente é marketing, a PS3 têm um processador mais potente, a 360 têm uma gráfica mais potente, depois as únicas vantagens que a PS3 tem alem do processador é o blu-ray que vai ser inutil nesta geração, e se calhar mas só se calhar o shenmue foi um fracasso na Xbox porque a PS2 estava super implementada no mercado, sim pois a Xbox era mais potente que a PS2 logo diria que não é pela potencia de uma consola que se medem os jogos.
Por acaso vi o pgr4 e fiquei impressionado..mas depois vi o GT5 e até da pena comparar os 2 e não é que o PGR4 esteja mau o GT5 é que parece tar quase perfeito..(plo menos a nivel grafico)
 
Sim isso é outra coisa a não ser que o GT venha muito diferente dos anteriores para mim vai ser maravilha, pois o primeiro "Revolucionou a roda", o segundo adicionou montes de carros a um pack já muito bom os outros foi mais do mesmo.
 
:lol:

Com comentários como aqueles é díficil resistir... :-D

Seguindo alguma lógica com os nºs q se tem, a plataforma mais interessante para lançar um Shenmue 3 seria a Wii e a PS3 a menos interessante, estando a 360 no meio termo...

Claro q eu espero q lançem para a 360 :D
O mais interessante seria que fosse possivel a custos equivalentes lançar em todas, é pelos custos de desenvolvimento terem aumentado que vemos cada vez menos exclusivos 3rd party a sair nas HD, porque a sair em várias, mesmo que venda melhor numa e dê flop noutra... uma tende a ajudar a pagar a outra e permite projectos maiores com perspectivas de fazer mais revenue.

Problema é que shenmue já era cáro e idealmente para standards actuais mais cáro seria e mesmo assim não teria viabilidade garantida; cross platform era uma opção mas a disparidade de arquitecturas que temos esta geração não ajuda nada... com a Wii na equação simplesmente (crossplatform) não é viável, mas à sega convinha a maior userbase possivel (neste momento a Wii) e os custos também são mais em conta (mas também é uma plataforma que se tem de provar a vender estes géneros e a Sega nunca se quereria arriscar com o shenmue), a X360 não estar com perspectivas de liderança também não a ajuda (bem como as vendas do shenmue 2), e fazer exclusivo para a PS3... além de não fazer sentido financeiramente pela userbase diminuta e tie ratio neste momento baixo... saberia a punhalada para 99% dos fãs de Shenmue/Sega... arriscava-se a ser ainda mais caro que exclusivo para a X360, mas... teria vantagem de storage (se o orçamento não tivesse tecto) é unânime que numa versão HD do shenmue... 1 DVD não chega (é dos poucos jogos que podemos dizer isto realisticamente o que só mostra o quão avançado era para a altura), e a minucia dos vários GD-Rom's na DC revelava planning extremo pelo que a não haver necessidade de o fazer era uma benção e o melhor cenário para a equipa... logo, e a ser cross platform esta geração desta forma a X360 tornar-se-ia o mínimo denominador.

Em suma um Shenmue HD agora era uma carga de trabalhos que se arriscava a ser sem retoma; a fazerem-no... numa próxima geração acredito que as coisas se componham um pouco; até porque prevejo que em specs (e possivelmente em features) as consolas estejam muito equiparadas; esse era o melhor cenário (e oportunidade) para a Sega.
 
Última edição:
O mais interessante seria que fosse possivel a custos equivalentes lançar em todas, é pelos custos de desenvolvimento terem aumentado que vemos cada vez menos exclusivos, porque a sair em várias, mesmo que venda melhor numa tende a ajudar a pagar a outra.

Problema é que shenmue já era cáro e idealmente para standards actuais mais cáro seria e mesmo assim não teria viabilidade garantida; cross platform era uma opção mas a disparidade de arquitecturas que temos esta geração não ajuda nada... com a Wii na equação simplesmente (crossplatform) não é viável, mas à sega convinha a maior userbase possivel (neste momento a Wii) e os custos também são mais em conta (mas também é uma plataforma que se tem de provar a vender estes géneros e a Sega nunca se quereria arriscar com o shenmue), a X360 não estar com perspectivas de liderança também não a ajuda (bem como as vendas do shenmue 2), e fazer exclusivo para a PS3... além de não fazer sentido financeiramente pela userbase diminuta e tie ratio neste momento baixo... saberia a punhalada para 99% dos fãs de Shenmue/Sega... arriscava-se a ser ainda mais caro que exclusivo para a X360, mas... teria vantagem de storage (se o orçamento não tivesse tecto) é unânime que numa versão HD do shenmue... 1 DVD não chega (é dos poucos jogos que podemos dizer isto realisticamente o que só mostra o quão avançado era para a altura), e a minucia dos vários GD-Rom's na DC revelava planning extremo pelo que a não haver necessidade de o fazer era uma benção e o melhor cenário para a equipa... logo, e a ser cross platform esta geração desta forma a X360 tornar-se-ia o mínimo denominador.

Em suma um Shenmue HD agora era uma carga de trabalhos que se arriscava a ser sem retoma; a fazerem-no... numa próxima geração acredito que as coisas se componham um pouco; até porque prevejo que em specs (e possivelmente em features) as consolas estejam muito equiparadas; esse era o melhor cenário (e oportunidade) para a Sega.
Sim eu como fã da sega nunca gostei de ver o sonic na PS mas o que queria dizer era que a PS3 seria a melhor consola para um jogo como o Shen mas não quer dizer que a xbox 360 tambem não seja mas será que não ficaram com um pé atras devido ao fracaso do shenmue 2??
 
Sim eu como fã da sega nunca gostei de ver o sonic na PS mas o que queria dizer era que a PS3 seria a melhor consola para um jogo como o Shen mas não quer dizer que a xbox 360 tambem não seja mas será que não ficaram com um pé atras devido ao fracaso do shenmue 2??

neste momento a sega aposta mais na ms do que na sony. O shenmue 2 é = ao da dc, por isso nao podemos dizer que foi um fracasso, muitos jogadores ja tinham o jogo na consola da sega :)
 
neste momento a sega aposta mais na ms do que na sony. O shenmue 2 é = ao da dc, por isso nao podemos dizer que foi um fracasso, muitos jogadores ja tinham o jogo na consola da sega :)
Mas não te esqueças que o shenmeue 2 não chegou nos Estados Unidos para a DC!!e como era facil correr jogos pirata na DC muitos lá jogaram o shenmue pirateado e a sega não lucrou em nada com isso!!
 
Sim eu como fã da sega nunca gostei de ver o sonic na PS mas o que queria dizer era que a PS3 seria a melhor consola para um jogo como o Shen mas não quer dizer que a xbox 360 tambem não seja mas será que não ficaram com um pé atras devido ao fracaso do shenmue 2??
Como foi discutido para trás nesta thread... Sem duvida alguma que ficaram.

Até aposto que se o Shenmue 2 tivesse vendido a Xbox 1 tinha visto o Shenmue 3; questão é que um Shenmue 3 na Xbox seria exponencialmente mais barato que um Shenmue 3 HD, porque de certeza que aproveitavam a engine com um lifting, alguns assets, etc... tal não é possivel/viável para HD.
 
Como te disse, estás a pegar numa equação de propaganda que ignora um monte de factores; e acima de tudo... que eu já tinha em conta quando fiz as afirmações que fiz, não estás a ir a nenhum blind spot.

Não como já te disse o desenvolvimento da UE3 não tem nada a ver com o custo do
gears of war, esse jogo foi apenas a 1º jogo a utilizar a ferramenta.
Tas a querer juntar os custos de desenvolvimento da UE3 com o jogo gears of war só para contrariar.
Enfim são informações oficiais do Mark Reign vice presidente da Epic.
Mas especulas meramente dizendo que a informação é falsa, mas como continuo a mostrar não o é e dou provas.

Cá vai mais uma em Português.


Fonte: http://www.capcom.com/BBS/showpost.php?p=246850&postcount=12

Isto foi escrito pelo Sven que é o director de pesquisa e planeamento estratégico da capcom américa e quem negociou a licença de UE3 deles, não estamos a amandar balelas ao ar.

Um negócio totalmente paralelo da Epic, não se vai juntar os custos de desenvolvimento do motor UE3 com os custos de criação de um jogo.
Enfim, no fundo não vejo, o quê que os custos de produção do gears of war têm a haver com o desenvolvimento de um motor de jogo, e tu a juntares ambos tas a querer ser meramente cego e dizer dessa forma que o gears of war foi mais caro.
Isso até parece que o gears of war foi o único jogo desenvolvido por essa ferramenta.

As despesas do desenvolvimento da UE3 devem ser considerado como despesas de investigação e desenvolvimento, e devem ter atenuadas pelos jogos que a Epic cria com este motor, e também pelas receitas que resulta da negociação deste motor às restantes editoras.
Essa ferramenta já foi licenciada a algumas editoras de renome tais como:

Sega
Capcom

Hudson Soft (Criadora mística de bomberman) Adorei a experiência na N64
Sony
Microsoft
Square Enix

Não foi só à Capcom e à Framework MT.

E ainda mais umas poucas...




Onde é que eu especulei?


"preços médios realistas:
Wii - $2 million to $8 million
360 - $18 million to $22 million
PS3 - $20 million to $25 million
PS3 and 360 - $25 million to $30 million"


"(note-se que 30 milhões na wii é topo de gama)"

Falas tanto em valores, mas de onde é que estes números vêm? Qual é a fonte oficial que está associada?
Isto são exemplos claros de puxa especulação que fizeste ao longo dos posts anteriores, e ainda perguntas?

"Além de que... Quando essa noticia saiu já a Sony já tinha anunciado que o Killzone 2 está a custar 40 milhões. (e acredita que há títulos a custar bem mais)"

Mais especulação… tive a curiosidade de procurar cuidadosamente quais são títulos que estão a custar "Bem mais" como tu dizes, e até agora não vi nada.
Mais uma frase que mostra especulação, sem números oficiais a fundamentá-la.
(De fontes oficiais claro)

"Gears custou 10 milhões nos sonhos selvagens de alguém;"

Mais uma vez mostro-te a declaração oficial que o vice presidente da Epic Mark Reign fez ao declarar que o jogo gears of war nem custou 10 milhões de dólares.

Aqui,

+ Aqui

e ainda aqui.

Se continuares a dizer que o jogo foi mais caro, continuo a te confrontar com estas declarações oficiais sem especulações.


