X800/Gf6800 -> Agp versus PciExpress

Zealot disse:
E qual é a diferença de performance entre uma Radeon >9500 e uma GeForce >5700 no Quake 2? :confused:

Experimenta e verás! Os drivers OpenGL da nVidia estão a anos-luz dos da ATi tanto em performance como estabilidade/fiabilidade.
 
ptzs disse:
Experimenta e verás! Os drivers OpenGL da nVidia estão a anos-luz dos da ATi tanto em performance como estabilidade/fiabilidade.

Isto é mesmo daquele lixo biased que o gajo tem de gramar de tempos a tempos não é?
Anos-luz? Estabilidade? Fiabilidade? Nunca te ocorreu que se isso fosse verdade já andava o pessoal todo a reclamar, pois não? Aliás, TU fizeste essa comparação? É que para além de tudo correr bem na minha 9800 SE@Pro, ainda te garanto que a diferença de qualidade de imagem em gráficas pré-5xxx é uma trampa. Quanto às 5xxx (5600 para ser concreto) só vi o GTA Vice City (que nem sei se é OpenGL), sem AA ou AF, por isso não tenho nada a assinalar.

A nVidia tem melhor drivers que a ATI em termos de performance, mas não é uma performance que faça muita diferença, são apenas "pózinhos". Em tempos talvez já tenha feito. Hoje, sinceramente, e enquanto não sai o Doom 3, não faz.
 
Zealot disse:
...só vi o GTA Vice City (que nem sei se é OpenGL), sem AA ou AF, por isso não tenho nada a assinalar.

Eu disse drivers OpenGL.

Se nem sabes se o GTAVC é OpenGL deixa-te estar, porque chamar de biased outra pessoa sem saber porquê, nem do que se fala ao certo, é no mínimo tempo perdido.
 
ptzs disse:
Eu disse drivers OpenGL.

Se nem sabes se o GTAVC é OpenGL deixa-te estar, porque chamar de biased outra pessoa sem saber porquê, nem do que se fala ao certo, é no mínimo tempo perdido.

Eu digo que não sei se é porque não o instalei no meu pc, apenas vi em casa do meu amigo e só tens intelecto para dizer isso? Óptimo.
Então para terminar deixa-me dizer que na 1ª LAN party da Techzone tinha ao meu lado direito um bacano que tinha uma GF Ti 4200. Antes de jogarmos ele dizia que não precisava de uma placa gráfica melhor porque aquela chegava. Depois de a gente começar a jogar CoD, e ele ver a ENORME diferença na qualidade de imagem entre a minha gráfica e a dele, ele admitiu que havia diferença palpável, e compreendeu porque é que há pessoal que gasta rios de dinheiro em placas gráficas (e não só em processadores de última geração para correrem o Office mais depressa).
Pelo menos EU sei do que falo. E Não tenho problemas em dizer onde não sei.
Já agora, porque é que não disseste se o Vice City está programado para OpenGL ou Direct3D?
 
Zealot disse:
Eu digo que não sei se é porque não o instalei no meu pc, apenas vi em casa do meu amigo e só tens intelecto para dizer isso? Óptimo.
Então para terminar deixa-me dizer que na 1ª LAN party da Techzone tinha ao meu lado direito um bacano que tinha uma GF Ti 4200. Antes de jogarmos ele dizia que não precisava de uma placa gráfica melhor porque aquela chegava. Depois de a gente começar a jogar CoD, e ele ver a ENORME diferença na qualidade de imagem entre a minha gráfica e a dele, ele admitiu que havia diferença palpável, e compreendeu porque é que há pessoal que gasta rios de dinheiro em placas gráficas (e não só em processadores de última geração para correrem o Office mais depressa).
Pelo menos EU sei do que falo. E Não tenho problemas em dizer onde não sei.
Já agora, porque é que não disseste se o Vice City está programado para OpenGL ou Direct3D?

É OpenGL, nunca vi diferença em qualidade de imagem em aplicações OpenGL de nVidia para ATi, nem nunca ouvi falar desse problema. Se me disseres onde e quando talvez o meu intelecto funcione melhor. Talvez um artigo sobre isso?
 
Provavelmente a diferença de qualidade de imagem notado no COD tinha mais a ver com os settings selecionados. Se com a ATI (9800 pro, presumo?)tinhas tudo ao máximo e consiguias jogar com fluidez, com uma Ti4200 é impossivel, mesmo só a 1024, por exemplo. Já não digo que estivessem a jogar a resoluções diferentes. Não esclareceste este ponto.

Eu tive uma Ti4400 e jogava Mohaa à fartazana, quando troquei para uma ATI 9700 (n-pro) notei diferença. Via-se mais "fog" na ATI e as cores mais desbatidas, tanto que tive dificuldade em me adaptar ao facto de ter (MUITO)mais dificuldade em ver os inimigos. Tive vários amigos meus a corroborar esta opinião. Não fiquei decepcionado com isso, continuei a achar que fora uma boa aquisição, mas estava (bem) habituado às cores da Ti.

