Como te disse, estás a pegar numa equação de propaganda que ignora um monte de factores; e acima de tudo... que eu já tinha em conta quando fiz as afirmações que fiz, não estás a ir a nenhum blind spot.
Não como já te disse o desenvolvimento da UE3 não tem nada a ver com o custo do
gears of war, esse jogo foi apenas a 1º jogo a utilizar a ferramenta.
Tas a querer juntar os custos de desenvolvimento da UE3 com o jogo gears of war só para contrariar.
Enfim são informações oficiais do Mark Reign vice presidente da Epic.
Mas especulas meramente dizendo que a informação é falsa, mas como continuo a mostrar não o é e dou provas.
Cá vai mais uma em Português.
Fonte:
http://www.capcom.com/BBS/showpost.php?p=246850&postcount=12
Isto foi escrito pelo Sven que é o director de pesquisa e planeamento estratégico da capcom américa e quem negociou a licença de UE3 deles, não estamos a amandar balelas ao ar.
Um negócio totalmente paralelo da Epic, não se vai juntar os custos de desenvolvimento do motor UE3 com os custos de criação de um jogo.
Enfim, no fundo não vejo, o quê que os custos de produção do gears of war têm a haver com o desenvolvimento de um motor de jogo, e tu a juntares ambos tas a querer ser meramente cego e dizer dessa forma que o gears of war foi mais caro.
Isso até parece que o gears of war foi o único jogo desenvolvido por essa ferramenta.
As despesas do desenvolvimento da UE3 devem ser considerado como despesas de investigação e desenvolvimento, e devem ter atenuadas pelos jogos que a Epic cria com este motor, e também pelas receitas que resulta da negociação deste motor às restantes editoras.
Essa ferramenta já foi licenciada a algumas editoras de renome tais como:
Sega
Capcom
Hudson Soft (Criadora mística de bomberman) Adorei a experiência na N64
Sony
Microsoft
Square Enix
Não foi só à Capcom e à Framework MT.
E ainda mais umas poucas...
"preços médios realistas:
Wii - $2 million to $8 million
360 - $18 million to $22 million
PS3 - $20 million to $25 million
PS3 and 360 - $25 million to $30 million"
"(note-se que 30 milhões na wii é topo de gama)"
Falas tanto em valores, mas de onde é que estes números vêm? Qual é a fonte oficial que está associada?
Isto são exemplos claros de puxa especulação que fizeste ao longo dos posts anteriores, e ainda perguntas?
"Além de que... Quando essa noticia saiu já a Sony já tinha anunciado que o Killzone 2 está a custar 40 milhões. (e acredita que há títulos a custar bem mais)"
Mais especulação… tive a curiosidade de procurar cuidadosamente quais são títulos que estão a custar "Bem mais" como tu dizes, e até agora não vi nada.
Mais uma frase que mostra especulação, sem números oficiais a fundamentá-la.
(De fontes oficiais claro)
"Gears custou 10 milhões nos sonhos selvagens de alguém;"
Mais uma vez mostro-te a declaração oficial que o vice presidente da Epic Mark Reign fez ao declarar que o jogo gears of war nem custou 10 milhões de dólares.
Aqui,
+ Aqui
e ainda aqui.
Se continuares a dizer que o jogo foi mais caro, continuo a te confrontar com estas declarações oficiais sem especulações.
"Shenmue esteve no guiness como o jogo mais caro de sempre, não foi por uns míseros 15 milhões."
Tive curiosiedade de procurar no
site oficial dos records mundiais do guiness e não encontrei nada sobre o jogo mais caro de sempre.
O que me deixa a duvidar se esse record existe mesmo no livro, ou se não passa de especulação, para dizerem que este ou aquele jogo foi o mais caro de sempre.
Um dia vou à Bertrand e vou folhear esse livro para ver se esse recorde existe mesmo.