"Shenmue esteve no guiness como o jogo mais caro de sempre, não foi por uns míseros 15 milhões."

Tive curiosiedade de procurar no site oficial dos records mundiais do guiness e não encontrei nada sobre o jogo mais caro de sempre.
O que me deixa a duvidar se esse record existe mesmo no livro, ou se não passa de especulação, para dizerem que este ou aquele jogo foi o mais caro de sempre.

Um dia vou à Bertrand e vou folhear esse livro para ver se esse recorde existe mesmo.

Mas já agora se me poderes mostrar, força...

dei-te uma entrevista; shenmue não custou 15 milhões, se custasse tinha sido baratissimo.Claro que se destaca, não leste os preços médios que eu meti? 30 milhões é média gama, só não penses que é muito.O teu link diz-me isto:

Sim, deste-me essa entrevista... mas penso que sabes quais os problemas que o desenvolvimento do shenmue teve. Antes de sair para a Dreamcast não sabes? Penso que não leste o que disse sobre o desenvolvimento deste jogo no outro tópico mas desta vez digo.
Essa revelação do Yu Suzuki é muito discutível, porque o desenvolvimento do shenmue teve muitos problemas antes de ser lançado para a dreamcast, esse jogo teve praticamente acabado para sair na Sega Saturn, (Quantos milhões foram aí perdidos?) depois foi cancelado para ser refeito de novo para a Dreamcast (A juntar os custos da V. Sega Saturn e Dreamcast aí o preço total deve ter subido em flecha) e depois o Shenmue 2 v. americana foi cancelado para o jogo ser convertido para a xbox.

Por isso se analisares bem o que ele diz nessa entrevista, acho que vais achar que ele tá-se a referir aos custos de desenvolvimento num todo. (Sega Saturn, Dreamcast, e Xbox).
E o que eu estou a dizer, desde o início, é que tenho uma revista oficial da Dreamcast que está lá explícito que o jogo Shenmue 1 para lá (Dreamcast) costou 15 Milhões de euros a ser desenvolvido.
O que em 1999 na altura que ele saio já não era nada pouco, mas mesmo nada pouco.
E nota-se que esse dinheiro foi gasto antes e durante 1999.

Não é o mais caro de sempre é sim o "biggest in Dutch history".

Isto pode ficar por aqui... (A afirmação)


A PSM3 avançou valores:

Fonte: http://www.gamesradar.com/us/ps3/ga...sectionId=1001&releaseId=20061114121621749053

Fonte mais fidedigna que isto só o scan que peço desculpa mas não guardei no disco.

Isso só confirma que não é preciso muito mais que 30 milhões de $ para se fazer um bom jogo nesta geração. (Não disseste que 30 milhões era o patamar médio) Este pelas expectativas criadas, está muito longe de ser um jogo "MÉDIO" e o seu orçamento não é tão longe dos 30M$...
no entanto, têm 40 milhões de euros para fazer este jogo, mas não significa que vão gastar esse dinheiro todo. (Mas acredito que sim)
E se chegarem a gastar, bom! Mas o custo está muito perto do valor da média gama que dizes.
Isto só vem a provar que para fazer um bom jogo nesta geração não é necessário orçamentos loucos de 70; 80 milhões de dólares.
E acredito que este seja um jogo muito complexo, têm de alcançar as expectativas deixadas durante a E3 de 2005, cujo o vídeo para mim é bem melhor que o vídeo exibido na E3 de 2007.
Isto só vem a confirmar o que eu digo. Que, para fazer um jogo (E prova disso é mesmo este jogo) Não são necessários orçamentos loucos de 60; 100 Milhões de dólares.



Fonte: http://www-cs-students.stanford.edu/~geksiong/papers/sts145/Squaresoft%20and%20FF7.htm

Shenmue nunca seria o jogo mais caro de sempre quando saiu se não ultrapassá-se isso.

Esta fonte é muito pouco findedigna, pois vem do wikipedia que pode ser alterado por todos, e na página desse jogo, está lá uma nota sobre os custos de desenvolvimento, e para justificar esse valor, vai directamente para esse site.
Ora no entanto isso ao que parece é apenas um trabalho realizado por alunos de uma universidade.
E provavelmente, foram buscar esses números apenas com pesquisas feitas pela internet.
E mesmo se especula-se pouco sobre esses jogos de sucesso.
Vai la ao site da escola, podias não saber que se trata de um trabalho.

http://www-cs-students.stanford.edu

Não me arranjes noticias especulativas, pois podem ser “fansboys” a criarem esses valores.
Gostava mais de um comunicado oficial da Square, que agora chama-se Square Enix. Sobre o preço de custo dos FF.




E nunca se fala em milhões de euros,


Tivemos sempre a falar em dólares, e ao dizer 40 milhoes de € queria dizer dólares, se disseste isso em modo de corecção só te tenho a agradecer.

medida universal que interessa aqui é o dólar.

Eu sei, tivemos sempre a falar em dólares e só ali tive um grande lapso.

Mas cá vai o valor do jogo mais caro de sempre.

Falas que há jogos, antigos que custaram mais de 40 Milhoes de dolares. mas em todas as fontes que vejo do jogo mais caro de sempre o valor mais elevado que encontrei foi referente ao Fifa 2006 World Cup e nem de longe chega a 40 Milhoes de dólares (Já Corrigido) segundo a especulações criadas pela internet.

Fifa 2006 World Cup

"The World’s Most Expensive Game Ever Made

- GAME is offering customers the chance to win the world's most expensive computer game!"





Os custos aumentaram, não há nada que possas fazer para negar isso, não é pelos 8 milhões da tabela que te dei de preços médios que fazes um FFXII na Wii, e enquanto que é verdade que a tecnologia agora está mais madura que quando a geração arrancou, tens também jogos feitos depois disso que custaram esses preços; não tens atenuação real para fazer o mesmo pelo que estamos a falar de coisas directamente comparáveis.

http://www.g4mers.com/news.aspx?id=6174

Isto soa que desenvolver jogos para a wii é mesmo muito barato.
Ou achas que ia ser com a média de 1 Milhão de cópias que a Ubisoft vende na wii iria ajudar tanto?

Far cry Regeance Wii Vendas
Rayman wii vendas
Redsteel Vendas

Acredito que as vendas do Farcry tenha dado prejuízo, mas mesmo assim as receitas dos jogos mais vendidos da Ubisoft na wii dá para ajudar a pagar os custos dos jogos da xbox 360, pc e da ps3. Que obviamente são sistemas mais complexos, têm que criar jogos em HD, e a experiência é menor, o que pode causar imensa dores de cabeça aos developments men.




Como te disse... não funciona assim; primeiro, pagas o licenciamento da engine por unidade vendida, por isso sim, pagas o desenvolvimento da engine, pagas em leasing mas pagas... E a assistência técnica? e as mudanças de builds? (os nossos amigos da Mistwalker acabaram de ficar pendurados com o Lost Odyseey), e treinar pessoal?

Normalmente a parte da assistência e todas essas clausuras fazem obrigatoriamente parte do contrato. E provavelmente as receitas da venda do licenciamento da engine3às outras editoras, cobrem o custo de desenvolvimento da UE3. Mas o que pagas é o a licença de utilização da Engime depois a Epic com essas receitas pode investir em desenvolver ainda mais a sua engine, como pode investir somente em jogos.
Por isso, uma coisa de cada vez. E não baralhar.
Isso é a mesma coisa que dizer "Eu pago o ordenado a aquele polícia" e que até quem não percebe, fica assim 8|

E claro que é necessário treinar, a UE3 é uma ferramenta com pouco mais que 2 anos e é necessário adaptar-se a ela durante um bom tempo.



Fazes soar como se fosse um conto de fadas. Oh, e btw... Stranglehold usa UE3 e custou 30 milhões. (lá se vai o argumento do gears)Com o devido respeito... Dei-te o exemplo de 1 jogo mais caro esta geração pelo que vou passar de argumentar nesta parte.

lol não vai, pois o stranglehold vai sair para as 3 plataformas, (Xbox 360; PC; e PS3) e o que disse sobre o gears of war, não foi nenhum argumento/opiniao pessoal, foi mencionar apoiado em fontes oficiais que o desenvolvimento do gears of war nem custou 10 milhões de dólares à Epic.
Lol tas a insinuar que eu quero dizer que os jogos feitos pela UE3 não irão custar mais que 10 milhões de dólares. Isso soa patético... Também com o devido respeito claro.
Mas não deixa de ser patético lol.

O facto de o stranglehold ser mais caro depende de mais factores, como o facto de ser um jogo multiplataforma, como já referi, e será um jogo mais complexo, com mais efeitos especiais, melhores gráficos. e pelo que sei o gears of war tem 10 horas de jogo, o que sinceramente não é muito.
(Não tenho o jogo, falo perante análises)



Também como te disse... dev costs normalmente não são do domínio publico... mas achas mesmo que stranglehold é o mais caro?

Isso é o que eu quero tentar dizer, como e que podes lançar tantos valores se a maioria deles nem são oficiais, ou são pouco credíveis?


É que o orçamento de um jogo é definido pelo que este vende e perspectivas de sucesso senão arrisca-se a não ser lucrativo....

O certo seria isso, mas não é o quê que acontece na realidade muitas vezes. E temos que falar da realidade.
temos o exemplo flagrante da Microsoft em que contactou já com a xbox 1 que praticamente não valia a pena investir no Japão, (Pouco viável). Mas no entanto a Microsoft quase tem apostado mais no Japão do que na Europa.
Temos o exemplo de jogos feitos para a xbox 360 com o objectivo de tornar aquele mercado um pouco mais rentável.
Como o Dead Or alive 4 Nem 100 mil cópias vendidas no Japão.
Dead or alive Extreme Nem 60 mil cópias vendidas no Japão.
Blue Dragon Vendeu apenas cerca de 210 mil copias no Japão num espaço de 1 ano praticamente.
E não é só isso. Vais ao youtube e vês publicidade japonesa no que diz respeito à xbox 360, como apostas em eventos no Japão.
Mas no entanto achas que eles estão a apostar assim tanto no Japão porque sabem que vão ter retorno?
É mais um risco por conta própria, para começar a ganhar algum espaço no território japonês.
Para mim estão mais a preparar um espaço, para já assegurar o algum sucesso da xbox 720 ou xbox3 no Japão.
E temos e exemplo flagrante da SEGA, era realmente inovadora, investiu tanto na inovação e tecnologia, em produtos modernos, e agora limita-se a criar jogos mediúcres e alguns bons. No Entanto a SEGA KIDS está a ter sucesso com produtos lançados.

queres-me convencer que o stranglehold tem o mesmo orçamento dos "meninos grandes"? consigo pensar em vários jogos em desenvolvimento que metem estes 30 milhões a um canto só em assets.