Os drivers da nVidia já "sofrem" mexidas à muito tempo e foram eles que introduziram correctamente o conceito "unified drivers", de forma que independentemente da gráfica nVidia que possuíssemos os drivers eram os mesmos. Regra geral as melhorias que estes trouxessem abrangiam toda a gama nVidia. Não me lembro de alguém se queixar das Ti4x00 XPTO que tinhamos na altura.

A ATI tem vindo a melhorar imenso os seus drivers e diminuiu imenso o fosso que tinha para a nVidia, mas ainda não o "tapou". Em termos de DX, a principal, e lógica, aposta da ATI, já se encontram MUITO bons. "Só" lhes falta fazer o mesmo para Linux e OpenGL, mas desconfio que eles não se irão dedicar muito a estes campos. O mercado do DX é bastante maior. Com a M$ atrás tem futuro garantido. O OpenGL tem que se valer do Doom3 e um ou outro titulo "perdido".

Acho que o que o Zealot tem estado a querer dizer é que qualquer ATI actual, decente, consegue correr com qualidade e performance os jogos em OpenGL disponíveis hoje no mercado. Isto terá mais a ver com o facto destes serem mais antigos e com a capacidade do hardware do que com os drivers, não se notando a eventual pior performance destes. O hardware, mesmo com drivers mais fracos, dá conta do recado sem dificuldades.
 
Última edição:
ptzs disse:
É OpenGL, nunca vi diferença em qualidade de imagem em aplicações OpenGL de nVidia para ATi, nem nunca ouvi falar desse problema. Se me disseres onde e quando talvez o meu intelecto funcione melhor. Talvez um artigo sobre isso?

desculpa la tar a contrariar mas o vice city eh direct3d :P
a minha opiniao eh q o problema da ATI e do openGL n eh nos jogos...as drivers OpenGL da ATi para jogos tao mto bem como estao...podem n ser tao rapidas como as da Nvidia mas sao mto estaveis e têm boa qualidade, ora como estava a dizer o problema da ATi esta no OpenGL das aplicaçoes CAD, as vezes vejo me ah rasca para trabalhar com as placas da ati devido a bugs lixados nas drivers....cenas q eles n resovem desde q existem os catalyst..qnd tenho de fazer trabalhos mais sérios aki em casa la vou eu fazer o softmod para a FireGl para conseguir ter drivers um pouquinho melhores...
 
Voltando ao topico.....

Um comparativo entre a X800 XT agp e pciEx --> http://www.driverheaven.net/reviews/R423/index.htm

O setup está bem escolhido, a grafica com os mesmo clocks, dois PIV 3.4 EE, 875 e 925 e 1GB de Ram (uma DDR2 e outra DDR).
Parece-me que a versão AGP ganha a maior parte das vezes, mas por pouco. Anda ela por ela.

Its not a bad move by ATI releasing the R423 because its a board that will tide you over for many months if you are wanting to get into PCIe (when its readily available on the market), but dont be expecting groundbreaking performance over current AGP hardware. This will of course in time change when next generation hardware hits the market.

Quando sairem as futuras gerações de graficas logo se vê os ganhos, até lá......
 
ptzs disse:
É OpenGL, nunca vi diferença em qualidade de imagem em aplicações OpenGL de nVidia para ATi, nem nunca ouvi falar desse problema. Se me disseres onde e quando talvez o meu intelecto funcione melhor. Talvez um artigo sobre isso?

Deves estar a brincar... Onde é que tu estavas quando as R300 saíram?

SilveRRIng disse:
Provavelmente a diferença de qualidade de imagem notado no COD tinha mais a ver com os settings selecionados. Se com a ATI (9800 pro, presumo?)tinhas tudo ao máximo e consiguias jogar com fluidez, com uma Ti4200 é impossivel, mesmo só a 1024, por exemplo. Já não digo que estivessem a jogar a resoluções diferentes. Não esclareceste este ponto.
Sim Silver tens razão, mas eu nem me lembro se ele estava a jogar a 800x600 se a 1024x768. Eu jogava a 1280x1024 e de certeza que tinha settings de qualidade ligados. Mas a diferença era em todos os níveis. Contraste de côr, definição em profundidade, sombras, e detalhe dos arbustos! :) É que na 4200 apenas se viam cagalhotos suspensos no ar! Na minha 9800 Pro viam-se os caules e as folhas e as tretas todas!

SilveRRIng disse:
Acho que o que o Zealot tem estado a querer dizer é que qualquer ATI actual, decente, consegue correr com qualidade e performance os jogos em OpenGL disponíveis hoje no mercado. Isto terá mais a ver com o facto destes serem mais antigos e com a capacidade do hardware do que com os drivers, não se notando a eventual pior performance destes. O hardware, mesmo com drivers mais fracos, dá conta do recado sem dificuldades.
Sim Silver, é exactamente isso, sem tirar nem pôr! Obrigado! :)


@Punkas
Obrigado pelo esclarecimento! :)
 
Back
Topo