Provavelmente a diferença de qualidade de imagem notado no COD tinha mais a ver com os settings selecionados. Se com a ATI (9800 pro, presumo?)tinhas tudo ao máximo e consiguias jogar com fluidez, com uma Ti4200 é impossivel, mesmo só a 1024, por exemplo. Já não digo que estivessem a jogar a resoluções diferentes. Não esclareceste este ponto.
Eu tive uma Ti4400 e jogava Mohaa à fartazana, quando troquei para uma ATI 9700 (n-pro) notei diferença. Via-se mais "fog" na ATI e as cores mais desbatidas, tanto que tive dificuldade em me adaptar ao facto de ter (MUITO)mais dificuldade em ver os inimigos. Tive vários amigos meus a corroborar esta opinião. Não fiquei decepcionado com isso, continuei a achar que fora uma boa aquisição, mas estava (bem) habituado às cores da Ti.
Os drivers da nVidia já "sofrem" mexidas à muito tempo e foram eles que introduziram correctamente o conceito "unified drivers", de forma que independentemente da gráfica nVidia que possuíssemos os drivers eram os mesmos. Regra geral as melhorias que estes trouxessem abrangiam toda a gama nVidia. Não me lembro de alguém se queixar das Ti4x00 XPTO que tinhamos na altura.
A ATI tem vindo a melhorar imenso os seus drivers e diminuiu imenso o fosso que tinha para a nVidia, mas ainda não o "tapou". Em termos de DX, a principal, e lógica, aposta da ATI, já se encontram MUITO bons. "Só" lhes falta fazer o mesmo para Linux e OpenGL, mas desconfio que eles não se irão dedicar muito a estes campos. O mercado do DX é bastante maior. Com a M$ atrás tem futuro garantido. O OpenGL tem que se valer do Doom3 e um ou outro titulo "perdido".
Acho que o que o Zealot tem estado a querer dizer é que qualquer ATI actual, decente, consegue correr com qualidade e performance os jogos em OpenGL disponíveis hoje no mercado. Isto terá mais a ver com o facto destes serem mais antigos e com a capacidade do hardware do que com os drivers, não se notando a eventual pior performance destes. O hardware, mesmo com drivers mais fracos, dá conta do recado sem dificuldades.