Não propriamente, mas facto é que strangleholdl é um dos jogos mais esperados e falados do momento, e neste momento acho que não há jogo do género melhor que aquele. Por isso agora é um "menino grande" talvez (depende das criticas e dos jogos futuros) mais pá frente seja abafado por jogos melhoresque aí vêm. O que é perfeitamente normal. pois tendência é criar-se jogos melhores que os antecessores..


lol são essas fontes que me queres fazer ver que são credíveis? Comentários dos outros a especularem do que não foi esclarecido? lol
é melhor ler a notícia e não ler especulações.
Essa entrevista é a única fonte que encontro que diz que o shenmue 1 costou 70 milhões de euros.
Mas veres bem a entrevista, ele diz 70 milhões de euros no shenmue 1 V. Dreamcast? Parece-me que não…
Mas no entanto já dei o meu ponto de vista sobre isto, neste mesmo post.
É só puxar para cima e podes ler.







leste o e-mail do adam doree?

Sim li, e a fonte sendo do fórum do shenmue dojo e o e-mail de adam doree, começo a acreditar, com mais alguma convicção, que o jogo ainda não está em desenvolvimento. Mas não descarto a hipótese de ser também um desmentido forçado.
Ou ainda não está em desenvolvimento, mas estão a começar a ponderar e a receber, contactos nesse sentido.

Como não se sabe de nada, (Falo por mim claro) o melhor é aguardar para ver.


desmentimento forçado? só se a sega estava a fazer o shenmue 3 sem o yu suzuki que estava em hong hong.

Como por ex. um trabalhador da sony que conhecia bem o hardware da PS3 e da Xbox 360 afirmou num forum que a Xbox 360 era melhor, que remédio foi despedido.

Isto está na revista Oficial da Xbox Portugal Edição de Maio de 2006

(Mas não dou qualquer opinião sobre este caso, não sei se é verdade ou mentira a afirmação)
Só os jogos o dirão.


Isto simplesmente é um exemplo das pressões que estão sujeitas as pessoas no ramos dos videojogos,
e já vi nalguns sites, noticias de pessoas que foram obrigadas a desmentir informações verdadeira porque estava em outime.

Enfim, isto para dizer que no fundo eu não descarto a ideia que pode ser um desmentido forçado.





Onde é que eu disse que nunca ia sair? Não disse.
Não directamente claro, mas indirectamente sim.
Tens aqui algumas frases que escreveste:
“(e numa coisa que dificilmente é viável)”
Se não é viável nos próximos dois anos quando é que vai ser?
Pa altura da ps4 e xbox 720?

"É por isso que eu digo... voçês são optimistas demais."

Simplesmente demonstra que não acreditas que o jogo saia.

É suficiente, demonstraste que não acreditas que o jogo saia por não ser viável, porque segundo transmites isso mesmo, que o jogo será viável porque não foi no passado, e porque só existem 4000, 5000 fans que comprariam o jogo.


Eu não acredito que seja um produto pouco viável.

Queres ver que existe muitos mais fans do shenmue do que pensas? E que não se limitam a apenas 4000; 5000?

Numero de assinaturas de quem quer a continuação do shenmue, nomeadamente o shenmue 3.

São já mais de 45.000 assinaturas, e nem todos os fãns sabem disto, eu pessoalmente descobri ontem.

E se o Shenmue 3 tiver a ser desenvolvido dificilmente vai ser cancelado nesta geração para ser lançado na próxima geração. Como aconteceu com a Sega Saturn, Dreamcast.
E se for feito será pelo EU3 pois a SEGA ja negociou a licença do motor.




tenho o What's Shenmue, Shenmue (Jap), Shenmue (NTSC), Shenmue (PAL), Shenmue 2 (Jap), Shenmue 2 (PAL); só não tenho a versão US Shenmue e Xbox.

Se não estou em erro NTSC também é o formato do japão o que muda é o idioma?
Tens uma boa coleção. Já viste o Shenmue the movie?


Responde à tua pergunta? (para ser honesto sinto-me insultado pela issinuação)

Posso dizer que não, porque podes ter a colecção e a nunca a teres jogado.
Mas penso que não é o caso, por isso vou considerar que sim, já experimentaste o jogo.

Fiz uma pergunta sem qualquer tipo de insinuação, foram duas perguntas simples, se ficou ofendido
desculpe, mas não foi com intenção.



Btw... se responderes a este post, eu normalmente não me queixaria ou pediria isto até porque tb faço posts grandes... mas isto tem muita palha e anda em circulos... e eu tou de braço ao peito pelo que teclei isto tudo com uma mão... é um castigo responder a tudo isto, pelo que da proxima vez sê o mais conciso possivel se faz favor.

O que vejo aqui é um tentativa de ofensa, por se ter sentido ofendido pelas simples perguntas que lhe coloquei. Mas no entanto, segui o teu conselho, e tive mais calma a escrever este post resposta, no entanto se leres mais devagar, acho que vais ter uma melhor percepção.
Bem mas entretanto não me dou ao luxo de escrever com uma mão, e por vezes assusto-me também. Mas se quiseres fazer novamente tas à vontade.
 
Como foi discutido para trás nesta thread... Sem duvida alguma que ficaram.

Até aposto que se o Shenmue 2 tivesse vendido a Xbox 1 tinha visto o Shenmue 3; questão é que um Shenmue 3 na Xbox seria exponencialmente mais barato que um Shenmue 3 HD, porque de certeza que aproveitavam a engine com um lifting, alguns assets, etc... tal não é possivel/viável para HD.

Sim até se chegou a falar sobre o shenmue 3 na xbox.
Mas realmente as vendas da xbox foram fracas.
E provavelmente nem deu para cobrir os custos de desenvolvimento.
 
e segundo as estimativas o negócio dos jogos, investimentos, etc pode ultrapassar o filmes em breve !!!! o mercado tá imparável.. e cada vez mais injector/gastador..t
á tudo maluco!!!!

Já vi num docomentario que falava desde o 1º videojogo ate agora, e no fim disseram que a industria do videojogos hoje em cima já movimenta mais dinheiro que a industria cinematografica.
 
Não como já te disse o desenvolvimento da UE3 não tem nada a ver com o custo do
gears of war, esse jogo foi apenas a 1º jogo a utilizar a ferramenta.
Tas a querer juntar os custos de desenvolvimento da UE3 com o jogo gears of war só para contrariar.
Enfim são informações oficiais do Mark Reign vice presidente da Epic.
Mas especulas meramente dizendo que a informação é falsa, mas como continuo a mostrar não o é e dou provas.

Cá vai mais uma em Português.
Pá... eu disse-te e expliquei que não era tão simples, mostrei-te inclusivé a resposta directa do sven da capcom (que expliquei quem é) à questão.

As coisas não funcionam assim, Gears é o primeiro jogo comercial lançado a usar a UE3, mas não conta com os custos de desenvolvimento da mesma, não conta com as fee's que as third party's têm de pagar, e obviamente que não tens de pagar assistência técnica.

Não preciso que me proves que eles disseram que custou 10 milhões, como te disse ouvi na altura e quando disse o que disse no passado estava a ter isso em conta, questão é que esse preço não é recriável por uma third party a fazer o mesmo, o que o torna propaganda optimista.

Podia também ter amandado números ao ar de quanto tinha custado um gears feito e publicado por uma third party que não a EPIC, mas não o vou fazer e vou dizer por uma questão de coerência; mas posso dizer que tenho a certeza (e provei-a) de que seria bem mais caro, mesmo com a atenuante de custos e diminuição de development time por não precisares de fazer uma engine de raiz; acho sinceramente que não me podes acusar de especulação, porque eu estou a colar-me a factos; UE3 não faz milagres.
Um negócio totalmente paralelo da Epic, não se vai juntar os custos de desenvolvimento do motor UE3 com os custos de criação de um jogo.
Enfim, no fundo não vejo, o quê que os custos de produção do gears of war têm a haver com o desenvolvimento de um motor de jogo, e tu a juntares ambos tas a querer ser meramente cego e dizer dessa forma que o gears of war foi mais caro.
Achas que os custos que se dão a um FF7, Shenmue, FFX, FFXII não incluem o desenvolvimento da engine?

Como tal gears não inclui o preço de desenvolvimento da engine, que aquando do seu lançamento estava longe de paga; era dinheiro investido à espera de retorno, que noutro jogo seria tido em conta... Ou seja estamos a falar de 10 milhões em assets.

Eles não incluem o preço da engine nem têm de pagar licenciamento e as outras coisas que enumerei, como tal eles têm um preço bem mais barato que não é recriável.
Isso até parece que o gears of war foi o único jogo desenvolvido por essa ferramenta.
Um dos exemplos de jogos caros que me deste, o stronghold custou 30 milhões e usa a Unreal Engine 3.

Está longe dos 10 milhões do Gears, mas garanto-te que a ser a Epic a fazê-lo seria exponencialmente mais barato do que o valor final.
As despesas do desenvolvimento da UE3 devem ser considerado como despesas de investigação e desenvolvimento, e devem ter atenuadas pelos jogos que a Epic cria com este motor, e também pelas receitas que resulta da negociação deste motor às restantes editoras.
Essa ferramenta já foi licenciada a algumas editoras de renome tais como:

Sega
Capcom

Hudson Soft (Criadora mística de bomberman) Adorei a experiência na N64
Sony
Microsoft
Square Enix

Não foi só à Capcom e à Framework MT.

E ainda mais umas poucas...
Eu sei isso tudo, mas a maior vantagem da UE3 é cross platforming, senão como explicas que a Sony não usa UE3 em jogos first party como Killzone (apesar de licenciar a engine), a Capcom estar a usar Framework MT em todos os seus projectos e a Square-Enix usar a White Engine no FFXIII? UE3 não é a solução para tudo.

E estás a fazer confusão numa coisa... Framework MT é a engine next gen multicore da Capcom... eles não licenciaram a UE3 para usar nela.
Falas tanto em valores, mas de onde é que estes números vêm? Qual é a fonte oficial que está associada?
Isto são exemplos claros de puxa especulação que fizeste ao longo dos posts anteriores, e ainda perguntas?
Fonte oficial online em coisas antes do ano 2000? (e mesmo depois dele) isso eram as revistas, como queres que tenha esses recursos online passados tantos anos?