Mas já agora se me poderes mostrar, força...
dei-te uma entrevista; shenmue não custou 15 milhões, se custasse tinha sido baratissimo.Claro que se destaca, não leste os preços médios que eu meti? 30 milhões é média gama, só não penses que é muito.O teu link diz-me isto:
Sim, deste-me essa entrevista... mas penso que sabes quais os problemas que o desenvolvimento do shenmue teve. Antes de sair para a Dreamcast não sabes? Penso que não leste o que disse sobre o desenvolvimento deste jogo no outro tópico mas desta vez digo.
Essa revelação do Yu Suzuki é muito discutível, porque o desenvolvimento do shenmue teve muitos problemas antes de ser lançado para a dreamcast, esse jogo teve praticamente acabado para sair na Sega Saturn, (Quantos milhões foram aí perdidos?) depois foi cancelado para ser refeito de novo para a Dreamcast (A juntar os custos da V. Sega Saturn e Dreamcast aí o preço total deve ter subido em flecha) e depois o Shenmue 2 v. americana foi cancelado para o jogo ser convertido para a xbox.
Por isso se analisares bem o que ele diz nessa entrevista, acho que vais achar que ele tá-se a referir aos custos de desenvolvimento num todo. (Sega Saturn, Dreamcast, e Xbox).
E o que eu estou a dizer, desde o início, é que tenho uma revista oficial da Dreamcast que está lá explícito que o jogo Shenmue 1 para lá (Dreamcast) costou 15 Milhões de euros a ser desenvolvido.
O que em 1999 na altura que ele saio já não era nada pouco, mas mesmo nada pouco.
E nota-se que esse dinheiro foi gasto antes e durante 1999.
Não é o mais caro de sempre é sim o "biggest in Dutch history".
Isto pode ficar por aqui... (A afirmação)
A PSM3 avançou valores:
Fonte:
http://www.gamesradar.com/us/ps3/ga...sectionId=1001&releaseId=20061114121621749053
Fonte mais fidedigna que isto só o scan que peço desculpa mas não guardei no disco.
Isso só confirma que não é preciso muito mais que 30 milhões de $ para se fazer um bom jogo nesta geração. (Não disseste que 30 milhões era o patamar médio) Este pelas expectativas criadas, está muito longe de ser um jogo "MÉDIO" e o seu orçamento não é tão longe dos 30M$...
no entanto, têm 40 milhões de euros para fazer este jogo, mas não significa que vão gastar esse dinheiro todo. (Mas acredito que sim)
E se chegarem a gastar, bom! Mas o custo está muito perto do valor da média gama que dizes.
Isto só vem a provar que para fazer um bom jogo nesta geração não é necessário orçamentos loucos de 70; 80 milhões de dólares.
E acredito que este seja um jogo muito complexo, têm de alcançar as expectativas deixadas durante a E3 de 2005, cujo o vídeo para mim é bem melhor que o vídeo exibido na E3 de 2007.
Isto só vem a confirmar o que eu digo. Que, para fazer um jogo (E prova disso é mesmo este jogo) Não são necessários orçamentos loucos de 60; 100 Milhões de dólares.
Fonte:
http://www-cs-students.stanford.edu/~geksiong/papers/sts145/Squaresoft%20and%20FF7.htm
Shenmue nunca seria o jogo mais caro de sempre quando saiu se não ultrapassá-se isso.
Esta fonte é muito pouco findedigna, pois vem do wikipedia que pode ser alterado por todos, e na página desse jogo, está lá uma nota sobre os custos de desenvolvimento, e para justificar esse valor, vai directamente para esse
site.
Ora no entanto isso ao que parece é apenas um trabalho realizado por alunos de uma universidade.
E provavelmente, foram buscar esses números apenas com pesquisas feitas pela internet.
E mesmo se especula-se pouco sobre esses jogos de sucesso.
Vai la ao site da escola, podias não saber que se trata de um trabalho.
http://www-cs-students.stanford.edu
Não me arranjes noticias especulativas, pois podem ser “fansboys” a criarem esses valores.