Isso não faz delas duvidosas no entanto, se o são... refuta-as com provas.
Mais especulação… tive a curiosidade de procurar cuidadosamente quais são títulos que estão a custar "Bem mais" como tu dizes, e até agora não vi nada.
Mais uma frase que mostra especulação, sem números oficiais a fundamentá-la.
(De fontes oficiais claro)
Eu dei-te os links; o caminho que tu estás a ir é dizer que não há fontes crediveis se não estiver escarrapachado no site da Microsoft/Sony/SEGA; eurogamer, PSM3 etc são fontes crediveis que remédio temos nós senão as considerar-mos como tal, aliás referente às tuas fontes eu nunca me refugiei nas fontes para refutar os teus argumentos e no caso do shenmue te dei um contrabalanço e sabemos que foi para o guiness como jogo mais caro de sempre... Não era a custar 15 milhões.
Mais uma vez mostro-te a declaração oficial que o vice presidente da Epic Mark Reign fez ao declarar que o jogo gears of war nem custou 10 milhões de dólares.

Aqui,

+ Aqui

e ainda aqui.

Se continuares a dizer que o jogo foi mais caro, continuo a te confrontar com estas declarações oficiais sem especulações.
Mas eu alguma vez disse que o homem não disse isso? expliquei-te foi acima já neste post e no anterior dei-te um PR que negociou o contrato da capcom... a falar disso; não é bem assim.
Tive curiosiedade de procurar no site oficial dos records mundiais do guiness e não encontrei nada sobre o jogo mais caro de sempre.
O que me deixa a duvidar se esse record existe mesmo no livro, ou se não passa de especulação, para dizerem que este ou aquele jogo foi o mais caro de sempre.

Um dia vou à Bertrand e vou folhear esse livro para ver se esse recorde existe mesmo.

Mas já agora se me poderes mostrar, força...
Posso-te dizer que a altura que averiguei que esteve presente nas versões de 2000 e 2001 do livro, após isso recordes referentes a videojogos foram retirados.

mas de qualquer maneira:

It is notable for entering the Guinness Book of Records as the most expensive video game ever developed ($40-60 million).
Fonte: http://www.famouschinese.com/virtual/Shenmue

Mas (antes que me acuses de especular) parece que vão voltar em 2008(?)

Guinness book to add gaming records ... again

GamePolitics posted an article earlier announcing that the Guinness Book of World Records would once again include gaming records. This would be the first time that the book has included such things in about twenty years, and many would say it's a step towards legitimization of our past time.
Fonte: http://www.destructoid.com/guinness-book-to-add-gaming-records-again-29231.phtml

Mas Shenmue não estará listado, porque já não é o jogo mais caro de sempre... mas esteve.
Sim, deste-me essa entrevista... mas penso que sabes quais os problemas que o desenvolvimento do shenmue teve. Antes de sair para a Dreamcast não sabes? Penso que não leste o que disse sobre o desenvolvimento deste jogo no outro tópico mas desta vez digo.
Essa revelação do Yu Suzuki é muito discutível, porque o desenvolvimento do shenmue teve muitos problemas antes de ser lançado para a dreamcast, esse jogo teve praticamente acabado para sair na Sega Saturn, (Quantos milhões foram aí perdidos?) depois foi cancelado para ser refeito de novo para a Dreamcast (A juntar os custos da V. Sega Saturn e Dreamcast aí o preço total deve ter subido em flecha) e depois o Shenmue 2 v. americana foi cancelado para o jogo ser convertido para a xbox.
Sei isso tudo e isto sim já é falar dos porquês em vez de os negar, quando falamos de custos de desenvolvimento inclui-se coisas como as planning stages, os renders, FMV's (project berkley), os concepts o desenvolvimento da tecnologia, etc.

Como tal não me admirava que o dinheiro investido na Saturn estivesse incluído, mas nota uma coisa... não estamos a falar de um jogo diferente mas sim o mesmo, a versão Saturn não foi desenvolvida de raiz e do zero (levou foi um lifting tremendo), outros jogos mudaram de geração, Eternal Darkness, Starfox Adventures, FFXIII... e Duke Nukem Forever :-D

E não é por isso que podemos excluir x custos de desenvolvimento do jogo por já não representarem a build final, foi dinheiro sem retorno, aliás, dinheiro que tem de ter retorno, senão tens prejuízo; não é custos que possas varrer para debaixo da mesa.

Em suma... 20 milhões para shenmue é pouco, e mesmo a excluir coisas como a versão Saturn de certeza que não engloba custos necessários mesmo que ela não tivesse sido tomada... Sabias que os malucos mandaram esculpir representações das personagens todas em forma de busto? O desenvolvimento de Shenmue era uma torneira aberta, mas a verdade é que mesmo que houvesse contenção de custos... 20 milhões era muito pouco para o jogo que é. (e não era recorde nenhum)

Quanto a ser muito para a altura... era muito, mas também era pouco, insuficiente para record que sabemos que foi, mostrei-te o que custou o FF7, e acho que o Mario 64 também custou mais de 20 milhões, em muito impulsionado pelo trial and error da altura e a necessidade de pela primeira vez trabalhar em 3D e renders (terás de acreditar na minha palavra, realisticamente onde é que as fontes para isto já vão)
Isso só confirma que não é preciso muito mais que 30 milhões de $ para se fazer um bom jogo nesta geração. (Não disseste que 30 milhões era o patamar médio) Este pelas expectativas criadas, está muito longe de ser um jogo "MÉDIO" e o seu orçamento não é tão longe dos 30M$...
no entanto, têm 40 milhões de euros para fazer este jogo, mas não significa que vão gastar esse dinheiro todo. (Mas acredito que sim)
E se chegarem a gastar, bom! Mas o custo está muito perto do valor da média gama que dizes.
Isto só vem a provar que para fazer um bom jogo nesta geração não é necessário orçamentos loucos de 70; 80 milhões de dólares.
E acredito que este seja um jogo muito complexo, têm de alcançar as expectativas deixadas durante a E3 de 2005, cujo o vídeo para mim é bem melhor que o vídeo exibido na E3 de 2007.
Isto só vem a confirmar o que eu digo. Que, para fazer um jogo (E prova disso é mesmo este jogo) Não são necessários orçamentos loucos de 60; 100 Milhões de dólares.
Para quem diz que 10 milhões do gears chegam e depois convicto que 30 milhões pelo stanglehold (que usa UE3) era muito (também foste enganado pela fonte)... vejo isto como passos teus atrás. E não há nada que diga que killzone é o mais caro desta geração, de facto tenho a certeza que não é.

E achas que killzone, stranglehold ou até gears são comparáveis a shenmue em magnitude? Eu não. Foi por isso que o shenmue foi tão caro na altura e é por isso que seria um projecto de risco ainda hoje.

Quanto a orçamentos (e stranglehold em particular) já falamos deles mais à frente.
Esta fonte é muito pouco findedigna, pois vem do wikipedia que pode ser alterado por todos, e na página desse jogo, está lá uma nota sobre os custos de desenvolvimento, e para justificar esse valor, vai directamente para esse site.
Ora no entanto isso ao que parece é apenas um trabalho realizado por alunos de uma universidade.
E provavelmente, foram buscar esses números apenas com pesquisas feitas pela internet.
E mesmo se especula-se pouco sobre esses jogos de sucesso.
Vai la ao site da escola, podias não saber que se trata de um trabalho.

http://www-cs-students.stanford.edu

Não me arranjes noticias especulativas, pois podem ser “fansboys” a criarem esses valores.
Gostava mais de um comunicado oficial da Square, que agora chama-se Square Enix. Sobre o preço de custo dos FF.
Tudo o que não te convém e não consegues refutar para ti é especulativo, onde é que está a credibilidade de algumas que me deste?

Quanto à pessoa que refere o wiki... eu não te dei o link do wikipedia pois não? dei-te um link previamente com os mesmos valores sob a forma de entrevista que tu pareces já estar a aceitar com reticencias acima.

Desenvolvimento do FF7... Já falei disto antes: como raio queres que te arranje scans de revistas da altura? a internet não era o que é hoje, mas sim, FF7 custou isso.
Tivemos sempre a falar em dólares, e ao dizer 40 milhoes de € queria dizer dólares, se disseste isso em modo de corecção só te tenho a agradecer.

Eu sei, tivemos sempre a falar em dólares e só ali tive um grande lapso.
Induziste-me em erro então, mas então se é dólares e em 2006... nem bate recordes de 1997. Além de que estamos a falar de um jogo cross platform que sai para todas as plataformas mais o ngage.

Mas cá vai o valor do jogo mais caro de sempre.

Falas que há jogos, antigos que custaram mais de 40 Milhoes de dolares. mas em todas as fontes que vejo do jogo mais caro de sempre o valor mais elevado que encontrei foi referente ao Fifa 2006 World Cup e nem de longe chega a 40 Milhoes de dólares (Já Corrigido) segundo a especulações criadas pela internet.

Fifa 2006 World Cup

"The World’s Most Expensive Game Ever Made

- GAME is offering customers the chance to win the world's most expensive computer game!"
Dei-te fontes de jogos mais caros feitos anteriormente.

http://www.g4mers.com/news.aspx?id=6174

Isto soa que desenvolver jogos para a wii é mesmo muito barato.
Ou achas que ia ser com a média de 1 Milhão de cópias que a Ubisoft vende na wii iria ajudar tanto?

Far cry Regeance Wii Vendas
Rayman wii vendas
Redsteel Vendas

Acredito que as vendas do Farcry tenha dado prejuízo, mas mesmo assim as receitas dos jogos mais vendidos da Ubisoft na wii dá para ajudar a pagar os custos dos jogos da xbox 360, pc e da ps3. Que obviamente são sistemas mais complexos, têm que criar jogos em HD, e a experiência é menor, o que pode causar imensa dores de cabeça aos developments men.
Depende do orçamento, a razão que a userbase está chateada com a Ubi é que eles querem investir pouco para tirar lucros instantaneos, ou seja... não estamos a falar de alto orçamento para os standards da Wii. Mas sim o principio base é que precisas de menos dinheiro para fazer X jogo.

Como te disse, não é a investires o que a ubi investe que tiras um produto comparável a um FFXII.
Normalmente a parte da assistência e todas essas clausuras fazem obrigatoriamente parte do contrato. E provavelmente as receitas da venda do licenciamento da engine3às outras editoras, cobrem o custo de desenvolvimento da UE3. Mas o que pagas é o a licença de utilização da Engime depois a Epic com essas receitas pode investir em desenvolver ainda mais a sua engine, como pode investir somente em jogos.
Por isso, uma coisa de cada vez. E não baralhar.
Isso é a mesma coisa que dizer "Eu pago o ordenado a aquele polícia" e que até quem não percebe, fica assim 8|
São custos extras, não os podemos menosprezar, a Epic não os paga e tem o departamento tecnico deles a acompanhar o proprio desenvolvimento dos jogos pelo que isto nunca poderia acontecer... mas com as third party's sim.
E claro que é necessário treinar, a UE3 é uma ferramenta com pouco mais que 2 anos e é necessário adaptar-se a ela durante um bom tempo.
Esses custos têm de ser incluídos no desenvolvimento do jogo, afinal as contas não aparecem pagas; software comprado, staff treinado/habituado/eficiente, etc.
lol não vai, pois o stranglehold vai sair para as 3 plataformas, (Xbox 360; PC; e PS3) e o que disse sobre o gears of war, não foi nenhum argumento/opiniao pessoal, foi mencionar apoiado em fontes oficiais que o desenvolvimento do gears of war nem custou 10 milhões de dólares à Epic.
Lol tas a insinuar que eu quero dizer que os jogos feitos pela UE3 não irão custar mais que 10 milhões de dólares. Isso soa patético... Também com o devido respeito claro.
Mas não deixa de ser patético lol.

O facto de o stranglehold ser mais caro depende de mais factores, como o facto de ser um jogo multiplataforma, como já referi, e será um jogo mais complexo, com mais efeitos especiais, melhores gráficos. e pelo que sei o gears of war tem 10 horas de jogo, o que sinceramente não é muito.
(Não tenho o jogo, falo perante análises)
O stranglehold é muito mais comprido que o gears? é claramente melhor? Sinceramente não me parece.

30 milhões, então encaixa na tabela de preços médios que te dei dos multiplataformas, excepto que este devia ser um pouco mais barato porque está a usar uma engine como middleware, estás a poupar algum dinheiro e a gastá-lo noutros sítios. (mas mais uma vez a UE3 não faz milagres e os custos deste jogo provam isso mesmo).

Não é um topo de gama.
Isso é o que eu quero tentar dizer, como e que podes lançar tantos valores se a maioria deles nem são oficiais, ou são pouco credíveis?
Nem todos os dev budgets são do dominio publico, mas alguns são e é com isso que estamos a lidar e aliás... tu me tens estado a re-afirmar durante todo o teu post (com inumeras fontes a reafirmar o que o gears custou), considero isto uma fuga para a frente na tentativa de amandar as coisas para trás das costas como quem olha para os resultados e diz "whoops, afinal não interessa".

As fontes que te dei são bem crediveis, quando possivel dei fontes de sites de jogos para eles todos, não usei cá blogs (com comentários a contestar o conteúdo).
O certo seria isso, mas não é o quê que acontece na realidade muitas vezes. E temos que falar da realidade.
temos o exemplo flagrante da Microsoft em que contactou já com a xbox 1 que praticamente não valia a pena investir no Japão, (Pouco viável). Mas no entanto a Microsoft quase tem apostado mais no Japão do que na Europa.
Temos o exemplo de jogos feitos para a xbox 360 com o objectivo de tornar aquele mercado um pouco mais rentável.
Como o Dead Or alive 4 Nem 100 mil cópias vendidas no Japão.
Dead or alive Extreme Nem 60 mil cópias vendidas no Japão.
Blue Dragon Vendeu apenas cerca de 210 mil copias no Japão num espaço de 1 ano praticamente.
E não é só isso. Vais ao youtube e vês publicidade japonesa no que diz respeito à xbox 360, como apostas em eventos no Japão.
Mas no entanto achas que eles estão a apostar assim tanto no Japão porque sabem que vão ter retorno?
É mais um risco por conta própria, para começar a ganhar algum espaço no território japonês.
Para mim estão mais a preparar um espaço, para já assegurar o algum sucesso da xbox 720 ou xbox3 no Japão.
E temos e exemplo flagrante da SEGA, era realmente inovadora, investiu tanto na inovação e tecnologia, em produtos modernos, e agora limita-se a criar jogos mediúcres e alguns bons. No Entanto a SEGA KIDS está a ter sucesso com produtos lançados.
Isto é um pouco redundante... O trabalho da microsoft como qualquer first party é investir na plataforma e a estratégia deles é queimarem o dinheiro que fôr preciso até terem seguimento e mercado próprio... A Sega enquanto fabricante de consolas partilhava isso (e por isso também fez o Shenmue) mas hoje não tem nada a ganhar em apostar orçamentos de luxo num cabalo que pode sair furado.
Não propriamente, mas facto é que strangleholdl é um dos jogos mais esperados e falados do momento, e neste momento acho que não há jogo do género melhor que aquele. Por isso agora é um "menino grande" talvez (depende das criticas e dos jogos futuros) mais pá frente seja abafado por jogos melhoresque aí vêm. O que é perfeitamente normal. pois tendência é criar-se jogos melhores que os antecessores..
Os "meninos grandes" a que eu me referia eram orçamentais, Stranglehold é um franchise novo, com a participação do john woo é verdade, e também é verdade que não é barato, mas se fores comparar isto a titulos de real alto orçamento esta geração...

E o que garante alto orçamento esta geração... O facto de ser um franchise estabelecido, a Konami nunca dava o que está a dar pelo MGS4 a um joginho standalone, a Take2 nunca investia o que investe no GTA4 no Bioshock e a Square-Enix jamais enfiava o dinheiro que está a enfiar no FFXIII num jogo que não fosse FF. Em qualquer um destes casos... seria um risco demasiado grande.

Stranglehold não se compara a eles.
lol são essas fontes que me queres fazer ver que são credíveis? Comentários dos outros a especularem do que não foi esclarecido? lol
é melhor ler a notícia e não ler especulações.
Essa entrevista é a única fonte que encontro que diz que o shenmue 1 costou 70 milhões de euros.
Mas veres bem a entrevista, ele diz 70 milhões de euros no shenmue 1 V. Dreamcast? Parece-me que não…
Mas no entanto já dei o meu ponto de vista sobre isto, neste mesmo post.
É só puxar para cima e podes ler.
Dei-te a tua própria fonte e tu questionas a credibilidade da mesma? lol
Sim li, e a fonte sendo do fórum do shenmue dojo e o e-mail de adam doree, começo a acreditar, com mais alguma convicção, que o jogo ainda não está em desenvolvimento. Mas não descarto a hipótese de ser também um desmentido forçado.
Ou ainda não está em desenvolvimento, mas estão a começar a ponderar e a receber, contactos nesse sentido.

Como não se sabe de nada, (Falo por mim claro) o melhor é aguardar para ver.
Bom, não era pelo adam doree no kikizo que dizias que sabias que o shenmue estava a ser feito? agora já dizes que não sabemos de nada a deixar a porta aberta? ele disse com as palavras todas que não está, a credibilidade que atribuis às coisas depende do que elas dizem pelos vistos.

Também não meto as mãos no fogo, mas sejamos realistas, não é provável.

Mas estás a recuar e a começar a aceitar pontos que eu defendi desde o principio.
Como por ex. um trabalhador da sony que conhecia bem o hardware da PS3 e da Xbox 360 afirmou num forum que a Xbox 360 era melhor, que remédio foi despedido.

Isto está na revista Oficial da Xbox Portugal Edição de Maio de 2006

(Mas não dou qualquer opinião sobre este caso, não sei se é verdade ou mentira a afirmação)
Só os jogos o dirão.
Mas porque é que eles dizem isso numa revista da Microsoft? lol, mas sim foi verdade... Mas tens de ver que aí tens uma guerra de consolas (e hardware) a ter lugar, nós estamos a falar de um jogo que nem tem concorrencia e de uma empresa que neste momento é third party.
Isto simplesmente é um exemplo das pressões que estão sujeitas as pessoas no ramos dos videojogos,
e já vi nalguns sites, noticias de pessoas que foram obrigadas a desmentir informações verdadeira porque estava em outime.

Enfim, isto para dizer que no fundo eu não descarto a ideia que pode ser um desmentido forçado.
Coitadinha da Sega, passou de falida a "grande objecto de pressão" no instante.

Ainda aqui se falou das inúmeras vezes que se disse que o NiGHTS Wii ia ser feito, não vi pressões nenhumas da Sega para haverem desmentidos; às empresas normalmente convém que se comentem e hajam rumores, eles dão o "no coment" típico e está a andar, mantém as userbases vivas.

é muito diferente de um funcionário da Sega na altura da DC vir dizer que a DC era uma treta e a PS2 é que era.(seria o paralelismo correcto com o teu exemplo)
Não directamente claro, mas indirectamente sim.
Tens aqui algumas frases que escreveste:
Nem directamente nem indirectamente, eu ainda sei o que digo, como disse acredito que shenmue 3 venha a ser feito um dia, como tal e sendo um comentário "directo" rectifica qualquer coisa "indirecta" que possas ter interpretado mal.
Se não é viável nos próximos dois anos quando é que vai ser?
Pa altura da ps4 e xbox 720?
Por exemplo.

Simplesmente demonstra que não acreditas que o jogo saia.
Pelo contrário, senão porque faria o ponto de situação a dizê-lo? e não disse do nada, também expliquei porque pode ser vantajoso para a Sega.

É suficiente, demonstraste que não acreditas que o jogo saia por não ser viável, porque segundo transmites isso mesmo, que o jogo será viável porque não foi no passado, e porque só existem 4000, 5000 fans que comprariam o jogo.
Não, eu disse-te foi que é isso que a Sega e a Microsoft (ou se quiseres o ex-presidente peter moore) pensam de nós, achas que ele vai financiar uma coisa que ele mesmo disse que são 4/5 mil pessoas?

Aliás... eu dei-te o voice clip para sacares.

Estar a dar um twist aos argumentos como sendo eu que proferi aquilo.
Eu não acredito que seja um produto pouco viável.

Queres ver que existe muitos mais fans do shenmue do que pensas? E que não se limitam a apenas 4000; 5000?

Numero de assinaturas de quem quer a continuação do shenmue, nomeadamente o shenmue 3.