Gostava mais de um comunicado oficial da Square, que agora chama-se Square Enix. Sobre o preço de custo dos FF.
E nunca se fala em milhões de euros,
Tivemos sempre a falar em dólares, e ao dizer 40 milhoes de € queria dizer dólares, se disseste isso em modo de corecção só te tenho a agradecer.
medida universal que interessa aqui é o dólar.
Eu sei, tivemos sempre a falar em dólares e só ali tive um grande lapso.
Mas cá vai o valor do jogo mais caro de sempre.
Falas que há jogos, antigos que custaram mais de 40 Milhoes de dolares. mas em todas as fontes que vejo do jogo mais caro de sempre o valor mais elevado que encontrei foi referente ao Fifa 2006 World Cup e nem de longe chega a 40 Milhoes de dólares (Já Corrigido) segundo a especulações criadas pela internet.
Fifa 2006 World Cup
"The World’s Most Expensive Game Ever Made
- GAME is offering customers the chance to win the world's most expensive computer game!"
Os custos aumentaram, não há nada que possas fazer para negar isso, não é pelos 8 milhões da tabela que te dei de preços médios que fazes um FFXII na Wii, e enquanto que é verdade que a tecnologia agora está mais madura que quando a geração arrancou, tens também jogos feitos depois disso que custaram esses preços; não tens atenuação real para fazer o mesmo pelo que estamos a falar de coisas directamente comparáveis.
http://www.g4mers.com/news.aspx?id=6174
Isto soa que desenvolver jogos para a wii é mesmo muito barato.
Ou achas que ia ser com a média de 1 Milhão de cópias que a Ubisoft vende na wii iria ajudar tanto?
Far cry Regeance Wii Vendas
Rayman wii vendas
Redsteel Vendas
Acredito que as vendas do Farcry tenha dado prejuízo, mas mesmo assim as receitas dos jogos mais vendidos da Ubisoft na wii dá para ajudar a pagar os custos dos jogos da xbox 360, pc e da ps3. Que obviamente são sistemas mais complexos, têm que criar jogos em HD, e a experiência é menor, o que pode causar imensa dores de cabeça aos developments men.
Como te disse... não funciona assim; primeiro, pagas o licenciamento da engine por unidade vendida, por isso sim, pagas o desenvolvimento da engine, pagas em leasing mas pagas... E a assistência técnica? e as mudanças de builds? (
os nossos amigos da Mistwalker acabaram de ficar pendurados com o Lost Odyseey), e treinar pessoal?
Normalmente a parte da assistência e todas essas clausuras fazem obrigatoriamente parte do contrato. E provavelmente as receitas da venda do licenciamento da engine3às outras editoras, cobrem o custo de desenvolvimento da UE3. Mas o que pagas é o a licença de utilização da Engime depois a Epic com essas receitas pode investir em desenvolver ainda mais a sua engine, como pode investir somente em jogos.
Por isso, uma coisa de cada vez. E não baralhar.
Isso é a mesma coisa que dizer "Eu pago o ordenado a aquele polícia" e que até quem não percebe, fica assim
E claro que é necessário treinar, a UE3 é uma ferramenta com pouco mais que 2 anos e é necessário adaptar-se a ela durante um bom tempo.
Fazes soar como se fosse um conto de fadas. Oh, e btw... Stranglehold usa UE3 e custou 30 milhões. (lá se vai o argumento do gears)Com o devido respeito... Dei-te o exemplo de 1 jogo mais caro esta geração pelo que vou passar de argumentar nesta parte.
lol não vai, pois o stranglehold vai sair para as 3 plataformas, (Xbox 360; PC; e PS3) e o que disse sobre o gears of war, não foi nenhum argumento/opiniao pessoal, foi mencionar apoiado em fontes oficiais que o desenvolvimento do gears of war nem custou 10 milhões de dólares à Epic.