São já mais de 45.000 assinaturas, e nem todos os fãns sabem disto, eu pessoalmente descobri ontem.
Achas que a Sega fica satisfeita em vender 45 mil cópias? e petições toda a gente pode assinar, comprar é que está de chuva. 45 mil até me parecem poucas se queres que te diga.
E se o Shenmue 3 tiver a ser desenvolvido dificilmente vai ser cancelado nesta geração para ser lançado na próxima geração. Como aconteceu com a Sega Saturn, Dreamcast.
E se for feito será pelo EU3 pois a SEGA ja negociou a licença do motor.
Acabaste de me dizer que já acreditas que não esteja a ser feito (até me pareceu que já achavas provável) mas agora vens com um "e se"?

E depois sou eu que especulo.

Bom... só por uma questão de coerencia:

SAN FRANCISCO & LONDON (May 16, 2007) - SEGA® of America, Inc. and SEGA® Europe Ltd. today announced a licensing agreement with Epic Games to adopt the Unreal® Engine 3 for use in several upcoming projects being developed in North America.
Fonte: http://www.sega.com/corporate/corporate.php?item=pr_20070516a

O Shenmue a ser feito... é pela AM2 que é sediada no Japão, eles afirmam que a UE3 é para projectos americanos; mas... deve ser para despistar porque o shenmue 3 está a ser feito. :rolleyes:
Se não estou em erro NTSC também é o formato do japão o que muda é o idioma?
Tens uma boa coleção. Já viste o Shenmue the movie?
Apenas trechos do youtube. Vem incluido com o Shenmue da Xbox não é?
Posso dizer que não, porque podes ter a colecção e a nunca a teres jogado.
Mas penso que não é o caso, por isso vou considerar que sim, já experimentaste o jogo.
Se tivesse a colecção e não me interessasse não me teria dado ao trabalho de postar tanto nesta thread. ;)
O que vejo aqui é um tentativa de ofensa, por se ter sentido ofendido pelas simples perguntas que lhe coloquei. Mas no entanto, segui o teu conselho, e tive mais calma a escrever este post resposta, no entanto se leres mais devagar, acho que vais ter uma melhor percepção.
Bem mas entretanto não me dou ao luxo de escrever com uma mão, e por vezes assusto-me também. Mas se quiseres fazer novamente tas à vontade.
Não era, mas estava a voltar varias vezes a responder ao mesmo que já tinha respondido acima, daí o pedido, não o faria se estivesse a 100%.

Obrigado pela atenção no entanto.
 
Última edição:
Isso do Geras ter custado apenas 10 milhoes não acredito que seja verdade simplesmente , porque o Killzone 2 para a Ps3 a Sony investiu cerca de 40 a 50 milhoes para a criação do jogo dai tar a espera que saia uma bomba ou talvez não agora 10 milhoes pelo Gears acho muito pouco
 
Amanhã (hoje às 10) vou para englaterra, e depois vou para o Porto santo e só estou de volta pelo dia 19. gostava de responder a todos os assuntos que poseste aqui, mais não compensa porque vou ficar tanto tempo sem responder , e depois quando voltar este assunto ja pode estar morto. deixo um aqui ponto de situação e esclareço algumas coisas.

Como tal gears não inclui o preço de desenvolvimento da engine, que aquando do seu lançamento estava longe de paga; era dinheiro investido à espera de retorno, que noutro jogo seria tido em conta... Ou seja estamos a falar de 10 milhões em assets.

Esse assunto por um lado ja está mais que debatido, por um lado mostro-te declarações oficiais, e tu dizes que não passa de uma técnica de marketing.
Eu até concordo de certa forma.
Mas para mim não se deve misturar os custos da development da engine com o jogo, pois a engine por sua vez vai criar outros jogos.
Por isso é injusto associar a meioria desses custos com o 1º jogo que sai para lá.
Digo a maioria pk eles estão sempre a evoluir.


Isso não faz delas duvidosas no entanto, se o são... refuta-as com provas.Eu dei-te os links; o caminho que tu estás a ir é dizer que não há fontes crediveis se não estiver escarrapachado no site da Microsoft/Sony/SEGA; eurogamer, PSM3 etc são fontes crediveis que remédio temos nós senão as considerar-mos como tal, aliás referente às tuas fontes eu nunca me refugiei nas fontes para refutar os teus argumentos e no caso do shenmue te dei um contrabalanço e sabemos que foi para o guiness como jogo mais caro de sempre... Não era a custar 15 milhões.Mas eu alguma vez disse que o homem não disse isso? expliquei-te foi acima já neste post e no anterior dei-te um PR que negociou o contrato da capcom... a falar disso; não é bem assim.Posso-te dizer que a altura que averiguei que esteve presente nas versões de 2000 e 2001 do livro, após isso recordes referentes a videojogos foram retirados.

Gostava imenso de dar uma resposta à maneira sobre isto, mas tenho que ir dormir senão amanhã e lixado.
mas de qualquer maneira, nao concordo com tudo o que dizes.
E agora desconfio que esse record tenha sido mesmo lançado no livro.


Mas (antes que me acuses de especular) parece que vão voltar em 2008(?)

Fonte: http://www.destructoid.com/guinness-book-to-add-gaming-records-again-29231.phtml

Isso será mais depressa recordes de jogadores.

Como por ex. passar o halo 2 sem morrer em uma hora.
Este record existe mesmo não não pelo tempo q indiquei s n m engano é por 1 hora e meia.


Como tal não me admirava que o dinheiro investido na Saturn estivesse incluído, mas nota uma coisa... não estamos a falar de um jogo diferente mas sim o mesmo, a versão Saturn não foi desenvolvida de raiz e do zero (levou foi um lifting tremendo), outros jogos mudaram de geração, Eternal Darkness, Starfox Adventures, FFXIII... e Duke Nukem Forever :-D

Vejo que ja concordamos nalguma coisa.
Para mim o video que mostraste falta falar mta coisa sobre o desenvolvimento do shenmue, por isso podemos encarar varias situações, mas tu sabes disso.


Em suma... 20 milhões para shenmue é pouco, e mesmo a excluir coisas como a versão Saturn de certeza que não engloba custos necessários mesmo que ela não tivesse sido tomada... Sabias que os malucos mandaram esculpir representações das personagens todas em forma de busto? O desenvolvimento de Shenmue era uma torneira aberta, mas a verdade é que mesmo que houvesse contenção de custos... 20 milhões era muito pouco para o jogo que é. (e não era recorde nenhum)

Esse valor refere-se à 1º jogo da v. Dreamcast.
É esse valor que th na resvista e é um valor proximo desse que te mostrei no site.
E os 70 milhões está concerteza a considerar o custo de toda a saga.

Mario 64 também custou mais de 20 milhões
Ja vi num comentario na net 24 milhoes d dolares.
Mas s n e oficial n podemos dzr nda.






Como te disse, não é a investires o que a ubi investe que tiras um produto comparável a um FFXII.São custos extras, não os podemos menosprezar, a Epic não os paga e tem o departamento tecnico deles a acompanhar o proprio desenvolvimento dos jogos pelo que isto nunca poderia acontecer... mas com as third party's sim.Esses custos têm de ser incluídos no desenvolvimento do jogo, afinal as contas não aparecem pagas; software comprado, staff treinado/habituado/eficiente, etc.O stranglehold é muito mais comprido que o gears? é claramente melhor? Sinceramente não me parece.



As fontes que te dei são bem crediveis, quando possivel dei fontes de sites de jogos para eles todos, não usei cá blogs (com comentários a contestar o conteúdo).Isto é um pouco redundante... O trabalho da microsoft como qualquer first party é investir na plataforma e a estratégia deles é queimarem o dinheiro que fôr preciso até terem seguimento e mercado próprio... A Sega enquanto fabricante de consolas partilhava isso (e por isso também fez o Shenmue) mas hoje não tem nada a ganhar em apostar orçamentos de luxo num cabalo que pode sair furado.Os "meninos grandes" a que eu me referia eram orçamentais, Stranglehold é um franchise novo, com a participação do john woo é verdade, e também é verdade que não é barato, mas se fores comparar isto a titulos de real alto orçamento esta geração...[/quote]


Descutimos isto noltra altura...



Mas estás a recuar e a começar a aceitar pontos que eu defendi desde o principio.Mas porque é que eles dizem isso numa revista da Microsoft? lol, mas sim foi verdade... Mas tens de ver que aí tens uma guerra de consolas (e hardware) a ter lugar, nós estamos a falar de um jogo que nem tem concorrencia e de uma empresa que neste momento é third party.Coitadinha da Sega, passou de falida a "grande objecto de pressão" no instante.

Estamos ambos a chegar a um concenco em alguns aspectos, mas não em tudo claro.



Estar a dar um twist aos argumentos como sendo eu que proferi aquilo.Achas que a Sega fica satisfeita em vender 45 mil cópias? e petições toda a gente pode assinar, comprar é que está de chuva. 45 mil até me parecem poucas se queres que te diga.Acabaste de me dizer que já acreditas que não esteja a ser feito (até me pareceu que já achavas provável) mas agora vens com um "e se"?

Aquila petição é discutivel.
E achas que todos os fãns sabem dessa petição?
Achas que só esses que assuniram e que vão comprar o jogo?
Enfim e muitas outras variantes.

Acho que isso não era para ti.


Fonte: http://www.sega.com/corporate/corporate.php?item=pr_20070516a


O Shenmue a ser feito... é pela AM2 que é sediada no Japão, eles afirmam que a UE3 é para projectos americanos; mas...

E achas que se eles quiseram usar a UE3 para fazer o shenmue 3 não vão usar só por causa que disseram isso no passado?
Acho que deves tar o beneficio da dúvida.


Passei uma parte em que disseste, que eu tava a contrariar a minha própria fonte, não!
Isso não passou de uma má interpretação tua.

O que eu queria dizer é que a unica fonte que vi na net a dizer que o shenmue costou 70 milhoes foi essa que mandaste. E encontrei umas poucas (Pelo menos umas 3) a dizer que o jogo costou 20 milhões de dolares, e para além da revista oficial da dreamcast que sim tenho-a! E diz q foi 15 milhões.
Por isso para mim o jogo costou cerca de 15 milhões de dolares a ser desenvolvido.
E esse video como refere 70 milhões, eu acredito, mas para mim ele refere-se ao custo somado de todos os jogos do shenmue que saío + os custos do shenmue que nao sio para a sega saturn.

E falando da v. sega saturn, esse jogo levou muitas mais modificações do que pensas, se reparares no video que aparece no fim do shenmue 2 ha partes do jogo que nunca jogaste, e para mudar isso é preciso mecheres no codigo do jogo toda e alterar coisas pelo meio o que deu mesmo imenso trabalho para ser lançado na dreamcast.

Enfim snceramente gostava, de escrever com mais calma e com mais detalhes, mas tou com pressa pa dormir.

Olha se veres aí algum valor em € interpreta cm dolares.

No entanto gostei de todo este debate, e espero que continuaremos a debater d forma saudavel pa frente.
Asserio q gostei e gostava d continuar a debater isto td d palavra a palavra .
Mas dps qd chegar, j v ter outras coisas p pensar, e provavelmente este topico vai estar off.


1 grade abraço
 
Esse assunto por um lado ja está mais que debatido, por um lado mostro-te declarações oficiais, e tu dizes que não passa de uma técnica de marketing.
Eu até concordo de certa forma.
Mas para mim não se deve misturar os custos da development da engine com o jogo, pois a engine por sua vez vai criar outros jogos.
Por isso é injusto associar a meioria desses custos com o 1º jogo que sai para lá.
Digo a maioria pk eles estão sempre a evoluir.
É matemática simples, obvio que no caso gears não fazem isso, tal como no caso do stranglehold... o que faz com que face a títulos normais estejamos de certa forma a comparar maçãs com laranjas; mas também... entre estes dois estamos a fazer o mesmo, porque um é feito pela equipa/estudio que fez a te«cnologia, enquanto que o outro a sub-aluga (e o aluga diz tudo, é para pagar)

Não é "de certa forma" é mesmo como é; 10 milhões pelo gears... é assets e não inclui carradas de custos que qualquer third party teriam.
E agora desconfio que esse record tenha sido mesmo lançado no livro.

Isso será mais depressa recordes de jogadores.
lê a noticia, os recordes do guinness relacionados com videojogos foram retirados (possivelmente pela dificuldade de os confirmar), o do jogo mais caro incluído, isto pode ser um regresso, ou não.

Mas não tens razões para desconfiar que lá esteve.
Como por ex. passar o halo 2 sem morrer em uma hora.
Este record existe mesmo não não pelo tempo q indiquei s n m engano é por 1 hora e meia.
Isso passavas a ter recordes para tudo, além de que considero isto, de certa forma desconversar, estavamos a falar do shenmue e como a categoria de recorde em que ele estava listado foi retirada e agora a especular sobre se vão meter o recorde do halo? A noticia não diz isso, tem de haver objectividade.
Vejo que ja concordamos nalguma coisa.
Para mim o video que mostraste falta falar mta coisa sobre o desenvolvimento do shenmue, por isso podemos encarar varias situações, mas tu sabes disso.
A entrevista é muito antiga, já li que foi feita antes do shenmue 2, agora onde ir desencantar isso.

Esse valor refere-se à 1º jogo da v. Dreamcast.
É esse valor que th na resvista e é um valor proximo desse que te mostrei no site.
E os 70 milhões está concerteza a considerar o custo de toda a saga.
Discordo (e o site que me deste é um blog); não duvido do que tenhas lido; o que eu digo é que shenmue não custou isso; seria muito barato.

Não é possivel separar, 20 milhões em assets especificos, voice acting e afins da dreamcast? Mas mesmo que mandes a versão Saturn às couves... e as planning stages?

70 milhões não pode ser a considerar o custo de toda a saga porque não está acabada, e mesmo que dividas pelo Shenmue 1 e 2 ficas com 35 milhões para cada um; mas já concordamos com os 70 milhões agora com reticencias?

É que eles de qualquer forma amandam os 20 milhões na dreamcast pela janela.

O FF7 que te dei exemplo de ter custado 45 milhões há uma carrada de anos, tens de incluir todas as planning stages, incluindo (possivelmente) as da SNES antes do projecto ser arquivado em favor do Chrono Trigger (e os testes do mesmo com pre-renders à lá DKC), os testes nas bases de trabalho SGI (ainda para a N64), quando testaram o mundo em 3D e personagens em sprites (ideia mais tarde usada no xenogears), midgar inicialmente era para ser nova iorque... e claro os FMV's. Tudo isto, ou a maior parte destas questões trial and error estão incluidas no preço (tirando a SNES, talvez), e têm de estar.
Ja vi num comentario na net 24 milhoes d dolares.
Mas s n e oficial n podemos dzr nda.
Isso também manda pela janela os 20 milhões, quanto mais os 15 milhões que começaste por afirmar.
As fontes que te dei são bem crediveis, quando possivel dei fontes de sites de jogos para eles todos, não usei cá blogs (com comentários a contestar o conteúdo).
Não fui eu que comecei numa de questionar fontes, mas até me deste um blog, mesmo que a informação fosse credivel... um blog não a garante. De resto e custos do gears (deste umas 10 fontes, como se eu duvidasse do que o mark rein disse, e agora deste-me razão no teu ultimo post) e stranglehold não só já sabia como fui pelo que me deste, killzone 2 é que não, porque os teus dados não tinham informação que eu conhecia (e mais actualizada); por isso rematei com outra fonte e até te disse a inicial (PSM3).

Tu é que comecaste a questionar fontes da eurogamer e whatnot.
Descutimos isto noltra altura...
Quanto à microsoft e as suas iniciativas first/second party no japão... acho que nem vale a pena discutir isso, foi um tema a meu ver desprovido de razão que trouxeste, um mau exemplo.
Estamos ambos a chegar a um concenco em alguns aspectos, mas não em tudo claro.
idem. Mas referente a este... tu é que sugeriste que a Sega pressionava os jornalistas.
Aquila petição é discutivel.
Mas tu é que ma deste como se fosse uma grande coisa.
E achas que todos os fãns sabem dessa petição?
Achas que só esses que assuniram e que vão comprar o jogo?
Enfim e muitas outras variantes.
Muita gente assina uma petição por assinar; já vi petições em 24 horas a ultrapassar isso, em suma acho-a inconclusiva e até um pouco baixa.

Não duvido que hajam fãs, mas neste momento estão dispersos e mobiliza-los sem perspectivas reais de conseguir alguma coisa... é um castigo.
E achas que se eles quiseram usar a UE3 para fazer o shenmue 3 não vão usar só por causa que disseram isso no passado?
Acho que deves tar o beneficio da dúvida.
Os dados estão do meu lado e eu mereco o beneficio da duvida? está bem. :rolleyes:

A AM2 nunca usou engines externas, a AM2 tem grande parte do pessoal... japonês... Não só o historial deles não faz de forma alguma a UE3 provável... como há histórias de dificuldade de comunicação referente à UE3 com developers japonesas por barreira da língua.

A Sega claramente comprou a licença da UE3 para o que disse (projectos americanos) senão porque salientá-lo? não é que o resto seja impossivel, mas não é beneficio da duvida, eu tenho razão (nestes e em quase todos os assuntos que dizes que concordas, começamos a chegar a um consenso ou o que seja)
Passei uma parte em que disseste, que eu tava a contrariar a minha própria fonte, não!
Isso não passou de uma má interpretação tua.

O que eu queria dizer é que a unica fonte que vi na net a dizer que o shenmue costou 70 milhoes foi essa que mandaste. E encontrei umas poucas (Pelo menos umas 3) a dizer que o jogo costou 20 milhões de dolares, e para além da revista oficial da dreamcast que sim tenho-a! E diz q foi 15 milhões.
Por isso para mim o jogo costou cerca de 15 milhões de dolares a ser desenvolvido.
E esse video como refere 70 milhões, eu acredito, mas para mim ele refere-se ao custo somado de todos os jogos do shenmue que saío + os custos do shenmue que nao sio para a sega saturn.
Claro que é já que só foi dito uma vez, mas foi dito, e foi o yu suzuki que disse.

A razão pela qual também encontras as outras é que também foram valores dados e depois reproduzidos, isso já sabemos. Mas... 15/20 milhões não é realista para shenmue; nunca foi, é esse o ponto. (e os 70 milhões provam isso)
E falando da v. sega saturn, esse jogo levou muitas mais modificações do que pensas, se reparares no video que aparece no fim do shenmue 2 ha partes do jogo que nunca jogaste, e para mudar isso é preciso mecheres no codigo do jogo toda e alterar coisas pelo meio o que deu mesmo imenso trabalho para ser lançado na dreamcast.
Estou a par disso tudo; problema é a falta de factos, se queres que te diga, o yu suzuki não é um orçamentista, ele diz "praí 70 milhões" a mentir não está, mas pode ter sido 65 milhões ou 73 milhões... isso não é algo que lhe compete, possivelmente também deveríamos estar a falar de números para os jogos todos dado que as planning stages os incluem, mas a saga não está terminada.

Em suma... é um tema difícil, mas facto é que 20 milhões pelo shenmue 1... é pouco; isso quanto muito e já na altura era com contenção de custos e aquele projecto era uma torneira aberta.
No entanto gostei de todo este debate, e espero que continuaremos a debater d forma saudavel pa frente.
Asserio q gostei e gostava d continuar a debater isto td d palavra a palavra .
Mas dps qd chegar, j v ter outras coisas p pensar, e provavelmente este topico vai estar off.


1 grade abraço
Ok, boas férias.
 
Os assets podem ter custado isso, mas estamos a esquecer que isso mete totalmente a engine de lado, dado que é deles (e sozinha custou mais que isso) e como é o mesmo pessoal que a fez não precisa de ser treinado nem de assistência técnica para ela. Além de que é também um jogo publicado pela Microsoft Studios pelo que não deve ter pago as mesmos publishing rights/fees de um third party (como tu referes com a chave na mão), pode ter tido acesso privilegiado a devkits (sem contar que em grande parte do seu ciclo... era um jogo de PC, cujos devkits são mais em conta).

Em suma... esses números do gears são propaganda não um indicador realista.


Quem te diz que os numeros são falsos? Es contabilista deles para asegurar isso? não me parece.
Referiste num dos teus post anteriores que a medida é em $, não é bem assim. O que importa é donde pagas impostos não no ganho em exportações. Portanto aqui o que vale é moeda japonesa.

Quanto ao titulo o meu franco palpite é que sendo um jogo tipicamente oriental embora com alguns "cliche´s" ocidentais não me parece que o jogo seja exclusivo xbox visto as pateticas vendas da consola no japão. Eu apostava mais na wii ja que a propia bandai não anda a nadar em dinheiro e tirar para a wii sairia muito mais barato e iria vender milhares de copias so no japão.
 