Lol tas a insinuar que eu quero dizer que os jogos feitos pela UE3 não irão custar mais que 10 milhões de dólares. Isso soa patético... Também com o devido respeito claro.
Mas não deixa de ser patético lol.
O facto de o stranglehold ser mais caro depende de mais factores, como o facto de ser um jogo multiplataforma, como já referi, e será um jogo mais complexo, com mais efeitos especiais, melhores gráficos. e pelo que sei o gears of war tem 10 horas de jogo, o que sinceramente não é muito.
(Não tenho o jogo, falo perante análises)
Também como te disse... dev costs normalmente não são do domínio publico... mas achas mesmo que stranglehold é o mais caro?
Isso é o que eu quero tentar dizer, como e que podes lançar tantos valores se a maioria deles nem são oficiais, ou são pouco credíveis?
É que o orçamento de um jogo é definido pelo que este vende e perspectivas de sucesso senão arrisca-se a não ser lucrativo....
O certo seria isso, mas não é o quê que acontece na realidade muitas vezes. E temos que falar da realidade.
temos o exemplo flagrante da Microsoft em que contactou já com a xbox 1 que praticamente não valia a pena investir no Japão, (Pouco viável). Mas no entanto a Microsoft quase tem apostado mais no Japão do que na Europa.
Temos o exemplo de jogos feitos para a xbox 360 com o objectivo de tornar aquele mercado um pouco mais rentável.
Como o
Dead Or alive 4 Nem 100 mil cópias vendidas no Japão.
Dead or alive Extreme Nem 60 mil cópias vendidas no Japão.
Blue Dragon Vendeu apenas cerca de 210 mil copias no Japão num espaço de 1 ano praticamente.
E não é só isso. Vais ao youtube e vês publicidade japonesa no que diz respeito à xbox 360, como apostas em eventos no Japão.
Mas no entanto achas que eles estão a apostar assim tanto no Japão porque sabem que vão ter retorno?
É mais um risco por conta própria, para começar a ganhar algum espaço no território japonês.
Para mim estão mais a preparar um espaço, para já assegurar o algum sucesso da xbox 720 ou xbox3 no Japão.
E temos e exemplo flagrante da SEGA, era realmente inovadora, investiu tanto na inovação e tecnologia, em produtos modernos, e agora limita-se a criar jogos mediúcres e alguns bons. No Entanto a SEGA KIDS está a ter sucesso com produtos lançados.
queres-me convencer que o stranglehold tem o mesmo orçamento dos "meninos grandes"? consigo pensar em vários jogos em desenvolvimento que metem estes 30 milhões a um canto só em assets.
Não propriamente, mas facto é que strangleholdl é um dos jogos mais esperados e falados do momento, e neste momento acho que não há jogo do género melhor que aquele. Por isso agora é um "menino grande" talvez (depende das criticas e dos jogos futuros) mais pá frente seja abafado por jogos melhoresque aí vêm. O que é perfeitamente normal. pois tendência é criar-se jogos melhores que os antecessores..
este os comentários
do teu próprio link?
lol são essas fontes que me queres fazer ver que são credíveis? Comentários dos outros a especularem do que não foi esclarecido? lol
é melhor ler a notícia e não ler especulações.
Essa entrevista é a única fonte que encontro que diz que o shenmue 1 costou 70 milhões de euros.
Mas veres bem a entrevista, ele diz 70 milhões de euros no shenmue 1 V. Dreamcast? Parece-me que não…
Mas no entanto já dei o meu ponto de vista sobre isto, neste mesmo post.
É só puxar para cima e podes ler.
leste o e-mail do adam doree?
Sim li, e a fonte sendo do fórum do shenmue dojo e o e-mail de adam doree, começo a acreditar, com mais alguma convicção, que o jogo ainda não está em desenvolvimento. Mas não descarto a hipótese de ser também um desmentido forçado.