Última edição:
Post Original de sven
Citação:
You'd be surprised, but most full-retail 360 titles costs are at around the $10m to $15m range. Gears of War, for instance, cost some $10 million to make.

Only if you neglect the costs of 8+ years worth of iterative engine and tools development in the Unreal engine (Mark and Cliff are friends of mine and with Mark in particular, I joke with him a lot about this). He'll counter with "just license my engine and you too could cut costs..." but in the grand scheme of things, it's still not an apples to apples comparison.

And for the record, Capcom Entertainment is an Unreal licensee, so I do get his point in the debate as well.

Claro que faz todo o sentido retirar os custos de desenvolvimento do motor de jogo se este desenvolvimento não foi feito durante o projecto. Eu até iria ao ponto de dizer que devia ser obvio.

Era como se a Microsoft em cada versão nova do Windows que lançasse tivesse que contabilizar os custos totais de desenvolvimento do Windows até à versão actual....faz algum sentido? No projecto do Windows Vista os custos de desenvolvimento são os de upgrade, já que os restantes já foram contabilizados nos projectos anterior......se há uma regra é que o mesmo custo não pode aparecer em dois sitios/projectos diferentes....

Claro que não faço ideia como é que está montada a contabilidade analitica da Epic (mas tu também não), mas o processo mais simples de gestão de custos seria o projecto Gears of War licenciar o motor UE3 (sim, da propria empresa). Assim parte dos lucros do jogo serviam para amortizar o custo de desenvolvimento do motor tal como seria o caso com third-parties. É normal numa empresa um centro de custo prestar serviço interno (e com custos contabilizados) a outro. Como disse não sei como eles funcionam mas este seria o modelo mais vulgar.

Eu agora nos programas que desenvolvo sobre .Net também vou passar a contabilizar todo o custo de desenvolvimento da Framework até à versão actual. Os meus projectos vão passar a ser todos milionários. Usar a .Net Framework permite-me cortar nos meus custos de desenvolvimento, tal como usar o UE3 permite às software houses fazer o mesmo.
 
Última edição:
Quem te diz que os numeros são falsos? Es contabilista deles para asegurar isso? não me parece.
Referiste num dos teus post anteriores que a medida é em $, não é bem assim. O que importa é donde pagas impostos não no ganho em exportações. Portanto aqui o que vale é moeda japonesa.

Quanto ao titulo o meu franco palpite é que sendo um jogo tipicamente oriental embora com alguns "cliche´s" ocidentais não me parece que o jogo seja exclusivo xbox visto as pateticas vendas da consola no japão. Eu apostava mais na wii ja que a propia bandai não anda a nadar em dinheiro e tirar para a wii sairia muito mais barato e iria vender milhares de copias so no japão.
Sou realista, de novo e pela enésima vez... eu não disse que os custos são falsos, eu disse que tinham virgulas, disse porquê, e corrobei com uma pessoa da Capcom a falar da mesma e dizer basicamente a mesma coisa.

E sim, a medida que aqui interessa é dólares, senão no FF7 e Shenmue que são jogos feitos no japão estávamos a falar de milhões de yenes; não estamos. Não é que milhões de euros não me dêem uma ideia, mas para termo de comparação... terei de os converter para dólares e fazer isso hoje com numeros de há 10 anos não é muito viável porque o cambio não é fixo, logo haverá grandes oscilações.

O resto do teu quote... Bandai? este franchise é da Sega, e o Shenmue pode ser Japonês mas as perspectivas de vender mais seriam na América, já que é o maior mercado... Obvio que não devem querer mandar o Japão com as couves, mas não é o mercado principal.
Claro que faz todo o sentido retirar os custos de desenvolvimento do motor de jogo se este desenvolvimento não foi feito durante o projecto. Eu até iria ao ponto de dizer que devia ser obvio.

Era como se a Microsoft em cada versão nova do Windows que lançasse tivesse que contabilizar os custos totais de desenvolvimento do Windows até à versão actual....faz algum sentido? No projecto do Windows Vista os custos de desenvolvimento são os de upgrade, já que os restantes já foram contabilizados nos projectos anterior......se há uma regra é que o mesmo custo não pode aparecer em dois sitios/projectos diferentes....

Claro que não faço ideia como é que está montada a contabilidade analitica da Epic (mas tu também não), mas o processo mais simples de gestão de custos seria o projecto Gears of War licenciar o motor UE3 (sim, da propria empresa). Assim parte dos lucros do jogo serviam para amortizar o custo de desenvolvimento do motor tal como seria o caso com third-parties. É normal numa empresa um centro de custo prestar serviço interno (e com custos contabilizados) a outro. Como disse não sei como eles funcionam mas este seria o modelo mais vulgar.

Eu agora nos programas que desenvolvo sobre .Net também vou passar a contabilizar todo o custo de desenvolvimento da Framework até à versão actual. Os meus projectos vão passar a ser todos milionários. Usar a .Net Framework permite-me cortar nos meus custos de desenvolvimento, tal como usar o UE3 permite às software houses fazer o mesmo.
Não é isso que está em questão, facto é que não estão incluídos... mas são incluídos nos custos de outros jogos; porque têm de ser (e neste... não têm)

O teu exemplo do Windows... mas isso é obvio, e mesmo com engines proprietárias, mesmo que o custo seja efectivamente incluído no preço do primeiro jogo... não pode ser no segundo que a use, ao fazer uma versão nova ainda que a aproveitar linhas de código... a sua contabilização está excluída, daí que, por exemplo sequelas com a mesma engine tendam a ser mais baratas (e demorar menos tempo a serem feitas). Aliás... há aqui uma ressalva a fazer, hoje muitas empresas fazem engines proprietárias com nome e separadas de jogo, Rage, Jade Engine, Framework MT, White Engine, etc... Estas em principio terão os custos já em separado, a engine de... um Zelda/Metal Gear Solid por exemplo... é que não, mesmo que depois aproveitem e façam mais um com ela. (exemplos: Majora Mask face ao OoT, MGS 3 face ao MGS2, etc)

O que interessa... É que a Epic não paga milhentas coisas que as outras pagam, e tem facilidades; 10 milhões nunca seriam praticáveis para uma third party, e é isso que o responsável da Capcom está a dizer, não é comparar maçãs com maçãs.

Em suma... Não é por acaso que eles usam a Framework MT no DR, LP, DMC4 e RE5... assim como também não é por acaso que licenciaram a UE3 (apesar de não terem nada anunciado com ela). Linha de fundo... UE3 não faz milagres; considerando Gears of War a custar 10 milhões, a uma... sei lá, a uma Midway (que acabou de gastar 30 milhões no stranglehold que usa UE3) seria, efectivamente um milagre.

Custos de licenciamento da engine... efectivamente não temos, mas sei que no caso das "grandes" variam de empresa para empresa; são negociados; e depois claro, cada jogo vendido com ela paga uma fee fixa por unidade que suponho que seja menor do que a fee de publicação do jogo ao fabricante da consola (que normalmente ronda os 7 dólares, por isso estou a delimitar que cada unidade pagará entre 3 e 7 dólares)... Mas não são só esses os custos, pelo menos iniciais com ela (especialmente para quem não usou/tem experiência com UE2).
 
Última edição:
Não é isso que está em questão, facto é que não estão incluídos... mas são incluídos nos custos de outros jogos; porque têm de ser (e neste... não têm)
Está a por duas coisas no mesmo saco. Custos de desenvolvimento e custos de licenciamento. Num modelo analitico "competente" o projecto Gears of War teria de pagar o custo de licenciamento, mas nunca o custo de desenvolvimento ao "projecto" UE3.

O teu exemplo do Windows... mas isso é obvio, e mesmo com engines proprietárias, mesmo que o custo seja efectivamente incluído no preço do primeiro jogo... não pode ser no segundo que a use, ao fazer uma versão nova ainda que a aproveitar linhas de código... a sua contabilização está excluída, daí que, por exemplo sequelas com a mesma engine tendam a ser mais baratas (e demorar menos tempo a serem feitas).

Tu estás a comparar um motor que é desenvolvido para uma determinado jogo, com uma framework como o UE3? Não faz sentido algum. Um motor desenvolvido para o jogo X faz parte do projecto do jogo X, logo como é obvio tem de entrar nos custos do projecto. O projecto UE3 é algo muito mais abrangente que um unico jogo, abrangendo multiplas plataformas (PC, PS3 e X360). Faz algum sentido estar a imputar custos de desenvolvimento a um jogo em particular? Não....o que faz sentido é cada jogo pagar custos de licenciamento mesmo que sejam internos.

Aliás... há aqui uma ressalva a fazer, hoje muitas empresas fazem engines proprietárias com nome e separadas de jogo, Rage, Jade Engine, Framework MT, White Engine, etc... Estas em principio terão os custos já em separado,
Ok, então aqui já dizes que os custos são separados, mas quando é para o Gears of War já deviam ser contabilizados no jogo? Apetece dizer...WTF?

O que interessa... É que a Epic não paga milhentas coisas que as outras pagam, e tem facilidades; 10 milhões nunca seriam praticáveis para uma third party, e é isso que o responsável da Capcom está a dizer, não é comparar maçãs com maçãs.
Mas tu sabes se a Epic paga (internamente) pelo uso do motor? Deves ter um dedo que adivinha.
Tu sabes quanto é que uma third party paga pelo licenciamento? Sabes muito.....ou adivinhas....

Em suma... Não é por acaso que eles usam a Framework MT no DR, LP, DMC4 e RE5... assim como também não é por acaso que licenciaram a UE3 (apesar de não terem nada anunciado com ela). Linha de fundo... UE3 não faz milagres; considerando Gears of War a custar 10 milhões, a uma... sei lá, a uma Midway (que acabou de gastar 30 milhões no stranglehold que usa UE3) seria, efectivamente um milagre.
Basicamente chegas à conclusão que desenvolver um motor de jogo in-house pode ser vantajoso se tivermos um catalogo vasto. Chegas também à conclusão que consegues melhores condições usando um motor desenvolvido in-house, fixe.

Pena é que tu o que disseste não muda o facto de os jogos terem custado X, independentemente do facto de usarem motores próprios ou licenciados. Por alguma razão vês tanta concentração. A concentração permite diminuir os custos globais dos projectos. Uma empresa grande consegue suportar o custo de desenvolvimento de um motor proprio enquanto que uma pequena não.
 
Back
Topo