Ou ainda não está em desenvolvimento, mas estão a começar a ponderar e a receber, contactos nesse sentido.
Como não se sabe de nada, (Falo por mim claro) o melhor é aguardar para ver.
desmentimento forçado? só se a sega estava a fazer o shenmue 3 sem o yu suzuki que estava em hong hong.
Como por ex. um trabalhador da sony que conhecia bem o hardware da PS3 e da Xbox 360 afirmou num forum que a Xbox 360 era melhor, que remédio foi despedido.
Isto está na revista Oficial da Xbox Portugal Edição de Maio de 2006
(Mas não dou qualquer opinião sobre este caso, não sei se é verdade ou mentira a afirmação)
Só os jogos o dirão.
Isto simplesmente é um exemplo das pressões que estão sujeitas as pessoas no ramos dos videojogos,
e já vi nalguns sites, noticias de pessoas que foram obrigadas a desmentir informações verdadeira porque estava em outime.
Enfim, isto para dizer que no fundo eu não descarto a ideia que pode ser um desmentido forçado.
Onde é que eu disse que nunca ia sair? Não disse.
Não directamente claro, mas indirectamente sim.
Tens aqui algumas frases que escreveste:
“(e numa coisa que dificilmente é viável)”
Se não é viável nos próximos dois anos quando é que vai ser?
Pa altura da ps4 e xbox 720?
"É por isso que eu digo... voçês são optimistas demais."
Simplesmente demonstra que não acreditas que o jogo saia.
É suficiente, demonstraste que não acreditas que o jogo saia por não ser viável, porque segundo transmites isso mesmo, que o jogo será viável porque não foi no passado, e porque só existem 4000, 5000 fans que comprariam o jogo.
Eu não acredito que seja um produto pouco viável.
Queres ver que existe muitos mais fans do shenmue do que pensas? E que não se limitam a apenas 4000; 5000?
Numero de assinaturas de quem quer a continuação do shenmue, nomeadamente o shenmue 3.
São já mais de 45.000 assinaturas, e nem todos os fãns sabem disto, eu pessoalmente descobri ontem.
E se o Shenmue 3 tiver a ser desenvolvido dificilmente vai ser cancelado nesta geração para ser lançado na próxima geração. Como aconteceu com a Sega Saturn, Dreamcast.
E se for feito será pelo EU3 pois a SEGA ja negociou a licença do motor.
tenho o What's Shenmue, Shenmue (Jap), Shenmue (NTSC), Shenmue (PAL), Shenmue 2 (Jap), Shenmue 2 (PAL); só não tenho a versão US Shenmue e Xbox.
Se não estou em erro NTSC também é o formato do japão o que muda é o idioma?
Tens uma boa coleção. Já viste o Shenmue the movie?
Responde à tua pergunta? (para ser honesto sinto-me insultado pela issinuação)
Posso dizer que não, porque podes ter a colecção e a nunca a teres jogado.
Mas penso que não é o caso, por isso vou considerar que sim, já experimentaste o jogo.
Fiz uma pergunta sem qualquer tipo de insinuação, foram duas perguntas simples, se ficou ofendido
desculpe, mas não foi com intenção.
Btw... se responderes a este post, eu normalmente não me queixaria ou pediria isto até porque tb faço posts grandes... mas isto tem muita palha e anda em circulos... e eu tou de braço ao peito pelo que teclei isto tudo com uma mão... é um castigo responder a tudo isto, pelo que da proxima vez sê o mais conciso possivel se faz favor.
O que vejo aqui é um tentativa de ofensa, por se ter sentido ofendido pelas simples perguntas que lhe coloquei. Mas no entanto, segui o teu conselho, e tive mais calma a escrever este post resposta, no entanto se leres mais devagar, acho que vais ter uma melhor percepção.
Bem mas entretanto não me dou ao luxo de escrever com uma mão, e por vezes assusto-me também. Mas se quiseres fazer novamente tas à vontade.